[Guia] O que são distribuições e como escolher

Ajudava se dissesses como são os teus crashes. As aplicações congelam? O computador desliga-se? O SO todo encrava de uma só vez?

Os crashes podem ter a ver com muita coisa.
Se ainda conseguires reproduzir os tais crashes e os mesmos não te congelarem o computador experimenta mostrar o output dos comandos quando executados no terminal:
$ dmesg -l alert -l crit -l err
e
#journalctl --system --reverse | head -n 1000 > /tmp/log.txt

Este ultimo vai-te deixar um ficheiro "log.txt" na pasta /tmp em vez de te largar tudo no terminal. Vai lá e faz upload do ficheiro para um serviço de pastebin (podes usar este se não tiveres preferências: http://pastebin.ca/upload.php, é só fazeres upload e postares o link)

O melhor que tens a fazer sem saber o que te causa o problema é arranjares uma pen USB e descobrires uma distro que simplesmente funcione.

Podes fazer downgrade para um *buntu 14.04, tem suporte até 2019, ou se simplesmente queres estabilidade um Debian também se vai encaixar. Debian por defeito é GNOME (+- similar à shell do Elementary), mas tem sempre um delay grandito nas versões, está de momento com 2 anos de atraso.
Se tens necessidade de algo mais atualizado, Fedora tem o spin de GNOME polido

Lembra-te de experimentar tudo antes de instalar.
 
Pessoal, preciso de ajuda. O meu portátil não gosta do Ubuntu 16.04, está sempre a crashar. Meti o Elementary Freya e como tinha como base o 14.04 correu sem problemas, agora fiz o update para o Loki e voltaram os crashes.

Eu estou à procura de uma distribuição Linux, não muito complicada ou confusa que não tenha como base o Ubuntu. Que aconselham?

Bem depende de como é o teu portatil mas eu tenho Manjaro KDE e recomendo, muito facil instalar só tens que decorar 2 comandos para usar no terminal
pacman -Syyu <- isto é para atualizares o sistema todo quando perto do relogio vires um boneco vermelho
yaourt nomedoprogramaquequeres <- basicamente este comando vai-te dar a um repositorio do Arch com varios programas que podes escolher para instalar.
pacman -R nomedoprogramaquequeresdesinstalar <-- acho que tudo dito
pacman -Rdd alternativa <-- este é para desinstalar o programa e as dependencias do programa que foram instaladas

Depois o KDE tem uns widgets engraçados, eu uso um de notas no desktop, um para ver o tempo nos proximos 3 dias, uns para ver as cenas do pc tal como ram, temperatura do pc etc, tem o yakuake que com o F12 puxas o terminal de cima para o meio do ecrã. A nivel de programas vêm com o necessário.
 
O computador crasha mesmo, só carregando no botão de desligar é que desliga à bruta. Os mesmos são aleatórios e acho que o problema é mesmo do Kernel, ou seja, distribuições mais recentes dão todas raia.
 
O @velho10 pode não estar virado a KDE, querer apenas algo simples que funcione. Já lhe queres despejar widgets e bruxarias. Pensa que ele é utilizador de Elementary, assumo que goste de minimalista.

No manjaro não tens que utilizar comandos para fazer atualizar nem para instalar software, os programas octopi ou pamac são GUI's e vem instalados por defeito, não lhe compliques a vida.
Não lhe recomendei Manjaro porque ele não deve de estar para lidar com instabilidades de tempos a tempos. Se um LTS mais que testado lhe deu problemas evitemos lidar com rolling-releases.

O computador crasha mesmo, só carregando no botão de desligar é que desliga à bruta. Os mesmos são aleatórios e acho que o problema é mesmo do Kernel, ou seja, distribuições mais recentes dão todas raia.
Tens algum kernel panic?
Kernel-panic.jpg


Se for só a interface a congelar viraria-me mais para a driver da gráfica.

Estás a utilizar drivers proprietárias? (a oficial da Nvidia ou a FGRLX da AMD) Se sim contenta-te com as drivers opensource (Nouveau, Radeon ou AMDGPU) a não ser que estejas desesperado por performance. Costumam dar muito menos chatices.
Ignora este paragrafo se a gráfica for Intel, ai certamente a driver é opensource.

Já preencheste algum bug em algum lado? Assim é que se descobre de onde vem os problemas.
Os logs que te pedi podem ser úteis para descobrir a causa, se conseguires obter esses logs antes do computador crashar pode ajudar muito. Via das duvidas no segundo comando aumenta o 1000 para 10000 para garantir que se tem informação dês da vez anterior que iniciaste o computador (em que "crashou").
 
Já andei a pesquisar com mais cuidado. É bug do kernel que já se sabe desde o ano passado e nem os devs nem a intel deram conta do recado.

O problema existe apenas em aparelhos com chipset bay trail, existe um workaround, mas mete o cpu aquecer mais. Ainda tenho que experimentar a ver se a mim resolve.

Não há nada nos logs nem kernel panics.
 
Infelizmente tenho que concordar que a Intel anda a começar a deixar um pouco a desejar, comparando com o que fazia.

Eu tenho um sistema Skylake num portátil com um ano, um 6700HQ. Foi-me oferecido assim a seco por isso não tive como investigar antes da compra.
A driver gráfica ainda hoje tem um bug aqui e ali, setups multi-monitor e frequentemente rebenta-se toda.
Driver do Wi-Fi (Intel 7265) com bugs ocasionais do firmware, e a debitar warnings nos logs sobre coisas por implementar. (ao menos funciona bem)
O CPU "funcionava" com kerneis <=4.2, só depois disso é que foi adicionado o suporte a Skylake ao kernel, e o resultado é que dava lock no cpu e não arrancava. Concluiu-se no bugzilla do kernel que o problema eram os C-State >7 (modos de poupança de energia), a solução da Intel passou por bloquear esses C-States, e mesmo essa solução só apareceu lá pelo 4.5.
Ainda hoje (kernel 4.8-rc7) tenho warnings constantes por thermal throttling e em bateria o portátil aguenta 50mn - 1h10, quase independente do load (ai são 40mn), quando deveria de aguentar para ai 2h30.

Os Bay Trails tem dois anos e meio, já não deveriam de ter problemas de estabilidade, mas os bugs aparecem, e se a Intel não se mexe as coisas ficam penduradas. A concorrência aqui faz muita falta porque o problema da Intel certamente que não é dinheiro, e Linux (servidores) até deve de ser o mercado que mais lucro lhes dá (ainda que normalmente não se processadores mobile para servidores...).

Sabes experimentar com um kernel mais recente que o 4.4 (kernel do Ubuntu 16.04)?
Os ISO's de Antergos estão de momento com o kernel 4.7, se conseguires gastar 10 minutos a passar isso para uma pen e experimentar ver se funciona dá para teres uma noção se o bug ao menos já foi camuflado (mesmo que não esteja 100% corrigido).
 
Acabei de experimentar a distro Antergos, ainda esteve uns bons 30 minutos sem crashar. lol Das duas uma, ou faço o workaround, ou limito-me ao Windows...
 
Não é problema de distribuição, é mesmo do kernel. Podia experimentar todas as distros disponíveis, se a mesma tiver um kernel "recente" dá freeze.
 
experimenta o Manjaro ou o Fedora
Isso não é assim, mandar-se nomes de distros ao ar porque se gosta.

"Manjaro" tem o kernel do Arch Linux, com um delay de umas semanas.
O Antergos tem o kernel do Arch Linux, aliás, o Antergos é Arch Linux com um instalador e um tema em cima.

Se o Antergos dá então os kerneis recentes já te resolveram o teu problema, ou o teu problema não é [só] de kernel como pensas e tem outro qualquer componente ao barulho.

Segundo o DistroWatch, o ultimo instalador do Manjaro utiliza o kernel 4.4, ou seja, um problemático. O Fedora 24 utiliza 4.5, pode ser que funcione, e vai sair daqui a um mês o fedora 25 com 4.8.

Se não estiveres confortável a administrar um sistema, não souberes o que pode correr mal e como arranjar, não inventes com o Antergos. Antergos, tal como Arch tem um problema ou outro que vão aparecendo de tempos a tempos com os updates. Frequentemente coisas menores que se resolvem em 30 segundos, mas certamente que se não estiveres confortável não vais querer perder tempo com isso.

Se Fedora funcionar parece-me uma escolha sana, se bem que se queres algo que se limite a funcionar sem querer saber se é novo e brilhante, então um downgrade ao Ubuntu 14.04 é a solução 100% certa.
 
Bem, o Opensuse tem o 4.1 na versão congelada(OpenSuse 42.1) , 4.7 no tumbleweed que é uma rolling-release. Tens mais chance de bater em problemas ao utilizar o tumbleweed, pelos mesmos motivos que mencionei para o Antergos.

Se o utilizador não tiver problema com software com 2 anos de "desatualizações" (não é bem o termo, apenas não ganha features, as versões major nunca sobem) talvez mais lhe valha voltar para um *buntu 14.04 já que lhe é familiar.

O OpenSUSE 42 parece-me uma alternativa estável, o Fedora uma alternativa mais atualizada.

Se o uso for só para web-browsing ou algo genérico, qualquer coisa dá, tanto faz a distro, dês de que funcione.
Se for para jogar, ai apostaria sem duvida em downgrade para Ubuntu 14.04. (vai sair ubuntu 16.10 daqui a um mês, pode ser um plano b)
Se for para programar, e precisar apenas de um IDE ou algo do género, preferiria o que fosse mais recente, compiladores mais otimizados, bibliotecas atualizadas. Neste caso estaríamos a falar de um Fedora, OpenSUSE (a versão congelada, 42), ou esperar por um Ubuntu 16.10.

Fazer downgrade ao Elementary não é opção, a equipa do elementary é muito pequena, só conseguem cuidar de uma versão à vez, o elementary 0.3 baseado em ubuntu 14.04 já não deve de receber updates ás partes especificas do elementary, só haverá de receber à base.

Haverá possivelmente um elementary 0.4.1 baseado num ubuntu 16.04.x, que corrija o problema, mas ainda está possivelmente a meses, não esperaria por isso.
 
Se o Antergos dá então os kerneis recentes já te resolveram o teu problema, ou o teu problema não é [só] de kernel como pensas e tem outro qualquer componente ao barulho.

Os kernels recentes não resolveram, como disse em cima, a distro Antergos crashou ao fim de 30 minutos.

Acho que o último kernel sem freezes é o 3.16.
 
Bem não sabia destes bugs nos intel mais recentes...é generalizado? A board influencia a coisa?
O problema dos cstates limita-se aos mobile: https://mjg59.dreamwidth.org/41713.html
Os Skylake foram os primeiros APU's em anos a não terem suporte (principalmente os GPUs) num kernel estável aquando do lançamento.
O que assinalei do Wi-Fi, quando li sobre isso, era porque fizerem o qb para que funcionasse (e funciona) mas não poliram, ao ponto que lançar erros para os logs ocasionalmente é parte do funcionamento normal.
Quanto à board influenciar, não nestes problemas que mencionei, mas as boards também ajudam com que certos problemas se manifestem mais, mas acredito que isto não seja apenas com os Skylake nem com a Intel.
Nota-se que a Intel se está a desleixar com os anos, não se sentem ameaçados na sua posição.

Os kernels recentes não resolveram, como disse em cima, a distro Antergos crashou ao fim de 30 minutos.

Acho que o último kernel sem freezes é o 3.16.
Desculpa, interpretei "ainda esteve uns bons 30 minutos sem crashar" como teres testado durante 30 minutos sem ter crashado, e depois desligado.
Podes linkar para o bug sff? Só para ter uma ideia, pode ser que fique mais fácil sugerir.
Acho estranho que passado tanto tempo ninguém tenha dado bissect nesse bug para descobrir o commit que o causou.

Então Debian Jessie (kernel 3.16) ou Ubuntu 14.04(kernel 3.13).
Fazeres downgrade só ao kernel numa distro atual seria má ideia, um downgrade de tantas versões não haveria de correr bem. Haveria qualquer coisa em falta.
 
Pena a intel descuidar a qualidade nos drivers que lhe era característica :/

Downgrade ao kernel por vezes implica muitas dependências de módulos.
Mas quando tem de ser... Eu usei bastante tempo um kernel "antigo" num PC (AMD 2800+, skt 754) pois era o último que me garantia a correcta aceleração gráfica AGP. E continuava no bugzilla o report por resolver.
Entretanto a board morreu e resolveu-se o problema com grafica com onboard nvidia :P

Como dito em cima, a versão estável do OpenSUSE é bastante estável e permite a adição de 1 ou outro repositório que se julge necessário (por ex para o chrome ou firefox).

Agora convém sempre assegurar que não existem problemas de hardware (por ex sobreaquecimento ou falha de hardware) a interferir no normal funcionamento.
 
Gostava muito de te poder ajudar com algo mais novo, mas de ler os comentários a esse bug o que me dá para entender é que para meterem uma nova funcionalidade(novo mecanismo de boost, penso) para os novos CPU's quebraram os Bay Trail, e como essa gama não carrega microcode, não é possível que o problema seja resolvido facilmente sem reverter a nova funcionalidade.

Não faço ideia de como é que contornaram essa questão no Windows, assumo que a nova funcionalidade deva de ser um modulo carregado condicionalmente, ou de alguma forma abstraíram o mecanismo para funcionar tanto no novo como no velho.
O que é estranho é que os atoms/celerons antigos continuam a funcionar, e só o bay trail seja afetado.
Também se teoriza no bug report que seja um bug em hardware, o que continua a não explicar como é que resolveram a questão no Windows. Assumo que a equipa que faz a driver para Windows e a que faz para Linux consigam comunicar... ainda que bay trail não deve de estar nas prioridades.

Eu estive a ver e por exemplo no Arch há um pacote no repo dos utilizadores especificamente para Bay Trail. Limitou-se a bloquear ao Linux 4.1 que aparenta ser a ultima versão não problemática para a maioria do pessoal no bug report.

Se alguém fizesse um script na AUR para se colocarem os patches debatidos no bug report num kernel atual, eu não me importava de to compilar. Instalavas um Antergos para te ser fácil e encaixavas o novo kernel. Qualquer modulo ou driver usavas DKMS.
Infelizmente não encontrei nada disso. Se entretanto deres com alguma coisa do género dá um BUMP no tópico ou manda PM e eu faço-te isso.

Até lá se quiseres utilizar Linux, eu confinava-me a Debian Jessie ou Ubuntu 14.04
 
Back
Topo