Artigo Guia: Os Melhores SSDs de 512 Gigabytes [Versão 2014]

Animaker

Power Member
Boas a todos! Como a maioria mas não a totalidade de vós sabem, os SSDs são discos rígidos que trazem bastantes vantagens relacionados com os HDDs. Os HDDs escrevem a informação por meio de magnetismo, de modo que uma forte tensão magnética pode rebentar com o que lá está dentro. Os SSDs pelo contrário usam memória flash para guardar dados, de modo que não são afetados por magnetismo, não precisam de partes móveis como os HDDs e então geram menos calor e muito dificilmente iriam sobreaquecer, bem como produzem menos ruído devido às propriedades da memória flash e tornam o SSD num produto de confiança em que não vais perder os dados, a menos que pegues neles os espatifes todos, mas isso é para tudo num computador.

Essa mesmo assim não é a única boa política do SSD. O SSD consegue ler os dados que estão lá guardados em cerca de 35 a 100 microsegundos. 1ms = 1/1000 segundos!
Os HDDs aqui desiludem pois demoram cerca de 5000 a 10 000 microsegundos (5 a 10 segundos) para lerem os dados que lá armazenas. Consegues abrir o sistema operativo imaginemos o Windows 7 em cerca de 15-30 segundos ou menos, enquanto que se o sistema operativo estiver num HDD em vez de num SSD demorará cerca de 1 minuto ou mais a carregar.

Eis um video que demonstra a velocidade de leitura monstruosa dos SSD comparativamente aos HDD:

[video=youtube;3bs3ZGvCOd0]https://www.youtube.com/watch?v=3bs3ZGvCOd0[/video]


Porque escolhi 512 Gigabytes? Muito simples, porque qualquer coisa além disso é demais para a carteira de qualquer um. E esse é o único drawback dos SSD, são muito caros para a quantidade de informação que conseguem armazenar. Um SSD de 512 Gigabytes (meio terabyte) custa o mesmo que um HDD de 3-4 Terabytes à vontade e se for dos bons até mais.

E tu vais querer armazenar todos os teus programas incluindo jogos de PC no disco SSD (onde tb tens o sistema operativo armazenado) portanto 512 Gigabytes é um bom espaço de manobra. Só o Tera são logo mais de 30 gigas ocupados. E conforme nos vamos aproximando de 2100 mais espaço os jogos vão ocupando.
Além disso não espero que usem o SSD só para gaming. Para programas de edição de vídeo considero uma ferramenta fundamental!

Seguidamente, vem o que interessa! Andei a pesquisar bastante dentro dos discos SSD de 512 Gigabytes e estas são as melhores soluções de mercado, tudo suportado com dados de benchmarking!

SSD - SCORE/10
>ESPECIFICAÇÕES
=PREÇO NO ***** | DATA


CRUCIAL M550 - 8.3/10
>4K RANDOM READ: 162.18 MB/s
>4K RANDOM READ ACCESS TIME: 3.39 ms
>4K RANDOM WRITE: Crucial 73.78 MB/s
>4K RANDOM WRITE ACCESS TIME: 1.54 ms
>WINDOWS 7 BOOT-UP TIME: 7.9 s
>AVERAGE POWER CONSUPTION: 2.35 Watts
= 218,75 Euros | 14 Agosto 2014_____________COMPLETO


CRUCIAL MX100 - 8/10
>4K RANDOM READ: 175.64 MB/s
>4K RANDOM READ ACCESS TIME: 3.43 ms
>4K RANDOM WRITE: 72.86 MB/s
>4K RANDOM WRITE ACCESS TIME: 1.42 ms
>WINDOWS 7 BOOT-UP TIME: 14s
>AVERAGE POWER CONSUPTION: 2.31 Watts
=188,00 Euros | 14 Agosto 2014_____________COMPLETO


OCZ Vector - 8.7/10
>4K RANDOM READ: 380.71 MB/s
>4K RANDOM READ ACCESS TIME: 2.48 ms
>4K RANDOM WRITE: 100.6 MB/s
>4K RANDOM WRITE ACCESS TIME: 0.66 ms
>WINDOWS 7 BOOT-UP TIME: 10s
>AVERAGE POWER CONSUPTION: 2.4 Watts
= Artigo ainda Não Disponivel em Portugal


PLEXTOR PX-M5P
>4K RANDOM READ: ?
>4K RANDOM READ ACCESS TIME: ?
>4K RANDOM WRITE: ?
>4K RANDOM WRITE ACCESS TIME: ?
>WINDOWS 7 BOOT-UP TIME: ?
>AVERAGE POWER CONSUPTION: ?
= 379,20 Euros | 14 Agosto 2014

SAMSUNG 840 PRO - 8.9/10
>4K RANDOM READ: 311.34 MB/s
>4K RANDOM READ ACCESS TIME: 1.91 ms
>4K RANDOM WRITE: 130.58 MB/s
>4K RANDOM WRITE ACCESS TIME: 0.8 ms
>WINDOWS 7 BOOT-UP TIME: 7.8s
>AVERAGE POWER CONSUPTION: 2 Watts
= 299,31 Euros | 14 Agosto 2014_____________COMPLETO


SAMSUNG 850 PRO - ?/10
>4K RANDOM READ: ?
>4K RANDOM READ ACCESS TIME: ?
>4K RANDOM WRITE: ?
>4K RANDOM WRITE ACCESS TIME: ?
>WINDOWS 7 BOOT-UP TIME: ?
>AVERAGE POWER CONSUPTION: ?
= 332,71 Euros | 14 Agosto 2014


TOSHIBA HG5D - 8.7/10
>4K RANDOM READ: 321.53 MB/s
>4K RANDOM READ ACCESS TIME: 1.88 ms
>4K RANDOM WRITE: 133.01 MB/s
>4K RANDOM WRITE ACCESS TIME: 0.78 ms
>WINDOWS 7 BOOT-UP TIME: 9.8s
>AVERAGE POWER CONSUPTION: 2.47 Watts
= Artigo ainda Não Disponivel em Portugal


TOSHIBA Q - 8.7/10
>4K RANDOM READ: 317.85 MB/s
>4K RANDOM READ ACCESS TIME: 1.93 ms
>4K RANDOM WRITE: 129.34 MB/s
>4K RANDOM WRITE ACCESS TIME: 0.79 ms
>WINDOWS 7 BOOT-UP TIME: 7.8s
>AVERAGE POWER CONSUPTION: 2.46 Watts
= 398,29 Euros | 14 Agosto 2014_____________COMPLETO


TOSHIBA Q PRO - 8.7/10
>4K RANDOM READ: 339.36 MB/s
>4K RANDOM READ ACCESS TIME: 1.7 ms
>4K RANDOM WRITE: 147.4 MB/s
>4K RANDOM WRITE ACCESS TIME: 0.74 ms
>WINDOWS 7 BOOT-UP TIME: 10.7s
>AVERAGE POWER CONSUPTION: 2.82 Watts
= 277,77 Euros | 14 Agosto 2014_____________COMPLETO

Como podem reparar alguns dos SSD têm "?" nas especificações. É porque ainda não foram lançadas, eu vou buscar toda esta informação ao site "ssdboss". Existem já as especificações de marca, mas eu recorro a estas que se baseiam em resultados de benchmarking se não estou em erro!

Vou fazendo update durante o resto deste ano de todos os novos SSD de 512 Gigabytes que entrem na competição de mercado.
O próximo a adicionar será o OCZ Arc 100 - Notícia de que ele vem aí[14-08-2014]

Este último vai ter uma ótima relação entre armazenamento/preço que é a unica desvantagem de um SSD para um HDD. É esperar e ver!

Pergunta para discussão: Se tivessem de escolher um SSD, com base nas vossas necessidades, qual escolheriam?

De todos os que se encontram aqui, eu vou pelo CRUCIAL M550. Porquê? Porque eu procuro velocidade no arranque do windows 7 que é o Sistema Operativo que penso utilizar, e dou mta importância ao consumo de watts. E além disso a diferença em ms de resposta em read e write é pouca relativamente com os outros SSD (tirando os mais potentes que também são bem mais caros) e porque não pensava sequer pagar mais de 200 euros por um SSD. Portanto acho que é mesmo o fim da linha dentro do que quero. O outro que tem um bom arranque de sistema alem desse é o SAMSUNG 840 Pro, mas até esse baixar para pelo menos 220 euros eu não o compro.
 
Última edição:
Para mim é Crucial ou se tiver mais dinheiro, Samsung.

OCZ é só histórias de terror na net.

Tive um Crucial M4 e agora um MX100 e não tenho nenhuma queixa. A diferença entre SSDs é muito difícil de notar num uso normal, só mesmo em benchmarking ou usos muito específicos, logo compensa o que traz mais valor por byte, desde que com qualidade.
 
Concordo e percebo. Uma pergunta, as Crucial são compativeis com os slots M2? Agora as motherboards da GIGABYTE são otimas para transferencias de 10 Gb/s. Qualquer SSD da Crucial é compativel? Disso pouco percebo, mas deduzo que sim à partida.

E as Crucial M550 afinal custam 300 euros, mas arranjei o preço de 220 pq ha uma promoção numa certa loja. Só espero que em 2015 haja melhores SSDs por menos custo.
 
Última edição pelo moderador:
jovem, acho que devias dormir durante a noite em vez de fazer estes testamentos :)
Deu imenso trabalho, mas tens ai montes de erros técnicos e de juízo.

Os dados dos tempos de acesso estão mal, os dados de velocidade dos discos estão mal, dás melhor pontuação aos M550 quando são muito mais caros do que os mais "simples" MX100...

Quem tem tantas duvidas como tu, antes de fazer um resumo deste género deve primeiro ler durante umas semanas e não 2 dias e depois compilas isto tudo.
Bom esforço, mas tens ai muita coisa errada.
 
Rlly tanta coisa errada? :(
Eu tirei tudo do website ssdboss cujos dados advém de benchmarking e não do valor de fábrica. Por exemplo o 850 Pro tem read a 560 Mb/s uma coisa assim, mas o benchmarking só vai nos 400 e tal por agora.

E n escolhi o M550 como melhor. Só disse que eu escolheria esse pelos meus motivos apresentados xD Mas o MX100 por exemplo leva 14s a iniciar o windows 7, é mto para mim. Eu quero adquirir um SSD para ter ótimas velocidades como as da Samsung e do M550.
 
Última edição pelo moderador:
não leves a mal, mas não fazes ideia do que andas a estudar.
14 seg para ti é muito ? ainda bem que não estavas cá quando começamos a usar PC's há 30 anos...

O M550 é para um segmento superior, assim como o 850 PRO. Para ou quem tem dinheiro à doida para gastar sem olhar a custos ou para quem tem uma pequena empresa por exemplo.

Quando fores comprar o teu PC daqui a uns meses largos, a gente explica-te isso tudo com os componentes que existirem no mercado na altura da compra.
não vale a pena encheres o fórum com 20 tópicos destes sobre todos os componentes que estás a pensar comprar daqui a meses, tal como já te disse várias vezes nos últimos 2 dias...
 
Não é muito, o meu PC demora 1 minuto, qq coisa abaixo de 20 é ÓTIMA! Eu sei! Mas há possibilidadde boots de 7-8s o que é quase o dobro da velocidade. Não vou abdicar de uma oferta dessas por 30 euros :( É que o M550 está "baratíssimo" Ou 220 euros é mto caro? O MX100 custa 188 x.x

Mas agradeço a disponibilidade já agora :) Mas eu já estou hooked-up em hardware, já não consigo parar. Além disso vai servir bem para a minha profissão. The more you know the better you think.
 
Última edição pelo moderador:
Não é muito, o meu PC demora 1 minuto, qq coisa abaixo de 20 é ÓTIMA!
Quase todos os SSD à venda vão-te dar tempos de boot de cerca de 20segundos.

Mas há possibilidadde boots de 7-8s o que é quase o dobro da velocidade. Não vou abdicar de uma oferta dessas por 30 euros
Jovem, estás a ponderar bem aquilo que escreves ? vais gastar mais 30€ para poupares 10 segundos por dia ? isso faz algum sentido ?!?
É que o M550 está "baratíssimo" Ou 220 euros é mto caro? O MX100 custa 188 x.x
Já encontras o MX100 512GB a pouco mais de 150€. Ou seja, não são 30 mas sim 60€ de diferença...

Mas eu já estou hooked-up em hardware, já não consigo parar. Além disso vai servir bem para a minha profissão. The more you know the better you think.
Acho bem que tentes perceber o máximo possível de hardware. Mas enquanto não souberes, agradecia e é melhor para todos que guardes o que achas que está correcto para ti, pois qq post colocado aqui na zwame tem um potencial de ser lido centenas ou mesmo milhares de vezes, e podes enganar ou levar em erro quem ainda sabe menos do que tu.

mas quantas vezes tens de reiniciar o pc por dia? se forem muitas é porque há qualquer coisa de errado.
Não vale a pena. Já tentei explicar isso aqui no fórum dezenas de vezes mas ninguém entende. Só percebem o tempo de boot da maquina...
 
Pois percebo que pareça parvoíce. É que este PC ta farto de sobreaquecer. E cada vez é uma seca de 1 minuto. Quase adormeço -.-
E eu sempre tive PCs que demoravam mais de 1 minuto a ligar. Mas eu gosto de ir a um PC, ligar, e já está. Por isso é que nunca desligo o portatil e meto-o sempre em suspensão. Para quando o for abrir já estar aberto. Não gosto de desperdiçar tempo, quanto menos tempo perdido melhor entendes?

Mas o MX100 é uma escolha tambem minha. E onde viste a 150 euros? No ***** ontem eram 188. Estás a ver sites estrangeiros? Eu uso referência apenas de Portugal.

Quando houver um SSD que ligo o PC e 3s e já está até me babo todo (isto se o preço for barato, coisa que só daqui a anos). Já agora, que SSD usas?
 
Tenho um SSD com 3 anos que faz o boot para o Windows em cerca de 20 segundos.
Porque é que alguém precisa de mais rápido ?
Vamos chegar daqui a uns anos ao boot instantâneo quando tivermos os drives opticos, mas até lá, vais ser obrigado a esperar 20 segundos para poder fazer alguma coisa :)
 
20s ja viste a produtividade que se ganha?? :)
actualmente para mim a escolha de um SSD é só baseada no custo/gb e na garantia que o fabricante oferece. Não ha nada que eu faça em casa que sinta a diferença das velocidades que permitem actualmente.
 
Ya. Se calhar o meu desespero leva-me a crer que 20s é mto. Vou ser humilde e dar "Lock" no MX100 por agora. É bom que esses drives ópticos cheguem depressa. *drools*

Mas gostava de saber ainda onde foste buscar os 150 euros.
 
Nem, mais eu tenho um HDD e o tempo que o meu PC demora a arrancar, é o tempo que eu levo depois de carregar no botão, assentar, ajustar o estaminé, ligar o monitor e tentar descobrir que dia é (estou de férias)
Ninguém ou quase ninguém compra SSD por tempo de Boot mais rápido, SSD só pelo simples facto de ser "digital" sem partes móveis já compensa.
 
Pois percebo que pareça parvoíce. É que este PC ta farto de sobreaquecer. E cada vez é uma seca de 1 minuto. Quase adormeço -.-
E eu sempre tive PCs que demoravam mais de 1 minuto a ligar. Mas eu gosto de ir a um PC, ligar, e já está. Por isso é que nunca desligo o portatil e meto-o sempre em suspensão. Para quando o for abrir já estar aberto. Não gosto de desperdiçar tempo, quanto menos tempo perdido melhor entendes?

Mas o MX100 é uma escolha tambem minha. E onde viste a 150 euros? No ***** ontem eram 188. Estás a ver sites estrangeiros? Eu uso referência apenas de Portugal.

Quando houver um SSD que ligo o PC e 3s e já está até me babo todo (isto se o preço for barato, coisa que só daqui a anos). Já agora, que SSD usas?

andas mesmo baralhado. então vais escolher um ssd pelo factor menos importante, o tempo de boot e, como se n bastasse, deixas o pc em modo sleep em vez de o desligar. assim até com um disco mecânico tens "boots" instantâneos.
neste momento, em q o desempenho dos ssd começam a ficar limitados pelo sata3, os factores com mais peso na escolha dum ssd são o preço e a garantia/fiabilidade.
no preço os crucial estão a golear, no resto ainda é cedo para tirar conclusões.
 
Espera aí! Houve uma falha de entendimento. ou comunicação. Eu deixo o PC em sleep porque é portátil! É o meu pc antigo! quando comprar a SSD é para o meu desktop que eu próprio vou contruir. Com esse vou desligar sempre, nunca meter em suspensão! Vou estimar esse computador muito bem xD Este demora 1-2 minutos a iniciar então faço suspensão. Se fossem 14s de boot eu não faria suspensão (até porque não é propriamente saudavel para o computador, dizem)
 
Última edição pelo moderador:
Jovem, estás a ponderar bem aquilo que escreves ? vais gastar mais 30€ para poupares 10 segundos por dia ? isso faz algum sentido ?!?

O que me parece que ele está a tentar dizer é que se faz boot em 7~8 seg em vez dos 14~20, é porque tb é muito mais rápido a correr todo o outro software, e ao fim de um dia de uso é muito mais que apenas esses 10 segundos, e sim menos de metade do tempo em tudo. Por 30€ de diferença não está mal, ou há alguma coisa que me está a escapar? É que em SSD sou novato, nem tenho um sequer.
Mas sobretudo o que realmente se deve ter em conta não é o €/GB nem sequer velocidade e tempo de boot, mas sim a durabilidade. Há muitos SSDs que duram míseros meses, seja por serem de marcas manhosas, por pertencerem a uma má fornada, ou mau uso por parte dos utilizadores.
Isso sim é importante, já que se vai pagar bem o custo por byte, então que dure o mais possível.

Ando à procura dum guia aqui no fórum para bons SSDs, boa qualidade velocidade, espaço e preço; uns 60~100GB chega. Alguém sabe de um, e se sim pode-me dar o link? Obrigado
 
Não há um guia so far. O que te pode ser sugerido depende do teu orçamento. Se queres mesmo fazer uma compra, passa na secção de aquisições e preenche um questionário.
 
Back
Topo