1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Guia para Comprar NAS

Discussão em 'Hardware - Análises, Artigos e Guias' iniciada por ZWAME, 16 de Fevereiro de 2017. (Respostas: 247; Visualizações: 27277)

  1. ZWAME

    ZWAME STAFF

    Estes guias servem como indicadores de que hardware comprar. Estão em actualização e se tiverem sugestões para melhorar e produtos que sejam uma melhor escolha não hesitem.

    Caixas
    Fontes de Alimentação
    Máquinas Fotográficas Compactas
    Máquinas Fotográficas DSLR
    Monitores
    Motherboards
    NAS
    Placas Gráficas
    Processadores
    Ratos
    Redes
    Scanners
    SSDs
    Tapetes para Rato
    Teclados Mecânicos


    Nota: Iremos rever as recomendações porque a WD deixou de ser recomendável até prova em contrário. A Synology e a Qnap são as opções pelas quais devem começar.


    Se estão à procura de um NAS já sabem que é a abreviatura de network-attached storage, ou seja, um computador que está ligado à rede e que serve para guardar ficheiros. Mas, actualmente os NAS acabam por ser computadores com sistemas operativos bastante avançados e o hardware tem capacidade para efetuar mais uma serie de funções bastante úteis. Terem uma VPN, backups automáticos do computador principal, aceder aos ficheiros remotamente, ter downloads automáticos ou mesmo correrem o vosso próprio site é possível em muitos casos.

    A definição de NAS serve para qualquer número de discos que o NAS suporte mas equipamentos apenas com suporte para 1 disco são de evitar. Não oferece qualquer redundância pelo que é jogar á roleta russa com os vossos ficheiros e o argumento que vão fazendo backups serve apenas para se enganarem. Com o tempo vão passar demasiado tempo sem os fazerem e acaba sempre da mesma forma que é a perderem dados.
    Se vão ter ficheiros mais ou menos permanentes devem ter algum tipo de duplicação dos dados porque ter apenas num disco se ele avariar, e ele irá avariar mais tarde ou mais cedo, mantêm uma cópia dos ficheiros. Todos estes dispositivos permitem ter RAID 1 pelo menos, ou seja os dados estão sempre duplicados no outro disco. No caso de terem equipamentos apenas com duas baias é isso que vai acontecer, quando têm 4 baias, nomeadamente a Synology e muitas outras marcas também têm sistemas mais ou menos proprietários de RAID. A principal vantagem é poderem usar discos com capacidade diferente e esses sistemas proprietários optimizam melhor o espaço disponível do que nos sistemas tradicionais de RAID.

    Mas vamos às nossas escolhas que são apenas boas opções. Há naturalmente outros e coloquem questões ou sugestões no tópico de modo a manter a informação actualizada e relevante.

    Western Digital MyCloud EX2 Ultra

    [​IMG]

    Começamos pelo Western Digital MyCloud EX2 Ultra por ser a opção mais barata. Neste caso, e já agora nos restantes optamos por unidades que não têm discos para que possam comprar o disco que preferirem. Nós iremos noutro guia falar de discos mecânicos.

    Esta é a opção mais acessível e o software da Western Digital apesar de básico é suficiente. Em termos de hardware utiliza um processador ARM de baixo consumo.

    Synology DS216play

    [​IMG]

    A recomendação da Synology é principalmente devida a conhecer-mos o software. Também podiam ser aqui incluídos dispositivos da QNAP mas por falta de contacto com os mesmos vamos pela opção mais segura. Há equipamentos da Synology de duas baias bastante mais acessíveis mas a opção pelo DS216play deve-se à optimização para multimédia nomeadamente ao trascoding de 4K para 1080p. Há sempre alguma confusão sobre o streaming e o transcoding. Streaming é permitir servir o ficheiro via rede a um dispositivo e pressupões que o ficheiro está num formato que não é necessário converter. No transcoding o NAS tem que estar a processar o ficheiro á medida que está a ser visualizado. Se o ficheiro é a 720p por exemplo, o NAS vai conseguir processar sem problemas, mas com cada vez mais ficheiros 4K ele não consegue fazer o transcoding para 4K mas apenas para 1080p e se necessitam mesmo disto fiquem cientes que em muitos casos isso pode não correr como previsto. Vai depender de vários fatores.

    O processador é um STM STiH412, 32-bit a 1,5 GHz com 1GB de memória DDR3. A capacidade de transcoding é conseguida por hardware de função fixa para H.265 (HEVC), MPEG-4 Part 2, MPEG-2, VC-1, Maximum resolution: 4K (3840 x 2160), Maximum FPS: 30. Vejam o número máximo de FPS que se fica pelo 30. Se tiverem ficheiros com 60 FPS não vai conseguir mostrar de forma fluida.

    Synology DS416play

    [​IMG]

    Este modelo além de suportar 4 discos, o processador é um Intel Celeron N3060, 64-bit, dual core a 1.6GHz que pode chegar a 2,48 GHz. Também faz transcoding por hardware para H.264 (AVC), H.265 (HEVC), MPEG-2 and VC-1; maximum resolution: 4K (4096 x 2160); maximum frame rate per second (FPS): 30. Mantém limitações. Para dar uma ideia se pretendem mesmo transcoding será melhor pensarem num computador com um Intel Core i5 6600. Vão precisar de processamento se ainda por cima for usado por mais do que uma pessoa.

    HP ProLiant MicroServer Gen8

    [​IMG]

    Se nos modelos anteriores têm software dedicado para fazer o RAID, terem várias aplicações que permite aumentar as funcionalidades dos NAS para VPN, backups automáticos, webserver entre outros, o HP é uma opção para quem está à vontade em meter as mãos na massa e instalar uma distribuição de Linux ou FreeBSD como por exemplo o FreeNAS que será porventura uma das melhores escolhas. Um dos pontos positivos é poderem usar ZFS para sistema de ficheiros e para algumas pessoas esse é o único sistema de ficheiros que estão dispostos a usar em storage.

    A construção deste equipamento é do melhor que podem esperar da HP e não pensem em termos de mercado consumidor mas de mercado empresarial. Tudo é pensado ao pormenor e é irrepreensível. O gravador de DVD pode ser substituído por uma baia com um SSD e ficarem assim com um disco a fazer de cache.
    Nas mãos certas este é um produto profissional muito poderoso.

    Processador: Intel Celeron G1610T a 2.3GHz 64-bit

    Outras opções

    Se querem ter apenas um disco único que nós evitamos referir pelos motivos que descrevemos acima uma linha interessante é a Western Digital My Cloud de 2TB, 3TB, 4TB, 6TB, 8TB dependendo da capacidade que necessitam. Os discos são os WD Red que são um bom compromisso entre preço, silêncio e este tipo de utilização.

    Para duas e quatro baias têm as opções das diferentes marcas sendo que no caso da Synology que recomendamos tem opções mais baratas e mais caras dependendo do tipo de utilização. A escolha dos play foi porque podem querer aproveitar a vantagem multimedia que oferece. Há ainda diferenças significativas quer em performance quer em algumas funcionalidades quando são utilizados processadores ARM e x86. Mas não deixem de colocar questões para se poder direcionar para as melhores opções caso a caso.
     
    Última edição pelo moderador: 6 de Janeiro de 2018
  2. luckypt

    luckypt Power Member

    Bom Dia :)

    Este artigo vem msm a calhar para min, pois estou a procura de um NAS (storage, usar KODI para ler os videos do NAS, etc..) com a possibilidade de ter un server VPN, client torrent (se possivel deluge), possibilidade de server de ip cams (com uma boa app ou website para android para aceder do interior as cams e exterior), etc..

    Gostei do conceito do Synology DS416play, mas acho o HP mais interessante visto que posso instalar o que quiser...
    é possivel instalar CentOS no HP? en relacao a possibilidade do SSD posso usar um para o SO e entao usar mecanicos para o storage?

    se houver outras anternativas estou aberto a sugestões

    Obrigado,
    Ivan
     
  3. skandal

    skandal Power Member

    Pelo preço, mais vale o HP. Dá é mais trabalho a fazer setup. Podes ligar um SSD, mas ou compras uma placa PCI-E para ter mais portas sata, ou removes o leitor de DVD e colocas o SSD na porta do leitor DVD.
     
  4. luckypt

    luckypt Power Member

    Se optar pelo HP, em relação a memoria RAM que tipo de memoria posso meter?
    Queria fazer 2 x1TB (wd black) para OS+VM's e 2 x 4TB (wd red nas) para dados en RAID 1.
    O que acham?

    Obrigado,
    Ivan
     
  5. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    @luckypt

    Se optares pelo HP partilha se puderes como fizeste. Eu a única experiência que tive foi com o freeNAS. Como escrevemos a opção de ter ZFS nativamente é excelente. Não espero qualquer incompatibilidade com CentOS. Para colocar o SSD a melhor opção é de facto remover o DVD e tens caixas que encaixam ali se gostares de ter tudo com melhor aspecto. A ventoinha na traseira no modelo anterior pelo menos era facilmente substituida por uma mais silenciosa.

    Para fazer dois RAIDs vais fazer por software?
    Comparativamente com o Synology não sei é a facilidade de fazer no HP um servidor de câmaras de vigilância. É aqui que entra a facilidade de uma solução como o Synology.
    Escolha difícil :)
     
  6. luckypt

    luckypt Power Member

    @Metro

    Ainda estou a decidir o k fazer....

    Ou opto pour uma solução Synology que tenho a papinha toda feita, mas limitado no que quero fazer.
    Ou então opto pelo HP que tenho que fazer tudo... O meu grande dilema é:
    Qual OS escolher ? ( Freenas, xpenology, centos, esxi, proxmox....)
    Visto que vou faxer testes, sera que os 2 discos en Raid 1 para armazenamento vai ficar intacto se mudar de OS? Que tipo de extensão vou utilizar nesses discos para funcionar em varios OS? E nao perder nada?..,

    Muitas questões por responder, e não sei a quem pedir ajuda... :(
     
  7. OutofRange

    OutofRange Power Member

    O OS depende do que queres fazer.
    ESXi e proxmox são para virtualização.
    Eu por exemplo também tenho um da HP e faço virtualização com o ESXi.

    É possível. Crias algumas VM's como te parecer melhor, tendo em conta a RAM que instalares como é óbvio.
     
  8. nerds

    nerds Power Member

    Uma coisa, e entre o sistema operativo que vem com estes NAS? Preferiam/Preferem o da synology ou qnap?
    Pelo que andei a ver, também pelos live demos que permitem fazer, qnap parece-me melhor, pelo menos em aplicações no app center, mas dizem que synology é um sistema com mais updates e pelos vistos melhor segurança
     
  9. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Eu só tenho experiência com a Synology para poder opinar.
     
  10. nerds

    nerds Power Member

    Então aproveito e diz-me uma coisa, a nível de aplicações tem por exemplo transmission ou owncloud? Tenho andado sempre com a dropbox e onedrive no limite, e owncloud ou algo do género dava-me jeito. Além disso tenho uma biblioteca de fotos no google photos que também queria tirar de lá pela questão de que com o espaço ilimitado, corta a qualidade das fotos.
     
  11. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Apesar de não usar tens aplicações da Synology que fazem tudo o que queres.

    Download, Audio, Photo e Video Station
    Media Server e Plex.

    Pesquisando na net há quem tenha instalado o Owncloud por exemplo: http://www.iholken.com/index.php/20...ing-owncloud-9-to-synology-nas-running-dsm-6/

    Podes perfeitamente ter uma cloud tua. Agora um NAS não é um sistema de backups como muitas pessoas confundem. Nem RAID é um sistema de backups.
     
  12. MinisterOfSound

    MinisterOfSound Power Member

    Boas,

    Eu tenho mais experiência com NAS da Qnap porque o suporte deles sempre foi bastante rápido e eficaz,e para o que quero é quem disponibiliza produtos com a melhor relação funcionalidades/preço.

    No que toca a NAS de 2 Baías acho que a escolha depende mais do que se quer fazer com eles, se é só para backups+"disco de rede/cloud"+ transcoding ou downloads quase qualquer um serve.

    Se quiserem 4 Baías, adicionar uma VM, usar serviços de vídeo-vigilância e servidor de 1 ou 2 base de dados aconselho algo tipo isto: https://www.techpowerup.com/reviews/QNAP/TVS-463/ .
    (é carote eu sei, mas estes nunca me deram problemas)

    Cuidado com muitos de 4 Baías e CPU Celeron fracote ou ARM porque quando tentam adicionar serviço em cima de serviço o NAS fica instável, pode começar a dar erros no RAID apesar do RAID estar bem, o NAS é que não aguenta.
    (Também só uso WD Red PRO e tinha erros no RAID de um NAS com Celeron, perdi semanas de volta daquilo e afinal bastou manter a utilização do NAS na casa dos 65% para deixar de dar erros.)

    Cumps.
     
  13. nerds

    nerds Power Member

    Sim, grande parte da ideia de comprar um seria para isso, além de partilhar ficheiros, fotos e desenhos de maiores dimensões, para não andar sempre com 2 discos usb atrás, e conseguir aceder em vários dispositivos, incluindo ipad.
     
  14. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Eu não posso fazer uma afirmação assim porque não tenho experiência.

    Alertava também para a questão do transcoding que não é linear. Depende de que transcoding estamos a falar. Um Celeron não chega para muita coisa.

    Eu tenho um Synology de 4 baias e nunca tive nenhum desses problemas. Mas admito que possa não puxar assim tanto por ele.
     
  15. MinisterOfSound

    MinisterOfSound Power Member

    Boas,

    No meu caso tive que recorrer algumas vezes ao suporte da QNAP, por coisas menores tipo adicionar cameras IP ainda não suportadas pelo software deles e sempre me deram soluções rapidamente.

    No transcoding convém ter em atenção a capacidade do NAS e o quanto vão exigir dele, o tipo de transcoding e o formato - seja em qualquer NAS, se querem transcoding aconselho a verem reviews fidedignas antes de comprar.

    A razão do meu alerta foi mais para quem quiser/precisar de um NAS para ser exaustivamente utilizado, apesar de terem muitas opções disponíveis podem não as conseguir executar ao mesmo tempo.
    A aplicação que dou aos NAS é primordialmente em ambientes empresariais, a trabalhar 24/7 e foi mais a pensar nesses casos que dei a minha contribuição - daí também o preço mais elevado.

    No caso dos NAS eu compro sempre as versões mais baratas, com menor RAM pré-instalada, e aumento depois conforme a necessidade já que a QNAP nunca implicou com isso.

    NO caso dos NAS da QNAP e se estiverem a pensar usar o sistema de vídeo-vigilância aconselho a verem de quantas cameras vão precisar, cada modelo tem uma certa quantidade de licenças para cameras e se quiserem mais licenças tem que comprar à parte. Pode ficar mais barato comprar um NAS superior e mais caro que traga mais licenças do que comprar um mais fraco e comprar licenças à posteriori.

    Cumps.
     
  16. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Más notícias para os Western Digital My Cloud. Aparentemente têm alguns problemas de segurança: https://www.engadget.com/2017/03/05/wd-my-cloud-security-exploits/

    Entretanto a QNAP anunciou hoje o QNAP TS-431X. Com 2GB RAM e 8GB RAM
    O processador é um ARM com 4 baias e com a possibilidade de er uma porta 10 Gbps.
    Mais uma vez faz sentido comprar com a quantidade mínima de RAM e depois aumentar mas se não pretendem avançar para 10Gbps não faz muito sentido.

     
    Última edição: 6 de Março de 2017
  17. systo

    systo Suspenso

  18. YoZ

    YoZ Power Member

    @systo depende da quantidade de discos que tenhas ligado.

    Fiz uma pesquisa rapida e no reddit:

     
  19. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Aponta para entre os 25-40W. Mais perto do primeiro número em idle.
     
  20. systo

    systo Suspenso

    Os discos e o servidor não entram em modo suspenso ou hibernam passado algum tempo sem ter uso?