Guia Guia para Comprar NAS

Boa tarde malta

Pretendo reformar o meu Qnap TS-251A por um mais potente em que as VMs não se engasguem todas, o Celeron N3060 já é lento por natureza e os 8GB de ram não ajudam muito.

Estava a pensar num TS-473A. Já tem um processador quad-core e a possibilidade de usar até 64GB de ram. Qual é a vossa opinião em relação ao processador AMD Ryzen V1500? Vou usar 4x4TB WD RED PRO, 64GB de ram (ECC é assim muito mas muito importante?). Em relação aos SSD, têm que ser próprios para NAS?

Eu sei que o TS-473A já fica ao preço de um bom sistema mini-itx mas não consigo lidar com o TrueNAS, muita complexidade sem sentido na minha opinião.

Obrigado
 
Eu comprava um minipc para correr proxmox e respetivas maquinas virtuais e deixava o NAS apenas para armazenamento. É o que faço cá em casa.
Um NAS com o minimo de musculo para correr VM vai-te custar uns bons cobres.
 
Boa tarde malta

Pretendo reformar o meu Qnap TS-251A por um mais potente em que as VMs não se engasguem todas, o Celeron N3060 já é lento por natureza e os 8GB de ram não ajudam muito.

Estava a pensar num TS-473A. Já tem um processador quad-core e a possibilidade de usar até 64GB de ram. Qual é a vossa opinião em relação ao processador AMD Ryzen V1500? Vou usar 4x4TB WD RED PRO, 64GB de ram (ECC é assim muito mas muito importante?). Em relação aos SSD, têm que ser próprios para NAS?

Eu sei que o TS-473A já fica ao preço de um bom sistema mini-itx mas não consigo lidar com o TrueNAS, muita complexidade sem sentido na minha opinião.

Obrigado

O Cpu é razoável, tendo em conta o que é. Depende do tipo de máquinas virtuais que vais correr.

ECC é sempre importante em armazenamento de dados, convém usar sempre que possível, independentemente do SO.
A desvantagem é ser cara (esses Usodimms da QNAP são absurdamente caros).

Os SSDs depende do uso que vás dar. Comprar sempre com o máximo de endurance (Tbw).

Salvo muito raras exceções, não vais tirar grande proveito da velocidade máxima listada dos SSDs, o mais importante é como referi o TBW e IOPs eventualmente (não sei o uso que vais dar ao NAS, se for para bases de dados por exemplo é crucial).
E geralmente essas condições de velocidade de escrita só mesmo com 10Gbe nesse tipo de NAS.

Qual é o valor que estás a pensar gastar apenas no NAS, e o que vais correr?

O Truenas não é nada doutro mundo na sua configuração básica, e a "complexidade" que referes tem geralmente proposito.
Existem outros softwares que também podem ser interessantes, dependendo do usecase.
 
Eu comprava um minipc para correr proxmox e respetivas maquinas virtuais e deixava o NAS apenas para armazenamento. É o que faço cá em casa.
Um NAS com o minimo de musculo para correr VM vai-te custar uns bons cobres.
Já fiz isso, instalei o Proxmox num Asus VivoPC que funciona muito bem e instalei o TrueNAS Scale para indo testando até me decidir. Mas pretendia tudo num só pela eventualidade de estar ligado por 24/7.

O Cpu é razoável, tendo em conta o que é. Depende do tipo de máquinas virtuais que vais correr.

ECC é sempre importante em armazenamento de dados, convém usar sempre que possível, independentemente do SO.
A desvantagem é ser cara (esses Usodimms da QNAP são absurdamente caros).

Os SSDs depende do uso que vás dar. Comprar sempre com o máximo de endurance (Tbw).

Salvo muito raras exceções, não vais tirar grande proveito da velocidade máxima listada dos SSDs, o mais importante é como referi o TBW e IOPs eventualmente (não sei o uso que vais dar ao NAS, se for para bases de dados por exemplo é crucial).
E geralmente essas condições de velocidade de escrita só mesmo com 10Gbe nesse tipo de NAS.

Qual é o valor que estás a pensar gastar apenas no NAS, e o que vais correr?

O Truenas não é nada doutro mundo na sua configuração básica, e a "complexidade" que referes tem geralmente proposito.
Existem outros softwares que também podem ser interessantes, dependendo do usecase.
Eu não consigo encontrar memórias ECC nas principais lojas nacionais ou então devo estar a pesquisar mal.

Os SSDs é basicamente para cache.

Vou usar o NAS para guardar as minhas tralhas, VMs (Linux e Windows), BT e Plex, servidor de mp3.

O valor são 1000€. Até estou tentado a dar mais se for para comprar um em que dê para fazer upgrade de cpu, por exemplo TVS-H474 ou TVS-472XT.

Instalei o TrueNAS Scale e Core via Proxmox num pc antigo, no Scale não consigo alterar por exemplo a pasta de downloads do Transmission, no Core consegui. Instalei o Plex porque iria ser outra dor de cabeça. A minha ideia inicial era montar um sistema mini-itx com Proxmox e TrueNAS mas já desisti disso.
 
Existem sítios que as vendem, mas os preços são altos (isso é nicho).
Não é nas "principais lojas nacionais" onde se compra Hw "de consumo geral".
Esse tipo de material é geralmente usado em Workstations / Servers.

Para teres ideia, só um módulo, novo, de 32GB sodimm ecc (unbuffered) da QNAP para esses NAS anda a volta de 450~500eur, pelo que rebentavas o teu orçamento só na RAM ECC. :D

Existem outras marcas que teoricamente podem funcionar, mas nunca vais gastar menos que 500~600eur pelos 2 módulos.
Se estás na dúvida se vale a pena, é porque para ti não vai valer.

Quanto ao SSD, para cache de escrita usas um ssd nvme com endurance alto.

No caso desse NAS que listaste a porta está limitada a pcie 3.0 1X (~1GB/s), acima disso só com adaptadores PCIe, e todo o HW proprietário é caríssimo.
Os que não são proprietários, não é garantido o funcionamento, podes ter sorte ou não.


Nesse tipo de valor, muito dificilmente faz sentido comprar um NAS desse tipo já feito, especialmente se tens conhecimento suficiente para montar um sistema, por exemplo.
Para virtualização de máquinas linux e Win vai saber a pouco, e para o resto (shares/torrents/cloud/mediaserver e similares) é absurdamente overkill.

Se usas e sabes configurar um KVM como o proxmox, o truenas não vai ser problema para ti.
O teu problema provavelmente foi testares isso (truenas) virtualizado em vez de bare metal, por vezes cria problemas e complicações desnecessários, e geralmente em HW consumer (quase de certeza foi o caso, corrige-me se estiver errado), é meio caminho andado para ter problemas.

O que precisavas provavelmente era do Scale a correr em bare metal (o core para o que queres é limitado, as Jails do BSD não são boas para o que queres fazer).
No transmission, por exemplo, basta criar as autorizações de acesso à share que queres usar e configurar as settings da app (2 ou 3 min, basta ver um tutorial no youtube ou assim).

Plex (prefiro 1000x o Jellyfin, e é grátis) idem, tutoriais e são 15 min.

Ou então fazes o que te foi recomendado acima, separas o armazenamento do resto (manténs o NAS), e compras um PC e tratas das máquinas virtuais à parte, acaba por fazer mais sentido economicamente falando.
 
Bom dia
O tema entre o SMR e o CMR é só performance ou algo mais? No meu caso é Cold Storage e penso que aí o tema da performance é muito relativo, ainda mais quando falamos de uma NAS Odroid
 
É mais que performance de escrita , especificamente se vais usar redundância (vulgo raid).

Podes ter casos de drives a saltarem fora dos arrays, por exemplo. E em caso de falha de uma, o tempo de resilver é geralmente absurdo quando comparado a uma drive CMR.

Para o uso geral de NAS é geralmente para esquecer.
 
Existem sítios que as vendem, mas os preços são altos (isso é nicho).
Não é nas "principais lojas nacionais" onde se compra Hw "de consumo geral".
Esse tipo de material é geralmente usado em Workstations / Servers.

Para teres ideia, só um módulo, novo, de 32GB sodimm ecc (unbuffered) da QNAP para esses NAS anda a volta de 450~500eur, pelo que rebentavas o teu orçamento só na RAM ECC. :D

Existem outras marcas que teoricamente podem funcionar, mas nunca vais gastar menos que 500~600eur pelos 2 módulos.
Se estás na dúvida se vale a pena, é porque para ti não vai valer.
Nem me vou perder mais tempo, vou optar pela normal e compro um kit 64GB por exemplo da Crucial.

Quanto ao SSD, para cache de escrita usas um ssd nvme com endurance alto.
TBW de 300 já é aceitável?

No caso desse NAS que listaste a porta está limitada a pcie 3.0 1X (~1GB/s), acima disso só com adaptadores PCIe, e todo o HW proprietário é caríssimo.
Os que não são proprietários, não é garantido o funcionamento, podes ter sorte ou não.
Não percebi, estás a falar do TS-473A? A porta PCie não dá para usar uma gráfica é isso?
Nesse tipo de valor, muito dificilmente faz sentido comprar um NAS desse tipo já feito, especialmente se tens conhecimento suficiente para montar um sistema, por exemplo.
Para virtualização de máquinas linux e Win vai saber a pouco, e para o resto (shares/torrents/cloud/mediaserver e similares) é absurdamente overkill.

Se usas e sabes configurar um KVM como o proxmox, o truenas não vai ser problema para ti.
O teu problema provavelmente foi testares isso (truenas) virtualizado em vez de bare metal, por vezes cria problemas e complicações desnecessários, e geralmente em HW consumer (quase de certeza foi o caso, corrige-me se estiver errado), é meio caminho andado para ter problemas.

O que precisavas provavelmente era do Scale a correr em bare metal (o core para o que queres é limitado, as Jails do BSD não são boas para o que queres fazer).
No transmission, por exemplo, basta criar as autorizações de acesso à share que queres usar e configurar as settings da app (2 ou 3 min, basta ver um tutorial no youtube ou assim).

Plex (prefiro 1000x o Jellyfin, e é grátis) idem, tutoriais e são 15 min.

Ou então fazes o que te foi recomendado acima, separas o armazenamento do resto (manténs o NAS), e compras um PC e tratas das máquinas virtuais à parte, acaba por fazer mais sentido economicamente falando.
Não me sinto à vontade de ter um NAS com TrueNAS instalado. Os tutoriais são antigos e são todos do Core e pretendia usar o Scale por causa da virtualização. No Core lá consegui mudar a pasta de downloads do Transmission. Em relação ao Plex, queria dizer que não instalei porque ia ser outra dor de cabeça. Também preferia o Jellyfin mas add-on das legendas funciona muito mal.

Já tinha instalado o Scale em cima do hardware mas não consegui fazer nada porque é necessário criar o volume num disco à parte e o pc que usei é um Asus VivoPC que só tem um disco, mesmo usado um externo não consegui. E criando duas partições no disco onde está instalado o Scale também não funcionou.
 
Bom, por partes:

Para cache, que é o uso que queres dar (pelo que escreves), os TBW devem preferencialmente obedecer a regra de 1x a capacidade do disco de escrita por dia, durante o período de garantia da drive.

Por exemplo, um disco de 120gb com garantia de 5 anos deverá ter um TBW de ~220TBW (0,12x5x365), contas por alto.

Nesse Nas, as portas dão para usar gpus, mas vais ter que escolher muito bem o que vais usar, devido as dimensões físicas das baías e as drivers do OS da QNAP (versão proprietária/capada do Linux que usam).

Vais inutilizar também umas das baias que ele tem, quase de certeza.

O limite que estava a falar é para o ssd nvme. Nas slots pcie vais ficar limitado a pcie 3.0 4x.

Quanto aos tutoriais do Truenas , estás a procurar mal de certeza. Tens canais de especialidade só do Scale, outros que abordam temas generalistas desse tipo (talvez o lawrence systems e afins).

Para o teu uso listado, não precisas de um hypervisor como o proxmox, o scale em bare metal faz o que precisas sem problema (não vejo necessidades de passthrough de dispositivos pcie e coisas do género)

Posso estar enganado, mas não testaste isso com tempo e orientação suficiente, todos os problemas que listas são coisas simples, mas carecem de serem aprendidas primeiro.

A questão das legendas do Jellyfin, por exemplo, basta mudar ou instalar outro pluggin.
 
Última edição:
Já tinha instalado o Scale em cima do hardware mas não consegui fazer nada porque é necessário criar o volume num disco à parte e o pc que usei é um Asus VivoPC que só tem um disco, mesmo usado um externo não consegui. E criando duas partições no disco onde está instalado o Scale também não funcionou.

Se essa máquina só tinha um disco, e foi nele que instalaste o OS, não consegues fazer mais nada nesse disco, por predefinição.
É suposto ser assim.

Precisas de Vdevs/Pools para poderes instalar coisas. Para isso precisas de discos que não o que tem o SO (chamada boot pool).

Para usares isso tens que aprender primeiro como se usa e configura, não é só instalar o OS.

Não é difícil, requer é pesquisa.
 
Se essa máquina só tinha um disco, e foi nele que instalaste o OS, não consegues fazer mais nada nesse disco, por predefinição.
É suposto ser assim.

Precisas de Vdevs/Pools para poderes instalar coisas. Para isso precisas de discos que não o que tem o SO (chamada boot pool).

Para usares isso tens que aprender primeiro como se usa e configura, não é só instalar o OS.

Não é difícil, requer é pesquisa.
Vou tentar instalar o TrueNAS Scale numa pen usb com boot e depois usar o disco para o resto.
 
Truenas ė fixe mas atenção hardware e as memorias ecc estes 2 se não forem recomendados pela comunidade, esqueçam. Eu nao tenho memórias ecc e tive alguns crashs aleatórios ao longo do ano.
Depois migrei proxmox, aqui com vms pfsense e 2x ubuntu server, e omv ficheiros, notei muito melhor desempenho que o truenas. O zfs exige um bocado da maquina.
 
O hW para este tipo de aplicação (nas) convém sempre ser testado e fiável, os controladores sata nas boards e placas consumer com Port multiplier/multiplexers ou certos chipsets, por exemplo, na esmagadora maioria dos casos, ou são más ou medíocres.

Quanto à questão da memória ECC, é sempre melhor ter quando possível, mas não é obrigatória.

O seu uso tem exactamente a mesma criticidade num sistema que use ZFS, ou não (onde se incluem todos os sistemas de ficheiros existentes, incluindo os usados pelos SOs dos fabricantes de NAS pré-feitos, como btrfs, ext4, etc).

Não usar em ZFS basicamente é ignorar uma das proteções do sistema de ficheiros (dados na ram são um input para o scrub) relativamente à eventual corrupção de dados (bitrot, por exemplo), e relegar essa tarefa apenas para as 2 estruturas de metadata das Pools ZFS.


Os crashs aleatórios que estão listados acima não são relacionados certamente com problemas de bitflip/corrupcao, que é em teoria o que o ECC corrige, muito provavelmente viria provavelmente de outro lado. Sistemas fiáveis requerem hW fiável.

Proxmox é um hypervisor, não é um software para NAS.

O ZFS não exige nada de especial em termos de computação em uso geral, corre em cima de quase tudo o que é x86. Existem casos de cache de escrita que necessitam de single thread forte, assim como outros onde a deduplicacao é usada, mas não parece que seja o use case de mais de 80% de quem usa o Truenas (ambiente caseiro/homelab).

A RAM geralmente é mais taxada (em quantidade) devido à arquitetura de funcionamento do sistema de ficheiros (Arc).


Resumindo, se for para fazer, convém ser de raiz, e tem que se perder algum tempo. Poupa-se dinheiro, gasta-se tempo.

No caso do SysCon, tal como disse anteriormente, do ponto de vista económico acho que faria mais sentido manter o Nas que tem se serve para as partilhas, e arranjar uma máquina decente para as virtualizacoes.
 
Última edição:
Se essa máquina só tinha um disco, e foi nele que instalaste o OS, não consegues fazer mais nada nesse disco, por predefinição.
É suposto ser assim.

Precisas de Vdevs/Pools para poderes instalar coisas. Para isso precisas de discos que não o que tem o SO (chamada boot pool).

Para usares isso tens que aprender primeiro como se usa e configura, não é só instalar o OS.

Não é difícil, requer é pesquisa.
Voltei a instalar o TrueNAS Scale num outro disco e depois usei dois discos externos para a pool. Instalei o Transmission e consegui alterar a pasta dos downloads, instalei também o Jellyfin e adicionei uma pasta com dois filmes e funcionou tudo bem.

Voltei um pouco atrás na compra de outro Qnap e sou capaz de ir para a frente com um NAS mini-itx mas fiquei na dúvida em relação às VMs, é mesmo necessário uma gráfica dedica? Não consegui criar uma VM porque pede uma segunda gráfica.

Truenas ė fixe mas atenção hardware e as memorias ecc estes 2 se não forem recomendados pela comunidade, esqueçam. Eu nao tenho memórias ecc e tive alguns crashs aleatórios ao longo do ano.
Depois migrei proxmox, aqui com vms pfsense e 2x ubuntu server, e omv ficheiros, notei muito melhor desempenho que o truenas. O zfs exige um bocado da maquina.
Desisti de comprar memórias ECC por causa do valor, como tenho um sistema DAS para backups não estou assim muito preocupado com os erros.



EDIT: fiquei fã no Proxmox :)
 
Bom dia :)

Um familiar quer um sistema de backup automático, então falou-se em obter uma NAS.

O contexto é trabalhar constantemente em autocad e com ficheiros bastante grandes e querer garantir que fica tudo num backup automaticamente para não correr o risco de perder trabalho.
Os ficheiros ficarem disponíveis em cloud também é um plus para poder trabalhar em pcs diferentes sem ter que andar com os discos atrás.

Queria então ajuda a achar a solução certa, tanto da NAS como dos discos a serem comprados, penso que os que ele tem atualmente não irão servir (seagate barracuda).

Nota: Ele pediu-me para ver o que achava destes 2:
  1. QNAP TR-004 - MATRIZ DE DISCO RÍGIDO - 0 TB - 4 BAIAS (SATA-300) - USB 3.2 GEN 1 (EXTERNO)
  2. NAS Synology Disk Station DS223 - 2 Baías - 1.7GHz 4-core - 2GB RAM​


O budget é o minimo que cumpra os requisitos e que tenha longevidade. Obrigado!

 
Isso são dois produtos completamente diferentes.
O primeiro é um DAS, Direct Attached Storage. Ou seja, ligas ao computador por USB portanto se ele quiser aceder aos dados em vários computadores tem duas hipóteses, tem sempre que ligar o DAS ao computador onde vai trabalhar , que me parece que não é opção, ou então liga o DAS a um computador e depois faz partilha das pastas pela rede mas implica que o computador onde o DAS está ligado tenha que estar ligado também. Este DAS tem 4 baias mas se quiseres implementar RAID5 tens que implementar logo na primeira configuração, ou seja, tens que comprar os 4 discos de inicio pois não permite ir adicionando discos à medida que precisas.
O segundo é um NAS própriamente dito, ou seja, funciona autonomamente e podes ligá-lo à rede e partilhar as pastas na rede. Este tem apenas duas baias para colocar os discos pelo que só pode funcionar em RAID 1.
 
Se é um familiar e alguém que não percebe muito de informática, esse DS223 chega perfeitamente, desde que seja também comprado um disco externo para fazer o verdadeiro backup e se ele realmente está a falar a sério, um serviço online para fazer outro backup automático. Isto é a velha regra de backup 3-2-1, 3 cópias dos dados, em dois tipos de meios diferentes, com uma fora do espaço físico do NAS.

Ou seja:
- DS223
- Seagate Ironwolf
- disco externo para backup
- serviço online de backup

É comprar dois Seagate Ironwolf com o dobro do espaço que ele espera vir a necessitar num prazo de dois anos. Ou seja, se ele esperar ter 2TB ocupados no NAS é começar logo com 4TB disponíveis. Como vais estar com Raid 1 (ou SHR que é o melhor em synology para estes casos) precisas de dois discos de 4TB. Esta conversa do dobro é porque normalmente achamos que precisamos sempre menos do que na realidade vamos precisar.

O disco externo servirá para fazer backup de tudo o que for importante. No mínimo deverá ter a capacidade que o NAS tem.

Alguém vai ter de o configurar, mas é fácil: instalar os discos, montar o volume, ver com o teu familiar que zonas de partilha quer ter, definir utilizadores, configurar os snapshots (para ter histórico de alterações), definir o backup para o disco externo e o serviço online e instalar a aplicação synology drive nos computadores que serão usados para trabalhar.
Este último passo serve para haver uma sincronização de uma ou mais pastas locais. Em vez de ele estar a trabalhar directamente sobre o NAS, trabalha sobre o discos local e o NAS sincroniza tudo automaticamente. Aconselho fazer isto porque se forem ficheiros mesmo grandes, vai ser chato estar à espera que os mesmos sejam descarregados da rede.
 
Obrigado, eram exatamente essas dúvidas que tinha, ambos temos noções de equipamento/software informático mas queria confirmar com pessoal que tenha experiência concreta com este tipo de equipamentos para ficar tudo comprado certo logo de início :)

Ele não usa propriamente discos externos, há cerca de 1 ou 2 anos ofereci-lhe um dispositivo externo que lê 2 discos (HDD ou SSD), então usa um para armazenar trabalho e quando acaba basta clicar num botão deste equipamento e é feita a clonagem para o segundo disco. Mas agora queria algo ainda mais redundante e automático, daí a NAS.

Sendo assim vou-lhe apresentar então esta solução, obrigado novamente!
 
Bom dia
Tenho uma NAS Odroid que é usada mais para backups Cold e assim de pouco acesso Atualmente tenho um disco WD Red e adquiri agora um WD Red Plus porque o segundo disco, Toshiba/Hitachi com 11 anos começa a acusar a idade

Tema, devido ao uso que dou tenho o SpinDown ativo nos mesmos Um dos discos pode passar semanas sem ser usado

No entanto do que vou lendo existem muitas opiniões sobre que estes discos devem ficar em Idle e não parados Posso perceber que são feitos para 24x7 mas não me faz sentido ter um disco acedido 1 vez por semana, outro nem tanto em Idle

Que pensam ?
 
Back
Topo