Guia Guia para Comprar NAS

Raid 5, tem de ser um modelo de 4 baias. Qualquer modelo da série 4xx da Synology.
4x HDD (vê neste link quanto ficas com 4 discos iguais: https://www.synology.com/en-global/support/RAID_calculator)
um disco usb 3.0 externo para backup do NAS

Só uso Synology, como tal não consigo recomendar outras marcas (não tenho opinião).

Obrigada.
E que discos recomenda de 4 Gbytes ?

o software da NAS permite acessos a partir do exterior "de casa" ?
 
RAID é redundância em primeiro lugar, só será backup se os "originais" estiverem noutro lado.
RAID guards against one kind of hardware failure. There's lots of failure modes that it doesn't guard against.
  • File corruption
  • Human error (deleting files by mistake)
  • Catastrophic damage (someone dumps water onto the server)
  • Viruses and other malware
  • Software bugs that wipe out data
  • Hardware problems that wipe out data or cause hardware damage (controller malfunctions, firmware bugs, voltage spikes, ...)
and more.

Discos vão haver muitas opiniões, mas eu estou a usar os WD Red. Se fosse fazer um upgrade agora seria 4x WD Red 4TB.

O software dos NAS geralmente permite o acesso exterior, quando ativado. No entanto, se o estão a usar para backup, nunca activem esta funcionalidade. É um risco desnecessário.
 
Boas, nem sei se é o sitio certo para colocar esta questão, mas não queria abrir um topico escusado, se acharem necessario, abro.

Não sou grande entendido nestas áreas, mas existe alguma possibilidade ter um disco externo ligado à rede de casa, só para ir fazendo backup das fotos e videos (principalmente), que tenho no iphone? e também ficheiros que estejam noutros telemóveis android.
 
Precisava de comprar um NAS para ficar no escritório e ser acessido remotamente pelos colaboradores da empresa. É possível aceder à NAS, em qualquer lugar e através de uma pasta no explorador do Windows, ou só através do site do NAS?
 
Os NAS oferecem vários tipos de ligações, o que permite que os possas configurar para fazeres backup do iphone/Android para o NAS. Existem algumas apps que fazem isto quase automaticamente (como a Acronis True Image: Mobile). Ainda não as testei, mas ainda bem que falas nisso, porque vou testar já.

O que uso diariamente é uma ligação NFS através de rede. Todos os meus PCs têm uma ligação ao NAS e uso-o como se fosse mais um PC na rede, permitindo gerir os ficheiros. Tenho vários utilizadores configurados para aceder a pastas partilhadas diferentes para poder segregar os recursos armazenados. Desativei estas ligações ao exterior como uma medida de segurança, mas é possível ter acesso através da Internet.
 
Que acham do WD MyCloud Home ?
Quero comprar algo para centralizar todas as fotos, vídeos e documentos que tenho nos PCs e Mi 9T, que fosse apenas acessível com autenticação, como também apenas através da rede pessoal de casa. Não tenho interesse em aceder aos dados fora de casa, mas seria porreiro se houvesse essa possibilidade. O MyCloud num sítio perto do router ligado por cabo.
É possível configurar também para fazer backups de pastas que tenha no fixo, portátil e Mi 9T assim que estes se conectam à rede de casa ?

Ou o mais aconselhado para o que quero é mesmo uma NAS da Synology por exemplo ? Queria algo fiável, mas não precisa ser nada fancy a nível de configurações nem interfaces. Quanto mais básico e simples for de fazer uploads, backups e aceder através de todos os dispositivos em casa melhor.
 
Que acham do WD MyCloud Home ?
Quero comprar algo para centralizar todas as fotos, vídeos e documentos que tenho nos PCs e Mi 9T, que fosse apenas acessível com autenticação, como também apenas através da rede pessoal de casa. Não tenho interesse em aceder aos dados fora de casa, mas seria porreiro se houvesse essa possibilidade. O MyCloud num sítio perto do router ligado por cabo.
É possível configurar também para fazer backups de pastas que tenha no fixo, portátil e Mi 9T assim que estes se conectam à rede de casa ?

Ou o mais aconselhado para o que quero é mesmo uma NAS da Synology por exemplo ? Queria algo fiável, mas não precisa ser nada fancy a nível de configurações nem interfaces. Quanto mais básico e simples for de fazer uploads, backups e aceder através de todos os dispositivos em casa melhor.

Alguem? também estou com o mesmo interesse.
 
Ando a ver mais activamente um NAS, gostava de algo com VPN e se pudesse ter 2 portas de rede para ligar o NAS à tomada de rede do escritório e o o PC ao NAS era o ideal (Mas posso meter lá um Router em AP ou um Switch). Não preciso para já de reproduções multimédia e isso; até agora vi o Synology DS418 4 baías, mas se calhar é acima do que preciso pq será praticamente só para dois utilizadores, por ex pouparia + de 100€ indo para o DS418J, ou tb há o DS218+ (Que perde duas baias mas tem um Intel Celeron J3355 e dá para acrescentar RAM), DS718+ parece bastante bom mas tb só tem 2 baias...

Para VPN e partilhas de pastas apenas para 2 utilizadores os mais baratos chegam?
 
Olhando por ex para o Synology DS718+ que tem duas portas de rede, posso ligar uma porta ao Router para ligar o NAS à Rede e posso ligar um PC à outra porta do NAS para ter acesso quer à Intranet quer à Internet?
Tenho a impressão que as duas portas são para link aggregation com routers que supportem esta tecnologia. Não sei se pode ser usado para o fim que queres. Mesmo que dê, isso implicaria que tivesses de ter o NAS ligado para que pudesses ter rede no PC.
 
Back
Topo