Guia Guia para Comprar NAS

Viva,

Sou fotografo profissional e tenho um Synology 214+. O que teras de fazer sera apenas ligar o teu leitor de cartoes a porta frontal USB do SYnology e claro, configurar o USB_COPY folder e software para dizes o behaviour do script quando pressionas o C button tambem localizado no painel frontal da box.

Funciona muito bem. No entanto toma atencao se estas a pensar em em editar no teu main desktop/laptop o conteudo que tens na network(NAS) nao iras conseguir. Mas continuas sempre com a possibilidade de manteres aquela peace of mind de teres os files backedup se houver perda de dados durante edicao.

(desculpa a falta de pontuacao mas UK keyboard aqui)

qualquer coisa apita
 
Acabei por comprar o DS720+ com um seagate ironwolf 4TB. Posteriormente colocarei outro 4TB para fazer mirror.
Coisas que entretanto já fiz setup: e está tudo a funcionar localmente:

- Alterei a admin account
- IP Estático no router
- User accounts/ groups e permissões a pastas/apps. Segregrei a conta admin e uma conta para eu usar no dia a dia.
- User accounts security:
.Block IP após 3 tentativas erradas em 5min
.Block user account após 3 tentativas erradas
.Pwd policy (12 caracteres, maiúsculas, minúsculas, símbolos, números)
.Pwd Expiracy: 180 dias​
- DS Video / DS Photo (Podem não ser os melhores mas é um grande improve ao que tinha anteriormente com Kodi + Disco USB). Ou devo manter Kodi com coneção SMB ao NAS?
- Task schedule
.Power off/on diário
.SMART quick test (semanal)
.SMART deep test (mensal)
.Ironwolf test (mensal)
.recycle bin deletion​
- USB Copy da camara/drone etc para diferentes pastas
- Hyper Backup : NAS to USB backup

Falta-me definir um FTP server (é a única forma de me ligar ao PC do trabalho caso queira transferir algo)
Criar um docker image com os habituais Sonarr, Radarr + VPN e Downloads (Há outras soluções)? Posso ter alguma pasta onde colocar torrent files e o NAS fazer o download automático? Como é feita a partilha das pastas entre DSM e o docker? Pode parecer noobice mas nunca usei o docker.

Eventualmente vou querer que alguns users possam aceder pela internet ao NAS. Que cuidados extra devo ter? Já li algo como ativar reverse proxy e desligar o SSH se não usar.

Obrigado desde já!
 
Falta-me definir um FTP server (é a única forma de me ligar ao PC do trabalho caso queira transferir algo)
Criar um docker image com os habituais Sonarr, Radarr + VPN e Downloads (Há outras soluções)? Posso ter alguma pasta onde colocar torrent files e o NAS fazer o download automático? Como é feita a partilha das pastas entre DSM e o docker? Pode parecer noobice mas nunca usei o docker.

  • Torrent - com o download station podes mapear uma pasta e sempre que o NAS detectar um magnet link lÊ e inicia automaticamente.
  • Nunca usei dockers mas tive umas VMs - shared folders é como partilhei a informação entre NAS<>VMs
  • Para filmes utilizo exclusivamente o Plex.
  • DS Video / DS Photo também.


Eventualmente vou querer que alguns users possam aceder pela internet ao NAS. Que cuidados extra devo ter? Já li algo como ativar reverse proxy e desligar o SSH se não usar.

Obrigado desde já!

Aqui e para o ponto acima o que recomendo é uma openVPN para ligar ao NAS. Não recomendo nunca dar acesso ao quickconnect nem ddns À Internet. Uma VPN cifra o trafego para/de o NAS, dá-te controlo de acesso e quem está ligado.

Isto serve para o dsphoto/video/quickconnect etc. No meu caso tenho ddns no router de casa e mapeiei uma porta Não-DEFAULT para me ligar ao servidor de OVPN dentro da rede de casa (que é o Synology).

Existem N tutorias na Internet para configurar a OVPN para os Synology.
NOTA: o VPN SErver que vem da Synology não suporta a utilziação de certificados digitais para encriptar e dar uma cada extra de autenticação. Googlando aparecem how-tos simples de como fazer isto.
 
Olá a todos,

Estou á procura de um servidor e pensei num synology Ds220+ , estão a 305€ na Amazon Alemã e parece me um excelente preço.

Irei usar para:
- guardar as fotos em substituição do Google fotos
- Servidor de ficheiros para substituir/complementar o Google drive
- plex ou emby
- se for possível, instalação de Home assistant
- cameras IP, so tenho 1 de momento
- Radarr, sonarr...
- backup caseiro de outros ficheiros


O Ds720+ já é carote para mim.

E devo comprar um Wd Red de 4tb CMR que tb esta em promo na mesma Amazon Alemã e um módulo de 4gb RAM para juntar ao Synology.


Acho que serve o meu propósito por alguns anos. Que acham?
 
Só não estou a perceber a compra de 1 (um) disco de 4TB.
Vais usar o NAS sem qualquer tipo de backup de dados? Se o disco for à vida.... caput a tudo.
 
Tirando a questão do home assistant, que confesso que não faço a minima ideia se é suportado ou não, deves ficar bem servido para o que pretendes.
 
Boa tarde a todos, estou comprador de um NAS, não tenho um budget definido mas naturalmente o que oferecer melhor relação qualidade preço será o eleito.

Com as seguintes características:
- 2x discos 4tb para redundância;
- Para servir de arquivo de fotos, documentos, etc;
- Para fazer sincronização de quatro telemóveis android;
- Ter possibilidade de partilhar pastas com terceiros (atualmente utilizo dropbox para isto, crio um link e envio. muito útil para passar fotos das férias aos amigos);
- Ser seguro do ponto de vista de intrusões;
- Possibilidade de ter pasta sincronizada como as da dropbox.

Se calhar algumas coisas que procuro todos fazem, mas para mim é importante a facilidade de programar e gerir todas estas coisas de forma simples e intuitiva. Tive a olhar para os Western Digital ex2 e o Home, o que me dizem e qual sugerem?

Obrigado.
 
@tiagoagfaria

Para ajudar a decidir:

O play é capaz de ser a opção mais equilibrada preço performance. Isto se quiseres usar para streaming também, mas não esperes que faça transcoding de tudo. Para o que pediste o mais básico chega.
 
Boa tarde,

Não tenho qualquer experiência com NAS, mas foi-me aconselhado enquanto procurava um substituto para as Clouds (que estão sempre cheias e o custo para expandir ainda é elevado ao fim de um tempo).

O que procuro é um Storage a que consiga aceder de qualquer lado. Será para guardar todos os meus ficheiros importantes (~250gb) e poder acedê-los pelo telémovel e PC. Gostava que tivesse algum tipo de backup portanto o melhor será ter 2 SSD? O objetivo era gastar o menor possível, não preciso de mais do que 500gb -1Tb.

Se tiverem alguma sugestão (ou outra solução sem ser uma NAS) agradecia os vossos conselhos.

Muito obrigado
 
Tens as sugestões que coloquei acima mas para esse espaço porque não o Office 365 que tem 1TB de espaço na cloud?
É que no teu caso estás a pedir pouco espaço. Se usas iPhone eventualmente iCloud pode também ser uma solução. Para NAS uma solução da Synology como as que coloquei acima é uma boa ideia. E podes poupar dinheiro não optando por SSD, Discos mecânicos para o efeito continuam a ser o mais indicado. Não precisas de rapidez porque vais estar mais limitado pela velocidade da rede do que pelos discos.
 
Tens as sugestões que coloquei acima mas para esse espaço porque não o Office 365 que tem 1TB de espaço na cloud?
É que no teu caso estás a pedir pouco espaço. Se usas iPhone eventualmente iCloud pode também ser uma solução. Para NAS uma solução da Synology como as que coloquei acima é uma boa ideia. E podes poupar dinheiro não optando por SSD, Discos mecânicos para o efeito continuam a ser o mais indicado. Não precisas de rapidez porque vais estar mais limitado pela velocidade da rede do que pelos discos.

Obrigado pela ajuda.
Não tenho Apple, é tudo Windows e Android.
Tenho uns quantos discos (1 SSD) aqui por casa de 250-500gb que pensei que podia colocar na NAS.
Não fazia ideia que o Office365 tinha 1TB de cloud, vou investigar. Obrigado!
 
Tem. Ficas com um pagamento anual mas com 1TB de cloud é uma proposta muito interessante. Eu vejo o office 365 para muitas pessoas como a cloud com o office de bónus. No teu caso parece ser uma boa opção.
 
boas pessoal
alguém pode dar uma dica rápida para que serve o radarr e o sonarr.
é um gestor de downloads para midia??
EDIT:
ja estive a estudar o sonarr e o radarr, sinceramente ao trabalho que dá configurar isto, acho que não vale o trabalho, então o radarr, ainda menos.
vou deixar o sonarr instalado uns tempos so para ver que tal
 
Última edição:
Vejo que a maioria das pessoas por ser mais user friendly utiliza soluções Qnap ou Synology. Quando existe uma avaria de hardware como recuperam a informação? São obrigados a substituir/reparar o hw a qualquer custo para manter a informação.
Este não será o maior problema destas soluções?
 
Back
Topo