1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Guia para Comprar NAS

Discussão em 'Hardware - Análises, Artigos e Guias' iniciada por ZWAME, 16 de Fevereiro de 2017. (Respostas: 247; Visualizações: 27277)

1. AssassIIn

AssassIIn Power Member

Viva,

Sou fotografo profissional e tenho um Synology 214+. O que teras de fazer sera apenas ligar o teu leitor de cartoes a porta frontal USB do SYnology e claro, configurar o USB_COPY folder e software para dizes o behaviour do script quando pressionas o C button tambem localizado no painel frontal da box.

Funciona muito bem. No entanto toma atencao se estas a pensar em em editar no teu main desktop/laptop o conteudo que tens na network(NAS) nao iras conseguir. Mas continuas sempre com a possibilidade de manteres aquela peace of mind de teres os files backedup se houver perda de dados durante edicao.

(desculpa a falta de pontuacao mas UK keyboard aqui)

qualquer coisa apita

2. [_Rafeiro_]

[_Rafeiro_] Power Member

Obrigado a ambos.

3. [_Rafeiro_]

[_Rafeiro_] Power Member

Acabei por comprar o DS720+ com um seagate ironwolf 4TB. Posteriormente colocarei outro 4TB para fazer mirror.
    Coisas que entretanto já fiz setup: e está tudo a funcionar localmente:

- Alterei a admin account
    - IP Estático no router
    - User accounts/ groups e permissões a pastas/apps. Segregrei a conta admin e uma conta para eu usar no dia a dia.
    - User accounts security:
    .Block IP após 3 tentativas erradas em 5min
    .Block user account após 3 tentativas erradas
    .Pwd policy (12 caracteres, maiúsculas, minúsculas, símbolos, números)
    .Pwd Expiracy: 180 dias​
    - DS Video / DS Photo (Podem não ser os melhores mas é um grande improve ao que tinha anteriormente com Kodi + Disco USB). Ou devo manter Kodi com coneção SMB ao NAS?
    - Task schedule
    .Power off/on diário
    .SMART quick test (semanal)
    .SMART deep test (mensal)
    .Ironwolf test (mensal)
    .recycle bin deletion​
    - USB Copy da camara/drone etc para diferentes pastas
    - Hyper Backup : NAS to USB backup

Falta-me definir um FTP server (é a única forma de me ligar ao PC do trabalho caso queira transferir algo)
    Criar um docker image com os habituais Sonarr, Radarr + VPN e Downloads (Há outras soluções)? Posso ter alguma pasta onde colocar torrent files e o NAS fazer o download automático? Como é feita a partilha das pastas entre DSM e o docker? Pode parecer noobice mas nunca usei o docker.

Eventualmente vou querer que alguns users possam aceder pela internet ao NAS. Que cuidados extra devo ter? Já li algo como ativar reverse proxy e desligar o SSH se não usar.

Obrigado desde já!

4. alter_mann

alter_mann Power Member

• Torrent - com o download station podes mapear uma pasta e sempre que o NAS detectar um magnet link lÊ e inicia automaticamente.
    • Nunca usei dockers mas tive umas VMs - shared folders é como partilhei a informação entre NAS<>VMs
    • Para filmes utilizo exclusivamente o Plex.
    • DS Video / DS Photo também.

Aqui e para o ponto acima o que recomendo é uma openVPN para ligar ao NAS. Não recomendo nunca dar acesso ao quickconnect nem ddns À Internet. Uma VPN cifra o trafego para/de o NAS, dá-te controlo de acesso e quem está ligado.

Isto serve para o dsphoto/video/quickconnect etc. No meu caso tenho ddns no router de casa e mapeiei uma porta Não-DEFAULT para me ligar ao servidor de OVPN dentro da rede de casa (que é o Synology).

Existem N tutorias na Internet para configurar a OVPN para os Synology.
    NOTA: o VPN SErver que vem da Synology não suporta a utilziação de certificados digitais para encriptar e dar uma cada extra de autenticação. Googlando aparecem how-tos simples de como fazer isto.

5. fleyd

fleyd Power Member

Olá a todos,

Estou á procura de um servidor e pensei num synology Ds220+ , estão a 305€ na Amazon Alemã e parece me um excelente preço.

Irei usar para:
    - guardar as fotos em substituição do Google fotos
    - Servidor de ficheiros para substituir/complementar o Google drive
    - plex ou emby
    - se for possível, instalação de Home assistant
    - cameras IP, so tenho 1 de momento
    - Radarr, sonarr...
    - backup caseiro de outros ficheiros

O Ds720+ já é carote para mim.

E devo comprar um Wd Red de 4tb CMR que tb esta em promo na mesma Amazon Alemã e um módulo de 4gb RAM para juntar ao Synology.

Acho que serve o meu propósito por alguns anos. Que acham?

6. Djizasse

Djizasse Power Member

Só não estou a perceber a compra de 1 (um) disco de 4TB.
    Vais usar o NAS sem qualquer tipo de backup de dados? Se o disco for à vida.... caput a tudo.

7. fleyd

fleyd Power Member

Vou comprar 2 sim, para fazer a redundância.

8. nerds

nerds Power Member

Tirando a questão do home assistant, que confesso que não faço a minima ideia se é suportado ou não, deves ficar bem servido para o que pretendes.