Guia Guia para Comprar NAS

Boas,
Acho que já sei o que te entusiasmou nos DAS @Metro :bounce:
Até eu me babava com uma coisinha destas, pena a limitação do comprimento dos cabos thunderbolt e USB 3.x.

Como ele pretende aceder de todas as maneiras então o NAS é o ideal, pegando no que escreveste sobre velocidades então nem um NAS de 1Gbit consideraria.

Para mim não faz sentido comprar NAS com portas Lan abaixo dos 2,5Gbe quando as Mobos vem com Lan a 2,5Gbe e já há switches de 5 Portas 2,5Gbe a rondar os 150€.
Olhando para as velocidades Wifi 6/6A~Z, Mimo e sabe-se lá mais o quê... 1Gb is dead.

Para ficheiros até 2GB, ou até um pouco mais, é pacífico trabalhar directamente no NAS desde que o NAS seja em termos.

Se quiser pode utilizar uma app tipo Qsync em que mantem uma cópia actualizada dos ficheiros do Portátil no NAS, fazendo a app a escolha da melhor ligação disponível para o fazer em tempo real.
Pode também colocar nas opções a função de a App não apagar ficheiros no NAS se ele apagar no Portátil, para libertar espaço no Portátil ou prevenir eliminações acidentais.


Se quiser continuar a apostar em discos Sata de 3,5" ou 2,5" sugiro o QNAP TS-453D-4G por 460€ +/- = 4 Discos Sata + 2Lan 2,5GBE + USB 3 10GB + Potencial enorme;
Se quiser começar a preparar-se para os NVME como armazenamento e não só como cache, sugiro o QNAP TS-364-4G por 490€ +/- = 3 Discos Sata + 2 NVME + 1 Lan 2,5GBe + USB 3 10GB + Potencial enorme.

Não sobra muito para os discos, mas aconselho a procurar promoções dos WD Red Pro 4TB (Evitar SMR) ou Seagate Ironwolf 4TB, ambos a 7200Rpms.

Cumps.
 
Boas,

Pretendes armazenar só no NAS/DAS, ou pretendes ter uma cópia no NAS/DAS?

Cumps.
Pretendo armazenar e fazer backup (raid 1 ou 5 dependendo da quantidade de discos) para não arriscar perder informação.

@tripiatrik um DAS é Direct Attached System. Como o nome indica é um equipamento que também faz RAID mas em vez de ficar ligado por rede é ligado diretamente ao computador. Se és o único utilizador podia interessar porque evitaria o "funil" criado pela rede gigabit. Imagina que tinhas tunderbolt no portátil estamos a falar de uma auto-estrada em vez de uma estrada nacional.
Mas o teu portátil terá USB 3.0 e tu precisas que esteja na rede.

Quando falamos em 10 Gbps estamos a pensar no futuro e tens que começar por algum lado e era apenas para pensar se isso fazia sentido. O router pode continuar a ser Gigabit. Se colocas depois um switch 10Gbit e lá ligares o NAS 10 Gbit e um desktop com uma placa 10 Gbit o NAS e o desktop ficam ligados a 10 Gbit. É apenas um exemplo.

Mas eu começo as hostilidades e o @skandal e o @MinisterOfSound corrigem :D

Duas opções Gigabit:

Synology DS418
Synology DS420+

A página da synology: https://www.synology.com/en-global/products?tower=ds_j,ds_plus,ds_value,ds_xs&bays=4

A escrita é de 226MB/s o que não é mau. Tiras os discos do teu WD e colocas aqui. Em vez de usares RAID colocas em SHR e assim quando tiveres mais discos é ires adicionando que ele faz a magia.

Tens é que guardar a informação antes. Ele formata os discos. E sff pensa numa estratégia de backup. Apesar de em termos de hardware outras marcas terem melhores especificações eu acabo sempre por olhar para a Synology que é o que conheço e o software tem updates e funciona bem. Eu não gosto de soluções exóticas em backups. Mas espera por mais opiniões.
Ah ok já percebi. Pois o meu PC não tem porta thunderbolt e também é difícil encontrar equipamentos desses.

A questão das portas 10 gigabit faria com que tivesse de investir noutro PC, o qual não está nos planos e nem tenho orçamento para isso. Mas se por exemplo a NAS for só gigabit e ligar lá um switch 10gbt, funciona? Ou isso só resulta em relação ao router? pelo que percebi, teria de ter tanto no PC como na NAS porta 10gbt, no router é que não importa. Se for isso acaba por ser um investimento que vai muito além do meu orçamento. Eu só queria que não fosse lento a copiar ficheiros do PC para a NAS e vice versa, como acontece com o WD My Cloud.

Eu estava de olho nesse DS420+ mas é só dual core. Não fazia mais sentido ser um quad core? Também tinha visto o DS920+ mas já é um pouco mais caro. Também ouvi dizer que esses que trazem duas portas lan, se ligar as duas ao router por exemplo, ficava com mais velocidade (?) sinceramente não percebi bem. Alguém mais informado que possa esclarecer.

Pois essa solução do SHR foi uma das coisas que também gostei em relação à Synology. Não sei se a Qnap tem algo do género. Quanto aos discos teria de copiar cerca de 4 TB que tenho ocupado primeiro antes de poder adicionar dentro da NAS.

E a nível de durabilidade, o software deles é actualizado por bastante tempo?

Boas,
Acho que já sei o que te entusiasmou nos DAS @Metro :bounce:
Até eu me babava com uma coisinha destas, pena a limitação do comprimento dos cabos thunderbolt e USB 3.x.

Como ele pretende aceder de todas as maneiras então o NAS é o ideal, pegando no que escreveste sobre velocidades então nem um NAS de 1Gbit consideraria.

Para mim não faz sentido comprar NAS com portas Lan abaixo dos 2,5Gbe quando as Mobos vem com Lan a 2,5Gbe e já há switches de 5 Portas 2,5Gbe a rondar os 150€.
Olhando para as velocidades Wifi 6/6A~Z, Mimo e sabe-se lá mais o quê... 1Gb is dead.

Para ficheiros até 2GB, ou até um pouco mais, é pacífico trabalhar directamente no NAS desde que o NAS seja em termos.

Se quiser pode utilizar uma app tipo Qsync em que mantem uma cópia actualizada dos ficheiros do Portátil no NAS, fazendo a app a escolha da melhor ligação disponível para o fazer em tempo real.
Pode também colocar nas opções a função de a App não apagar ficheiros no NAS se ele apagar no Portátil, para libertar espaço no Portátil ou prevenir eliminações acidentais.


Se quiser continuar a apostar em discos Sata de 3,5" ou 2,5" sugiro o QNAP TS-453D-4G por 460€ +/- = 4 Discos Sata + 2Lan 2,5GBE + USB 3 10GB + Potencial enorme;
Se quiser começar a preparar-se para os NVME como armazenamento e não só como cache, sugiro o QNAP TS-364-4G por 490€ +/- = 3 Discos Sata + 2 NVME + 1 Lan 2,5GBe + USB 3 10GB + Potencial enorme.

Não sobra muito para os discos, mas aconselho a procurar promoções dos WD Red Pro 4TB (Evitar SMR) ou Seagate Ironwolf 4TB, ambos a 7200Rpms.

Cumps.
Como já tinha comentado no post anterior, nas NAS que trazem duas portas lan, se ligar as duas ele não duplica a velocidade? Já li algures que sim, mas não percebi muito bem.

O meu router ainda não tem wifi 6

Para mim, desde que desse para trabalhar sem lag ou que não fosse lento como as soluções da WD a copiar e até mesmo a trabalhar dentro do disco já era bom.

Em relação aos discos já percebi que têm de ser CMR. Só estava na dúvida se havia muita diferença nos rpms.

Thanks
 
Boas,

Para mim é sempre má opção comprar algo com tecnologias em vias de ficarem ultrapassadas.
Também acho má opção estares a fazer uma escolha sobre algo que dura 6/7 anos na boa com base nas caracteríticas do que tens actualmente.

Para funcionar a 2,5Gbe ou 10Gbe não terias de comprar já um switch, portátil ou router. Ficarias preparado para algo inevitável como o aumento para 2,5Gb a breve prazo.

As "Placas de rede" funcionam a várias velocidades, podendo ir ao máximo e ao mínimo:10Mb .

Os Nas que tem 2 Placas de Rede podem ser configurados para utilizar as duas ao mesmo tempo para envio e receção, o que significa em pouco mais que o dobro da velocidade de transmissão.
Isto é util quando se lida com ficheiros grandes porque apesar de veres a ligação 1Gigabit, na realidade só transferiria a uns máximos 125 Megabytes/Segundo. Na prática se tiveres acima dos 65 Megabytes/Segundo já não é mau.

Em discos mecânicos as Rpm's tem bastante influência, em especial olhando ao facto que os discos colocados no NAS servem de "discos de sistema".
Um truque que podes fazer, implicando ocupar uma baía, é meter um disco SSD o mais barato de 256Gb como disco de sistema e cache.

Olhando para diferença de preço entre o Ds920+ e o TS 453D, não vejo forma do SHR justificar o hardware pior que traz.
O SHR é porreirito, mas há que ver as condicionantes que tem e os exemplos que dão não são comparáveis ao que podes fazer num NAS da Qnap.
Não há de todo a perda de espaço que lá exemplifica ao adicionar discos e a questão de ter 1,2 ou 3 storage pools é indiferente na utilização do espaço no NAS.

Cumps.
 
@MinisterOfSound confesso que tenho visto mais da Synology do que Qnap, mas já percebi que só na Qnap têm portas lan superiores a 1gbt (pelo menos nos modelos que vi). No entanto ainda continuo com bastantes dúvidas no que escolher. O modelo que especificaste num post mais acima já é de 2018 acho. Não existem mais recentes? E como é a marca a nível de updates de software? Dão suporte a longo prazo com modelos mais antigos?

"Um truque que podes fazer, implicando ocupar uma baía, é meter um disco SSD o mais barato de 256Gb como disco de sistema e cache."

Esta NAS não tem local próprio para colocar ssd m2 para a cache como a da synology por exemplo?

Cumps
 
Boas,

Eu utilizo QNAP porque não tenho motivos de queixa que me levem a mudar.

Acima coloquei-te dois modelos, um mais antigo e um recente, porque os preços estão bem inflacionados nos NAS também e olhando ao teu orçamento.

Coloquei-te o QNAP TS-453D-4G por causa do preço, os mais recentes são caros, embora olhando para os preços o QNAP TS-364-4G me pareça a bom preço.

O 453-D não tem slots nvme, só expandindo, o DS420+ tem 2 mas apenas para cache - não dá para armazenar nos discos nvme (estupidez na minha opinião).
O custo por TB nos nvme é caro actualmente, mas no futuro será o caminho a ir e daí eu ter colocado o TS-364-4G, embora tenha a limitação de só ter uma porta lan de 2,5Gbe.

A nivel de updates confesso que às vezes preferia que a QNAP fizesse menos updates, "passa a vida nisto", seja no firmware como nas Aps.
Em termos de suporte não tenho queixa, dão suporte em Nas com 6/7 anos sem pedir facturas ou outra burocracia.
Tens suporte via mail ou HelpDesk fácil, se necessário abres um ticket e depois pedem acesso ao NAS durante X horas para acederem e resolver os problemas.

Cumps.
 
Acho que já sei o que te entusiasmou nos DAS @Metro

Tu sabes :D

Para mim não faz sentido comprar NAS com portas Lan abaixo dos 2,5Gbe quando as Mobos vem com Lan a 2,5Gbe e já há switches de 5 Portas 2,5Gbe a rondar os 150€.
Olhando para as velocidades Wifi 6/6A~Z, Mimo e sabe-se lá mais o quê... 1Gb is dead.

Concordo contigo mas a carteira dos membros é que manda. Sabermos demasiado complica muito :D

Se for isso acaba por ser um investimento que vai muito além do meu orçamento. Eu só queria que não fosse lento a copiar ficheiros do PC para a NAS e vice versa, como acontece com o WD My Cloud.

O My Cloud é muito fraquinho. Vais ficar sempre melhor do que atualmente. Eu colocava ainda outro cenário. Que era o de trabalhares sempre localmente e o NAS ser utilizado para backups. Eu uso Mac e tenho o time machine, e uso o backblaze. Mas eu sugeria-te pensar numa solução em que o NAS fosse usado apenas como solução de backup e não estar a ser usado como solução em tempo real para os ficheiros. Vai sempre ser lento e sem UPS por exemplo, se tiveres uma falha de energia perdes trabalho. Eu apesar de viver numa suposta grande cidade ainda tenho falhas de eletricidade com mais frequente do que seria imaginável em 2021.
Nada invalida tudo o que se está aqui a debater. Apenas mudar o workflow.

Pois essa solução do SHR foi uma das coisas que também gostei em relação à Synology. Não sei se a Qnap tem algo do género. Quanto aos discos teria de copiar cerca de 4 TB que tenho ocupado primeiro antes de poder adicionar dentro da NAS.

Isso tens sempre que fazer. Seja para colocar em RAID seja SHR.

E a nível de durabilidade, o software deles é actualizado por bastante tempo?

No Synology pelo menos sim.

Como já tinha comentado no post anterior, nas NAS que trazem duas portas lan, se ligar as duas ele não duplica a velocidade? Já li algures que sim, mas não percebi muito bem.

Sim, mas, alguém que confirme, tem que ser ligado a um switch que permita fazer link aggregation. Nem todos os switchs dão para fazer isso.
 
Boas,

Eu utilizo QNAP porque não tenho motivos de queixa que me levem a mudar.

Acima coloquei-te dois modelos, um mais antigo e um recente, porque os preços estão bem inflacionados nos NAS também e olhando ao teu orçamento.

Coloquei-te o QNAP TS-453D-4G por causa do preço, os mais recentes são caros, embora olhando para os preços o QNAP TS-364-4G me pareça a bom preço.

O 453-D não tem slots nvme, só expandindo, o DS420+ tem 2 mas apenas para cache - não dá para armazenar nos discos nvme (estupidez na minha opinião).
O custo por TB nos nvme é caro actualmente, mas no futuro será o caminho a ir e daí eu ter colocado o TS-364-4G, embora tenha a limitação de só ter uma porta lan de 2,5Gbe.

A nivel de updates confesso que às vezes preferia que a QNAP fizesse menos updates, "passa a vida nisto", seja no firmware como nas Aps.
Em termos de suporte não tenho queixa, dão suporte em Nas com 6/7 anos sem pedir facturas ou outra burocracia.
Tens suporte via mail ou HelpDesk fácil, se necessário abres um ticket e depois pedem acesso ao NAS durante X horas para acederem e resolver os problemas.

Cumps.
Pois os preços estão realmente abusados, e já percebi que para o que quero vou ter de duplicar o orçamento. Fazendo as contas a uma NAS na casa dos 500€ + 2 discos WD Red Pro 8TB 7200rpm (para Raid 1/SHR) + 2 ssd m2 para cache (já tenho um)...isto vai para mais de 1000€, bem acima do que tinha previsto. Secalhar vou aguardar mais algum tempo para ver se surge algo novo no mercado que baixe o preço dos actuais, mas mesmo que baixem, não deve ser muito.
Pois eu gostava que a NAS tivesse as tais slots dos m2 para cache.
Sim, o futuro do armazenamento irá obviamente passar pelos 'discos' nvme, mas ainda vai levar alguns anos até ser padrão. E o preço será uma barbaridade.

O My Cloud é muito fraquinho. Vais ficar sempre melhor do que atualmente. Eu colocava ainda outro cenário. Que era o de trabalhares sempre localmente e o NAS ser utilizado para backups. Eu uso Mac e tenho o time machine, e uso o backblaze. Mas eu sugeria-te pensar numa solução em que o NAS fosse usado apenas como solução de backup e não estar a ser usado como solução em tempo real para os ficheiros. Vai sempre ser lento e sem UPS por exemplo, se tiveres uma falha de energia perdes trabalho. Eu apesar de viver numa suposta grande cidade ainda tenho falhas de eletricidade com mais frequente do que seria imaginável em 2021.
Nada invalida tudo o que se está aqui a debater. Apenas mudar o workflow.


Isso tens sempre que fazer. Seja para colocar em RAID seja SHR.


No Synology pelo menos sim.


Sim, mas, alguém que confirme, tem que ser ligado a um switch que permita fazer link aggregation. Nem todos os switchs dão para fazer isso.
- Sim o My Cloud é fraquinho e foi um péssimo investimento, mesmo já tendo sido há uns anos. Nunca mais caio nesse erro. Em relação ao trabalhar na NAS seria apenas para perceber se é viável, pois no My Cloud era muito lento. Eu posso trabalhar no PC e depois de finalizado copiar para a NAS. Mas muitas vezes vou ter de andar a pesquisar as minhas bibliotecas à procura de materiais/modelos 3D, etc. E nisso gostava que fosse minimamente decente. Se tivesse cópias a rondar os 100mb/s já me dava por satisfeito.

- Sim isso eu percebi, daí ter de fazer primeiro backup para a NAS antes de o adicionar lá. Já agora, se por acaso apostar numa synology e usar o sistema SHR, ao adicionar posteriormente um disco e queira que ele seja independente dá? Ou automaticamente vai "unir" com os outros discos?
 
I do, i do... me too!

Aquele exemplo mete medo. Para falar depressa e bem. O problema é que o preço também.

Nos Sinology não sei, mas nos QNAP tens um modo de link agregation que não precisa que o switch tenha essa função.
A link agregation é feita e gerida directamente no network e virtual switch da Qnap.

Isso é muito interessante. Desconhecia.

- Sim isso eu percebi, daí ter de fazer primeiro backup para a NAS antes de o adicionar lá. Já agora, se por acaso apostar numa synology e usar o sistema SHR, ao adicionar posteriormente um disco e queira que ele seja independente dá? Ou automaticamente vai "unir" com os outros discos?
O sistema SHR faz precisamente essa gestão do "RAID".

Podes ver aqui que percebes logo: https://www.synology.com/en-global/support/RAID_calculator

Arrastas os discos de cima para o NAS :)
 
O sistema SHR faz precisamente essa gestão do "RAID".

Podes ver aqui que percebes logo: https://www.synology.com/en-global/support/RAID_calculator

Arrastas os discos de cima para o NAS :)
Thanks, isso é porreiro para ver qual o melhor sistema a usar consoante o número de disco a usar ;)
Mas o que eu queria dizer é o seguinte: eu compro 2 discos, faço a configuração em SHR e um dia mais tarde decido adicionar outro disco, mas quero que ele seja independente dos que lá então. Ou seja, sempre que adiciono um disco novo tenho de o configurar manualmente, ou, automaticamente vai ser adicionado consoante o sistema que tiver definido?

Outra questão: existe algum problema/incompatibilidade se adicionar discos com diferentes tipos de rpm? Ou o pior que pode acontecer é o sistema ficar mais lento? Isto porque depois queria aproveitar o disco do My Cloud que deve ser de 5400rpm..
 
Thanks, isso é porreiro para ver qual o melhor sistema a usar consoante o número de disco a usar ;)
Mas o que eu queria dizer é o seguinte: eu compro 2 discos, faço a configuração em SHR e um dia mais tarde decido adicionar outro disco, mas quero que ele seja independente dos que lá então. Ou seja, sempre que adiciono um disco novo tenho de o configurar manualmente, ou, automaticamente vai ser adicionado consoante o sistema que tiver definido?

Outra questão: existe algum problema/incompatibilidade se adicionar discos com diferentes tipos de rpm? Ou o pior que pode acontecer é o sistema ficar mais lento? Isto porque depois queria aproveitar o disco do My Cloud que deve ser de 5400rpm..

Poderás escolher se queres adicionar ao mesmo Storage Pool, ou criar um novo, ou deixar como hot-spare.

É à tua escolha o que pretenderás fazer com esse 3º disco futuramente.
 
Boas,

Se é só para isso qualquer NAS de 2 baías serve, uns 2Gb de ram servem perfeitamente = escolher o QNAP ou Sinology mais barato que encontrares.

Sobre os discos já está aí informação q.b..

Cumps.
 
Boa noite,
Vou adquirir uma qnap + 2 discos de 10tb brevemente, um investimento na ordem dos 1200 + IVA. Em termos de características e de possíveis upgrades está muito boa e julgo ser um investimento seguro.
Contudo, fiquei um pouco "desiludido" ao ver as app's da qnap para backup.
Vou precisar de fazer backups diários de várias workstations, basicamente pasta de trabalho, com files de vários tipos.
De Windows para qnap o software indicado é o netbak replicator, que é bastante simplista.
Procuro alternativa, para o efeito acima mencionado, seja app qnap ou software freeware /open-source.
Alguém pode dar uma dica?
Obrigado.
 
Não gostei da netback replicator, aliás tive vários problemas com essa App e o tempo que demora.
Acabei por passar a usar a qsync, da qnap também.
 
Não gostei da netback replicator, aliás tive vários problemas com essa App e o tempo que demora.
Acabei por passar a usar a qsync, da qnap também.
Não tenho grande conhecimento do qsync, mas pelo que vi no site é para fazer sincronia entre 2 directórios, correcto?
Eu preciso de agendar backups para o fim do dia.
 
Back
Topo