Guia Guia para Comprar NAS

Veeam Backup for Windows, tens versão gratuita.

Permite backup baremetal, file-level, etc etc.

Serviu-me em casa durante uns anos em 5-6 PCs.

Entretanto comecei a utilizar a aplicação da Synology "Active Backup for Business" que me trás vantagens na deduplicação dos backups dos vários PCs, gestão centralizada e gestão de ligações concorrentes.
 
Só mesmo para backup tens o cobian, é livre.
Além da App de backup dentro do próprio Windows que também dá para isso
É o que uso actualmente, queria algo de gestão centralizada.

Veeam Backup for Windows, tens versão gratuita.

Permite backup baremetal, file-level, etc etc.

Serviu-me em casa durante uns anos em 5-6 PCs.

Entretanto comecei a utilizar a aplicação da Synology "Active Backup for Business" que me trás vantagens na deduplicação dos backups dos vários PCs, gestão centralizada e gestão de ligações concorrentes.
Veeam gratuito mesmo para uso em empresa?
Também conheço a app da Synology e realmente pareceu me bastante superior à da qnap. Mas não queria ir para a synology só por causa da App.
 
Não vi que pretendias para empresa.

Idealmente deverás ir para uma solução paga, com suporte, sejam Veeam, StorageCraft, Acronis, ou outro.
 
Não vi que pretendias para empresa.

Idealmente deverás ir para uma solução paga, com suporte, sejam Veeam, StorageCraft, Acronis, ou outro.
Infelizmente, não estão disponíveis para esse tipo de investimento. Contava pelo menos que a nas fosse desenrascando, com uma solução de backup proprietária.
 
Bom dia. Tenho um Qnap TS-231P3. Já ando à "porrada" com o apoio técnico à várias semanas por causa do USB ONE TOUCH COPY e não me safo.
Tenho um disco Externo Toshiba de 2.5" ligado à porta usb frontal e carrego no botão e começa a fazer a cópia. Até aqui tudo bem. Mas passado uns 40min o disco parece que perde energia e o backup começa a dar erro. E estamos a falar de muitos muitos erros e nada mais é copiado para o NAS. O disco no entanto aparece lá conectado mas a luz do disco está apagada...
Já agora como é que vocês fazem o backup para fora do NAS?
Obrigado
 
Qual é a capacidade desse Disco, por curiosidade?
Poderá ter algo a ver com o energy save mode (Control Panel - System - Hardware - General - 'Disk Standby Mode') ?
 
Boas

Apaguei umas pastas sem ver bem o que estava a fazer na minha NAS synology. Tenho 2 discos com RAID 1

Há algo que eu possa fazer para recuperar?

Obrigado
 
Boas, adquirida NAS QNAP TS-473A.

Agora estou aqui com o problema, testei o HBS 3 Hybrid Backup Sysnc (não sei alguém usa), mas detectei aqui um problema, que no meu caso considero grave.
Fiz uma sincronização entre duas NAS QNAP, a nova e a antiga, e reparei que após a primeira sincronização, quando ele faz a segunda, ficheiros com o mesmo nome e mesmo tamanho ele não os altera, ou seja, detetei num ficheiro excel, que tinha sido editado (data de modificação), mas manteve o tamanho e o nome e o sistema não o substituiu, na sincronização.
Alguém já verificou este problema? Ou usa outra app para o efeito?
Cumps.
 
Desculpa só hoje é que consegui espreitar. Testei apenas num ficheiro excel mas sim, ele atualizou as várias versões do ficheiro, tinha la até 3 versões diferentes que podia fazer download. Mas em faço o backup para o backblaze. Pode ter a ver também com alguma definição.
 
Desculpa só hoje é que consegui espreitar. Testei apenas num ficheiro excel mas sim, ele atualizou as várias versões do ficheiro, tinha la até 3 versões diferentes que podia fazer download. Mas em faço o backup para o backblaze. Pode ter a ver também com alguma definição.
Eu estou a fazer o backup para uma outra NAS local, e o problema verifica-se, contudo não tenho activo o sistema de versões dos ficheiros.
 
Ola pessoal,

Estou a pensar comprar o meu primeiro NAS.

Vou usar especialmente para guardar fotos da família a os meus e ficheiros pessoais.

Uma das coisas que pretendo ter é uma app em que eu possa instalar em qualquer computador e me dê acesso a sincronizar tipo um da drive ou pasta com o NAS.

Penso que é o mesmo que a google drive file stream tem, agente instala a aquilo cria uma drive G e nessa drive que está na nuvem eu tenho todas as minhas coisas, sempre que quero aceder e estou num novo PC basta instalar o google drive file stream e instalar e fazer login e pronto tenho acesso a todos os meus ficheiros. Alem disso aquilo penso que se chama two ways sync folder porque eu posso copiar os ficheiros no meu pc com o windows explorer e eles sao sincronizados com a cloud, mas ao contrário tb funciona eu posso fazer upload com um browser e esses ficheiros sao sincronizados nos desktop onde eu tenha a app instalada.

Eu trabalho tipo freelancer e as vezes estou a trabalhar fora de Portugal e quero ter acesso aos meus ficheiros com texturas,etc

Sei que na Synology eles têm uma app Synology my drive app que penso que faz exactamente o mesmo que o google drive file sync, mas recomendam Synology ou Qnap? A Qnap tb tem uma app equivalente?

Finalmente tenho de meter um IP para me ligar a minha NAS em casa, mas se eu estiver fora de Portugal o IP está sempre a mudar certo? Como consigo ligar a casa se o Ip está sempre a mudar? Imagino que seja criando um login na empresa do NAS e lá dentro associo o meu NAS.

Obrigado
Madeira
 
Última edição:
Relativamente ao IP consegues criar um ddns do próprio nas que actualiza automaticamente quando o IP altera, ou seja acedes sempre a "omeusite.qnapclou.com"

Sim a synology ou qnap tem apps para iOs e Android para isso, pelo menos tem opção de upload de fotos automático.

Também tem integração com Dropbox, onedrive entre outros.

Em ambos também tens uma app pra sync, uso o qsynq da qnap, quando o computador liga vai à nas e atualiza as respectivas pastas com ficheiros que tiverem sido atualizados no nas, e vice versa
 
Desculpa só hoje é que consegui espreitar. Testei apenas num ficheiro excel mas sim, ele atualizou as várias versões do ficheiro, tinha la até 3 versões diferentes que podia fazer download. Mas em faço o backup para o backblaze. Pode ter a ver também com alguma definição.
Tenho o file versions activo e parece estar a sincronizar todas as versoes,
 
Back
Topo