Guia Guia para Comprar NAS

Nunca ouvi tal coisa, talvez tenham melhorando muito (mesmo muito muito) e não me tenho apercebido.
Depois de ter Synology durante anos e nunca ter tido nenhum problema com eles, é o que vou escolher no futuro pela familiaridade e robustez. Também existe a QNAP que parece estar a par ou superior.
Isto falando em NAS caseiros.
 
Não sei onde é que ouviste dizer isso ou por quem..

Acho que qnap e synology é que estão no topo, também tinhas a Buffalo mas hoje em dia já parece estar em decadência, e tens tb a WD que é boa mas só a fazer discos, os mycloud são bastante maus e limitados, até os antigos WD sharespace era só problemas e raids manhosos.
 
Ouvi dizer que os NAS da Asustor são ótimos, o que acham?

Ótimos é subjectivo, como vez a malta aqui recomenda maioritariamente snap ou Synology, mas também porque já está habituados, já que a maioria só comprou uma única marca.

Asus têm uns quantos modelos competitivos e dependende do que queres fazer com o Nas, um Asus pode ficar muito mais em conta e até ser mais poderoso em precisamente o que precisas vs outras marcas.

Deves analisar o que precisas mesmo, e procurar modelos que cumpram os requesito, ver se faz sentido pagar mais por algo que possas vir a usar no futuro e analisar esses modelos também.

A marca ótima para mim é qualidade/preço, ainda hoje vi outra noticia de avisos de ramswon nos Qnap...
 
Qnap new Model

TS-253E & TS-453E​


QNAP_TS-x53E_apertura_dest.jpg


Infor
Youtube
 
Boas. Um utilizador do fórum perguntou-me porque é que eu andava à procura de um DS920+ da Synology. Para não lhe responder em privado e a conversa se "perder" apenas entre nós os dois, escrevo aqui. Desta forma até podem dar a vossa opinião.

Já tenho um DS413j e quero manter-me no mesmo sistema. O NAS que já tenho vai ficar para fazer backup do NAS que vou comprar. Tenho várias shares onde organizo fotos, videos, trabalhos, etc.. O conteúdo que não me importo de perder (como filmes e música) está num disco externo ligado ao NAS.
Tenho 4 discos de 2TB cada que em SHR fica com 5.4TB disponíveis. Neste momento estou a ocupar 3.9TB e tenho 1.5TB livres.

Estes são os meus requisitos:
- Synology porque têm software (Diskstation) muito bem feito e porque quero manter-me no mesmo sistema;
- 4 baias para poder ter pelo menos 3 discos em raid (SHR na Synology), devo meter 4 discos de 4TB ou 6TB (vamos ver os preços);
- recente para suportar a última versão (e seguintes) do Diskstation
- recente pora poder correr o software deles para backup e sincronização de dados (substitui AOEMEIs, etc.);
- recente para poder ter Btrfs, sistema de ficheiros que permite versionamento e deduplicação;
- processador minimamente capaz para poder correr facilmente máquinas virtuais (vou experimentar), para processos como indexamento de fotos e vídeos e até correr mais rapidamente os processos do próprio OS do NAS (como a deduplicação):
- USB 3.2 para que as cópias para discos externos sejam mais rápidas;
- não gastar muita energia, pois vai ficar ligado 24/7.

Para estes requisitos todos escolhi o DS420+ e o DS920+. São as escolhas mais óbvias.
Entre os dois: https://nascompares.com/synology-ds920-vs-ds420-nas-4-bay-which-should-you-buy/
CPUDS420+

Intel Celeron J4025 2-core 2.0 GHz, burst up to 2.9 GHz
DS920+

Intel Celeron J4125 4-core 2.0 GHz, burst up to 2.7 GHz 4 MB Cache
Benchmark18253035
GPUIntel® UHD Graphics 600 (250 – 750 MHz (8GB))Intel® UHD Graphics 600 250 – 750 MHz (8GB)
RAM1X 2 GB DDR4 (expandable up to 6 GB) 2666Mhz1X 4GB DDR4 (expandable up to 8 GB) 2666Mhz
RAM slots1x (2GB soldered to main PCB and 1 available SODIMM Slot)1X (4GB soldered to main PCB and 1 available SODIMM Slot)
CacheOnly by using a Media Bay + SSD2 x M.2 2280 NVMe SSD (drives not included)
External port2 x USB 3.0 port2 x USB 3.0 port, 1 x eSATA port to add 5 x HDDs in the DX517
LAN2 x Gigabit (RJ-45)2 x Gigabit (RJ-45)
Warranty (excluding paid add-ons)2 Years3 Years

O processador do 920 é mais rápido. Isto ajuda, não é um requisito imediato, mas não me quero arrepender no futuro, especialmente se começar a usar máquinas virtuais (que já devia estar a usar...) e poder partilhar as mesmas independentemente de estar no desktop ou portátil.

Memória, pelo que já vi nos fóruns, qualquer um dos dois até pode levar com um DIMM de 16GB, logo, a diferença ficaria entre 18GB e 20GB. Mas é bom começar logo com 4GB em vez de 2GB.

A hipótese de expandir o DS920+ com um DX517 não me faz sentido porque pelo preço que custa até poderia comprar outro DS920+ ou comprar um logo um NAS com mais baias (isto só me interessaria para ter uma baia em spare, logo, só precisaria de mais uma).

A possibilidade de meter um ou dois M.2 para cache agrada-me porque já tenho dois ou três M2s de 250GB que estão parados.

Os portos USB 3.0 vão-me acelerar a cópia de ficheiros de e para o disco externo, em backups ou em cópia de filmes e outros ficheiros grandes. O porto eSATA do 920+ julgo poder usar para ligar mais um disco, devo ganhar alguma velocidade, mas não é algo que me excite.

Os portos LAN são os dois 2XGigabit, mas como sou só eu que utilizo o NAS no dia a dia, não vou estar a passar mais um cabo CAT6 para o desktop e comprar uma placa para poder usufruir disto. Mesmo que o fizesse, em condições normais nunca passaria do 1Gb/s, só com transferências simultâneas.

Vou esperar e estar atento a promoções tanto para o DS920+ como para os 4 discos, que serão de 4TB ou 6TB. Em termos de velocidade nem me preocupo muito porque a ligação de rede vai capar a velocidade dos mesmos.
 
Viva,

A minha WD mycloud morreu e estou a pensar substituir por uma Synology, neste caso a DS220+
Será essencialmente para servidor Plex 4K (não preciso de transcoding) e guardar documentos / Fotos.

Feedback? alguma alternativa melhor dentro da gama de preços da 220?
 
Fui ver a linha da Synology que era algo que não via à bastante tempo e em termos de processadores o quadro é muito triste. Quando vejo que querem usar para VMs e vejo estes processadores e a quantidade de RAM não estou a ver muito bem como.

Dito isto, repito-me dizendo que o software é bom. Trocava todos os dias Btrfs por ZFS. A Synology está simplesmente parada no tempo.
Não tenho melhores sugestões em relação aos pedidos.
 
QNAP tem hardware melhor para o mesmo preço de 1 Synology equivalente. Para além disso tem mais possibilidades de expansão.
Em termos de software a Synology dizem que é melhor.

Eu tenho 1 QNAP TS-251D para fazer backups, a correr um servidor Plex, Pi-Hole e a fazer de NVR e dá para bem para os gastos. Na altura com a promoção da Cyber Monday e talão de desconto na Amazon ficou-me 100€ mais barato que o DS220+ da Synology, e aproveitei para fazer upgrade à RAM. No DS220+ só tens uma slot disponivel para expandires.

Por outro lado os QNAP têm tido bastante problemas com Ramsomware, mas se não expuseres o NAS na internet e utilizares uma VPN para aceder fora de casa em principio não terás problemas. Isto é válido para a QNAP e para qualquer outro sistema.
 
.

Por outro lado os QNAP têm tido bastante problemas com Ramsomware, mas se não expuseres o NAS na internet e utilizares uma VPN para aceder fora de casa em principio não terás problemas. Isto é válido para a QNAP e para qualquer outro sistema.

É verdade a última foi um 0-day de quem usava apps mais antigas (photostation) independentemente do firmware, mas os synology também tenho apanhado muitos infectados: a fazerem parte de uma botnet, ficheiros encriptados e alguns a fazer mining.

Agora usar um serviço online exposto na Internet já se sabe que existem esses riscos.

Desactivar o upnp e só abrir o que for estritamente necessário.
 
Já vou no segundo, sendo que sou utilizador há 4 anos, sem qualquer tipo de dor de cabeça. Creio que dependerá do uso que cada um dá, mas em geral são equipamentos bastante robustos e de fácil utilização.
 
Viva,

A minha WD mycloud morreu e estou a pensar substituir por uma Synology, neste caso a DS220+
Será essencialmente para servidor Plex 4K (não preciso de transcoding) e guardar documentos / Fotos.

Feedback? alguma alternativa melhor dentro da gama de preços da 220?

já chegaste a alguma conclusão? tenho uma situação em tudo idêntica à tua e queria aproveitar a BF para ver se fazia upgrade ao WD MyCloud e ter algo que tb permitisse fazer de servidor Plex.
 
Back
Topo