Guia Guia para Comprar NAS

já chegaste a alguma conclusão? tenho uma situação em tudo idêntica à tua e queria aproveitar a BF para ver se fazia upgrade ao WD MyCloud e ter algo que tb permitisse fazer de servidor Plex.

Ainda estou a analisar mas cada vez mais inclinado para a Synology D220+ (a espera é mais para ver se aparece alguma promoção porreira no Black Friday :-D

Se queres fazer transcoding no Plex é bom que tenha um processador intel, o que por 200€ é complicado.

Transcoding não é algo que necessite.
Vou usar apenas video em 4K com direct play.
 
boa tarde a todos
procuro o seguinte:
ligar um disco ao router (meo) para desde fora de casa poder fazer downloads rapidos e instalacoes diretamente desse disco. gostava que fosse rapido como por exemplo o Mega (tenho 200/100)
- queria poder aceder ao disco sem software adicional para poder aceder em qq pc sem ter que instalar software adicional

isto é possivel? queria gastar até 150€
obrigado
 
Precisas de um NAS para isso, ou algo que emule o OS de um NAS (eg rpi).
O router em si só permite aceder de dentro da rede.
o que aconselhas que seja barato?
e consigo velocidade de download rapido remotamente? (tipo mega por exemplo)

estive a ver e o que dizem de:

QNAP Solução TS-130​

Synology Bundle Sistemas NAS 1TB WD Red (nao sei que modelo é mas custa 209 euros​

 
Última edição:
(tipo mega por exemplo)
A velocidade vai ser no máximo a tua velocidade de upload.

Depois vais ter limitações da forma como o fizeres a partilha e o próprio disco.


o que aconselhas que seja barato?
Não vou fazer nenhuma recomendação pois não sei a solução ideal para o que tu indicaste antes que é aceder "sem software adicional"

Digo isto porque existe priocupacao com segurança, e por exemplo se estás a espera que vejas uma pasta que o Windows reconheca e vejas os ficheiros livremente isso só com VPN, de resto só com apps ou acesso web por exemplo do qnap (que ultimamente anda com má fama de segurança) e mesmo assim implicava sempre o download de tudo e só depois qualquer instalação.

Pessoalmente tenho qnap e acedo primeiro a minha vpn pessoal, e para todos os efeitos depois é como se estivesse em casa com o NAS ao lado.
 
vou explicar melhor...
faço instalacao remota de alguns software...so que faço download para cada PC atravez do mega...ou seja passado um bocado chega ao limite, ou nem sempre é rapido...

o que pensei foi:
- aceder ao pc em que vou fazer a instalacao por teamviewer
a partir dái aceder ao disco em casa e instalar directamente dai ou eventualmente fazer o download.

basicamente é só isso

os western digital parecem-me mais baratos...mas terao os protocolos necessarios?
 
Última edição:
A velocidade que vais conseguir fazer a transferência dos ficheiros para o computador do cliente depende da velocidade de upload que tens contratada. Ou seja, eventualmente poderá ser mais lenta que o mega.
Para fazeres aquilo que queres das duas uma, ou expões o NAS à internet, o que não aconselho nada pois mais cedo ou mais tarde alguém vai conseguir aceder ao NAS, ou então acedes através de uma VPN à tua rede local para depois acederes ao NAS, o que implica instalar software no PC do cliente para aceder à VPN.

Sinceramente penso que o melhor será subscreveres a um serviço de cloud para teres os ditos programas acessiveis a partir de qualquer computador.
 
Boas a todas
ainda compensar comprar um synology DS1513+?
A ideia era criar, num grupo de escoteiros, forma de haver backup dos ficheiros (word, excel, fotos, etc) dos ficheiros existentes no pc e ao mesmo tempo que fossem acessíveis remotamente pelas pessoas "administrativas" pra se poder aceder e editar remotamente.
 
Só se for por um preço muito bom. Isso é de 2013. Suporta o DSM 7, mas já é o aparelho suportado mais antigo.
Tirando isso, funciona para o que queres. Eu é que fico de pé atrás com material já com tantos anos.

Atenção que NAS não é backup, muito menos quando usado remotamente para edição.
O backup a sério vai ser o disco externo que servirá de backup e/ou uma cópia de segurança online.

Eu nestas coisas não facilito. NAS é para estar fechado na rede local, sem portas abertas para o exterior.
Basta um desses administrativos ter um ransomware (ou malware/virus) no PC que se arriscam a ter o NAS todo cifrado à espera de pagamento ou ficheiros infetados no NAS. Isto mitiga-se com o uso de BTRFS, snapshots e scans frequentes, mas mesmo assim...
 
Seagate Ironwolf 6TB - ST6000VNZ01 (não são os mais recentes ST6000VN001) - 149.05€

Que acham? 4 destes para um NAS de 4 baias?
Edit: só um por cliente........

Fazem um cagaçal enorme, nao compreendo, nunca acreditei nos reviews mas efectivamente fazem mesmo barulho nao comprendo (num NAS em raid5) no primeiro dia como drive externa nem parecia fazer barulho...

A performance é otima, e são CMR que em raid é mais que recomendado (tenho os de 4TB)
 
São para enfiar num armário técnico. Se mesmo assim chatearem, encontro um sítio mais isolado, fazendo uma puxada de rede.
Até comprava os Reds, mas ficam mais caros.
 
164€ por Ironwolf de 6TB é um bom preço? São os ST6000VN001.
Os de 8TB estão por 222€ (ST8000VN004).
Preço por TB vai bater nos 27 e picos nos dois.

Edit:
Vou responder a mim mesmo, ao mesmo tempo que me chibateio, por não ter visto os 6TB por 129,90€ numa cadeia de lojas de informática cá em PT... claro que está esgotado.
 
Última edição:
Boas,

Qual destes discos será uma compra mais acertada para um NAS?
A diferenças é +- 20€ (N300 mais caros)
Toshiba N300 4tb
Seagate Ironwolf 4TB

Cumps.
 
Última edição:
Back
Topo