Guia Guia para Comprar NAS

Avancei para um DS923+ e 4 discos de 6TB Ironwolf ST6000NVZ01.

O NAS tinha de ser da Synology. Já tenho um e gosto muito do software. TrueNas seria uma alternativa, mas não tenho vontade de investir horas para aprender como montar um, nem de tentar montar um miniPC que fosse silencioso e consumisse pouca energia. Não é uma tarefa fácil.
O modelo DS923+ foi escolhido por ter RAM ECC, um AMD R1600 (não preciso de transcoding 4K), dois slots m2 e possibilidade de expansão para uma placa de rede 10gbe.
Estava indeciso entre este, o DS920+ (celeron, suporte transcoding, RAM não ECC e sem expansão de placa de rede) e o DS1522+ (é como se fosse um DS923+, mas com 5 baias). Este último até me deixou a pensar por muito tempo, mas eram mais 150€, um consumo energético superior e não ter suporte de storage nos dois discos m2 (não sei se por não ter sido testado ainda pela synology ou por alguma impossibilidade técnica devido a ter mais um disco a ocupar lanes do processador - não domino esta área).
Custou e levou meses até avançar, mas já cá está :)


Os discos julgo serem os mesmos que os ST6000NV001. O "Z" é por virem numa caixa própria (até que estão bem acomodados).
https://www.seagate.com/www-content/datasheets/pdfs/ironwolf-12tb-emea-DS1904-20-2111GB-en_GB.pdf
Escolhi estes pelas características de consumo, calor e ruído. Preferia discos maiores, mas o orçamento neste momento não podia esticar mais. Nos próximos dois anos não me estou a ver a precisar de mais espaço do que o que já tenho. Quando precisar, os de 6TB passam para o NAS antigo. Gostaria de ter avançado para os de 10 ou 12TB com hélio. Consomem pouco e são silenciosos, mas era overkill.
O 4º disco está como spare. Ainda não me decidi se o uso na quarta baia ou se fica como spare para o caso de qualquer problema com um dos outros 3 discos. O rebuild de 16TB (no caso de 4 discos) é capaz de levar umas semanas. Parece-me algo arriscado, mesmo tendo uma UPS ligada por USB ao NAS.
Colocaria o quarto disco para ganhar mais performance. Vou testar a velocidade das transferências do NAS para o meu PC numa rede gigabit para ver se estou perto ou não de saturar a rede. Se é que vou mesmo precisar de mais velocidade.

Nesta fase inicial tenho o NAS em cima da secretária, a 40cm de mim. Além da migração de centenas de milhares de ficheiros do NAS antigo, os discos ainda estão em processo inicial de optimização. Muitos seeks a acontecer neste momento, são audíveis, mas não me incomodam. O som do teclado é bem mais alto, tal como as ventoinhas do PC.
As ventoinhas do NAS estão no modo "cool" e não se ouvem. O único ruído de deslocação de ar é do desktop que está a 1m de distância. As 3 noiseblockers de 120mm ouvem-se bem (julgo serem modelos de 21dbs). Estes modelos ironwolf parecem-me bem toleráveis. O som do seek parece-me mais audível pela ressonância que a caixa de plástico do NAS provoca, alterando o timbre do seek, por reforçar uma frequência média. Já vi users a usarem papél (???) entre os caddies dos discos e o NAS para não propagar tanto ruído e vibração. Os caddies deste NAS têm uma borrachas nos pontos de fixação dos parafusos laterais (não precisam de usar parafusos) para diminuir a vibração, mas isto é insuficiente para eliminar a transmissão de ruído. Colocando a mão em cima da caixa sinto perfeitamente cada seek.

Tenho agora pela frente uma fase engraçada de experimentar as capacidades deste NAS, com o suporte do diskstation 7 e de várias aplicações, como o active backup for business (pode fazer bare metal backups :) ), office, Synology drive e as apps de email.

Este modelo também tem a possibilidade de meter dois SSDs M2 como um volume de armazenamento ou cache. Talvez experimente com dois de 256Gb que estão ali parados em modo de storage (em modo de cache acho que se vão gastar num instante). Sei que o sistema não os suporta (só suporta os deles, muito caros), mas dá para configurar isto pela consola de comandos. O "talvez" é por ter a certeza que iriam saturar a rede gigabit e por saber que para expandir para 10gbe teria de pagar os mais de 150€ pela placa de expansão (chulos), ou encontrar uma compatível (com o mesmo chip e configurada pela consola) e ainda ter de comprar uma placa 10gbe para o PC. Se não quiser ter o NAS ao pé de mim teria ainda de comprar um switch 10gbe RJ45. Não sei se vale a pena o esforço.

O NAS antigo, um DS413 vai para já ficar como backup de alguns shares deste NAS. Para completar a estratégia 3-2-1 vou ver qual o serviço online mais vantajoso. Manter um disco externo USB como cópia off-site é trabalhoso e propenso a esquecimentos.

Estou satisfeito.
Edit: sim, com 3 discos estou a saturar completamente a rede gigabit....transferências nos 110-115MBs....
 
Última edição:
Não encontrei tópico mais adequado.

Vou comprar um 923+ pelas potencialidades 10Gbe futuras (isto vs 423+ ou 920+). Dado ter um perfil que beneficia risco vou lá meter HDD usados de 4TB que andam pelos 50€ +/-.
O que aconselham arranjar a nível de marcas e modelos HDD usados 4TB?
Como para já vai estar em rede 1GBe velocidade não é o mais importante. Convinha que fossem duráveis visto já serem usados e privilégio ao SILÊNCIO.
( É o que dá T1 em Lisboa, para ficar longe num sítio sossegado só se montasse tomadas de rede no WC :berlusca:)
 
Estou com um 923+ e 3x Ironwolf de 6TB. O maior "barulho" são as ventoinhas.
Um pequeno bastidor resolve-te o problema.

Quanto a discos usados, tudo o que seja CMR. Evita os SMR.
 
Eu tenho Ironwolf 4TB e acho-os um pouco barulhentos,, mas já me habituei.
Penso que entre Seagate, WD e Toshiba ficas bem servido.

Podes dar uma vista de olhos aqui para fazeres uma decisão mais informada.
 
Eu tenho 2 WD NAS Red no server, e esses também são bem barulhentos. Num destes dias tive que fazer um read check no unRAID e ouvia os gajos bem alto. Por acaso agora adquiri outro mas de 12tb e vamos lá ver se é também barulhento.
 
Última edição:
Vejam lá se o barulho que ouvem não é do armário onde eles estão.
Os meus estão num bastidor com 1m de altura, que ainda nem foi insonorizado.
 
Quando digo server, neste caso é uma micro atx com unraid lá dentro. Eles por norma até podem ser silenciosos mesmo quando estão a ler/escrever. Mas for algo intensivo e constante o barulho deles é bem audível infelizmente. O ideal era mesmo SSDs >8TB ao preço dos HDDs. Mas esse futuro ainda deve demorar.
 
Se for apenas SSD em formato 2.5" estamos a falar de 500MB/s max? Não é um grande salto, a não ser em silêncio.
Já 3x8TB M.2 era bem porreiro. Se bem que nem uma placa 10GBe daria vazão. E mesmo no servidor, teriam de haver lanes suficientes.

Em utilização normal, não ouço seeks, mas estou com 50% de alocação. Acredito que com alocações mais elevadas dê origem a mais seeks e mais ruído. Aqueles taktaks ressoam bem. Quem tiver espaço que faça um "túnel insonorizado". É o que a malta dos projetores faz para reduzir o ruído das ventoinhas. Podem procurar por "projector hush box".
 
Ia ter o salto em barulho que não iria existir, e no principal que era na leitura/escrita que um SSD dos mais baratos conseguia ter melhor performance que qualquer HDD que metesse no server. E tenha certos momentos que sinto essas mesmas limitações dos HDD. Mas pronto, tive que arranjar maneira de as contornar e não estar a fazer muitas tarefas neles ao mesmo tempo e dividir o mal pelas 3 aldeias (discos).
 
Boas. Tenho 1 Synology ds220+ e preciso de uma UPS. Uso doméstico. Recomendações? Obrigado.
No escritório temos uma Synology dessa gama com uma EATON 5E 850... igual à que tenho aqui em casa para o meu pc... e depois temos outra Synology com uma CyberPower 650.

Os restantes computadores estão com EATON's 650/850... :)

Até ver...sem problema, e pelo preço...só posso recomendar. :) E mudar as baterias, quando deixam de ter capacidade de guardar energia, são fáceis de mudar...e custam entre 13 e 19euros... :) (12v 7ah ou 12v 19ah)
 
Boa noite,

Um dos meus discos começou a apresentar bad sectors (WD Red 6TB - WD60EFRX).

Procuro substituto, de 6TB ou talvez já para 8TB, CMR.

Sistema atual: 2x WD Red 6TB WD60EFRX em RAID 1 / BTRFS.

Os atuais WD Red que tenho, ainda que de 5400rpm, considero que poderiam ser mais silenciosos. A NAS está numa sala de estar.

Numa pesquisa rápida vejo muita oferta nova (Red, Red Plus, Red Pro, Ironwolf, etc.)

Alguma recomendação?

Obrigado
 
Na minha opinião, compra o CMR mais barato. Muito pesquisei sobre o ruído de cada disco e acabei por ficar com mais dúvidas que certezas. Há tantos fatores que influenciam o ruído que o disco faz que torna a escolha de um disco silencioso um processo complicado.
Tens o ruído do motor, dos seeks, da ressonância da caixa do NAS, do armário onde possa estar...
Analisando a fichas técnicas, os que têm os níveis mais baixos de ruído parecem ser os que em vez de ar têm outros gases no interior (hélio?), mas acho que só estão disponíveis em capacidades e preços mais altos.

Eu com 3 Iron Wolf de 6TB só ouço os seeks e não me incomodam com o NAs a 1m e pouco de mim. Desde que mudei o PC de secretária e que o novo está praticamente inaudível que apenas ouço a deslocação de ar no NAS (tirando os poucos seeks).

Verifica também as temperaturas a que os teus discos estão a trabalhar. Como dizes que o NAS está numa sala de estar, se estiver num cubículo com pouco espaço para ventilar, os discos poderão estar com temperaturas mais altas, o que reduz a sua longevidade.
 
Back
Topo