Guia Guia para Comprar NAS

Consegui arranjar estes dois, 14€ de diferença, mais caro o Western Digital
NAS Synology DiskStation DS216se
Western Digital My Cloud EX2 Ultra

O Synology se calhar oferece mais actualizações nao?
 
Este tem sido o mercado da Synology. Os updates do sistema operativo e aplicações estão muito boas. Mas aqui eu tenho à anos um Synology dai a minha opinião. Até hoje continua com updates. Tive um disco ethernet da WD e o software não era mesmo nada de especial. Mas não sei como está agora.
Dito isto, pela diferença de preços apostava no Synology.
 
Boa tarde malta. Preciso de uma recomendação para um NAS.

O objectivo do NAS:

1. Armazenamento de fotos e vídeos;
2. Backup de ficheiros de trabalhos;
3. Servir de cloud pessoal;
4. Armazenamento multimédia que seja possível ver numa tv que não é Smart TV. Talvez através de uma chromecast ou algo do género, é possível?
5. Possibilidade de no futuro usar mais funcionalidades;


Estou entusiasmado com o Synology. Têm é várias categorias: j, value, plus, play... alguém pode explicar as diferenças? Vi que recentemente adicionaram os 118, 218... são versões recentes? Vale a pena pagar o extra para estas novas versões? Será um investimento para durar o máximo de tempo possível.

Alguém me pode indicar qual o modelo que mais se adequa às minhas necessidades? Pode ser de outras marcas.
 
Última edição:
Os Synology todos fazem o que pedes com uma ressalva que é a questão do streaming de ficheiros. Se tiveres que fazer encoding precisas de um NAS mais poderoso.

Os últimos números são normalmente o "ano + 1". Este ano lançaram os *18 mas ainda só estamos em 2017. Os Plus são habitualmente mais poderosos, o play faz encoding mas atenção que se forem ficheiros 4K é preciso ler bem as especificações.

O Plex podes ter o servidor no synology e usares um chromecast. Com a aplicação do Plex no telemóvel podes escolher ver na televisão.
 
Os Synology todos fazem o que pedes com uma ressalva que é a questão do streaming de ficheiros. Se tiveres que fazer encoding precisas de um NAS mais poderoso.

Os últimos números são normalmente o "ano + 1". Este ano lançaram os *18 mas ainda só estamos em 2017. Os Plus são habitualmente mais poderosos, o play faz encoding mas atenção que se forem ficheiros 4K é preciso ler bem as especificações.

O Plex podes ter o servidor no synology e usares um chromecast. Com a aplicação do Plex no telemóvel podes escolher ver na televisão.

Obrigado pela resposta. Sendo que nesta altura não tenho 4k, mas que se calhar daqui a uns 5 anos vou (e quero que o NAS aguente mais que isso :D) há algum modelo em específico que recomendes? Acho que o que eu quero fazer não exige demasiado do equipamento, se calhar um dos modelos mais baratos já cumpre...


Estive a ver também outras marcas e os MyCloud da Western Digital parecem interessantes também. Para a utilização que falei anteriormente, há algum destes que se adeque melhor?

My Cloud Home Duo

WD MyCloud EX2 Ultra

Conseguem explicar a diferença entre eles e qual será melhor? E já agora, entre estes, synology e outras marcas, qual a melhor?

E já agora, nas minhas pesquisas vi este que achei interessante, e já dá para ligar por HDMI à TV:

Asustor AS3102T

Alguém conhece a marca? Que acham?


EDIT:
Bem, acabei por comprar o My Cloud Home Duo 4TB. Vi uns videos e acho que faz tudo o que quero com alguma simplicidade.

Estava a ver preços e vi que na Amazon.de estava a 293€ (314.20€ com acerto de IVA + portes) e acho que estava muito bom pois nas outras Amazons o mínimo era acima de 360€.

Quando chegar se quiserem faço uma pequena review. Entretanto podem dizer se acham se é uma boa comprar ou não :D
 
Última edição:
O que compraste não vai servir para 4K.

Para veres o preço do produto em todas as amazon utiliza o Tropical Price: https://tropicalprice.com/.

O que compraste claramente é muito mais barato na amazon.de https://tropicalprice.com/product/B074DYGH76
Os portes gratuitas da amazon.es não têm compensado nos produtos que tenho visto.

Este equipamento não serve porque não vai conseguir fazer transcoding dos vídeos quando precisares. Mas podes sempre aproveitar os discos para um novo setup que venhas a ter quando tiveres necessidade. Para minimizar este problema é converter os vídeos para o formato certo.
 
Boas pessoal, só para dizer que vi que na amazon.de o Mycloud home duo baixou de preço e como a anterior não tinha ainda sido enviada cancelei e comprei de novo. Está neste momento a 259€. Paguei portes mais caros para garantir que estava cá até dia 3 como dizia na encomenda anterior e assim ficou a 281,84€ em vez de 302,85 (mandei email para eles a perguntar se baixavam o preço à encomenda mas disseram que não podiam, tinha que cancelar a anterior e fazer uma nova).

Quem achar que é um bom preço para o produto pode aproveitar :)
 
Boas.

Estou bastante inclinado em comprar um Synology DS918+ 8GB juntamente com um SSD Samsung 960 EVO 250GB para cache por 733€.

  1. Acham boa compra?
  2. Ainda equacionei um QNAP TS-453B-8G por 808€, mas pelo preço do Synology consigo fazer combo com um SSD para cache e ainda poupar uns trocos.
  3. File System. A Synology faz muita publicidade ao Btrfs enquanto as outras marcas só usam EXT4. A QNAP inclusive tem uma série de artigos a deitar abaixo o Btrfs em prol do Ext4. Qual a vossa opinião sobre este assunto?
  4. RAID: o que recomendam para 4 discos? RAID 5 / RAID 6 / RAID 10 / SHR? Recomendam o SHR, que penso ser o default nos Synology, ou RAID 5/6/10?
  5. Que discos recomendam? Estou inclinado para 4x WD Red 4TB, mas também ouvi falar muito bem dos Toshiba N300.

Obrigado.
 
Última edição:
Vamos por partes.
Não dizes qual é a finalidade. Mas imagino que seja para mediacenter com ficheiros 4K.
Falta-me conhecimento sobre o sistema operativo da Qnap que tem vindo a melhorar e das vezes que olho para o hardware vejo melhores specs do que na Synology. Mas não sigo tudo em pormenor.
Se percebi bem os cpus são iguais e não são propriamente espetaculares. O Qnap dá para instalar uma placa 10Gbps no futuro o que é muito interessante.

Eu não daia muita importância aos 8GB de RAM porque seguramente que consegues fazer o upgrade no futuro. Vê bem os preços, se não vale a pena seres tu a fazer o upgrade. Confirma preços no comparador e no tropicalprice.

Respondendo às tuas questões:
1- Falta saber a funcionalidade e budget como sempre.
2- Ter um disco para cache em teoria é bom mas se precisares de CPU para transcoding não é a RAM ou o SSD para cache que resolve o problema.
Uma solução pode passar por converter o vídeo de modoa a não precisares de fazer transcoding.
3- Foi de facto uma surpresa a Synology ter apostado em Btrfs quando não é supostamente 100% estável mas eu converti e não tive problemas... ainda. Mas tenho ideia que podes continuar com ext4. É uma pena ZFS não ser usado em todo o lado mas ainda deve demorar.
4- SHR é vantajosos se tiveres discos de tamanhos diferentes. O desperdício vai ser menor. Se usares todos os discos com o mesmo tamanho a vantagem de SHR é zero. Usa RAID. RAID 5 ou 6 depende de quanto espaço / redundãncia queres usar. RAID 10 eu não sou fã mas admito que em termos de velocidade possa ser ligeiramente superior.
5- Os RED não ganham prémios de performance mas por aqui são fiáveis. Já os Pro melhora um pouco. Mas não tenho muita experiência com diferentes discos para falar com propriedade.
 
Olá Metro, obrigado pela resposta.

Em termos de hardware são muito semelhantes. O QNAP tem a vantagem da porta USB 3 typeC frontal que permite a ligação direta de um PC ao NAS, port SD Card e HDMI. Tem também duas slots PCI de expansão, mas para instalar um SSD para cache, por exemplo, tem de se comprar para além do SSD um placa PCIe.

Os CPUs, daquilo que vi, e excluindo os Intel i3/i5 que se encontram em NAS carissimos, são os melhores que se pode encontrar. Intel Celeron J3455 Quad Core 64bit a 1.5GHz com burst a 2.3GHz, Apollo Lake. Pelo que li são bastante capazes para media center, daí equiparem muitos NAS para media.

Os 8GB de RAM são essencialmente por causa das VMs/Docker. Se não fosse por isso, 4GB seriam suficientes. A edição que encontrei só vem com 4GB, os outros 4GB vou comprar á parte também na Amazon.

1. A utilização que prevejo de momento é a seguinte:
- Storage (fotos e videos essencialmente)
- Backup / Sync (sync com Google Drive e OneDrive seria um Plus)
- Media Server (Plex Server/Emby)
- Web Server (para apps pessoais)
- Correr Docker Containers e/ou VMs
- Outro: assim que explorar o SO mais afundo de certeza que encontrarei mais apps úteis para o dia a dia
O budget máximo para o NAS é de 700/800€.

2. Relativamente ao transcoding tenho uma grande dúvida. Eu tenho uma box Android TV (Nvidia Shield TV) bastante capaz, e pelo que li é possível com o Plex fazer transcoding ao nível do Player em vez do Server. É verdade? Sendo assim, a Shield faria o transcoding em vez do NAS. Não sei também o impacto que isso teria na reprodução. 4K não é necessidade, uma vez que a minha TV só suporta 1080p.

3. Pelo que tenho lido muita gente não recomenda Btrfs para RAID 5 / RAID 6 sendo preferível Ext4, mas não deixa de ser estranho ser o file system default da Synology para esses tipos de RAID. A própria QNAP, talvez como ataque á rival Synology, tem uma série de artigos no seu site a defender o Ext4 e a "atacar" a utilização de Btrfs em NAS. Daí a grande confusão pela disparidade de opinião entre estes dois principais fabricantes de NAS.

4. Quanto a RAID estava muito focado em fazer RAID 5, ficando apenas com 1 disco para redundância. MAs como os dados que vou guardar são muito importantes depois pensei em avançar antes para RAID 6. Pelo que li, entre RAID 6 e RAID 10, mais vale o 10 porque sempre é mais rápido.
Outra hipótese que equacionei seria RAID 5 juntamente com backups dos dados mais importantes para a cloud da Synology (C2 Backup) por 25€/ano por 300GB.

5. As opiniões que vejo é que os RED são de facto fiáveis. A discórdia é em relação aos RED e RED PRO. Uns defendem os RED por serem mais frescos e silenciosos uma vez que funcionam a 5400RPM, outros defendem os PRO por terem 5 anos de garantia e serem mais rápidos (7200RMP). No entanto os PRO serão mais ruidosos e bastante mais quentes.
 
Algumas notas.

O QNAP tem a vantagem da porta USB 3 typeC frontal que permite a ligação direta de um PC ao NAS

Não vejo vantagem quando tens a rede. Tu acedes muito facilmente por rede ao NAS. Não percebi a vantagem do USB C para isso.

Os CPUs, daquilo que vi, e excluindo os Intel i3/i5 que se encontram em NAS carissimos, são os melhores que se pode encontrar. Intel Celeron J3455 Quad Core 64bit a 1.5GHz com burst a 2.3GHz, Apollo Lake.

Sim são mais caros mas para fazer "tudo" é a única opção. Mas já explico a minha ideia a seguir.

2. Relativamente ao transcoding tenho uma grande dúvida. Eu tenho uma box Android TV (Nvidia Shield TV) bastante capaz, e pelo que li é possível com o Plex fazer transcoding ao nível do Player em vez do Server. É verdade? Sendo assim, a Shield faria o transcoding em vez do NAS. Não sei também o impacto que isso teria na reprodução. 4K não é necessidade, uma vez que a minha TV só suporta 1080p.

Faz mas nunca experimentei porque tens na mesma que ter os dados no NAS. E para isso, e atendendo que todos temos um computador que é mais poderoso do que o NAS e do que o Shield ou o servidor fica no computador que também não é muito prático ou farias a conversão dos ficheiros no computador e ai já não será necessário transcoding. Mas eu converti-me ao Netflix e nem para isso tenho tempo.

4. Quanto a RAID estava muito focado em fazer RAID 5, ficando apenas com 1 disco para redundância. MAs como os dados que vou guardar são muito importantes depois pensei em avançar antes para RAID 6. Pelo que li, entre RAID 6 e RAID 10, mais vale o 10 porque sempre é mais rápido.

Com 4 discos RAID 6 perdes muito armazenamento. Eu apostava em ter uma copia dos dados e muito importante, a cópia estaria noutra localização. Um NAS só por si não serve.

5. As opiniões que vejo é que os RED são de facto fiáveis. A discórdia é em relação aos RED e RED PRO. Uns defendem os RED por serem mais frescos e silenciosos uma vez que funcionam a 5400RPM, outros defendem os PRO por terem 5 anos de garantia e serem mais rápidos (7200RMP). No entanto os PRO serão mais ruidosos e bastante mais quentes.

Não tenho qualquer experiência com os Pro só os normais e lá fiáveis têm sido.
 
Streaming é permitir servir o ficheiro via rede a um dispositivo e pressupões que o ficheiro está num formato que não é necessário converter. No transcoding o NAS tem que estar a processar o ficheiro á medida que está a ser visualizado.

Pensando neste fluxo: NAS -> Xiaomi Mi Box -> TV

Não preciso de me preocupar com a capacidade de transcoding do NAS, certo?
 
Eu diria que não, já que a Box deve conseguir ler e reproduzir no formato original. Tem é o cuidado de garantir que a Box consegue ter largura de banda decente para aceder ao NAS.
 
@Balian a questão com o transcoding costuma colocar-se com dispositivos móveis. A ideia que tenho, e corrijam-me se estiver errado é que a box android não costumam ter problemas.
 
Em princípio não terás problemas. Só nunca percebi como funcionam os Nas em relação às legendas, porque já li situações em que tenta fazer trancoding, mas que é possível alterar definições para não o fazer. A única sugestão é tentar ter tudo ligado por cabo de rede para ser o mais fluido possivel
 
Back
Topo