Guia Guia para Comprar NAS

4Tb são-te suficientes a médio prazo (por exemplo a 4 anos)?

Digo isto porque referes fotos e vídeos, e hoje em dia 4TB não é muito, especialmente porque se quiseres expandir a pool não vais ter hipótese depois.

De qualquer forma, para o NAS, ficas com cerca de 200 a 300eur, que não é suficiente para comprar algo robusto, especialmente se for novo.

Comprar um NAS ARM de entrada e complementar com um mini pc acaba por anular toda e qualquer vantagem de comprar algo já feito (esses Synology de entrada, por exemplo) visto que vais acabar por usar (e ter que configurar) um server a parte.

Se queres algo turnkey tenta ver um NAS da Synology, QNAP, ou terramaster usado com 4 baias e cpu X86, com esse orçamento ficas mais bem servido que comprar algo novo.

Ou alternativamente monta um NAS/homelab com o teu budget.

Outro aspecto é, se for informação relevante, subscreve um serviço online tipo Backblaze ou assim, hoje em dia não é especialmente caro, e é extremamente útil/importante.

@transistor homelab não está fora da equação mas queria algo que me ofereça uma experiência semelhante à que tenho hoje com o Google Photos com sincronização automática e não sei se confio em criar essa solução de raiz por isso ter pensado logo na Synology que me parece ser a melhor solução dentro do genero. Recomendas usar TrueNas ou outro? Dentro da synology que modelo achas que conseguia corresponder ao que preciso mas que seja mais económico, talvez o ds423+?

Em relação a comprar algo mais robusto do que tenho visto parece-me que tenho de subir e muito o orçamento para encontrar um NAS que tenha um hardware semelhante a um mini pc, daí ter surgido essa ideia de ter um mini pc para correr tudo o que é serviços docker e plex, mas compreendo o que dizes é mais uma peça para dar manutenção e até pagar energia porque passam a ser dois servidores a trabalhar 24/7.

O Truenas é, como o nome indica, software (SO) para NAS, e é bom (muito mesmo) para isso.

Como “bónus”, tem capacidade para correr VMs (não muito avançado) e containers. A versão Scale é mais amigável, visto correr em Linux (O core corre em freebsd, que é mais limitado em compatibilidade de hW, e o sistema de jails é também mais limitado que o Scale).

Não são hypervisors mas servem para o tipo de uso que a maioria das pessoas usam em ambiente doméstico/soho, como no teu caso.

A questão da sincronização de telemóveis/outros dispositivos, assim como ordenação e procura avançada de fotos e vídeos pode ser feita usando o nextcloud com plugins em cima do Truenas, por exemplo. No mínimo semelhante ao G. Photos.

Ou com uma VM a correr o serviço que escolhas para isso, não há grandes limites.

Quanto as “caixas feitas”, especialmente da Synology, agora é má altura para comprar uma nova, visto estarem prestes a sair novos modelos.

De qualquer forma, não vai sair nada de jeito para o teu orçamento com 90% de certeza.

Já agora, não sei a que mini Pcs te estás a referir, mas geralmente o HW desses baratos (100~150eur) não é nada doutro mundo, e fazes NAS costumizados, a gastarem muito pouco.

As marcas dos já feitos “esticam-se” pelo software e suporte, não é pelo HW.

Isso bem procurado e com algum conhecimento, conseguem fazer um NAS sem gastar os olhos da cara. Por exemplo:

409c1a8624e2055a55ff55d23a44b0f7.jpg

E o odroid nem é grande coisa para NAS visto que lhe faltam portas satas, pcie para ligar outros discos. De qualquer das maneiras é só um mero exemplo que com pouco consegue-se fazer muito.

Thin clients (o tipo de pc que foi listado acima) regra geral não são a melhor aposta se é pretendida integração.

Especialmente se for para correr média server, qualquer celeron gen 11 para cima é mais eficaz, e consome menos energia que algo gen 6.

Não me faz muito sentido apostar em algo desse género (leia-se comprar thin client + NAS ARM novo), quando podes integrar tudo numa só máquina (por exemplo Mboard itx, caixa NAS) pelo mesmo preço.

SBCs para isto também muito raramente compensam, porque vão existir sempre limitações, incluindo os chassis, RAM e afins.

Última edição:
Estou comprador de um NAS QNAP TS-464 e vou colocar 2 ssd 1gb para cache, ou um terramaster f4-424 pro com 1 ssd.
A minha questão é sobre a ligação em rede e respetiva segurança. Já percebi que não devo ligar o NAS diretamente ao Modem com o risco de ter problemas. Li algures que poderia ligar um switch ao modem e o NAS ao Switch criando uma ligação a meio.. Quais são as outras alternativas que tenho de forma a aceder aos documentos online sem colocar em risco de ter ransomwares? Obrigado pela ajuda! ;)

Última edição:
Ligares a um router ou ligares a um switch na prática vai ser igual. Podes usar uma vpn para acederes de fora para dentro da tua rede, eu uso um raspberry a correr o pivpn pelo wireguard e funciona bastante bem.

Comprei recentemente um mini PC e já tem proxmox em cima.
Estou agora a planear o meu setup para armazenamento de dados.
O principal objectivo é ter o máximo de garantias que não perco alguns dados importantes que serão armazenados (fotos, documentos).
Terei também outro tipo de media que considero "descartável" pois poderei sempre recuperar.

Na eventualidade de existir um problema, downtime é aceitável. Digo isto pois nesse parece-me que RAID não fará grande sentido.

Idealmente queria eventualmente aplicar a regra do 3-2-1 com: storage do mini PC, storage noutra maquina aqui em casa, off-site storage (S3? Azure? Outro?)

Pelo que tenho lido online, as melhores opções para este use case parecem-me comprar um SSD com uma boa capacidade e depois fazer backups (scheduled?) para a outra máquina que tenho aqui com uns quantos hdds. Storage off-site posso adicionar depois, mas parecem-me existir algumas opções interessantes (só em último caso teria necessidade de resgatar estes dados)

Alguém tem alguma idea melhor? Algo que me esteja a falhar?
Pensei também em DAS mas parece-me essencialmente a mesma coisa

Qual é o volume de dados que esperas armazenar a médio prazo (5 anos por exemplo), qual é o tipo de acesso que é necessário aos mesmos (users, se é para trabalho colaborativo, cold storage, etc), e qual é o teu budget de investimento inicial, e anual (especificamente para cloud)?

Sem este tipo de detalhe é impossível aconselhar corretamente.

RAID não é backup, mas está incluído no pacote de “máximo de garantias”, se é que isso existe.

Qual é o volume de dados que esperas armazenar a médio prazo (5 anos por exemplo), qual é o tipo de acesso que é necessário aos mesmos (users, se é para trabalho colaborativo, cold storage, etc), e qual é o teu budget de investimento inicial, e anual (especificamente para cloud)?

Sem este tipo de detalhe é impossível aconselhar corretamente.

RAID não é backup, mas está incluído no pacote de “máximo de garantias”, se é que isso existe.

Quanto ao volume de dados é um pouco difícil dizer, mas vamos apontar para uns 5TB para ter margem de manobra.

Tipo de acesso: o objetivo é eventualmente substituir o Google photos com uma solução self hosted tal como o immich, com 2 telemóveis a fazerem backup automático de novas fotos.

Investimento: estava a pensar apenas gastar o suficiente para adicionar um SSD (ou possivelmente HDD de 2.5) ao mini PC. Para backup já tenho vários HDDs de diferentes capacidades que tem espaço mais que suficiente para o que pretendo.

Quanto a cloud, o objetivo é ter um backup apenas em último caso que pelo que um serviço estilo AWS deep glacier me pareceu a melhor opção. Também sei que existe backblaze e afins mas ainda não explorei a fundo. De qualquer forma, o objectivo deste backup na cloud é mesmo cold storage que só necessitaria em caso de desastre.

Por partes:

Com o que tens já em mãos, Mini pc a correr o hypervisor, com os serviços / VMs que pretendes:

Separava desde já tudo o que seja armazenamento que não das máquinas virtuais disso, se é importante a informação, pelo simples facto de geralmente não poderes ter redundância (decente) de armazenamento nesses pcs.
E a sua fiabilidade é, regra geral, medíocre (na melhor das hipóteses).

Para a questão das fotos dos telemóveis pessoalmente usaria o nextcloud (preferência pessoal) numa VM com o ubuntu server (ou debian). As apps de telemóvel (iOS/Android) são gratuitas e simples, a configuração e manutenção do server também é acessivel (e documentada), e os plugins e customização são bons.

Com o armazenamento que tens em hdd, usava um NAS (vai depender do número de discos e configuração), permite usar RAID e ser acedido independente da máquina que corre as VMs. Só gastava dinheiro em ssds se o NAS tirasse algum proveito disso (se for algo com ZFS não vai valer a pena nesse tipo de uso e volume de dados).

Mais importante, subscrevia um serviço de backup tipo o Backblaze ou similar, custo benefício para utilizadores caseiros é capaz de ser o melhorzito.

Mais tarde, para teres algo como escrevias (O cliché 3-2-1, muito válido mas que 80% das pessoas não entende completamente/correctamente), crias/compras algo para fazer a replicaçao do que tens em ambas as maquinas (hypervisor e NAS) fora de casa, mas que tenhas acesso físico e de rede priveligiado.

A ideia pode ser algo deste género, mas o que escrevi acima tanto pode custar para o teu caso umas centenas de euros, como uns milhares. Pensa em quanto queres investir.

Opinião honesta, se os dados são importantes não gastes dinheiro nesse mini pc para armazenamento (cinge-te ao que é necessário para as máquinas virtuais apenas), o resto é deitar dinheiro ao lixo.

Gasta em algo apenas dedicado a armazenamento com robustez e fiabilidade.

Última edição:
Obrigado desde já pelas dicas.
pelo simples facto de geralmente não poderes ter redundância (decente) de armazenamento nesses pcs.
E a sua fiabilidade é, regra geral, medíocre (na melhor das hipóteses).

Sim, é verdade que no mini PC apenas há espaço para um nvme (que deverá chegar para o hypervisor + ISOs) e um SSD/HDD de 2.5" (para storage, dividido em vários volumes)

Gostaria que perceber no entanto porque razão me deveria focar na redundância - assumo que neste caso estejas a falar de RAID.
Digo isto porque não me importo de todo de lidar com o tradeoff de ter downtime se um disco do mini PC for à vida pois afinal de contas, ainda teria 2 backups.

Quanto questão da fiabilidade, o facto de ser medíocre tem haver com que factores? Uso intensivo dos discos? O hardware do mini PC em si? Possível corrupção dos dados?

Para a questão das fotos dos telemóveis pessoalmente usaria o nextcloud
Obrigado pela sugestão, é algo que ainda não instalei mas já ouvi falar bastante e definitivamente terei de dar uma vista de olhos

crias/compras algo para fazer a replicaçao do que tens em ambas as maquinas (hypervisor e NAS) fora de casa, mas que tenhas acesso físico e de rede priveligiado.
Alguma razão em específico pela qual deva optar por esta opção em vez de um S3 deep glacier (custa cerca de 1 dollar por TB)?
Seria algo apenas a usar em último recurso - a probabilidade de precisar seria muito, muito baixa.

A ideia pode ser algo deste género, mas o que escrevi acima tanto pode custar para o teu caso umas centenas de euros, como uns milhares. Pensa em quanto queres investir.

Não me importaria de gastar umas boas centenas para ter algo em condições :)

O teu post original indica que tens dados importantes, e que procuras “máximas garantias” de não perder informação.

Pegando no que já tens (o dito mini pc), o único uso para manter integridade máxima de dados é limitá-lo a servir de hypervisor (mesmo assim sem redundância, quando o perderes, e refiro-me a hW, vai tudo).

Redundância não é apenas criar cópias em discos avulso (que também avariam), é garantir que se algo correr mal com HW existe rede de segurança, mesmo a nível de HW, com integridade decente.

Não se trata só de downtime, tens inúmeros mecanismos de falhas de dados “silenciosas” que comprometem dados (maioritariamente mecanismos de corrupção, independentemente se a média de armazenamento é flash, mecânica/magnetica ou óptica). Cópias de algo mau, são cópias más.

Os minipcs (falo no geral) são maus porque não foram concebidos pra o uso que queres dar (hW não é sequer desenhado para esse use case, 24x7), tem componentes e controladores de armazenamento “maus” para garantir integridade, e regra geral não se dão bem com temperaturas de uso típicas de um sistema desses.

A questão da partição lógica de uma drive, é outro exemplo de uma (muito) má prática, que não trás vantagem absolutamente nenhuma, especialmente pelo que referi acima.

Idealmente queria eventualmente aplicar a regra do 3-2-1 com: storage do mini PC, storage noutra maquina aqui em casa, off-site storage (S3? Azure? Outro?)

Para uso caseiro acho que podes fazer o 1(RAIDZ2) e 3.
Vê o Amazon Glacier, acho que é bastante barato armazenar lá. A Google e Microsoft também devem ter tipo de cold-storage similar.
Outra opção é o Backblaze, quando testei não tinham datacenter na Europa e a velocidade de upload era baixa (8-10Mbit/s).

Back