Guia Guia para Comprar NAS

Boas malta! Preciso de esclarecimentos e recomendações sobre NAS.

Actualmente a forma como giro os meus ficheiros de trabalho e pessoais (fotos, vídeos, etc...) é recorrendo a dois discos externos o que não é o mais prático e aconselhável. Ficheiros pessoais vão directos para os dois discos (gravação "manual"), quanto aos de trabalho vou editando-os no pc (quando me lembro e tenho disponibilidade faço backup para os 2 discos) e quando termino o trabalho gravo novamente todo o processo nos discos e apago-os do PC. Como devem imaginar não é nada prático e o risco de perder dados é considerável.

Penso que um NAS de 2 baías seria a opção mais correcta, ainda facilitava o "esvaziar" de fotos do telemóvel e a possibilidade de em qualquer lado conseguir aceder aos meus ficheiros.

Pelo que li por aqui Sinology e QNap são boas marcas de NAS (não as conhecia), já tinha visto nas grandes superfícies soluções da WD, mas, aparentemente desaconselham pelos problemas de segurança...

Até 200€ consigo alguma solução NAS que se adeque às minhas necessidades? Há a possibilidade de comprar só a box e os discos ir comprando depois? É possível ligar um disco externo à NAS e ir utilizando-o como disco de backup?

A ideia seria também ter diferentes users aqui em casa, resguardando a privacidade/segurança. Fazer streaming de fotos e vídeos para a smart tv também é uma mais-valia, pelo que li acho que não é necessário uma NAS muito poderosa visto que não tenho necessidade de 4k.

Grato desde já por todos os esclarecimentos e ajuda que possam dar :)
 
Um investimento que recomendo na tua situação é uma subscrição do backblaze. São 50 dólares por ano ou 5 por mês e fazes backup do teu computador e dos discos externos desde que ligues pelo menos 1 vez por mês dando tempo para fazer backup. Não consegues fazer backup de NAS mas de discos por USB que ligas sim. Não há limite de GB de backup. Isso resolve o problema de perder dados.

Para a partilha com outros utilizadores e afins sim, qualquer das marcas que referes faz isso, eu só tenho experiência com Synology, e não andando a seguir o que lançam a QNAP costuma ser mais barata com melhores specs.

Podes ter vários utilizadores e basicamente tudo o que referes.

Nas duas marcas compras só o dispositivo e depois compras discos à parte.
 
Grato pela resposta Metro.

Backup online para mim não é viável. Os tempos de upload da minha net são elevadissímos, nem consigo imaginar o tempo para carregar os gigas todos... Além de que me mexe um bocado com o psicológico não ter o suporte fisíco à vista. E se de um momento para o outro o serviço fechar, lá se vão os dados...

Não fiquei esclarecido em duas questões:
- WD continua a não ser uma opção segura? O artigo já tem quase 1 ano...
- É possivel num cenário de NAS de 2 baías, ter apenas uma com disco e ligar um disco externo, por usb, o NAS fazer backup do disco da baía 1 para o disco externo (tipo RAID)?

Pelo que já pesquisei (pouco e sem grandes conhecimentos sobre o assunto), o interface e funções dos WD agradam-me mais.

Obrigado.
 
Tenho ideia que a wd apesar de jantar passado um ano, ainda não corrigiu a falha.
Podes só ter um disco e ligar outro por usb para backup. E tenho ideia de algures existir uma opção de agendar transferência entre ambos. Depende do nas
 
@Metro

Ainda estou a decidir o k fazer....

Ou opto pour uma solução Synology que tenho a papinha toda feita, mas limitado no que quero fazer.
Ou então opto pelo HP que tenho que fazer tudo... O meu grande dilema é:
Qual OS escolher ? ( Freenas, xpenology, centos, esxi, proxmox....)
Visto que vou faxer testes, sera que os 2 discos en Raid 1 para armazenamento vai ficar intacto se mudar de OS? Que tipo de extensão vou utilizar nesses discos para funcionar em varios OS? E nao perder nada?..,

Muitas questões por responder, e não sei a quem pedir ajuda... :(
A recomendação da Synology é principalmente devida a conhecer-mos o software. Também podiam ser aqui incluídos dispositivos da QNAP mas por falta de contacto com os mesmos vamos pela opção mais segura. Há equipamentos da Synology de duas baias bastante mais acessíveis mas a opção pelo DS216play deve-se à optimização para multimédia nomeadamente ao trascoding de 4K para 1080p. Há sempre alguma confusão sobre o streaming e o transcoding. Streaming é permitir servir o ficheiro via rede a um dispositivo e pressupões que o ficheiro está num formato que não é necessário converter. No transcoding o NAS tem que estar a processar o ficheiro á medida que está a ser visualizado. Se o ficheiro é a 720p por exemplo, o NAS vai conseguir processar sem problemas, mas com cada vez mais ficheiros 4K ele não consegue fazer o transcoding para 4K mas apenas para 1080p e se necessitam mesmo disto fiquem cientes que em muitos casos isso pode não correr como previsto. Vai depender de vários fatores.

A recomendação da Synology é principalmente devida a conhecer-mos o software. Também podiam ser aqui incluídos dispositivos da QNAP mas por falta de contacto com os mesmos vamos pela opção mais segura. Há equipamentos da Synology de duas baias bastante mais acessíveis mas a opção pelo DS216play deve-se à optimização para multimédia nomeadamente ao trascoding de 4K para 1080p. Há sempre alguma confusão sobre o streaming e o transcoding. Streaming é permitir servir o ficheiro via rede a um dispositivo e pressupões que o ficheiro está num formato que não é necessário converter. No transcoding o NAS tem que estar a processar o ficheiro á medida que está a ser visualizado. Se o ficheiro é a 720p por exemplo, o NAS vai conseguir processar sem problemas, mas com cada vez mais ficheiros 4K ele não consegue fazer o transcoding para 4K mas apenas para 1080p e se necessitam mesmo disto fiquem cientes que em muitos casos isso pode não correr como previsto. Vai depender de vários fatores.

Visto que vou faxer testes, sera que os 2 discos en Raid 1 para armazenamento vai ficar intacto se mudar de OS? Que tipo de extensão vou utilizar nesses discos para funcionar em varios OS? E nao perder nada?..,
 
Última edição pelo moderador:
A recomendação da Synology é principalmente devida a conhecer-mos o software. Também podiam ser aqui incluídos dispositivos da QNAP mas por falta de contacto com os mesmos vamos pela opção mais segura. Há equipamentos da Synology de duas baias bastante mais acessíveis mas a opção pelo DS216play deve-se à optimização para multimédia nomeadamente ao trascoding de 4K para 1080p. Há sempre alguma confusão sobre o streaming e o transcoding. Streaming é permitir servir o ficheiro via rede a um dispositivo e pressupões que o ficheiro está num formato que não é necessário converter. No transcoding o NAS tem que estar a processar o ficheiro á medida que está a ser visualizado. Se o ficheiro é a 720p por exemplo, o NAS vai conseguir processar sem problemas, mas com cada vez mais ficheiros 4K ele não consegue fazer o transcoding para 4K mas apenas para 1080p e se necessitam mesmo disto fiquem cientes que em muitos casos isso pode não correr como previsto. Vai depender de vários fatores.

Acabei por optar por esta solução: https://forum.zwame.pt/threads/construccao-de-um-nas-num-hp-proliant-microserver-gen8-g1610t.984832/
 
Uma questão, e UPS para NAS? É algo que também costumam comprar?
Sempre tive uma rede elétrica constante que mesmo em casos de pior tempo não ia abaixo. Ultimamente qualquer coisa fico logo sem luz em casa e lá vai o NAS abaixo, inclusive já tive de o mandar uma vez para a garantia.
Existe algum tipo de UPS especial, ou uma das mais básicas serve para o que é?
 
Uma questão, e UPS para NAS? É algo que também costumam comprar?
Sempre tive uma rede elétrica constante que mesmo em casos de pior tempo não ia abaixo. Ultimamente qualquer coisa fico logo sem luz em casa e lá vai o NAS abaixo, inclusive já tive de o mandar uma vez para a garantia.
Existe algum tipo de UPS especial, ou uma das mais básicas serve para o que é?

Qualquer UPS pode ajudá-lo com isso, procure marcas como CyberPower, APC e Tripp Lite. Eles são marcas famosas, mas em geral uma unidade que pode fornecer pelo menos 500 a 900 watts deve ser capaz de manter a máquina ligada enquanto salva todas as informações.
 
Viva maltinha

Para não estar a criar um novo tópico vou usar este para pedir a vossa opinião ou recomendação. Já tenho um sistema NAS e agora pretendo um sistema DAS (Direct Attached Storage). Pretendia uma caixa para 4 discos 3.5' com sistema RAID com usb 3.0/3.1. O que me podem recomendar? Obrigado.
 
É um pedido um pouco estranho :)
Mas há soluções. O mais habitual é de dois discos. E com discos com cada vez mais capacidade é uma questão de troca de mais discos por discos maiores.

Solução da WD: https://www.wd.com/en-ie/products/external-storage/my-book-duo.html
Soluções da LaCie: https://www.lacie.com/gb/en/products/big/

Não preferias para esta solução Thunderbolt 3 em vez de USB 3?
Qual a capacidade em termos de storage e que RAID?
Desvantagem de ser por rede? Neste momento ter opções de rede 10Gbps não é algo irreal.
 
É um pedido um pouco estranho :)
Mas há soluções. O mais habitual é de dois discos. E com discos com cada vez mais capacidade é uma questão de troca de mais discos por discos maiores.

Solução da WD: https://www.wd.com/en-ie/products/external-storage/my-book-duo.html
Soluções da LaCie: https://www.lacie.com/gb/en/products/big/

Não preferias para esta solução Thunderbolt 3 em vez de USB 3?
Qual a capacidade em termos de storage e que RAID?
Desvantagem de ser por rede? Neste momento ter opções de rede 10Gbps não é algo irreal.

Sim um bocado estranho do habitual. Eu já tenho um sistema NAS e a intenção agora é dar uso a uns discos antigos que tenho que ainda estão em bom estado e remover informação não muito importante do NAS.

O meu pc só tem usb 3.0, de storage no máximo 10TB com raid 1 ou 10.
 
O teu PC é um desktop? Tens espaço para mais discos na caixa? É que mesmo que seja trocar caixa e meter uma controladora RAID a brincadeira deve sair mais barata...
É mais uma hipótese na tua equação.
 
@Metro tenho um Asus VivoPC VM62-G096R que só dá para um disco. O sistema DAS é mesmo o que pretendo porque vai ficar desligado a maior parte do tempo.

Já tenho em mente algumas caixas: Orico NS400RU39 ou 548RU3, Silverstone SST-TS432U-V2, Mediasonic HFR7-SU31CH ou HFR7-SU3S2. Não queria gastar mais que 200€.
 
Que NAS comprar? QNAP 228A ou Synology DS218j (cerca de 180€ ambos).

Ou outro? Cheap solution era o Buffalo 520D (90€).

Preciso de RAID 2 discos (2TB cada) chegam. Uso o Google Photos por isso conectividade ao serviço era otimo. A ideia é ter coleção de filmes/séries e ver na TV (Kodi ou Plex) + Fotos sincronizadas com Google Photos etc.

Também ter um espaço para documentos de users individuais seria necessário.
 
Última edição pelo moderador:
@SysCon

Não vi a tua resposta. Penso que não estamos a pensar num DAS da mesma forma. Será o computador principal ou apenas um servidor? Se é servidor algo assim? https://forum.zwame.pt/threads/construccao-de-um-nas-num-hp-proliant-microserver-gen8-g1610t.984832/ É que se é DAS pensei que seria um sistema com dois discos ligados por Thunderbolt ou USB 3.0. Aquelas caixas é para montar um sistema não?

@[_Rafeiro_]

A questão é se precisas ou não de transcoding. O pessoal quer NAS baratos mas depois querem Plex mas se mete transcoding pelo meio e ainda por cima 4K. Se é só para guardar os ficheiros são boas soluções. Mas mais processamento e RAM nunca fizeram mal a ninguém :D
 
@SysCon

Não vi a tua resposta. Penso que não estamos a pensar num DAS da mesma forma. Será o computador principal ou apenas um servidor? Se é servidor algo assim? https://forum.zwame.pt/threads/construccao-de-um-nas-num-hp-proliant-microserver-gen8-g1610t.984832/ É que se é DAS pensei que seria um sistema com dois discos ligados por Thunderbolt ou USB 3.0. Aquelas caixas é para montar um sistema não?

É para ficar ligado ao meu pc por usb 3.0, é isto que pretendo: https://www.qnap.com/pt-pt/product/tr-004
 
Então cá vou em fazer novamente papel de advogado do diabo e porque é que simplesmente não arranjas uma caixa onde caibam 4 discos 3,5 e compras uma controladora RAID e fica tudo no computador?
A menos que queiras andar com isto entre computadores mas ai deve ser melhor ter algo na rede...
Sinto que não estou a responder ao que estás a perguntar mas é o que me faz mais sentido e antes que te precipites faz mais sentido.
 
@Metro já respondi a essa tua pergunta. Também há a possibilidade de trocar de NAS para um de 4 discos mas fica muito caro por causa dos discos e ia gastar mais electricidade por mês.
 
Back
Topo