Guia Guia para Comprar NAS

Tenho estado a seguir o tópico porque eventualmente irei precisar dum NAS, e reperei que aconselham o Backblaze para backup do NAS.
Eu já uso Backblaze aos anos, já me safou algumas vezes, mas ia jurar que para backup de NAS eles têm outro serviço. Não é o mesmo que faz backup do pc/Mac e dos discos externos lá ligados. Há malta com "workarounds", mas não gosto do método.
Mudou alguma coisa entretanto, ou estão a falar de outro serviço da Backblaze?

Quero partilhar uma historia de sucesso com o suporte da amazon, relativo a garantia.

Comprei multiplos discos rigidos para montar um NAS em 2022, um deles apos 600 dias de uso (contagem de horas ligado) começou a acusar erros no S.M.A.R.T.
Contactei o suporte (via suporte da compra, diretamente amazon e nao fabricante) para activar a garantia.

Ofereceram logo refund ou troca. Mas expliquei que precisava do disco novo ANTES de enviar o velho, pois o disco estava num sistema RAID5 e nao podia correr o disco de enviar o disco com problemas, esperar que viese o novo, e entretanto falhar outro e perdia tudo no NAS (raid5 com 3 discos)

Apos algumas voltas a explicar que só aceitava se enviasem o novo primeiro que so depois de recuperar o RAID é que enviava o velho, disseram que nao.
Entao dessidi dizer que ia comprar um novo, e quando chegase e refizese o raid, que iria proceder ao pedido de refund e nao troca do velho, assim ficava seguro.

Não é que ele depois de eu dizer isso, foi falar com o supervisor, e ofereceram o full refund SEM ENVIAR O VELHO??? Assim mal entre o refund (deram a escolha gift card ou devolucao no cartao de credito) avanço com a compra e mantenho o velho (vai servir para ultimo backup externo pois nao posso confiar nele)

TLDR Suporte amazon 5 estrelas

Sinto que isto acaba por ser um mundo muito complexo para as minhas capacidades :D
Mas basicamente estou a procura de uma maneira substituir o meu serviço de cloud do OneDrive, para fazer alojamento dos meus ficheiros. Tenho 1TB, não preciso mais de isso. Basta procurar uma NAS simples de 2 baías, com 2 discos de 1TB em RAID? Consigo isso por menos de 200€?

Dentro deste orçamento há os WD, mas pelo que leio por aqui não é o mais recomendado certo?

Sigo este topico porque estava a pensar montar uma NAS e juntar uns 11 discos externos e 1000 DVDS num arquivo unico, facilmente acessivel. Mas acontece que não preciso que ele esteja sempre ligado, e não quero mesmo que esteja ligado a Net.

Sendo isso o melhor é eu optar por uma DAS, correto?

Espaço util gostaria que fosse para ai de 20-25TB. Para isso estava a pensar usar 4 discos de 8TB em RAID 5 (24TB disponiveis, 8TB para redundância - permite falha de um disco max).

Parece bem? Que material aconselham? Os Seagate IronWolf/Pro são bons? Seasgate EXOS é melhor? Qual a melhor Caixa? Orçamento é até 1500€.

Obrigado.

ps: mais tarde, depois de montar a DAS tambem iria fazer backup online, alem de guardar os disco e dvds de origem para um caso de falha maior. sei que redundancia em NAS e DAS não é de fiar a 100%

Última edição:
Ora viva,

Até ao momento tenho 2x hdds internos (4TB cada, e quase cheios), a fazer backup com o BackBlaze.
Num futuro próximo terei que me desfazer do desktop e passar para um portátil (Macbook Pro), e procuro uma solução para manter o arquivo acessível de modo a continuar a trabalhar. Sempre tive como objectivo montar um NAS, no entanto essa ideia vai ter que ser adiada novamente porque não terei orçamento para tudo.
Andei a pesquisar e existem uma soluções híbridas que funcionam como DAS e, futuramente, servem de expansão a um NAS. Ou seja, a ideia era comprar isso, ligar por USB e continuar a usar os discos como sempre usei, mas externamente. O que me chamou mais à atenção foi um QNAP de 4 baías (Qnap TR-004) que pode servir de expansão a um NAS de 2 baías. Esta solução fica por 200€. Penso que uma solução NAS de 4 baías, por muito barata que seja, irá sempre para mais do dobro deste valor.
Estas coisas funcionam bem? Devo fugir disto?
Ou têm outra sugestão?

TL&DR
Poupa até teres dinheiro para o NAS. Pelos vistos só te faltam 200€. Eu comprava outro disco igual aos que já tens para ter 3 discos em RAID 5 ou SHR (Synology).

Esses dois discos devem estar "separados", sem RAID, certo? Quando mudares para um NAS/NAS, não faz sentido não implementar uma solução de RAID. Estares a querer usar os dois discos num DAS/NAS, sem passares para RAID não me parece uma boa ideia. Tanto por questões de segurança, como de consolidação de espaço.

O DAS funciona normalmente como uma expansão e um volume extra, ou seja, terás sempre uma "pasta" à parte do que já existe no NAS. Mais tarde quando quiseres aumentar a capacidade do teu sistema, terás de fazer troca de discos no NAS, no DAS ou nos dois.
Claro que se pretenderes ter um arquivo "morto", a solução do DAS até pode fazer mais sentido.

O espaço físco ocupado passa a ser o dobro, além de seres dois dispositivos a gastar energia e mais cabos na secretária.

Um NAS daqui a uns anos que o queiras substituir por algo mais potente, pode sempre ser usado como destino de backups automáticos do NAS principal (um DAS só poderias fazer isto tendo um computador ligado ao mesmo).

Eu também tenho uma carrada de fotos e estou com um NAS com 4 baias mas só 3 discos (não quis meter o quarto para me facilitar a vida quando um dos discos falhar - o processo de recuperação é muito mais rápido).

O meu workflow é o seguinte:
- todas as fotos estão no NAS
- O NAS tem uma placa 10Gb/s (10 gigabits por segundo). Bastaria-me 2.5, mas não havia placa 2.5 para o meu NAS
- tenho um desktop a aceder ao NAS com placa de rede 10Gb/s). Uso este para acabar de catalogar uma coleção de 50.000 fotos (a consolidação de vários discos externos originou muitos repetidos)
- tenho um macbook pro onde edito as fotos mais recentes. As fotos são copiadas automaticamente para o NAS (numa pasta separada das fotos do catálogo do desktop)
- quando importo uma sessão, os raws são copiados automaticamente para o NAS (para backup que após tratar da sessão é eliminado)
- quando acabo de editar uma sessão, exporto-a como catálogo para importar no desktop
- tenho um processo de publicação que gera jpgs de fotos de família automaticamente para outra pasta partilhada no NAS (para a família ser auto-suficiente quando quer ver fotos). Outro processo de publicação gera os jpgs de álbuns que não interessam à família.
- semanalmente ocorre um processo de backup do NAS para outro NAS mais antigo que já tinha

No futuro, quando acabar de tratar do catálogo principal no desktop, este terminará as funções de edição e gestão de fotos. O macbook pro tratará de tudo. A velocidade dos M1 e posteriores a editar fotos de lightroom é muito superior ao meu 5600X. É tão superior que no desktop, os albuns que precisam de denoise (fotos com pouca luz), prefiro exportar e fazer o denoise no macbook pro.

A minha qualidade de vida melhorou por ter deixado de usar discos externos e passar a ter uma solução centralizada, com backups automáticos (tenho mais processos de replicação de backups que não interessa estar a mencionar agora). Poupo tempo e tenho tudo mais seguro e mais fácil de usar.

@Djizasse

Muito obrigado pela paciência e detalhe no teu post!
Compreendo perfeitamente o que dizes e concordo a 100% com a opinião sobre o NAS.
A minha ideia sempre foi essa. Entre discos (3x 8tb) e NAS (um synology 4 baías com opção 10gbe) precisava de 1400€, aproximadamente.
Ainda por cima não tenho os discos em raid. Está cada um por si, o que torna a gestão dos ficheiros um pesadelo.

Esta hipótese continua em cima da mesa para futuro porque acredito que é a melhor solução. No entanto, eu preciso de uma solução para agora, para continuar a aceder aos discos. Não é algo que possa esperar até "juntar" o dinheiro. Até Janeiro tenho que libertar o escritório de casa para dar lugar a um quarto (por um bom motivo!).

O dinheiro que vou gastar num macbook pro deita por terra qualquer hipótese de optar pelo NAS.

Posto isto, o que é que me sobra?
- caixas externas (não me agrada nada!)
- um NAS baratuxo de duas baías, mantendo os discos individuais (tenho dúvida quanto ao desempenho, mas se houver algum decente...)
- um DAS
- outro?

Quando pensei naquela solução da qnap já foi a pensar numa futura conversão para NAS.

@Djizasse

Muito obrigado pela paciência e detalhe no teu post!
Compreendo perfeitamente o que dizes e concordo a 100% com a opinião sobre o NAS.
A minha ideia sempre foi essa. Entre discos (3x 8tb) e NAS (um synology 4 baías com opção 10gbe) precisava de 1400€, aproximadamente.
Ainda por cima não tenho os discos em raid. Está cada um por si, o que torna a gestão dos ficheiros um pesadelo.

Esta hipótese continua em cima da mesa para futuro porque acredito que é a melhor solução. No entanto, eu preciso de uma solução para agora, para continuar a aceder aos discos. Não é algo que possa esperar até "juntar" o dinheiro. Até Janeiro tenho que libertar o escritório de casa para dar lugar a um quarto (por um bom motivo!).

O dinheiro que vou gastar num macbook pro deita por terra qualquer hipótese de optar pelo NAS.

Posto isto, o que é que me sobra?
- caixas externas (não me agrada nada!)
- um NAS baratuxo de duas baías, mantendo os discos individuais (tenho dúvida quanto ao desempenho, mas se houver algum decente...)
- um DAS
- outro?

Quando pensei naquela solução da qnap já foi a pensar numa futura conversão para NAS.
Eu por exemplo tenho um DAS da marca Yottamaster, tem RAID mas optei por usar o programa StableBit para criar a pool.

gostei muito do truenas , mas é um pouco exigente no hardware para coisa funcionar bem,e já tem muitos nos disto.
Para ficheiros estou a usar proxmox com maquina openmediavault, como não preciso algo exigente apenas uso ocasional serve-me perfeitamente e a performance excelente.

Hexos ainda está em fase Beta, para por dados importantes não seria recomendado, ainda por cima a pagar.
Para pagar se calhar iria para o unraid.

O Hexos é para o meu segundo backup que neste momento tenho instalado o OMV7, para mim o Unraid é complexo ao nível do Truenas.

Unraid all the way, atualmente com 6 discos, hardware todo à medida. Já usei praticamente as soluções todas e acabei mesmo por optar pagar a licença de Unraid porque nem tem comparação.

Unraid all the way, atualmente com 6 discos, hardware todo à medida. Já usei praticamente as soluções todas e acabei mesmo por optar pagar a licença de Unraid porque nem tem comparação.
São escolhas, casos de utilização e experiências acima de tudo.

Existem várias soluções, e isso é mesmo o melhor, escolha…

Back