SysCon
Power Member
Eu pretendo ter um raid10, redundância para 4 discosMas tu não queres mirror, mirror de 6 discos vai ter 5 discos de redundância e apenas 1 com dados, não é o que precisas.
Tens de escolher a opção de RAID-Z2.
Eu pretendo ter um raid10, redundância para 4 discosMas tu não queres mirror, mirror de 6 discos vai ter 5 discos de redundância e apenas 1 com dados, não é o que precisas.
Tens de escolher a opção de RAID-Z2.
Boas, há videos no yt de como instalar no proxmox ou em qualquer pc o sistema synology.@Metro
Ainda estou a decidir o k fazer....
Ou opto pour uma solução Synology que tenho a papinha toda feita, mas limitado no que quero fazer.
Ou então opto pelo HP que tenho que fazer tudo... O meu grande dilema é:
Qual OS escolher ? ( Freenas, xpenology, centos, esxi, proxmox....)
Visto que vou faxer testes, sera que os 2 discos en Raid 1 para armazenamento vai ficar intacto se mudar de OS? Que tipo de extensão vou utilizar nesses discos para funcionar em varios OS? E nao perder nada?..,
Muitas questões por responder, e não sei a quem pedir ajuda...
Proxmox é um hypervisor (nada a ver com software nas), e xpenologys e afins, além de não serem fiáveis em máquinas genéricas, são completamente inferiores a soluções como Truenas por exemplo, não têm qualquer tipo de suporte, e não são sequer legais.Boas, há videos no yt de como instalar no proxmox ou em qualquer pc o sistema synology.
Sobre o proxmox, eu sei bem o que é, obrigado pela tentativa de esclarecimento. Só tentei ajudar, não sou da equipa A ou B, opiniões sobre qual é a melhor ou pior devem ser consideradas opiniões e não factos.O canal lawrence systems também tem tutoriais simples de seguir, para configurações mais simples (o que 90% dos users domésticos necessita).
Aproveito para referir também que a versão actual do scale (electric eel) já suporta extensão de Pools, o que é um grande bónus para muitos dos possíveis utilizadores do Truenas.
Além disso, os containers nativos já são docker, o overhead de cpu diminuiu imenso.
Proxmox é um hypervisor (nada a ver com software nas), e xpenologys e afins, além de não serem fiáveis em máquinas genéricas, são completamente inferiores a soluções como Truenas por exemplo, não têm qualquer tipo de suporte, e não são sequer legais.
Para quem quer uma coisa em condições é evitar como a praga…
Eu pretendo ter um raid10, redundância para 4 discos
Pretendia 4 discos com 4 redundâncias.Ou seja tu queres 2 vDevs com 4 discos cada e 2 discos de redundância em cada um? Tens de criar a pool com um vdev com 4 discos em RAID-Z2, e depois da pool criada, adicionar novo vdev com 4 discos com 2 de redundância.
Ainda não percebi bem como é que funciona a redundância do Raid-z2A minha questão é porque é que queres fazer isso?
Pretendia 4 discos com 4 redundâncias.
Ainda não percebi bem como é que funciona a redundância do Raid-z2
Sim era isso que pretendia mas já percebi que funciona tudo diferente do raid tradicional.Pra quê? Acho que já percebi o que queres, 8 discos em que 4 são redundantes? É isso? Ou seja vais ter 4 vDevs, cada um com 2 discos (mirror). Podem falhar 4 discos, desde que estejam em vDevs diferentes. Se te falhar 2 discos no mesmo vDev, perdes a pool toda. Não percebo a razão para isto, estas a sacrificar espaço de 4 discos e se te falham 2 discos no mesmo vDev perdes toda a informação.
O que me intriga e no meu caso; tenho 8 discos de 4TB com raid-z2, 2 são redundância para os restantes 6? A grande dúvida, como é que 2 discos vão conter uma cópia da informação dos restantes 6 discos? A informação está extremamente compactada nesses dois discos?O RAID-Zn funciona de maneira semelhante ao RAID5/6. Com 8 discos crias apenas um vDev e colocas o tipo como RAID-Z2 e assim ficas com 2 discos de redundância para o caso de quando o um falhar e for preciso fazer rebuild, se acontecer outra falha (qualquer que seja o disco) não perdes dados.
Já estive a ler os links e encontrei um outro que me deixou ainda mais baralhado Mirror vDevsLê um bocado sobre o assunto e os links que coloquei anteriormente.
Sim era isso que pretendia mas já percebi que funciona tudo diferente do raid tradicional.
O que me intriga e no meu caso; tenho 8 discos de 4TB com raid-z2, 2 são redundância para os restantes 6? A grande dúvida, como é que 2 discos vão conter uma cópia da informação dos restantes 6 discos? A informação está extremamente compactada nesses dois discos?
É isto que ainda não consegui perceber ou encaixar bem na minha mente.
Já estive a ler os links e encontrei um outro que me deixou ainda mais baralhado Mirror vDevs