Guia Guia para Comprar NAS

@Metro

Ainda estou a decidir o k fazer....

Ou opto pour uma solução Synology que tenho a papinha toda feita, mas limitado no que quero fazer.
Ou então opto pelo HP que tenho que fazer tudo... O meu grande dilema é:
Qual OS escolher ? ( Freenas, xpenology, centos, esxi, proxmox....)
Visto que vou faxer testes, sera que os 2 discos en Raid 1 para armazenamento vai ficar intacto se mudar de OS? Que tipo de extensão vou utilizar nesses discos para funcionar em varios OS? E nao perder nada?..,

Muitas questões por responder, e não sei a quem pedir ajuda... :(
Boas, há videos no yt de como instalar no proxmox ou em qualquer pc o sistema synology.

O canal lawrence systems também tem tutoriais simples de seguir, para configurações mais simples (o que 90% dos users domésticos necessita).

Aproveito para referir também que a versão actual do scale (electric eel) já suporta extensão de Pools, o que é um grande bónus para muitos dos possíveis utilizadores do Truenas.

Além disso, os containers nativos já são docker, o overhead de cpu diminuiu imenso.

Boas, há videos no yt de como instalar no proxmox ou em qualquer pc o sistema synology.
Proxmox é um hypervisor (nada a ver com software nas), e xpenologys e afins, além de não serem fiáveis em máquinas genéricas, são completamente inferiores a soluções como Truenas por exemplo, não têm qualquer tipo de suporte, e não são sequer legais.

Para quem quer uma coisa em condições é evitar como a praga…

Cheguei a exprimentar xpenologys mas fiquei sempre com aquela sensação se algum update der errado ou o boot será que é possível recuperar ou instalar novamente o sistema e ir buscar os ficheiros da antiga instalação, e não cheguei avançar.

@skandal no meu caso eu comprei uma board asrock com j5040 + 16gb ram aproveitei os disco wd red 4tb ( vindo do mycloud) e um ssd samsung , e na altura truenas foi a escolha, configurar é top criar grupos só criar a pasta publica é que tive de ir ao youtube, e como dava para criar maquinas virtuais criei uma para pfsense, inclusive adorei que integração com a ups apc que desliga o servidor e volta a ligar quando regressa a luz.

A coisa funcionava bem mas aleatoriamente, +/- mes e meio o sistema dava travava/crash. Ainda andei com logs e prints no forum truenas, instalei novamente troquei de ssd mas nunca se resolveu e chegou-se a conclusão que poderia ser de não ter memorias EEC.

Depois segui para o proxmox + truenas passthrough ( recomendado), mas tive problemas. Desisti do truenas culpa por causa do hardware que escolhi.

Acabei por ficar com proxmox, para ficheiros escolhi openmediavault, simples e facil de configurar e ainda faz um backup rsync para um outro disco mycloud que me deram.

Notei que proxmox + pfsense o pc tinha mais disponibilidade e muito menos recursos consumidos que o truenas+pfsense.

Agora na mesma maquina j5040 com proxmox em maquinas virtuais tenho openmediavault + pfsense + ubuntu server para o bitwarden e o nextcloud) + ubuntu server apache para testes wordpress + veeam work ( uma maquina que o veeam backup usa para fazer backups que so liga quando ele esta a fazer backups).

O canal lawrence systems também tem tutoriais simples de seguir, para configurações mais simples (o que 90% dos users domésticos necessita).

Aproveito para referir também que a versão actual do scale (electric eel) já suporta extensão de Pools, o que é um grande bónus para muitos dos possíveis utilizadores do Truenas.

Além disso, os containers nativos já são docker, o overhead de cpu diminuiu imenso.

Proxmox é um hypervisor (nada a ver com software nas), e xpenologys e afins, além de não serem fiáveis em máquinas genéricas, são completamente inferiores a soluções como Truenas por exemplo, não têm qualquer tipo de suporte, e não são sequer legais.

Para quem quer uma coisa em condições é evitar como a praga…
Sobre o proxmox, eu sei bem o que é, obrigado pela tentativa de esclarecimento. Só tentei ajudar, não sou da equipa A ou B, opiniões sobre qual é a melhor ou pior devem ser consideradas opiniões e não factos.

Tens razão quanto a "querer algo em condições paga" até certo ponto. No caso da Synology, o hardware não se compara com o que tenho no meu proxmox.

Se leres o que está escrito com calma penso que entendas corretamente o que disse (não foi o caso pela resposta).

Recomendar um hypervisor com uma máquina virtual a correr um bootloader de um SO que é proprietário, ilegal se usado dessa forma e portanto não suportado por ninguém é literalmente o pior de 2 mundos para um sistema de armazenamento. Isto são factos.

Mas ei, como não necessitas a título pessoal de esclarecimento nem há questão.

Olá a todos,

Pretendo adquirir uma NAS para o escritório, mas o meu conhecimento na área é algo limitado, principalmente a nível de redes.

Por isso vinha pedir a Vossa ajuda a que me indicassem um equipamento que fosse de fácil configuração/ instalação e que fosse upgradável no futuro, principalmente no que toca a armazenamento e ter acesso remotamente.

Em termos de ficheiros que lá quero colocar será maioritariamente pdfs, fotos e vídeos 4k.

Desde já agradeço a ajuda prestada.

Cumprimentos

Qual é o orçamento que tens para o efeito (máquina + discos)?
Qual o volume de dados que pretendes ter a médio prazo (4~5 anos)?
Qual é a criticidade da informação?
Qual é a tipologia de acesso que pretendes à informação (armazenamento apenas/trabalho colaborativo/edição de vídeo em rede/etc)?
Pretendes apenas armazenamento ou pensas também usar VMs, containers, virtualização etc / outros serviços na máquina?

Este tipo de informação é importante para aconselhamento
(neste tópico devia existir algo como o questionário das configurações no HW)

Queremos apenas armazenar e puder aceder à documentação externamente e sempre que necessario.

Não haverá nada que seja "segredo de estado", quanto ao volume de dados confesso que não sei, daí ter pedido algo que possa levar upgrade a nivel de armazenamento.

O ponto a realçar era a facilidade de instalação/ configuração da NAS.

Estou de olho nas NAS Synology DiskStation DS223 ou na DS224.

Também vi a NAS Synology DiskStation DS423, mas tenho receio que esta ja seja demais para o que eu necessito.

As Synology são de fácil configuração?

Obrigado mais uma vez

Ok, é um inicio mas para te conseguirmos aconselhar devidamente é mesmo muito importante definires um budget.
Pelos modelos que listaste procuras algo de entrada de gama.

Nesses valores (200~300eur), novo, só vais conseguir comprar equipamentos com Cpus de arquitetura ARM, de 2 baias.
Não costumo recomendar isso a ninguém porque embora sejam ligeiramente mais baratos, são péssimo value for money.
Um aparelho destes geralmente é para durar no mínimo 5 a 8 anos, e estes "envelhecem" muito mal, mesmo em suporte de features (nulo ou mínimo geralmente).

A Synology nessa gama não apresenta qualquer vantagem digna desse nome, visto o SO deles nessas versões (castradas) não ter nada de diferenciador dos concorrentes, e são geralmente mais caros para o que oferecem (HW).

É procurar o que esteja em promoção, mais barato (mais próximo dos 200eur), idealmente com no mínimo 2GB de ram. Preferencialmente com porta de rede 2.5Gb (a ligação de rede é sempre o limite deste tipo de NAS).

Marcas procura além da Synology a QNAP, Terramaster e ASUSTOR. Nessa ordem de preço é tudo praticamente igual em termos de funções e suporte.
Nota que servem para 2 ou 3 users a aceder ao mesmo tempo a informação, mais é ser optimista.
Todos eles são de fácil configuração.

Quanto ao armazenamento, é muito importante teres noção da necessidade de espaço útil que vais necessitar.
Especialmente se estás a procura de NAS com 2 baias (fator muito limitativo).

A pergunta da criticidade tem mais que ver com qual a importância dos dados no caso de falha (principalmente dos discos).

Vais precisar de no mínimo 2 discos rígidos para ter um array em mirror (se falhar um disco recuperas os dados a partir do outro), e num NAS desses de 2 baias é muito complicado expandir o armazenamento, só atrelando um DAS, mas sempre com limitações.
Em ordem de valores, um sistema deste tipo, com 2 discos rígidos aptos para a função de NAS de 4TB por exemplo ficaria entre 550 a 600eur, com um espaço de armazenamento útil de 3.6TB, que nos dias de hoje não é muito.

A Recomendação mínima que faria para algo minimamente decente a médio prazo seria algo com CPU X86, mesmo que seja de 2 baías. Sem entrar em modelos concretos, os mais competitivos em termos de preço (dentro da mesma gama) serão

TERRAMASTER > QNAP >Synology.

Em termos de features/polimento de SO proprietário será o oposto

Synology > QNAP >TERRAMASTER.

Não te vou pessoalmente recomendar DIY (montares tu um) porque o teu perfil aparentemente não se adequa a tal, mas com esse orçamento é lá que está provavelmente a melhor relação qualidade/performance/preço.

Última edição:
Muito obrigado pela tua ajuda.

Então aconselhas no mínimo um sistema de 4 baias? Segundo percebi da informação a QNAP será a que têm melhor relação HW e Software?

Aconselhas discos de que tipo? NVME, SSD ou os HDD 3.5? Penso que os 4 TB sejam suficientes para agora, mas se no futuro quisermos podemos sempre fazer um upgrade na capacidade dos mesmos correto? Basta para isso comprar os discos certo?

Até valores 750 euros podes-me indicar um sistema que não seja tão limitativo futuramente?

E podes-me indicar um sistema que seja bom durante os próximos 6 a 8 anos e que possamos aceder remotamente até 8 pessoas.

Ou seja basicamente pretendo ter 3 opções, uma mínima, uma media e uma boa, isto se não for abusar da tua boa vontade.

Não sou eu que vou comprar, será o meu patrão, mas ele solicitou-me ajuda nesta área que eu não domino muito

Peço desculpa por tanta pergunta.

Última edição:
Bom, "pré-feitos" não é bem a minha praia (uso praticamente apenas máquinas customizadas a correr ZFS, embora tenha também 2 QNAPs e 1 Synology), espera por opiniões adicionais, mas pessoalmente para empresa não ia abaixo do que listo de seguida.

Uso simples, empresarial (SOHO), sem grandes requisitos em termos de aplicações, com performance razoável para partilha de ficheiros, acesso remoto e umas aplicações simples:

Terramaster: F6-424 (~630eur, preço normal)
6 Baias + 2X M.2 NVME (Gen3x1), Intel N95 (4C/4T), 8GB RAM (expansível até 1x 32GB DDR5), Dual 2.5GbE

QNAP: TS-664-8G (830 a 860eur, preço normal)
6 Baias + 2X M.2 NVME (Gen3x1), Intel N5095 (4C/4T), 8GB RAM (expansível até 2x 8GB DDR4), Dual 2.5GbE

Synology DS1522+ (em promoção apanham-se entre 720~750eur):
5 baias + 2X M.2 NVME (Gen3x1), Ryzen R1600 (2C/4T), 8GB RAM (expansível até 2x 16GB DDR4), 4x 1GbE + 1x PCIe Gen3x2 (para futura expansão para 10GbE proprietária, se necessário)

Os valores que listo são com IVA, não sei se depois têm possibilidade de o deduzir ou não.
Discos convém iniciar sempre com 2 no mínimo, em raid (redundância).

@kokruxt com 750€ eras capaz de montar um pc já com discos e usavas o Truenas como OS. Não sei o teu nível de conhecimento mas ficavas com um sistema NAS para muitos anos.

Muito obrigado a ambos pela ajuda.

Vou propor essas alternativas ao Boss aqui para o escritório. Espero que depois seja qual for a opção que ele escolha, eu consiga configurar, pois como disse mais acima, redes não é a minha praia.

@SysCon não tinha conhecimento dessa opção, vou estuda-la e ver se é viavel.

Obrigado mais uma vez

Sendo para uma empresa, ter apenas 1 NAS, é um grande erro.
1º se tiverem um ataque ransomware, vai tudo a vida ou houver um problema com o hardware.
2º Não ter um sistema de backups. Por exemplo na minha empresa , os clientes nos servidores tem sempre RDX QUIKSTOR com 2 discos para ir alternando 2x por semana.
3º Não ter protecção firewall próprio e vpns.
4º Ter o programa de faturação/ base de dados num só computador.

Agora depende tipo de empresa que é, quanto importante é os dados que guardam, e se dependem deles ou não.

Se for uma empresa pequena simples é seguir as opções que transistor.

Para gastar pouco é preferível meter google drive ou OneDrive, ainda tem opção de restaurar o ficheiro para atrás antes da modificação, e recuperar um ficheiro apagado até 30 dias. ( Tenho alguns clientes assim com esta solução).

Eu pretendo ter um raid10, redundância para 4 discos

Ou seja tu queres 2 vDevs com 4 discos cada e 2 discos de redundância em cada um? Tens de criar a pool com um vdev com 4 discos em RAID-Z2, e depois da pool criada, adicionar novo vdev com 4 discos com 2 de redundância.

A minha questão é porque é que queres fazer isso?

Ou seja tu queres 2 vDevs com 4 discos cada e 2 discos de redundância em cada um? Tens de criar a pool com um vdev com 4 discos em RAID-Z2, e depois da pool criada, adicionar novo vdev com 4 discos com 2 de redundância.
Pretendia 4 discos com 4 redundâncias.

A minha questão é porque é que queres fazer isso?
Ainda não percebi bem como é que funciona a redundância do Raid-z2

Pretendia 4 discos com 4 redundâncias.

Pra quê? Acho que já percebi o que queres, 8 discos em que 4 são redundantes? É isso? Ou seja vais ter 4 vDevs, cada um com 2 discos (mirror). Podem falhar 4 discos, desde que estejam em vDevs diferentes. Se te falhar 2 discos no mesmo vDev, perdes a pool toda. Não percebo a razão para isto, estas a sacrificar espaço de 4 discos e se te falham 2 discos no mesmo vDev perdes toda a informação.

O RAID-Zn funciona de maneira semelhante ao RAID5/6. Com 8 discos crias apenas um vDev e colocas o tipo como RAID-Z2 e assim ficas com 2 discos de redundância para o caso de quando o um falhar e for preciso fazer rebuild, se acontecer outra falha (qualquer que seja o disco) não perdes dados.

Ainda não percebi bem como é que funciona a redundância do Raid-z2

Lê um bocado sobre o assunto e os links que coloquei anteriormente.

Pra quê? Acho que já percebi o que queres, 8 discos em que 4 são redundantes? É isso? Ou seja vais ter 4 vDevs, cada um com 2 discos (mirror). Podem falhar 4 discos, desde que estejam em vDevs diferentes. Se te falhar 2 discos no mesmo vDev, perdes a pool toda. Não percebo a razão para isto, estas a sacrificar espaço de 4 discos e se te falham 2 discos no mesmo vDev perdes toda a informação.
Sim era isso que pretendia mas já percebi que funciona tudo diferente do raid tradicional.

O RAID-Zn funciona de maneira semelhante ao RAID5/6. Com 8 discos crias apenas um vDev e colocas o tipo como RAID-Z2 e assim ficas com 2 discos de redundância para o caso de quando o um falhar e for preciso fazer rebuild, se acontecer outra falha (qualquer que seja o disco) não perdes dados.
O que me intriga e no meu caso; tenho 8 discos de 4TB com raid-z2, 2 são redundância para os restantes 6? A grande dúvida, como é que 2 discos vão conter uma cópia da informação dos restantes 6 discos? A informação está extremamente compactada nesses dois discos?

É isto que ainda não consegui perceber ou encaixar bem na minha mente.

Lê um bocado sobre o assunto e os links que coloquei anteriormente.
Já estive a ler os links e encontrei um outro que me deixou ainda mais baralhado Mirror vDevs

Sim era isso que pretendia mas já percebi que funciona tudo diferente do raid tradicional.

No caso que estava a falar em teres 4 mirror vDevs funciona bastante como RAID10 tradicional. Os vários vDevs funcionam como o stripe de um RAID 0, quando escreves informação na pool, escreves em todos os vDevs. E cada vDev tem 2 discos, que tem a mesma informação em cada um.

Tens de pensar que cada vDev vai funcionar (mais ou menos) como se fosse um único disco.

4ac9bc8e3d302fd4ed9e8ffe505e219139738e3d.png

Para criar isso no TrueNAS é bastante simples, acho que não consegues criar os vários vDevs de uma vez, tens de ir escolhendo 2 discos de cada vez, adiciona-los como mirror a pool.
Não sei se nas ultimas versões já dá para criar logo os vários vDevs de uma vez, acho que não e se calhar é isso que te esta a criar confusão.

O que me intriga e no meu caso; tenho 8 discos de 4TB com raid-z2, 2 são redundância para os restantes 6? A grande dúvida, como é que 2 discos vão conter uma cópia da informação dos restantes 6 discos? A informação está extremamente compactada nesses dois discos?

É isto que ainda não consegui perceber ou encaixar bem na minha mente.

Estás a pensar em ficheiros e não blocos de informação. Não é 2 discos específicos que vão conter copias dos outros 6.
A informação vai ser distribuída de forma a que mesmo perdendo 2 discos, podes reconstruir a informação.
Vê estes dois links:
Já estive a ler os links e encontrei um outro que me deixou ainda mais baralhado Mirror vDevs

Esse artigo é meio bias para usar mirrors, porque parece-me que se está a focar nos ambientes empresariais, onde não queres ter downtime, precisas de mais performance, não há problema em "perder" 50% do espaço usável para redundância porque há dinheiro para comprar discos grandes, etc.

Lembra-te só que para o teu caso estas a abdicar de 16TB em vez de 8TB caso optes por RAID-Z2.
Acho que para home users ou "cold" storage não faz grande sentido ter vDevs em mirror.

Outro bom link para ler sobre ZFS. Fica só avisado que está um pouco desatualizado já que a funcionalidade de expansão de vDevs já existe :)

Se quiseres manda-me DM e fazemos uma sessão de discord onde te consigo explicar melhor alguns conceitos, já estou farto de escrever :D

Back