Guia Guia para Comprar NAS

Esse i5 deve consumir mais que um Celeron que normalmente equipam os Qnap. Mas de qualquer das maneiras, se só vais usar para backups de fotos ou outro tipo de ficheiros podes usar esse i5 com o Truenas e ligares a máquina quando tiveres a necessidade de fazeres os backups. Para as fotos podes usar a app Photoprism.

Já pensei nisso, mas sinto que vai ser overkill. E queria evitar o consumo energético constante de um NAS xD
Já andei a ver a possibilidade de criar o meu próprio NAS com um PC antigo com um i5 que tenho aqui encostado, mas depois tmb acho que não vou usar nenhuma função para além de backups. Explorei a possibilidade de comprar um Synology básico para backup de fotos dos telemóveis tmb, porque me pareceu ter a melhor app.
Estás ciente da curva de aprendizagem que vais ter ao instalar um SO proprio ( mais uns posts acima tens alguns exemplos?
Diria que o consumo energético de um NAS é irrisório ( ainda por cima com processadores ARM), além disso tambem tem a possibilidade de desligar 😅.
Mas creio que li algures, que a bem da saude dos discos ( proprios para sistemas NAS ), devem de estar sempre ligados.

Tranquilo em relação a instalar o SO e a gerir o resto das coisas. Só não quero ter trabalho desnecessário ou dar overkill, que é uma coisa que tenho tendência a fazer ahah
Mas sim, se arranjasse um NAS (até usado) com processador ARM que consumisse pouco era interessante.

O teu use case é apropriado para um DAS, são mais baratos que os NAS, geralmente permitem alguma redundância, e só gastam alguma energia quando estão ligados/discos activos/a girar.

Boa tarde a todos.
Durante as últimas semanas tenho lido com entusiasmo todos os posts que aqui foram partilhados sobre os NAS (quando a minha filhota recém nascida assim o permite). Admito que eu era/sou um leigo nesta matéria, apesar de antigamente estar um bocadinho dentro do mundo da informática.

Quero investir nisto, tendo em conta que os meus 2 últimos discos externos foram à vida. Tudo certo :D

A minha situação será como a de um utilizador anterior. 1500€ para já, mais coisa menos coisa. Algum dinheiro, já que ainda estou habituado aos velhos tempos de montagens de PC-desktops.

Conforme sugerido pelo @transistor tenho estado a olhar para o Ugreen DXP4800 Plus. Gosto da flexibilidade de ter um SO pré instalado e podermos também instalar o TrueNAS / Unraid. Até já há hipótese de pré-reservar o próximo iDX 6011 (32Gb) por 900€, (mas Portugal não está na lista de países incluídos).
Gostaria de ter mínimo de 4 baías para discos, e a preferência será capacidade de armazenamento (HDD). Idealmente instalo os 4 discos de uma só vez, mas se tiver de fazer sacrifício, prefiro instalar menos discos com maior capacidade e expandir oportunamente. Sei da regra dos 3-2-1 ;). Aliciam-me as potencialidades dos NAS, e apesar de à partida não as utilizar totalmente, ter essa possibilidade no futuro seria ótimo, tendo em conta o techie que há em mim.

As minhas questão são: Que recomendam nesta gama de valores, pré-feito ou DIY? (tenho flexibilidade para aumentar o orçamento, já que vejo isto como uma prioridade - e uma UPS)
Quão fácil é arranjar as peças para montagem de um NAS de raíz. Custo final, ficaria ligeiramente inferior ou bem inferior?

Obrigado antecipadamente.

As minhas questão são: Que recomendam nesta gama de valores, pré-feito ou DIY? (tenho flexibilidade para aumentar o orçamento, já que vejo isto como uma prioridade - e uma UPS)
Quão fácil é arranjar as peças para montagem de um NAS de raíz. Custo final, ficaria ligeiramente inferior ou bem inferior?

Obrigado antecipadamente.

Opinião pessoal:

Primeiro define as tuas necessidades, quanto ao equipamento, o que pretendes em concreto (NAS apenas para storage /uns quantos containers/ VMs / cloud pessoal/ etc).

Define um budget para o equipamento, separa sempre do armazenamento. Por experiência, qualquer equipamento, por melhor/mais fiável que seja, ao fim de 10 ou 15 anos está obsoleto e praticamente apto a ser descartado, mas os teus dados não, vão ter que ser migrados provavelmente.

Fazer um de raiz depende de muitos aspectos, tipo de cpu, form factor, N baias e tipologia, suporte real a memória ecc , tipologia de rede e workload, etc…

Para quem está a entrar nisto, e vem dos Pcs desktop é fácil gastar dinheiro mal empregue em material consumer desproporcional a pensar ser melhor e mais barato, e depois mais tarde arrepender-se e comprar o que realmente quer/precisa.
Ou então até ficar satisfeito… São usos e perspectivas.

Não existe futureproof nisto, aconselho sempre a comprar o que precisam, ou que possam a vir usar num espaço temporal de 3-5 anos, mesmo que sejam máquinas para durarem 10 anos.

A diferença neste tipo de máquinas relativamente a um pc comum é que a prioridade deve sempre ser dada a fiabilidade e suporte, e apenas depois às “features” e velocidade. Mesmo quando o consumo energético é importante.

É perfeitamente possível fazer um até esses valores, mas valer a pena ou não vai depender da especificidade do que queiras, e o quão disposto estejas a investir tempo, que pode ser muito ou pouco.

Define qual é a capacidade de armazenamento que prevês utilizar a médio prazo, 5 anos por exemplo.

Tem influência na escolha como começas, caso a estratégia seja ir crescendo, especialmente a questão da redundância.

Define um budget para o armazenamento, actualmente o armazenamento está caro (agradeçam aos datacenters e IA, estão a rapar tudo no mercado storage, não são só as placas de computação).

Para teres noção o budget total que tens mal chega para comprar 4 drives de 20TB apropriadas para este tipo de uso (provavelmente overkill para a tua utilização, mas só para teres noção de valores).

O software é (muito) importante, se não queres perder tempo a aprender algo e principalmente a gerir um sistema de armazenamento, Diy provavelmente é capaz de não ser a melhor solução para ti.

É relativamente acessível aceder a documentação de suporte/foruns, mas vais ter que gastar tempo.

Por fim, define a estratégia de backup que vais ter, porque se gasta sempre algum dinheiro nisso, e se os dados são importantes, não deve ser sequer negociável.

Dito isto, a título pessoal, “pré feitos”, não tenho nenhum a uso actualmente.

Para concretizar, vais ter que ler mais um bocadinho, não há respostas certas.

Provavelmente no teu caso é capaz de fazer bastante sentido comprar algo já feito (Synology/Qnap/Terramaster/Asustor/Ugreen) pela simplicidade de uso.

Última edição:
Obrigado.

Sobre os discos, estou a considerar Seagate Exos (apesar de não os ver na compatibilidade de produtos).
Alguém aqui com opinião sobre os mesmos? Principais contras?

Obrigado.

Sobre os discos, estou a considerar Seagate Exos (apesar de não os ver na compatibilidade de produtos).
Alguém aqui com opinião sobre os mesmos? Principais contras?

São drives criadas para datacenter, são regra geral fiáveis e rápidas para o workload e ambiente a que são destinadas.

São mais ruidosas que a maioria dos discos “NAS” para o mercado consumer.

Dependendo dos modelos e capacidades (modelos com maior densidade especialmente) podes ter que lidar com drives HAMR (ainda não se conhece a sua fiabilidade a médio/longo prazo, é recente) inclusivamente podendo ser misturado com SMR. São casos únicos mas existem nas capacidades mais altas.

Quanto ao resto, são boas.

Se vais comprar novo atenção que existiram à uns meses problemas com drives que chegaram ao retalho “disfarçadas” de novas, mas que não eram mais que dumpings de FARMs de Chia, reprogramadas para parecerem novas.

Mesmo em fornecedores respeitáveis chegaram a aparecer.

Última edição:
Obrigado.
Acho que li sobre isso. Acho qeu haviam 2 indicadores a ver nos discos para confirmar isso. Número de horas de serviço e qualquer outra coisa.

Há algum procedimento que aconselhem para verificar essa info assim que receba os discos?

Para discos vendidos como novos, a mfg date da label do disco, se for superior a 1 ano é red flag imediato, existe mais procura que oferta em Hdds de alta densidade à bastante tempo (fabricantes têm fechado a torneira, agora o esquema de produção é MTO, não por previsões como era), new old stock simplesmente já não existe nos canais oficiais.

Outra forma de confirmar, já depois de comprar, será por exemplo através do Smartmontools, utilizar o smart test para ver horas de uso, erros, etc e por exemplo contrapor com o teste FARM.

Existem vários tutoriais sobre o assunto.

Para inspiração, exemplo de um reaproveitamento de Hw para criação de um NAS:

HW:

DAS (TR-004) estava por aqui encostado, sem uso.
Rpi 5

Hdds: 2x Ironwolf 2TB + 2x WD Red 3TB
Flash: 1x Optane M10 16GB (SO) + MicroSD 64GB (Backup SO) + 1x P320 512GB (para Containers/Compose)

SW:

Raspberry pi OS lite (ARM64), e OMV
Configuração com Snapraid (1 disco) a correr com pool de 3 discos criada com mergerFS.
Basicamente serve para o que a maioria de utilizadores que postam aqui no tópico, com dúvidas simples pretende (pelo que tenho lido por aqui), umas partilhas de ficheiros, redundância básica, uns quantos containers.
Permite crescer, com qualquer tipo de disco, como o UNRAID.

Permite instalar Docker/Compose.
É extremamente simples de configurar, e não dá muito trabalho a manter.

Resumo/performance:

~6W para o sistema (idle), com 2 ssds NVME e 1 micro-SD card; O DAS não verifiquei o consumo, mas é baixo.
Velocidades são limitadas pela placa de rede Gbit do RPI, que é saturada, por volta dos 115MB/s (SAMBA).

Dependendo da necessidade pode servir o uso; no meu caso foi só mesmo pelo divertimento.

Última edição:
Uma das coisas que me queixo no synology é que o hibernar dos discos não é suficientemente fiável.
Eu percebo que os discos são para estar 24/7 mas em eletricidade e ruído não consigo que isso faça sentido na minha cabeça.
Agora eles de 30 em 30min ligam e por isso acabo por desativa a hibernação. Podia dar para configurar um horário em que ele só ligava discos com interação direta do utilizador e não apenas para manutenção.
Ando a tentar perceber com a ferramenta integrada de hibernação se percebo que processos ou funções é que acessam os discos de forma tão sistemática (é sempre às xxh30min).

Uma das coisas que me queixo no synology é que o hibernar dos discos não é suficientemente fiável.
Eu percebo que os discos são para estar 24/7 mas em eletricidade e ruído não consigo que isso faça sentido na minha cabeça.
Agora eles de 30 em 30min ligam e por isso acabo por desativa a hibernação. Podia dar para configurar um horário em que ele só ligava discos com interação direta do utilizador e não apenas para manutenção.
Ando a tentar perceber com a ferramenta integrada de hibernação se percebo que processos ou funções é que acessam os discos de forma tão sistemática (é sempre às xxh30min).

Começa por aqui:

https://kb.synology.com/en-global/D...Synology_NAS_from_entering_System_Hibernation

2ª Alternativa que deixo, ao uso de máquinas que tenham sistemas proprietários:

Para quem pretende algo em que não queira lidar com a construção (HW) de um NAS, mas que queira usar software configurado à sua medida, abaixo um exemplo de uma solução com software customizado (Truenas) que acabei de configurar:

HW:

- NAS UGREEN DXP4800 Plus
- Upgrade RAM para 96GB, 5600Mhz (Os 8GB de origem são insuficientes para Truenas, mas 32GB, por exemplo, são suficientes para a maioria de Home Users)
- SSD do SO substituido (Não é necessário, podem fazer overwrite ao OS de origem, perdem o UGOS mas podem reinstalar mais tarde se assim entenderem, as isos estão no site deles)
- Fan alterada para uma NF-A14x25 G2 PWM (Não é necessário, mas "não achei piada" à que veio com o NAS)

SW:

Truenas CE (25.04.1, anteriormente conhecido como SCALE)

Config. Arrays:
Pool com 4 Hdds, RaidZ1
Pool com 2 SSDs, Mirror

Target da máquina em causa é Homecloud e Mediaserver integrado (esta vai ser uma Máquina Secundária (ou terciária) lá de casa)

Resumo/performance:

- ~40w para o sistema (idle), com os 3 SSDs NVME e 4 HDDs Enterprise, e a correr as Apps da Imagem acima, sem clientes e sem carga;
- Rede 10Gbit (ethernet, gasta substancialmente mais que SFP+);
- Em load (básico, transferência ficheiros) cerca de 60W;

- Velocidades (sequencial e em ZFS) do pouco que testei, em NFS 920MB/s, SAMBA 840MB/s;

- O Cpu é suficiente para SOHO (é um pouco "anémico" para virtualização, mas cumpre);
- Suporta transcoding video por HW corretamente;
- IO é decente, vai depender sempre da forma que o configurarem e dos discos que usarem;

As portas NVME são full Bandwidth, é raro encontrarem NAS que cumpram isso (os CPUs dos NAS já feitos são fracos, e não têm lanes suficientes para tal).

Pelo valor normal do NAS, considero que este modelo seja das melhores opções disponíveis.
Não tem suporte para ECC, mas pronto, é um dos compromissos a fazer.

Configuração:

Este tipo de setup exige pouco conhecimento a nível de HW (o que vem é o que fica, exceção feita a RAM e Armazenamento).

Para a configuração de SW nesta modalidade (Truenas) é apenas necessário o básico, e um pouco de Linux (os LEDs do painel frontal necessitam de um script à parte para funcionarem corretamente), mas é bastante acessível.

Basicamente o HW serve para qualquer OS que pretendam (UnRAID, OMV, etc), é uma questão de instalar e configurar.

Quando tiver um pouco de tempo deixo um post com o 3º exemplo/alternativa, um NAS construído de Raiz (HW + SW), com HW de server/workstation (relativamente acessível, e que se enquadre bem numa casa ou escritório, quer em estética quer em consumo e ruído), com suporte a memória ECC, etc.

Última edição:
Por curiosidade estive a ver as especificações DXP4800 Plus, e a marca em si, e realmente tem um hardware muito bom, e software parece-me que esta bastante evoluído, gostei muito.

Um facto um curioso que com esta mudança synology de passar para a usar discos proprietários, a ugreen está a ser vista como uma boa alternativa, e o pessoal com mais experiencia está a meter truenas.

Boas pessoal,

Tenho usado Google fotos e iCloud mas já estou a ficar cansado com tanta mensalidade! 😁
Quero usar um NAS, essencialmente para fotos/videos! mas estou com receio que não tenha a mesma experiência em usar a app no meu iPhone!
Pela vossa experiência, tem alguma coisa apontar?

Também tenho uma Raspberry pi 4, poderia escolher o CasaOS, por exemplo!

O que vocês aconselham, neste momento, para guardar as minhas fotos/vídeos e aceder através do tlm?

No servidor e telemovel estou a usar o nextcloud, e confesso que nem tiro grande partido da aplicação, pois apenas estou a usar para sincronizar as fotos e videos do telemóvel.

Esse Immich fiquei curioso.

O Immich é um Google fotos autêntico, muito parecido, quase uma cópia… Parece-me top…
Pela vossa experiência, posso usá-lo com um Raspberry pi, a experiência irá ser boa.

O meu objetivo será essencialmente para fotos/vídeos mas gostava que fosse algo que funcionasse tipo o Google fotos, rápido…

Back