Guia Guia para Comprar NAS

@SysCon

Não vi a tua resposta. Penso que não estamos a pensar num DAS da mesma forma. Será o computador principal ou apenas um servidor? Se é servidor algo assim? https://forum.zwame.pt/threads/construccao-de-um-nas-num-hp-proliant-microserver-gen8-g1610t.984832/ É que se é DAS pensei que seria um sistema com dois discos ligados por Thunderbolt ou USB 3.0. Aquelas caixas é para montar um sistema não?

@[_Rafeiro_]

A questão é se precisas ou não de transcoding. O pessoal quer NAS baratos mas depois querem Plex mas se mete transcoding pelo meio e ainda por cima 4K. Se é só para guardar os ficheiros são boas soluções. Mas mais processamento e RAM nunca fizeram mal a ninguém :D


Neste momento não preciso de transcoding . Apenas guardarei filmes FHD. Contudo tenho um drone que filma 4k mas não tenho TV 4k por isso acho que vou filmar sempre a FHD.

De qualquer forma que NAS aconselhas então?
 
@Metro já respondi a essa tua pergunta. Também há a possibilidade de trocar de NAS para um de 4 discos mas fica muito caro por causa dos discos e ia gastar mais electricidade por mês.

Cada disco não chega a gastar 5W. A fatura da eletricidade é mais de outras coisas do que a eletricidade que se gasta propriamente. 20W mesmo 24H por dia não vai fazer uma grande diferença. E pior ainda se não optimizaste tudo o que já tinhas otimizado.

Neste momento não preciso de transcoding . Apenas guardarei filmes FHD. Contudo tenho um drone que filma 4k mas não tenho TV 4k por isso acho que vou filmar sempre a FHD.

De qualquer forma que NAS aconselhas então?

Para aconselhar um NAS tem que ser com um budget. Eu adoro estas discussões porque o preço resolve logo os problemas todos. Sejam NAS, sejam portáteis sejam telemóveis. Normalmente o pessoal quer tudo e mais alguma coisa mas por X. E por X 90% das hipóteses ficam logo resolvidas.

Sobre a tua televisão neste momento será difícil, espero que ela não avarie, mas se acontecer conseguires comprar uma que não seja 4K. Se o teu drone filma a 4K mal não faria ficares com os ficheiros a 4K. Converter para FHD ou fazeres o que quiseres com mais qualidade para menos é sempre simples. Mas experimenta e faz a experiência por ti mesma. Filma algo a FHD e a 4K e pede a alguém que conheças para ver na Televisão dele a 4K e tira as tuas conclusões. És capaz de te arrepender de não ficares com algumas coisas a 4K.

Os NAS vão escalando o preço com as features por isso também não é difícil de ver. O transcoding ser feito pelo NAS também depende de onde vais ver o ficheiro. Em muitos casos não é necessário. Se são ficheiros teus podes sempre converter antes e ficas com o ficheiro no formato certo. Isto ocupa espaço em disco mas no final o espaço em disco é barato.
 
Boas, ando á procura de um NAS com duas baías, que seja o mais barato possível, abaixo dos 130€ era ótimo. Só preciso que consiga aceder aos conteúdos por outros pc's ligados á rede. Recomendação de disco de 4tb também aceito. Vai ser basicamente só para storage, nunca vai ser para trabalhar com ficheiros de lá em tempo real.
 
É óptimo quando se coloca um preço porque isso resolve logo milhares de problemas :)

A única opção que encontrei: https://tropicalprice.com/product/B01BIGST2U que cumpre o teu pedido. Tudo o resto fica mais caro.

Mas pessoalmente prefiro Synology:
https://comparador.zwame.pt/produto/38546208/synology-diskstation-ds214se
https://comparador.zwame.pt/produto/99583250/synology-diskstation-ds216se
https://comparador.zwame.pt/produto/76117323/nas-synology-disk-station-ds218j

Um pouco mais caros.
Eu gosto dos WD RED: https://comparador.zwame.pt/produto/35381157/western-digital-red-4tb-sata-iii-64mb
Mas em termos de preços estes Seagate estão muito bons: https://comparador.zwame.pt/produto/47401300/seagate-barracuda-4tb-358243-7200rpm-256mb-sata-iii

Esse synology DS214se deve ser o que vou comprar, juntamente com um seagate desses. Eu não tenho experiência nesta área dos NAS e de redes, mas posso ligar-me ao NAS por wireless tipo por portátil e smartphone? Não era algo que fosse usar muitas vezes mas dava jeito. E para ter acesso ao NAS remotamente é algo que dê muito trabalho?

Muito obrigado pela ajuda.
 
Dependendo do uso até pode neném fazer grande diferença. Acho que é mais importante backup. Disco externo para ir ligando ao nas
 
Dependendo do uso até pode neném fazer grande diferença. Acho que é mais importante backup. Disco externo para ir ligando ao nas

Invariavelmente o que acontece é o tempo passar e deixarmos sempre para o dia seguinte fazer esse backup. Pelo menos comigo sei o que a casa gasta :)

@xXSantyXx Para o que é acho que são uma boa escolha. Perde algum tempo a explorar o software antes de lá colocar os dados todos porque penso que vais achar aquilo simples e possivelmente pensar "porque raio não tenho isto à anos" :D
 
Invariavelmente o que acontece é o tempo passar e deixarmos sempre para o dia seguinte fazer esse backup. Pelo menos comigo sei o que a casa gasta :)

Verdade. Mas é até acontecer a primeira vez [emoji28]
À uns 6 anos tive um problema em que quase ia perdendo tudo por causa de ir adiando backups, e desde aí que fiquei cismático e com algumas coisas com backups a triplicar com algumas coisas na cloud. Até uma ups comprei só para o nas

EDIT: Aliás e fica aqui uma dica, backup automático para clouds. A qnap tem app para isso, e a synology deve ter algo semelhante, onde é possível configurar uma ou várias contas cloud para backup ou sincronização
 
Última edição:
Se tivesse 1€ por cada história igual estava milionário e dormia tranquilo porque a ZWAME estava garantida :)
 
EDIT: Aliás e fica aqui uma dica, backup automático para clouds. A qnap tem app para isso, e a synology deve ter algo semelhante, onde é possível configurar uma ou várias contas cloud para backup ou sincronização

E o FreeNAS já tem possibilidade de fazer o mesmo usando grande parte dos grandes could providers, além de alguns menos conhecidos.
Cá na empresa usamos o Backblaze, e é brutal :)
 
Boa noite,

Para os mais entendidos e confesso que pouco percebo do alcance total do NAS, mas percebo o suficiente para saber que é importante como backup, faço a seguinte(s) questão(ões),
Tenho uma TV 4K (que lê x265), tenho câmera de filmar 4k, e gostaria de centralizar tudo o que tenho em discos rigidos, DVD's, pen's, etc, ter o acesso por parte da minha família, em qualquer parte, através dos normais dispositivos e ter acesso a câmeras de segurança.

Por isso no fundo acho que precisava que me ajudassem a perceber o seguinte

a) Compro um computador e um disco rigido com 8GB sem backup (e estou consciente do risco), e fico com uma máquina que me permite fazer algo mais
b) Compro um NAS e 2 discos de 8 ou 10 GB e faço backup e durmo descansdo
c) Outra qualquer hipotética solução, excluindo à partida a cloud que não quero rendas... e é lenta.

Queria perceber a relação preço valor/disponibilidade/rapidez de acesso por parte dos utilizadores da rede, que poderiam ser em última instância 6 a 10, dos melhores sistemas fiáveis/económicos sem excentricidades, ou seja o BBF, Bom Barato e Fiável, esse seria o meu orçamento, e sei que é vago... mas não me quero esticar muito

Quem puder ajudar e voltando a dizer que tenho TV 4k e que dou preferência à visionação desse conteúdo em filmes e que gosto de os ter disponíveis, não esquecendo a câmera 4k que está sempre a ser utilizada...

Mesmo qualquer abrir de olhos sobre ter um sistema centralizado de acesso somente familiar, que não o mencionado será bem vindo.

Obrigado desde já a todos os que tiverem a paciência para responder
 
Com um computador também consegues fazer backups.
Com um NAS de duas baías e dois discos espelhados, na realidade é mais redundância que backup. Se por alguma razão acontece algo ao NAS, ficas sem ambos os discos. Backup engloba teres um outro disco externo por exemplo e guardares afastado do NAS.
Relativamente à solução caseira vs cloud, depende muito também da tua rede interna. 6 utilizadores ao mesmo tempo a ver conteúdo 4K tens de ter uma boa rede interna, preferencialmente tudo ligado por cabo de rede.

No meu caso tenho um NAS da QNAP que rondou os 150€ mais 100 € para um disco de 2TB e vejo facilmente conteúdo 4K na tv, mas costumo ser só um a usar o NAS, duas pessoas no máximo.
 
@wildjack

Como o @nerds referiu e muito bem quando colocas várias pessoas ao mesmo tempo a aceder a conteúdos "potencialmente" 4K ao mesmo tempo a coisa complica-se.
A "renda" que referes pode não ser assim tão grande, ou seja, se fizeres backup do teu PC https://www.backblaze.com/windows-online-backup.html fica bastante barato por ano. Podes ter os discos que quiseres. Tens o PC sempre ligado para as pessoas acederem aos dados que entenderes com as devidas permissões claro mas não vais investir no NAS nem precisas de ter a informação redndante (tens na cloud e localmente) e o PC será sempre mais poderoso do que o NAS também e podes fazer upgrades se necessário.
No teu caso pode ser uma melhor opção.
 
Back
Topo