Guia Guia para Comprar NAS

Para esse tipo de uso (partindo do pressuposto que são no max. 2 ou 3 clientes) esse Modelo chega perfeitamente.
O transcoding, se for necessário, não vai ser grande coisa certamente, dá para 2 clientes @ 1080p ou assim.

Quanto ao OS, não é necessário "inventar", e nem faz muito sentido honestamente utilizar DSM dessa forma. Não terá suporte, e não é garantido que seja estável ou atualizável.

Quais são as outras alternativas a ponderar além do 218+ em 2ª mão?
Não vi para já mais nada! Pouco ou nada procurei dentro da gama QNAP!
Alguma sugestão até aos 250/300€(sem disco)?
Obrigado

Edit 1
Estava agr a ver o QNAP TS-251D-2G/4G e parece uma boa opção, apesar do preço ser ligeiramente acima do que estou disposto a gastar!
 
Última edição:
Boas. Alguém com o qnap ts230? Feed-back?
Tenho esse modelo há menos de 2 meses, uso apenas para aceder a ficheiros em multiplos OS e dispositivos, fazer backups, o básico.
Ainda não experimentei utilizar para conteúdos multimédia, aceder fora da rede local nem as aplicações para android.

A única aplicação que já utilizei foi o Qsync (substitui a Dropbox ou a Google Drive) para windows: Podes ter os ficheiros apenas no NAS ou te-los localmente no disco e estarem a ser sincronizados com uma cópia no NAS. Foi a solução que arranjei para fazer backups automáticos dos ficheiros de um utilizador cá de casa sem que este tenha que alterar a sua forma de interagir com o computador, o que é importante para quem não é muito tecnologicamente literado.

Se tiveres alguma questão em específico, diz, pode ser que consiga ajudar.
 
Boas!

Tenho um DS218+ com um WD RED 2TB 256MB SATAIII. Tenho vindo a adiar a compra do 2º disco, recorrendo a fazer o backup do NAS em outros 2 discos externos que já tinha.
Estou para comprar o 2º disco, no entanto, uma vez que o mesmo disco mas com 4TB tem uma diferença de pouco mais de 25€, fiquei na dúvida se hei-de comprar de 4TB...

Isto porque não sei se consigo fazer o seguinte: o novo disco de 4TB passar a principal e o que tenho actualmente a fazer o RAID do novo, mas, apenas de algumas pastas... por exemplo, pastas com filmes que não é tão importante seria excluída do backup... isto porque em alguma altura terei mais do que 2TB de dados...

Se for possível como devo configurar e passar as definições do disco actual para o novo?

Já agora... o NAS ainda não identifica a nova versão do DSM 7, continua no 6.2.4-25556... mas na synology está disponível... valerá a pena fazer o update manual?

Obrigado desde já!
 
Podes meter o disco de 4 e transformar tudo em RAID. O sistema só te vai usar metade do espaço do disco de 4TB. Mais tarde trocas o de 2TB por outro de 4TB e nessa altura já passas a usar o espaço todo.

Backup de um disco para o outro.... sinceramente, no mesmo dispositivo não faz muito sentido.
 
@|Seraph| a Synology tem a opção de SHR, é um sistema RAID proprietário para não estar a entrar em detalhes. RAID basicamente os discos têm que ser do mesmo tamanho, o SHR é um pouco mais inteligente e deve resolver o teu problema. Confirma se não tens essa opção. Claro que aquilo está pensado para NAS com mais discos mas deve resolver. De qualquer forma faz backups antes mas não deve haver qualquer problema.
É que ter um NAS e ter apenas um disco é não ter qualquer redundância e como tal não faz sentido.

Podes fazer o update manual sim e eventualmente se vais comprar o novo disco porque não fazer tudo de raiz já que vais star com a mão na massa. Eu lembro-me que uma vez acabei a fazer de raiz porque quis mudar o sistema de ficheiros. Infelizmente ZFS continua a ser uma miragem o que é uma pena.
 
@Metro actualmente o disco está com essa opção SHR (sem protecção de dados)... mas o que acontece neste sistema? Ele utiliza só metade do disco por causa do disco da baía 2?

Pois eu tenho noção que NAS com apenas um disco não faz sentido, na altura da compra do NAS + disco não dava para mais €€€... tenho vindo a adiar a compra do segundo, tenho que resolver esta questão...

Talvez seja o mais acertado fazer tudo de raíz no novo disco e actualizo logo para o dsm7... nesse caso não consigo utilizar o ficheiro de cópia de segurança de configuração? E ao inserir o disco actual na baía 2, vou conseguir aceder a ele para copiar as pastas e ficheiros para o disco 1?
 
Se está com a opção SHR mal adiciones um disco ele faz a magia dele. Vai fazer um "RAID" com o mºaximo do disco mais pequeno. Se fossem 4 discos aprobveitava melhor o espaço mas apenas com dois não há milagres. Só tem a opção de fazer o RAID com o espaço do disco mais pequeno. Mas não precisas de formatar nada é só adicionar o disco. Depois de ele copiar os dados podes remover o disco mais pequeno e se coloca-ses um outro disco de 4TB ele fazia um RAID de 4TB.
 
Que NAS aconselham até 1000€ (NAS apenas) para armazenar em segurança a minha videoteca que é quase toda composta por BD isos/folders de filmes 4K UHD gigantes e uns poucos 1080p.

Tenho neste momento tudo dentro de 2 discos externos 12TB cada, e apesar do S.M.A.R.T. indicar que estão ambos saudáveis, quero uma coisa em condições e que fique descansado que estão em segurança e que em caso de falha de um disco o possa trocar e continuar sossegado descansado.

E se poderem indicar a marca/modelo dos discos vendidos atualmente mais indicados para o mesmo e qual o RAID mais adequado agradeço também.

Obrigado desde já
 
Que NAS aconselham até 1000€ (NAS apenas) para armazenar em segurança a minha videoteca que é quase toda composta por BD isos/folders de filmes 4K UHD gigantes e uns poucos 1080p.

Tenho neste momento tudo dentro de 2 discos externos 12TB cada, e apesar do S.M.A.R.T. indicar que estão ambos saudáveis, quero uma coisa em condições e que fique descansado que estão em segurança e que em caso de falha de um disco o possa trocar e continuar sossegado descansado.

E se poderem indicar a marca/modelo dos discos vendidos atualmente mais indicados para o mesmo e qual o RAID mais adequado agradeço também.

Obrigado desde já
Acho que vai depender mais de quantas Bays vais querer usar.
Synology será uma boa escolha pela acessibilidade e software pronto para media center.

Eu, por exemplo, uso uma NAS de 2 bays (DS720+), com RAID0 - maioritariamente para gerir downloads e media center (4k/1080).
Não será o melhor dos exemplos pois, apesar de poder usar todo o espaço dos discos, caso um falhe *puff* vai-se tudo ao ar... De qualquer forma, uso um disco externo USB como backup das pastas/files que realmente me preocupa perder.

Se, no teu caso, é importante preservar backups do que tens, outras opções de RAID ou um maior nº de bays será aconselhável.
Pondera também na expansibilidade de RAM da NAS.

Quanto a discos, o debate costuma ser entre os discos NAS: Seagate Ironwolf ou WD Red.
Eu uso os 1ºs.
 
@Overkill qual é o espaço usável que queres ter e os 1000€ incluem o custo total já com discos?
Vais querer usar algum desses discos? Ou o NAS ficaria com discos novos?
 
Obrigado a ambos.

1000€ é só para o NAS, os discos seriam comprados depois, à parte.

Preciso no minimo de 24GB, pois é o espaço que tenho neste momento já ocupado com a videoteca em 2 discos externos de 12TB. Não quero usar estes discos no NAS, quero discos novos em condições, por isso quis saber a marca e modelo do que agora se usa.

Regra geral (pelo menos na minha experiencia) estes discos externos são muito inferiores aos vendidos apenas como disco isolado. Já me disseram que usam os discos que não passam os testes de qualidade na fabrica para meter nas caixas usb externas.

Essa solução Raid 0 para mim não serve, pois eu preciso ficar completamente descansado que o NAS está seguro em caso de falha de um dos discos.

Esse Seagate iron wolf vejo que tem versão standard e "Pro", qualquer um deles serve ou vale a pena o acréscimo de valor para o pro?
 
@Overkill
Tens aqui um bom artigo sobre discos de quem usa milhares de discos: https://www.backblaze.com/blog/backblaze-drive-stats-for-q2-2021/

Sobre o ficar descansado, eu discordo que se possa ficar 100% descansado com um NAS. As soluções de backup que não sejam 3-2-1 podem deixar-te descansado agora só com um NAS, apenas numa localização física não funciona. Espero que tenhas isso bem presente.

Mas para te aconselhar um NAS e com um budget desses as perguntas ainda não terminaram. Ele vai servir apenas de armazenamento? É para partilhar numa rede apenas para uma pessoa?
Vais necessitar que ele faça transcoding? Queres ter rede Gigabit ou 10 Gbit?
É que se é só para uma pessoa, só precisas de backup podes precisar mais de um DAS + uma subscrição da Backblaze por exemplo e ficas bem melhor do que com um NAS. No teu caso claro. O Backblaze não faz backup de NAS.
 
Obrigado, vou ler o artigo. Quanto ao NAS, sei que não estou 100% seguro, se, sei lá, o NAS ou a casa arder. Quando eu digo ficar descansado é saber que relativamente aos discos internos, se um começar a falhar, o posso trocar sem risco de perder dados. Pois as minhas experiencias com discos externos desses comuns vendidos nas grandes superficies são péssimas. Tinha aqui um de informação não crucial, mas que dá trabalho a compilar, em que o SMART disparou ao inicio apenas um alerta de "caution", e nem 500h de uso tinha, e fui de imediato tentar fazer backup e foi inviável.

Objectivo da solução: Efectivamente apenas e só backup e que permita ser lido pelo meu PC, que caso continue junte ao PC, não preciso de usar a rede. De momento uso o cabo USB3.

Não quero nem pretendo transcoding, pois o objectivo de ter os full BD isos é mesmo ter o máximo de qualidade, sem cortar na resolução, etc

É apenas e só para meu uso. Desconhecia o DAS, por isso vim ver do NAS, não por precisar de aceder pela rede, mas por poder ter vários discos em raid como se fosse um servidor.

Que achas, devo então esquecer o NAS e optar por procurar soluções DAS?
 
Boas,

Para o que o @Overkill pretende e tendo em conta o futuro, tanto a nível de armazenamento como de funções que poderia descobrir, recomendaria isto:

1 x Synology DiskStation DS920+ 4-Bay NAS- 600 a 625€​

2 x HGST - ULTRASTAR HE12 12TB SATA 512E - 360€ cada = 720€ total +/-

Total: 1335€


Fica com 2 discos excelentes e 2 baias livres no NAS para mais discos de 3,5 (Mais baratos em € por Tb para já)
Como o Nas tem duas slots M2 também ficam livres para o futuro, ou se quiser acelerar a transferência de ficheiros grandes, meter um WD green barato a servir de cache (SSD ou Nvme).

Um Nas que tenha capacidade de expansão pode-lhe durar 10/15 anos, tenho alguns já nos 10 anos e o que os faz sobreviver é só recomendar NAS de 4 baías.

Cumps.
 

DiskStation DS1821+

heading.png

Já ficas com uma solução excelente, e ainda te permite aumentar com baias de expansão

Expansion Unit DX517

heading.png
 
@Overkill eu quando falei em DAS tinha a haver com o backblaze. O Backblaze custa 60 dólares por ano, menos se pagares por dois anos e tem espaço ilimitado para discos internos e externos ligados ao computador. Ficas com o backup local e externo. Se fores para um NAS não consegues usar o backblaze. Eu recomendo sempre um backup externo quando dizem que querem mesmo não perder dados. É como disseste a falha do disco, mas também pode ser do NAS, incêndio ou roubo.
O problema é que encontrar DAS não é propriamente uma tarefa muito simples. Não é um mercado com muita procura e não há assim tantos produtos que sejam facilmente recomendáveis. Pelo menos eu não conheço. A LaCie que era uma das marcas que mais tinha pelo que vejo não tem com mais do que um disco. A Lenovo só tem para datacenter.

Nos NAS as sugestões que deram são óptimas mas eu coloco noutros termos. Preferes ter mais discos, mais pequenos ou menos disco maiores.

O Synology DS920+ tem 4 baias. Começa nos 550€ https://tropicalprice.com/product/B08BG6WM3K.
No Synology formatas em SHR e podias começar com 3 discos de 12GB e depois adicionavas o 4º depois. SHR é o sistema deles que gere o RAID da melhor forma. Com 3 discos ficas com um RAID 5 basicamente. Pode morrer um disco que passas a ter RAID1.
Interessante que no site muita conversa com o sistema de ficheiros mas o que queria saber que era se suportava RAID 6 nada sobre os formatos de RAID suportados.

O Synology DS1821+ é um brinquedo para o teu budget: https://tropicalprice.com/product/B08NCMB2HQ permite a expansão como o @omega referiu e é uma máquina muito mais poderosa. Mas o ponto é que podes ir para discos mais pequenos e mais discos (menos ovos no mesmo cesto). E vais aumentando à medida que necessitas.

Uma terceira opção era o Synology DS920+ agora e no futuro quando precisares comprar o equivalente. Repara que o Synology DS1821+ custa praticamente o dobro e assim ficas com a possibilidade de fazer backup dele. De qualquer forma depois de copiares a informação para o NAS podes fazer backup para os discos que tens a partir do NAS.
 
O Synology DS920+ tem 4 baias. Começa nos 550€ https://tropicalprice.com/product/B08BG6WM3K.
No Synology formatas em SHR e podias começar com 3 discos de 12GB e depois adicionavas o 4º depois. SHR é o sistema deles que gere o RAID da melhor forma. Com 3 discos ficas com um RAID 5 basicamente. Pode morrer um disco que passas a ter RAID1.
Interessante que no site muita conversa com o sistema de ficheiros mas o que queria saber que era se suportava RAID 6 nada sobre os formatos de RAID suportados.
o 920+ suporta:
Supported RAID Type
  • Synology Hybrid RAID
  • Basic
  • JBOD
  • RAID 0
  • RAID 1
  • RAID 5
  • RAID 6
  • RAID 10

Para uma colecção de filmes de grande tamanho, quantas mais baías, melhor e se o orçamento é até 1000€, escusa de se ficar por um de 4 baías
 
E que tal ter 2 NAS? Um principal em RAID 5 ou SHR e outro (mais barato) para backup automático por rede? Isto permitia ao menos ter uma cópia noutro espaço físico, seja na mesma casa ou até noutra localização. O budget do Overkill permite isto. E se quiser ainda pode usar os discos externos para outra layer de proteção.
 
Sou mesmo cego.
@omega a questão é que eu olho para os orçamentos e penso sempre se vale a pena gastar aquilo tudo. Só porque se tem o dinheiro se aquilo que se estava a pensar é o melhor. Atenção que a tua sugestão é óptima. Eu apenas quis colocar outras opções. Porque o "update" no futuro em forma de outro NAS aumenta o backup que não é possível só com um equipamento gostando o mesmo dinheiro mas faseado no tempo. Tem desvantagens? Também tem.

@Djizasse a parti do momento que ele não vai usar os discos atuais pode fazer backup para aqueles discos. E sim pode sempre comprar um NAS de duas baias barato. E daí tem que ver os que permitem fazer isso. Será o único requisito.
 
Obrigado a todos novamente. Estive a ler tudo com atenção e começando pela opinião do @MinisterOfSound onde mostra as mais valias do NAS, mesmo que não precise delas todas agora, e na perspectiva de evolução seguida depois pelo @omega, confesso que vejo o DiskStation DS1821+ como a oferta mais apelativa. Ficaria com uma coisa em condições com mais hipoteses de expansão futura, pois o volume de dados continuará a crescer, dentro do budget inicial. Como o @Metro sugere, ficaria com os dois discos externos de 12TB livres onde poderia usar como backup.

Ora, se optar pelo Synalogy DiskStation DS1821+, usando o sistema SHR, com quantos discos teria de começar, se usar por exemplo os de 12TB que o @MinisterOfSound sugere (atualmente a melhor relação valor € por TB), para ter 24TB disponiveis para uso imediato?

@Metro vou experimentar o Backblaze mas noutro contexto, pois fiquei espantado com o valor ano e possibilidades

 
Back
Topo