Guia Guia para Comprar NAS

Boa noite, estou com ideias de comprar um NAS. Queria algo low budget, mas também algo fiável.
Algo para guardar fotos, digitalizações do banco, basicamente tudo.

Estou em vista destas 3
Asustor AS1102T - 168,99€
QNAP NAS TR-002 - 168,90€
QNAP NAS TS-230 - 187,90€

Isto com 2 HDD's RED WD.

Vale a pena dar mais algum € para outro? É só para algo básico e seguro, pelo menos RAID, para não tar sempre com PEN's e HDD externos.

Cumprimentos.
 
Tr002 não é um nas, dá para ligar a um nas. Se não interessar a questão de estar ligado a rede pode ser uma boa opção, é colocar uns wd red, mas evitar os SMR!
 
Boas,

Ou duplicas o teu orçamento para o NAS e procuras um Asustor Nimbustor 2 AS5202T, ou então arranjas uma caixa para hd externa e ligas ao Router.
O que há nessa gama de preços é fraco e limitado na minha opinião, não valem o que custam para terem características de Tablet mid/low range(100€), sem ecrã e sem armazenamento.

Vi preço do TS-251+ a rondar os 450€ e tá tudo louco, era NAS para 299€.

Quanto aos discos, verifica a lista de discos SMR e CMR, além de ter cuidado com a escolha na linha Red da WD (Há Red, Red Pro e Red Plus... daqui a uns dias aparecem os Red Extra Plus talvez?!?

Cumps.
 
Então o que recomendam para low budget? Não queria nada estravagante. Só mesmo para me deixar os ficheiros seguros (2 hdd em RAID).
Raspberry com 2 hdd e openmediavault?
 
Vi preço do TS-251+ a rondar os 450€ e tá tudo louco, era NAS para 299€.

Mas já teve a esse preço antes de 299€?

Então o que recomendam para low budget? Não queria nada estravagante. Só mesmo para me deixar os ficheiros seguros (2 hdd em RAID).
Raspberry com 2 hdd e openmediavault?

Compra a Qnap que aqui colocaste...é suficiente para o que queres. Se não quiseres gastar tanto podes fazer como eu: tenho uma synology 120j e um disco usb para fazer backup do que está lá importante.
 
Mas já teve a esse preço antes de 299€?
à uns anos comprava-os a 299€ com IVA e achava que não valiam os 299€, quanto mais 450€ - loucos, não vale isso, nem de perto nem de longe.
"Borra-se todo" com 4 cameras IP a 1080P.

- os Asustor que SO/app's correm? Synology???

Algo mais parecido com a Qnap, desconfio que tem gente na ASUSTOR que já esteve na QNAP.

Cumps.
 
Mas já teve a esse preço antes de 299€?
Compra a Qnap que aqui colocaste...é suficiente para o que queres. Se não quiseres gastar tanto podes fazer como eu: tenho uma synology 120j e um disco usb para fazer backup do que está lá importante.
realmente os preços andam a trepar!
são os semi-condutores escaços? porque o equipamento não vale estes 429.99€. Já estiveram à pouco a 369-380€ e eram caros.

Digam-me uma coisa:

- os Asustor que SO/app's correm? Synology???
Não. Vê o live-demo.
 
Última edição:
agora virei me para um dell r710 com unraid e estou a curtir a solucao, claro que estou ciente do gasto de energia, e tenho de limpar a minha synology 916+ para desocupar
 
Tr002 não é um nas, dá para ligar a um nas. Se não interessar a questão de estar ligado a rede pode ser uma boa opção, é colocar uns wd red, mas evitar os SMR!
já vi este problema com os SMR, mas faz mesmo assim tanta diferença? Ficheiros abaixo dos 64GB não acabam por transferir praticamente à mesma velocidade que em discos CMR?
 
Preciso de um NAS para uso doméstico de multimédia que suporte 1 disco
Tenho andado ver hipóteses e deparei me com um Qnap TS-130, alguém tem feedback deste modelo ? além de NAS também vou usar com vpn domestica para usar fora casa.

Pensei num PI 4 a fazer de NAS, mas com falta de dispositivos o preço está absurdo , além que teria comprar todos extras e instalações.
 
boas @MinisterOfSound , orçamento a rondar os 140€-150€ , e já tenho um Seagate 1Tb NAS.
mas como isto vai ser servidor domestico a questão da segurança não é vital, até pensei colocar um SSD em vez do HDD que também tenho, e assim ser mais silencioso.

Estou indeciso entre o synology DS120J e o Qnap ts-130
 
Boas,

E porque não um usado? Nas avaria muito pouco, sinceramente ainda não avariou nenhum dos que montei.
Á uns tempos "viu-se" um nos usados que era bom negócio, verifica primeiro nos usados daqui do fórum.

A sinology e Qnap estão a lançar novos modelos no mercado, porque não esperar até sairem os pequenos? :coolshad:

Cumps.
 
Boas,

Na análise que coloquei está lá claro que o SMR só era melhor nas circunstâncias em que tirava partido do facto de ter uma cache maior, 256Mb, contra os 64MB do "Irmão".
Mesmo assim, assim que se esgota a cache começa a perder performance.

Se fossem bons ou iguais aos CMR, ninguém andava a reclamar, não achas?

Cumps.
 
Boas,

E porque não um usado? Nas avaria muito pouco, sinceramente ainda não avariou nenhum dos que montei.
Á uns tempos "viu-se" um nos usados que era bom negócio, verifica primeiro nos usados daqui do fórum.

A sinology e Qnap estão a lançar novos modelos no mercado, porque não esperar até sairem os pequenos? :coolshad:

Cumps.

Realmente o que avaria numa NAS é mm o disco...tenho lá uma com 15 anos que comprei usada há anos e até hoje continua a funcionar...
 
Boas

qual a vossa opinião sobre esta?
WD 8TB My Cloud EX2 Ultra

a ideia é fazer raid 1, e eu pretendo colocar lá fotos, vídeos, e muita outra informação que tenho em discos.
 
Back
Topo