Guia Guia para Comprar NAS

Boas,

Boas

qual a vossa opinião sobre esta?
WD 8TB My Cloud EX2 Ultra

a ideia é fazer raid 1, e eu pretendo colocar lá fotos, vídeos, e muita outra informação que tenho em discos.

Não os conheço bem porque nunca trabalhei com nenhum, mas pelas especificações acho isto:

Nunca sabes ao certo que tipo/linha de discos trazem,
Apenas 1 porta Lan 1Gbit,
1Gb Ram,
Pouquissimas Aps,
Lentito,
Não expansível,
Carote para o que oferece.

Mas se queres algo simples e rápido de preparar, sem configurações avançadas e só para backup, talvez sirva.

Vê os AsusTor também ;)

Cumps.
 
Boas!

Após actualização do meu telemóvel fiz uma reposição de fábrica (dizem que se deve fazer para limpar lixo que vai ficando e evitar erros)... Acontece que não me lembrei e caí no erro de não desactivar a validação de 2 factores através de códigos do Google Authenticator no DSM da minha Synology DS218+...

Agora não consigo aceder via apps no telemóvel nem pelo browser, felizmente tenho mapeado no explorer...

Do que pesquisei só é possível reverter esta situação com um reset ao NAS, alguém consegue confirmar? À partida não perderei os dados, ou isso pode acontecer?

Que fariam nesta situação?

Obrigado,
Cumps.
 
Boas!

Após actualização do meu telemóvel fiz uma reposição de fábrica (dizem que se deve fazer para limpar lixo que vai ficando e evitar erros)... Acontece que não me lembrei e caí no erro de não desactivar a validação de 2 factores através de códigos do Google Authenticator no DSM da minha Synology DS218+...

Agora não consigo aceder via apps no telemóvel nem pelo browser, felizmente tenho mapeado no explorer...

Do que pesquisei só é possível reverter esta situação com um reset ao NAS, alguém consegue confirmar? À partida não perderei os dados, ou isso pode acontecer?

Que fariam nesta situação?

Obrigado,
Cumps.
De acordo com a Synology:
https://kb.synology.com/en-uk/DSM/tutorial/How_do_I_reset_2_step_verification
 
Num ambiente "caseiro", em que poucas vezes haverá dois acessos simultâneos ao NAS, há alguma vantagem que eu não estou a ver em comprar um NAS com dual gigabit ou é negligenciável a perda?
 
Adquiri por um preço simpático uma coisinha destas: Qnap TS 253a, que já trazia dois discos WD RED de 4 TB.
Antes de começar a configurar isto, e para não ser apanhado de surpresa, umas perguntas:
A NAS vai servir para guardar documentos/fotos e outras coisas importantes, e outras menos importantes como filmes, series, musicas, etc, mas que quero que estejam acessíveis em rede para os aparelhos espalhados pela casa (box's android/telemóveis/portátil).
Os documentos/fotos quero que sejam feitos backups dos dados para o segundo disco da NAS, mas o resto (filmes e series e afins) não tenho necessidade disso. Na altura da configuração vai haver hipótese de configurar dessa maneira? Ou o que estiver no disco 1 vai automaticamente ter backup para o disco 2?
Também li que dá para instalar o KODI nesta NAS, e ligado diretamente a TV posso ter acesso a biblioteca dos filmes/series. Há alguma vantagem nisso, ou o melhor é ainda ter uma coisa separada da outra?
 
A nível de configuração inicial sim, ou fazes para um ser a "cópia" do outro, ou são os dois diferentes. Podes configurar depois mais tarde automatizar copiar apenas certas pastas de um disco para o outro. No entanto para backup o recomendado é ser sempre uma solução fora do NAS. Imagina uma falha elétrica que queima ambos os discos ou algo do género, perdes sempre tudo, apesar de estar duplicado.

Filmes/séries recomendo antes plex
 
A nível de configuração inicial sim, ou fazes para um ser a "cópia" do outro, ou são os dois diferentes. Podes configurar depois mais tarde automatizar copiar apenas certas pastas de um disco para o outro. No entanto para backup o recomendado é ser sempre uma solução fora do NAS. Imagina uma falha elétrica que queima ambos os discos ou algo do género, perdes sempre tudo, apesar de estar duplicado.

Filmes/séries recomendo antes plex
Uma UPS não prevenia isso das falhas elétricas?
 
UPS protege das falhas de energia e em certa medida. Uma trovoada já me queimou UPS (mustek) e board, entre outras coisas.
E um curto circuito interno (depois da UPS)? Ou mesmo um incêndio? xD
A sugestão foi bem dada; em caso de informação critica deve haver backup noutro lado (outra NAS ou cloud).
 
Última edição:
Sim, uma "verdadeira" copia de segurança deve ser feita fisicamente para outro disco ou para a cloud. Tudo independente.
No meu caso será feita para a NAS uma cópia das coisas importantes, mas terei outra cópia num outro disco independente.
 
Ando á procura de um NAS empresarial que tenha dupla função:
- Partilha de ficheiros entre os funcionários da empresa com possível acesso do exterior
- Capacidade de definir o acesso a pasta por utilizador
- Instalação de SQL Server Management (por exemplo através de maquina virtual) que possibilite o uso de uma base de dados para o software PHC e pen de protecção
Espaço necessário: 4Tb mas com capacidade de expansão
Orçamento: 1000€ ou inferior

Alguém tem sugestões ?
 
Boas,

Isso tudo é possivel com um Nas "mediano", mas responde às questões que te colocaram.

Não conheço o software PHC, a minha vertente é mais a àrea medica, mas consultava a PHC sobre se é possivel utilizar outro Servidor SQL ou se interfere com algo.
Mesmo se não der, crias uma "VM light" para posto servidor de SQL, até podes clonar logo e ficar com uma VM de backup caso haja algum problema.

Pen de Protecção = Licenciamento?

Cumps.
 
Tenho neste momento um WD My Cloud 3 TB da 1ª geração, mas que vai perder o acesso via internet em Abril de 2022, pois a WD já anunciou que estes equipamentos não vão sofrer upgrade de firmware para a continuidade do serviço. Somente vou poder aceder localmente.
Estou então à procura de uma alternativa, sendo que pretendia basicamente uma funcionalidade que não qeria perder: a WD tinha uma App em Android que fazia backup automático das fotos e dos vídeos e assim garantia que não perdia essa informação em todos os telemóveis/tablets do pessoal cá de casa.

Que alternativas sugerem até 200€?
( não quero ir para o WD My Cloud Home (geração actual) já que esta solução não funciona sem acesso à internet, não permitindo assim o acesso local directo)
 
Boas,

Isso tudo é possivel com um Nas "mediano", mas responde às questões que te colocaram.

Não conheço o software PHC, a minha vertente é mais a àrea medica, mas consultava a PHC sobre se é possivel utilizar outro Servidor SQL ou se interfere com algo.
Mesmo se não der, crias uma "VM light" para posto servidor de SQL, até podes clonar logo e ficar com uma VM de backup caso haja algum problema.

Pen de Protecção = Licenciamento?

Cumps.
Sim. Pen de proteção = licenciamento
Podes sugerir um NAS mediano ? Não existe nenhuma forma de correr Windows diretamente na NAS ? Só mesmo em máquina virtual, correcto ?
 
Boas,

Como utilizas uma Pen de licenciamento aconselhava o Qnap TS-453D, compra a versão de 4GB à volta dos 490€ e adiciona mais 4Gb ou 8GB entre 25 a 40€.
Para o que queres este chega e basta, como é de 4 baías depois ficas com capacidade de expansão.
Este já tem 2 portas Lan de 2,5Gbe, que agregadas podem chegar aos 5Gbe.

Não existe forma de colocar a VM como S.O. do NAS, mas a VM pode ser programada para iniciar sempre que o NAS se liga.
Na Gestão da VM partilhas a Porta USB e o software da PHC detecta a Pen do licenciamento.

A partilha de ficheiros e pastas é fácil de criar, da enorme lista de aps para isso vê qual a que te agrada.
Crias os utilizadores e depois defines as permissões que cada um tem, ou até podes definir as permissões sempre que crias uma pasta.

Discos: WD Red 7200rpm e 256Mb cache, desde que não constem na lista de SMR .
Algo tipo este a rondar os 145€ cada: Western Digital 4TB Red Pro 3.5 SATA 256MB - WD4003FFBX
Ou este de 6TB a 225€ +/-: Western Digital 6TB 7200rpm 256Mb UltraStar HC310 SATAIII - 0B36039

Cumps.
 
Boas,

Tenho neste momento um WD My Cloud 3 TB da 1ª geração, mas que vai perder o acesso via internet em Abril de 2022, pois a WD já anunciou que estes equipamentos não vão sofrer upgrade de firmware para a continuidade do serviço. Somente vou poder aceder localmente.
Estou então à procura de uma alternativa, sendo que pretendia basicamente uma funcionalidade que não qeria perder: a WD tinha uma App em Android que fazia backup automático das fotos e dos vídeos e assim garantia que não perdia essa informação em todos os telemóveis/tablets do pessoal cá de casa.

Que alternativas sugerem até 200€?
( não quero ir para o WD My Cloud Home (geração actual) já que esta solução não funciona sem acesso à internet, não permitindo assim o acesso local directo)


Depois do que a WD fez ao quase inutilizar os NAS que vendeu, eu nunca mais lhe comprava um NAS.

Aconselho este: QNAP TS-230 a rondar os 170€ sem Discos.

Cumps.
 
Boa tarde,

Gostava se possível do vosso conselho para adquirir um nas para uso domestico e profissional.

Em casa para guardar fotos e backups dos pc's e para ver filmes (4k).

Em âmbito profissional para ter um armazenamento para partilhar ficheiros com os comerciais (3-4).

Obrigado desde já pela ajuda.
 
Back
Topo