Guia Guia para Comprar NAS

Boas,

Boa tarde,

Gostava se possível do vosso conselho para adquirir um nas para uso domestico e profissional.

Em casa para guardar fotos e backups dos pc's e para ver filmes (4k).

Em âmbito profissional para ter um armazenamento para partilhar ficheiros com os comerciais (3-4).

Obrigado desde já pela ajuda.

Tens aqui a resposta, agora depende do espaço que precisas, mas já tens "umas luzes":
Boas,

Como utilizas uma Pen de licenciamento aconselhava o Qnap TS-453D, compra a versão de 4GB à volta dos 490€ e adiciona mais 4Gb ou 8GB entre 25 a 40€.
Para o que queres este chega e basta, como é de 4 baías depois ficas com capacidade de expansão.
Este já tem 2 portas Lan de 2,5Gbe, que agregadas podem chegar aos 5Gbe.

Não existe forma de colocar a VM como S.O. do NAS, mas a VM pode ser programada para iniciar sempre que o NAS se liga.
Na Gestão da VM partilhas a Porta USB e o software da PHC detecta a Pen do licenciamento.

A partilha de ficheiros e pastas é fácil de criar, da enorme lista de aps para isso vê qual a que te agrada.
Crias os utilizadores e depois defines as permissões que cada um tem, ou até podes definir as permissões sempre que crias uma pasta.

Discos: WD Red 7200rpm e 256Mb cache, desde que não constem na lista de SMR .
Algo tipo este a rondar os 145€ cada: Western Digital 4TB Red Pro 3.5 SATA 256MB - WD4003FFBX
Ou este de 6TB a 225€ +/-: Western Digital 6TB 7200rpm 256Mb UltraStar HC310 SATAIII - 0B36039

Cumps.

Cumps.
 
Boas,

Estou a pensar adquirir uma NAS para uso doméstico, mas como não estou por dentro do assunto não sei qual será a mais indicada.

Tenho neste momento um WD My Cloud com 6TB que, para além de ser lento, também vou deixar de ter suporte como já aqui foi falado. Para mim está fora de questão voltar a investir neste tipo de produto.

Posto isto, gostava de avançar para algo melhor. Trabalho essencialmente com CAD, programas de modelação 3D e Photoshop. Gostava de poder trabalhar directamente a partir da NAS e guardar todos os meus projectos, bibliotecas de materiais/modelos 3d, documentos entre outros, mas gostava que fosse mais rápido na leitura/escrita que este disco que tenho, ao nível de trabalhar no PC. Estive a pesquisar entre qnap e synology e a synology parece mais user friendly e fácil de configurar. O que me aconselham a nível de marca/modelo? Uma NAS com 2 baías penso que será suficiente, apesar de que, a longo prazo, 4 baías talvez fosse melhor, não sei. Mas aí o preço também já fica menos agradável.

E a nível de discos? Seagate Ironwolf ou WD Red? Valerá a pena investir nos discos de 7200rpm? Ou não se vai notar assim tanta diferença para os de 5400rpm?

Obrigado desde já,
Cumprimentos
 
@tripiatrik tu precisas de algo disponível na rede (NAS) ou algo ligado ao teu computador? É que se for esse o caso e dependendo do computador que tens, um DAS faz mais sentido porque seria mais rápido.

Para teres backups das tuas coisas e andares descansado algo na cloud pode fazer sentido. Dependendo do tamanho que necessitas, Onedrive ou Backblaze. Isso não invalida um NAS na mesma.

Se queres estar a ler e escrever do NAS no mínimo discos de 7200 RPM seria a minha escolha mas dependendo do tamanho do teu arquivo pode ou não fazer sentido SSDs. Mas aí um DAS é sempre melhor.

Eu sei que só vim baralhar :)
 
@skandal eu só estou com medo que ele peça opões de DAS. Porque é algo que não há grandes opções, ou pelo menos não havia da última vez que vi.
Concordo que 10 Gbps é fundamental para aquele cenário mas isso implica mais equipamentos. De qualquer forma é pensar já em ter pelo menos a opção de colocar uma placa de rede 10 Gbps.
 
Boas,

Eu acho que também seria conveniente saber:

Os tamanhos máximos e médios dos ficheiros que quer utilizar no NAS;
Se pretende aceder via Net, Lan ou Wifi;
Espaço de armazenamento pretendido e se com Raid1 ou não;
Orçamento.

Cumps.
 
@tripiatrik tu precisas de algo disponível na rede (NAS) ou algo ligado ao teu computador? É que se for esse o caso e dependendo do computador que tens, um DAS faz mais sentido porque seria mais rápido.

Para teres backups das tuas coisas e andares descansado algo na cloud pode fazer sentido. Dependendo do tamanho que necessitas, Onedrive ou Backblaze. Isso não invalida um NAS na mesma.

Se queres estar a ler e escrever do NAS no mínimo discos de 7200 RPM seria a minha escolha mas dependendo do tamanho do teu arquivo pode ou não fazer sentido SSDs. Mas aí um DAS é sempre melhor.

Eu sei que só vim baralhar :)
Eu queria algo disponível na rede (tal como tinha com wd my cloud, mas que fosse mais rápido), para poder acessar de qualquer lado, em qualquer dispositivo e não andar com discos atrás. O PC que tenho é um portátil e já tem uns 8/9 anos (quad-core de 4ª geração, 16GB RAM, Geforce gtx 870M). Ainda vai dando para o gasto.

O problema da cloud são os espaços mais limitados e os preços, que a longo prazo, sai mais caro. Preciso de pelo menos 4/6TB para começar, com possibilidade de ampliar no futuro.

A nível de trabalho, por vezes uso ficheiros com tamanhos entre 1 a 2 gb. Sistema DAS confesso que não sei o que é. Como já tinha dito, esta não é a minha praia 😅

Para isto acho que ou ia para a solução DAS que o @Metro indicou, ou procurava um NAS com suporte 10G.
Mas também vai depender do teu orçamento.
Pois a nível de orçamento não queria ir muito além dos 600€, isto com 2 discos. Vai depender do preço da NAS e da capacidade dos discos que escolha para entrada. Solução DAS não faço ideia o que é.
NAS com suporte 10GB? Mas sendo que o meu router só suporta até 1gbit isso faz alguma diferença? Não teria de adquirir outro equipamento? Estou um bocado confuso com isso.

Boas,

Eu acho que também seria conveniente saber:

Os tamanhos máximos e médios dos ficheiros que quer utilizar no NAS;
Se pretende aceder via Net, Lan ou Wifi;
Espaço de armazenamento pretendido e se com Raid1 ou não;
Orçamento.

Cumps.
- Tamanhos dos ficheiros de trabalho podem ir até 2gb por vezes. A média anda à volta dos 500mb. Isto falando na parte 3D.
- Pretendo aceder de todas as maneiras
- 4/6TB de inicio com raid1

Não sei se me esqueci de alguma coisa.

Obrigado pelas respostas,
Cumps
 
@tripiatrik um DAS é Direct Attached System. Como o nome indica é um equipamento que também faz RAID mas em vez de ficar ligado por rede é ligado diretamente ao computador. Se és o único utilizador podia interessar porque evitaria o "funil" criado pela rede gigabit. Imagina que tinhas tunderbolt no portátil estamos a falar de uma auto-estrada em vez de uma estrada nacional.
Mas o teu portátil terá USB 3.0 e tu precisas que esteja na rede.

Quando falamos em 10 Gbps estamos a pensar no futuro e tens que começar por algum lado e era apenas para pensar se isso fazia sentido. O router pode continuar a ser Gigabit. Se colocas depois um switch 10Gbit e lá ligares o NAS 10 Gbit e um desktop com uma placa 10 Gbit o NAS e o desktop ficam ligados a 10 Gbit. É apenas um exemplo.

Mas eu começo as hostilidades e o @skandal e o @MinisterOfSound corrigem :D

Duas opções Gigabit:

Synology DS418
Synology DS420+

A página da synology: https://www.synology.com/en-global/products?tower=ds_j,ds_plus,ds_value,ds_xs&bays=4

A escrita é de 226MB/s o que não é mau. Tiras os discos do teu WD e colocas aqui. Em vez de usares RAID colocas em SHR e assim quando tiveres mais discos é ires adicionando que ele faz a magia.

Tens é que guardar a informação antes. Ele formata os discos. E sff pensa numa estratégia de backup. Apesar de em termos de hardware outras marcas terem melhores especificações eu acabo sempre por olhar para a Synology que é o que conheço e o software tem updates e funciona bem. Eu não gosto de soluções exóticas em backups. Mas espera por mais opiniões.
 
Back
Topo