Guia Guia para Comprar NAS

Nunca gostei dos discos da Toshiba, já tive mais discos avariados dessa marca do que da WD e Seagate juntos, não sei como estão atualmente e se esses discos NAS são fiáveis..
Com conhecimentos que vou adquirindo aqui no fórum e noutros, o que dá entender é que se houver possibilidade financeira, ir para os WD Red (CMR) sem dúvida, se não Ironwolf... Não sei se ainda comercializam os HGST, (adquirida pela WD) que são muito bons também

z5QRmAo.png

kleKa8R.jpeg
 
Nunca gostei dos discos da Toshiba, já tive mais discos avariados dessa marca do que da WD e Seagate juntos, não sei como estão atualmente e se esses discos NAS são fiáveis..
Com conhecimentos que vou adquirindo aqui no fórum e noutros, o que dá entender é que se houver possibilidade financeira, ir para os WD Red (CMR) sem dúvida, se não Ironwolf... Não sei se ainda comercializam os HGST, (adquirida pela WD) que são muito bons também

z5QRmAo.png

kleKa8R.jpeg
No meu caso, tenho vários WD avariados, sendo um deles um RED.
Queria fugir da WD por isso e também pelo o que se passou com a politica deles relativamente aos WD My Cloud.
Perante isto, estou mesmo indeciso entre os seagate e toshiba, e tenho lido coisas boas sobre os toshiba.
Relativamente aos Red, não me parece que sejam mais caros que os toshiba.
 
Quanto aos WD comprar os Red Plus ou os Red Pro, são os CMR. Os WD Red são SMR que se deve evitar.
Eu tenho 2 Ironwolf 4TB há 3 anos e até agora sem problemas, o único inconveniente é o barulho que fazem.
 
A wd sempre foi má nos NAS, já os sharespace eram uma borrada total, o que é certo é que venderam muitos wd cloud a quem queria um nas barato.
 
Estou a referir do hardware/software dos próprios NAS.

Os discos tenho de 2 4 8 e 12Tb, todos wd red. O primeiro já deve ter 10 anos e ainda está com o Smart a 100%
 
Arranjei um QNAP TS-233 na black friday mas por falta de tempo ainda não tratei do disco.. Vou ter isto no escritório, com discos WD Red ou Ironwolf sentem o barulho dos discos? Tenho algum receio deste ponto. Ir para SSD é quase 2x o preço inflizmente..
 
Para quem estiver interessado, o DS920+ e DS1522+ estão com preços mais baixos na amazon alemã, a 517€ (16€ portes) e 745€ (13€ portes).

O 920+ está a ser substituído pelo 923+ que em vez do CPU Intel, passou a trazer um Ryzen, isto interessa para quem quer usar plex com transcode no NAS.
 
Estou comprador de um NAS e tenho algumas dúvidas sobre os equipamentos e utilização. Esperei até ao fim do ano para ver se havia novos modelos nas gamas baixas, mas não encontrei nada.

A utilização seria do mais básico que existe. Neste momento tenho um disco externo de 500gb que está a ficar cheio e não tenho backup de nada. Quero passar tudo para o NAS e configurar para Raid 1. Portanto algo de 2 baías.

Além do backup, o objetivo é aceder fora de casa aos ficheiros e partilhar uma ou outra pasta com fotos do mais novo membro da família. Não pretendo reproduzir conteúdo na TV.

Entre QNAP e Synology, não tenho uma preferência, mas agrada-me a ideia de com menos dinheiro comprar algo com melhor hardware (QNAP). A questão do software, só pretendo configurar uma vez e não mexer mais, seria para uso drag and drop até os discos ficarem cheios.
A utilização será sempre de 1 pessoa.

Tenho em vista o Qnap TS-233 ao preço que esteve na Black Friday aprox 150€ + 2 discos 2tb. Será uma boa opção?
O 230 não gosto da cor e tem specs inferiores, neste preço.

Algum Synology a considerar? O que ganho por exemplo em ir para o DS220+? A escrita será sempre limitada aos discos e velocidade de acesso, certo?
Não pretendo trabalhar diretamente no NAS, apenas guardar dados.

Obrigado!
 
Atenção que RAID não é backup. O RAID1 oferece redundância em caso de falha de disco mas se houver um problema no NAS perdes a informação na mesma. Idealmente deverás ter duas cópias no mesmo local, uma no NAS e outra num disco externo por exemplo, e mais uma cópia noutro local, por exemplo se a tua casa inundar ou tiver um incêndio não perdes a informação.

Para acederes aos teus dados fora de casa aconselho-te a configurares um servidor VPN para acederes à tua rede de forma segura, convém que o servidor VPN não esteja a correr no próprio NAS. Eu comprei um router que faz de servidor VPN. Não é nada recomendável expor o NAS à internet, por exemplo encaminhar portas no router para o NAS. Os QNAP têm sido alvos de ataques de Ransomware e normalmente quem foi atacado foi quem expôs o NAS.
Eu tenho um TS-251D e até agora nunca tive problemas de segurança, porque só consigo aceder ao NAS na minha rede ou através de VPN.

Quanto ao tamanho dos discos maior capacidade nunca é demais. pensa no que podes vir a precisar daqui a uns anos e não no futuro imediato. No RAID1 se quiseres fazer upgrade de capacidade vais ter que comprar 2 discos novos.

O DS220+ tem um processador melhor, Celeron vs Arm. Aqui podes ver as caracteristicas de cada 1.
 
Última edição:
A ideiao não é subscreveres um serviço de VPN mas sim tu próprio alojares um servidor de VPN de modo a ligares-te à tua rede de casa.
Eu comprei um TP-Link ER605, que tem servidor Open VPN embutido.
Já ouvi falar bem dos Mikrotik também.
 
Acabei por ir para o TS-233 e para já bastante satisfeito. Também não precisava de transcoding de video. Acabei a comprar um WD Red Plus de 4TB. Não tenho RAID mas backup para cloud a partir do NAS. Fiquei satisfeito com o barulho, tenho no escritório e mal se ouve debaixo da secretária. A maior parte do tempo o disco está inativo portanto o meu receio acabou por não se concretizar felizmente.

Tenho Mikrotik mas atenção que o nível de conhecimento que é necessário para os configurar não é nada trivial. Um TP-Link como o ER605 será mais fácil de configurar. Eu adoro Mikrotik, após 1 ano não tem comparação o conhecimento de redes que tive de aprender e os equipamentos são muito bons na relação preço/qualidade mas sabia no que me estava a meter quando os comprei e efetivamente passei umas dores de cabeça a resolver alguns temas.
 
Foi umas das razões para optar pelo TP-Link, mais fácil de configurar pois para a minha utilização não preciso de grandes configurações. Mas segundo li os Mikrotik têm um potencial muito maior em termos de configurações.
 
Ok, obrigado. Só para confirmar, ainda que com VPN privada configurada, aceder através de uma rede pública é sempre um risco, correto?

Ou seja, aceder à NAS sempre em rede doméstica ou dados móveis?
 
Com a VPN ligada não existe problemas em aceder ao NAS numa rede pública pois existe encriptação ponto a ponto.
Eu quando acedo à internet numa rede publica ligo sempre a VPN precisamente para me proteger.
 
Back
Topo