1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Guia] PC Antigo / fraco / poucos recursos

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por APLinhares, 4 de Agosto de 2007. (Respostas: 163; Visualizações: 30146)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Gnu/Linux em Máquinas Antigas / Com recursos limitados

Como é comum surgir vários pedidos de aconselhamento para distros para máquinas com menos recursos (e ninguem quer usar o search :P) resolvi compilar o essencial num tópico. Máquinas mais antigas, "fracas" em recursos podem usar Gnu/Linux, e com ambiente gráfico !! :)

Falemos de máquinas com pouco recursos, essencialmente a nível de memoria (RAM) (pois é o factor mais limitativo), com menos de 256Mb.
    Conforme referido no sticky, existem vários "Gestores de Janelas" sendo os mais populares Kde e Gnome, mas estes aconselháveis para máquinas com mais de 256Mb de RAM.

Uma das melhores alternativas é o XFCE, pois é tb user-friendly, sendo fácil o utilizador habituar ao seu (simples) uso. Usa também alguns ferramentas do Gnome. Pode ser encontrado de raiz em distros como o Xubuntu, Zenwalk.

Para máquinas com ainda menos recursos, temos outras alternativas, com aparência win-like como o FVWM95, IceWM, JWM, Ede e o recente projecto brasileiro TDE (presente de raiz na distro BigLinux). Mais genericamente, existe vários como o Enlightenment (visualmente excelente), Fluxbox, BlackBox, ... mas estes tendo 1 funcionamento mais personalizavel, no entanto, tlvz confuso para muitos iniciantes.
    A titulo de exemplo. o fluxbox pode ser encontrado, de raiz, no Fluxbuntu, DamnSmallLinux, AntiX Mepis.

Além das distribuições faladas, encontramos ainda também o puppylinux.

Claro que é sempre possivel um net-install (instalar do zero, a partir da internet) duma distribuição mais genérica tipo Debian ou mesmo Slackware, por ex, e instalar 1 dos WM referidos anteriormente.

Podem claro, usar este tópico para mais opções :)
    Dúvidas acerca do funcionamento devem usar este tópico [Dúvidas] PC Antigo / fraco / poucos recursos

Alguns tópicos existentes sobre o assunto:
    - http://www.techzonept.com/showthread.php?t=178410
    - http://www.techzonept.com/showthread.php?t=170379
    - http://www.techzonept.com/showthread.php?t=156585
    - http://www.techzonept.com/showthread.php?t=144039

(ainda em construção)

Última edição: 28 de Agosto de 2008
  2. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

Tava mesmo para abrir um topico para perguntar qual a distribuicao que me aconselhavam para uma maquina com 64 mb de ram:lol:,

sendo assim ja estou esclarecido

bom post:kfold:

3. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

Excelente thread, seria interessante que o pessoal que tem distros instaladas nestes Pc's dissesse a distro que usa e conta-se a sua experiência, claro que em Gnu/Linux falar num Pc antigo é, pelo menos para mim < 1000Mhz e < 256Mb de Ram, acima disto qualquer distro funciona minimamente, eu tenho um PC +/- com estas caracteristicas (My System) e a única distro das que testei que fica algo lenta foi o Ubuntu, todas as outras funcionaram bem, claro que não se pode esticar a corda e utilizar programas pesados.

4. Fork

Fork What is folding?

Eu vou mesmo "brincar" com o Arch Linux + FluxBox. Na outra thread disseram ser uma combinação bastante boa e agora quero experimentar. E aproveitar para aprender um bocado.

5. APLinhares

Staff Member

Exemplos de programas "light"

E aconselha-se vivamente, como se pode ver nas distribuições faladas, substituir :

Por ex:
    Firefox > Dillo, Epiphany
    OO Word > Abiword
    OO Calc > Gnumeric

6. Fork

Fork What is folding?

Firefox por SwiftFox?

Deixo aqui uma duvida.
    Eu tenho um router, o PC onde vou ter o Arch Linux vai estar ligado ao router por ethernet. É dificil por isso a funcionar? Porque a ligação a internet ajuda muito.

7. APLinhares

Staff Member

Firefox > Swiftox nao é solução light, mas sim optimização ;)

O uso de router recomenda-se vivamente (normal/ é so ligar, e correr cliente dhcp (dhclient eth0, por ex)) e fica a bombar.

8. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

Aqui fica a minha contribuição

Para ficheiros de audio -> MOC (music on console) praticamente não consome recursos e tem todas as funcionalidades necessárias.

Distros leves e relativamente user friendly

AntiX -> Baseada em SimplyMepis, utiliza fluxbox ou IceWM como DE, os requesitos minimos são 64Mb de Ram e processador PII ou equivalente são recomendados 128MB de Ram

Elive -> Baseada em Debian, utiliza Enlightment como DE, os requesitos minimos são 64 MB de Ram e processador a 100Mhz, é recomendado processador a 300Mhz e 128Mb de Ram

Última edição: 5 de Agosto de 2007
  9. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

Testei o puppy linux num pentium 2 com 64mb de ram e placa grafica onboard(nao sei quantos megas) e tava bastante bom claro que nao podia ter muitas cenas abertas mas deu para passar os ficheiros que tinha la para uma pen para por noutro pc, ou seja safou-me ja que o o pc ja nao arrancava o windows 98 so la ia com formatacao:lol:

10. madskaddie

madskaddie Power Member

Hardware:
    • PIII 500MHz
    • 384 Mb de RAM (PC100)
    • nvidia GeForce4 MX 440-SE (AGP 2x)
    Software:
    • Debian Etch
    • xfce
    • nvidia proprietary drivers
    • Epiphany para www
    • Gaim para IM
    Conclusões:
    A cena mais importante para mim é a necessidade dos drivers propietários da nvida, para isto funcionar às maravilhas. Tanto a acelaração 2D (muito importante) como os efeitos de composição (xfce native) deram uma nova suavidade à coisa. Estou a usar o epiphany porque se notava que o icewease (firefox) 2 era um pouco pesado: a mudar de tabs tinha um atraso que não gostava. O epiphany, que trabalha sobre gtk tal como o xfce, corrigiu a situação e estou muitíssimo satisfeito. Ao ter em conta que desde à dois anos que trabalho com máquinas modernas (2Ghz) então o resultado é 200%.

Só não estou a usar fluxbox, ou outro com essa leveza, porque nesta máquina trabalha mais gente (noob) e quis experimentar o comportamento do xfce.

11. Boas ppl
    Keria saber um bom sistema operativo linux para correr um File server numa maquina fraquinha tipo Pentium II 400 , 256 de ram, 15GB de disco e uma placa grafica VGA AGP trident 9750 3DW, se possivel tambem postem o link pa sacar a imagem de Cd desse S.O. e o programa do file server abraços:001:

Última edição: 4 de Dezembro de 2007
  12. hellaxe

hellaxe Power Member

Está tudo nesta thread. É só leres.
    Queres um file server para máquinas windows ou linux???

13. neonl

neonl Banido

O Xfce é leve mas não tanto. As bibliotecas GTK (as mesmas que o Gnome usa) são estupidamente pesadas.

Podes optar por um debian com Fluxbox e aí sim transformas o teu computador numa bomba.

Se quiseres perder um bocadinho de tempo passa por este tópico (este DE também é bom para sistemas com poucos recursos).

Cumpz.

14. esquiso

esquiso Power Member

Fica aqui também uma recomendação de um DE uber-light: The Lightweight X11 Desktop Environment
    Pode ler uma review no Linux.com e podem aceder à página do projecto aqui.

15. RFPA

RFPA Power Member

Já li o tópico. Obrigado. A questão é que o enlightnment parece-me um bocado complicado para o meu velhote usar...

16. 2xtreme

2xtreme Power Member

eu no teu caso até cometia uma loucura e aventurava-me no freenas...

17. CR_

CR_ Power Member

Eu quanto mudei de GNOME para Xfce num PIV 1.5Ghz 256mb notei uma diferença significativa.

18. RFPA

RFPA Power Member

O meu, ou melhor, do meu velhote, safa-se bem com o openoffice.org. Aliás, é o programa que ele mais utiliza.

19. RFPA

RFPA Power Member

Estava a pensar experimentar o Fluxbox no meu maquinão K7 500Mhz com 256Mb de ram. O problema é que será o meu velhote a utilizá-lo. Tendo em conta que ele não percebe muito da poda, será difícil para ele adaptar-se a este DE? Existem problemas ao nível de codecs ou outros? A utilização do openoffice é pacífica?

Obrigado. Sou leigo na matéria. Nunca utilizei Fluxbox.

20. Migael

Migael Banido

Não querendo parecer um intruso, mas tenho um igual e com menos RAM e corre o XP. Se o teu pai já tem algumas noções de windows pode ser difícil a adaptação a linux, caso contrário se estiver agora a dar os primeiros passos ao mundo informático, acho que não vai dar muitos problemas.

Partilhar esta Página