[Guia] PC Antigo / fraco / poucos recursos

APLinhares

OpenSource
Gnu/Linux em Máquinas Antigas / Com recursos limitados

antigo.gif


Como é comum surgir vários pedidos de aconselhamento para distros para máquinas com menos recursos (e ninguem quer usar o search :P) resolvi compilar o essencial num tópico. Máquinas mais antigas, "fracas" em recursos podem usar Gnu/Linux, e com ambiente gráfico !! :)

Falemos de máquinas com pouco recursos, essencialmente a nível de memoria (RAM) (pois é o factor mais limitativo), com menos de 256Mb.
Conforme referido no sticky, existem vários "Gestores de Janelas" sendo os mais populares Kde e Gnome, mas estes aconselháveis para máquinas com mais de 256Mb de RAM.

Uma das melhores alternativas é o XFCE, pois é tb user-friendly, sendo fácil o utilizador habituar ao seu (simples) uso. Usa também alguns ferramentas do Gnome. Pode ser encontrado de raiz em distros como o Xubuntu, Zenwalk.

Para máquinas com ainda menos recursos, temos outras alternativas, com aparência win-like como o FVWM95, IceWM, JWM, Ede e o recente projecto brasileiro TDE (presente de raiz na distro BigLinux). Mais genericamente, existe vários como o Enlightenment (visualmente excelente), Fluxbox, BlackBox, ... mas estes tendo 1 funcionamento mais personalizavel, no entanto, tlvz confuso para muitos iniciantes.
A titulo de exemplo. o fluxbox pode ser encontrado, de raiz, no Fluxbuntu, DamnSmallLinux, AntiX Mepis.

Além das distribuições faladas, encontramos ainda também o puppylinux.

Claro que é sempre possivel um net-install (instalar do zero, a partir da internet) duma distribuição mais genérica tipo Debian ou mesmo Slackware, por ex, e instalar 1 dos WM referidos anteriormente.

Podem claro, usar este tópico para mais opções :)
Dúvidas acerca do funcionamento devem usar este tópico [Dúvidas] PC Antigo / fraco / poucos recursos



Alguns tópicos existentes sobre o assunto:
- http://www.techzonept.com/showthread.php?t=178410
- http://www.techzonept.com/showthread.php?t=170379
- http://www.techzonept.com/showthread.php?t=156585
- http://www.techzonept.com/showthread.php?t=144039


(ainda em construção)
 
Última edição:
Tava mesmo para abrir um topico para perguntar qual a distribuicao que me aconselhavam para uma maquina com 64 mb de ram:lol:,

sendo assim ja estou esclarecido

bom post:kfold:
 
Excelente thread, seria interessante que o pessoal que tem distros instaladas nestes Pc's dissesse a distro que usa e conta-se a sua experiência, claro que em Gnu/Linux falar num Pc antigo é, pelo menos para mim < 1000Mhz e < 256Mb de Ram, acima disto qualquer distro funciona minimamente, eu tenho um PC +/- com estas caracteristicas (My System) e a única distro das que testei que fica algo lenta foi o Ubuntu, todas as outras funcionaram bem, claro que não se pode esticar a corda e utilizar programas pesados.
 
Eu vou mesmo "brincar" com o Arch Linux + FluxBox. Na outra thread disseram ser uma combinação bastante boa e agora quero experimentar. E aproveitar para aprender um bocado.
 
Firefox por SwiftFox?

Deixo aqui uma duvida.
Eu tenho um router, o PC onde vou ter o Arch Linux vai estar ligado ao router por ethernet. É dificil por isso a funcionar? Porque a ligação a internet ajuda muito.
 
Aqui fica a minha contribuição

Para ficheiros de audio -> MOC (music on console) praticamente não consome recursos e tem todas as funcionalidades necessárias.

Distros leves e relativamente user friendly

AntiX -> Baseada em SimplyMepis, utiliza fluxbox ou IceWM como DE, os requesitos minimos são 64Mb de Ram e processador PII ou equivalente são recomendados 128MB de Ram

Elive -> Baseada em Debian, utiliza Enlightment como DE, os requesitos minimos são 64 MB de Ram e processador a 100Mhz, é recomendado processador a 300Mhz e 128Mb de Ram
 
Última edição:
Testei o puppy linux num pentium 2 com 64mb de ram e placa grafica onboard(nao sei quantos megas) e tava bastante bom claro que nao podia ter muitas cenas abertas mas deu para passar os ficheiros que tinha la para uma pen para por noutro pc, ou seja safou-me ja que o o pc ja nao arrancava o windows 98 so la ia com formatacao:lol:
 
Hardware:
  • PIII 500MHz
  • 384 Mb de RAM (PC100)
  • nvidia GeForce4 MX 440-SE (AGP 2x)
Software:
  • Debian Etch
  • xfce
  • nvidia proprietary drivers
  • Epiphany para www
  • Gaim para IM
Conclusões:
A cena mais importante para mim é a necessidade dos drivers propietários da nvida, para isto funcionar às maravilhas. Tanto a acelaração 2D (muito importante) como os efeitos de composição (xfce native) deram uma nova suavidade à coisa. Estou a usar o epiphany porque se notava que o icewease (firefox) 2 era um pouco pesado: a mudar de tabs tinha um atraso que não gostava. O epiphany, que trabalha sobre gtk tal como o xfce, corrigiu a situação e estou muitíssimo satisfeito. Ao ter em conta que desde à dois anos que trabalho com máquinas modernas (2Ghz) então o resultado é 200%.


Só não estou a usar fluxbox, ou outro com essa leveza, porque nesta máquina trabalha mais gente (noob) e quis experimentar o comportamento do xfce.
 
Boas ppl
Keria saber um bom sistema operativo linux para correr um File server numa maquina fraquinha tipo Pentium II 400 , 256 de ram, 15GB de disco e uma placa grafica VGA AGP trident 9750 3DW, se possivel tambem postem o link pa sacar a imagem de Cd desse S.O. e o programa do file server abraços:001:
 
Última edição:
Tenho uma máquina em casa com um K7 a 500Mhz e 256Mb de Ram pc 133. A gráfica é uma ati 64mb e o disco é de 13.7gb. A propósito da utilização do XFCE, por exemplo, em detrimento do Gnome, posso dizer que não notei grandes diferenças. Ou melhor, nenhumas praticamente. Não sei se alguém já fez esta experiências mas gostaria de saber o seu feedback.

O Xfce é leve mas não tanto. As bibliotecas GTK (as mesmas que o Gnome usa) são estupidamente pesadas.

Podes optar por um debian com Fluxbox e aí sim transformas o teu computador numa bomba.

Se quiseres perder um bocadinho de tempo passa por este tópico (este DE também é bom para sistemas com poucos recursos).

Cumpz.
 
O Xfce é leve mas não tanto. As bibliotecas GTK (as mesmas que o Gnome usa) são estupidamente pesadas.

Podes optar por um debian com Fluxbox e aí sim transformas o teu computador numa bomba.

Se quiseres perder um bocadinho de tempo passa por este tópico (este DE também é bom para sistemas com poucos recursos).

Cumpz.

Já li o tópico. Obrigado. A questão é que o enlightnment parece-me um bocado complicado para o meu velhote usar...
 
Boas ppl
Keria saber um bom sistema operativo linux para correr um File server numa maquina fraquinha tipo Pentium II 400 , 256 de ram, 15GB de disco e uma placa grafica VGA AGP trident 9750 3DW, se possivel tambem postem o link pa sacar a imagem de Cd desse S.O. e o programa do file server abraços:001:


eu no teu caso até cometia uma loucura e aventurava-me no freenas...
 
Tenho uma máquina em casa com um K7 a 500Mhz e 256Mb de Ram pc 133. A gráfica é uma ati 64mb e o disco é de 13.7gb. A propósito da utilização do XFCE, por exemplo, em detrimento do Gnome, posso dizer que não notei grandes diferenças. Ou melhor, nenhumas praticamente. Não sei se alguém já fez esta experiências mas gostaria de saber o seu feedback.

Eu quanto mudei de GNOME para Xfce num PIV 1.5Ghz 256mb notei uma diferença significativa.
 
Estava a pensar experimentar o Fluxbox no meu maquinão K7 500Mhz com 256Mb de ram. O problema é que será o meu velhote a utilizá-lo. Tendo em conta que ele não percebe muito da poda, será difícil para ele adaptar-se a este DE? Existem problemas ao nível de codecs ou outros? A utilização do openoffice é pacífica?

Obrigado. Sou leigo na matéria. Nunca utilizei Fluxbox.
 
Estava a pensar experimentar o Fluxbox no meu maquinão K7 500Mhz com 256Mb de ram. O problema é que será o meu velhote a utilizá-lo. Tendo em conta que ele não percebe muito da poda, será difícil para ele adaptar-se a este DE? Existem problemas ao nível de codecs ou outros? A utilização do openoffice é pacífica?

Obrigado. Sou leigo na matéria. Nunca utilizei Fluxbox.

Não querendo parecer um intruso, mas tenho um igual e com menos RAM e corre o XP. Se o teu pai já tem algumas noções de windows pode ser difícil a adaptação a linux, caso contrário se estiver agora a dar os primeiros passos ao mundo informático, acho que não vai dar muitos problemas.
 
Back
Topo