[Guia] PC Antigo / fraco / poucos recursos

Com tão pouca ram, aconselha-se uma selecção de programas selectiva para o efeito; instalas e abres firefox vai-se logo a ram toda :wow:

Sim, o Firefox vai usar a maioria da RAM! Tudo depende dos sites que se abrem e dos plugins instalados, FF+Flash é um desastre para computadores com pouca RAM e até sites mais "simples" como o Gmail com o layout mais recente usam muita RAM. É nesse ponto que entra o Puppy na versão 4.3.1 que tem uma utilização de RAM depois do boot (JWM) de ~21MB contra mais de 30MB do Puppy 5.28 (Openbox) ou Macpup, os 50-70MB do Crunchbang/Archbang e de 80MB para cima para a maioria das distros LXDE (excepto a Debian LXDE).

Por experiencia propria sei que o Puppy 4.3.1 com FF3.6x e Flash funciona com 128MB de RAM no Youtube mas é preciso o dobro para se estar mais à vontade enquanto que o Puppy 5.28 com FF7 e 128MB de RAM está sempre a usar a SWAP e acaba por não dar para ver os videos. A combinação do Puppy 4.3.1 + FF3.6.24 permite usar mais ou menos metade da RAM da combinação do Puppy 5.28 + FF7. A escolha do browser é muito importante para quem tem computadores com pouca RAM, o Puppy vem com o Seamonkey, uma boa escolha mas não funciona bem com alguns sites e é necessário um outro browser para essas situações - é só para estas situações que recomendo a utilização do FF (Chromium, Opera) num PC com menos de 256MB de RAM.

As versões 4.x do Puppy foram muito boas para computadores mais antigos, tem bom suporte de hardware antigo (testadas em hardware antigo) e usam pouca RAM (10-20MB de RAM em idle depois do boot) mas já tem uns anos e estão a ficar obsoletas ao nivel do software (standards, bugs,segurança, etc). Para resolver esta situação, em Dezembro do ano passado o Barry Kauler (Puppy's original developer) lançou o Wary Puppy, uma nova versão do Puppy que mantem as caracteristicas das versões 4.x do Puppy e adiciona o suporte de longa duração (LTS): http://bkhome.org/wary/
 
Pessoal, digam aí distros para um celeron 900mhz, 192mb ram, uma tnt2, e instalado numa pen de 8gb.
É so para meter o Opera, instalar impressora, openoffice, e mais nada..

Estava a pensar no ubuntu lite, já que é facil de utilizar..

Para mim só há 3 opções no que toca a pc's antigos: Lubuntu, anti-X e wattOS. No teu caso aconselharia wattOS precisamente por ser em openbox.
Não vale a pena andares com personalizações, há distros feitas a pensar em pc's antigos e o trabalho que vais ter não te vai compensar em nada. A não ser que compilasses o gentoo,,,
 
DeLi(cate)

Existe uma nova distro, um fork do DeLi Linux com o objectivo de trabalhar bem em computadores antigos, para já está na segunda alfa e foi feito para utilizadores que não tem problemas em usar a consola nem particionar o disco com o cfdisk, é o DeLi(cate).

Usa o kernel 2.4.37 e os requisitos minimos são:
CPU: qualquer 486.
RAM: 8MB.

Comparando por exemplo com o DSL, usa menos RAM, não precisa de um 486DX e tem um kernel mais recente. Ainda não tive tempo para o explorar melhor mas parece interessante.

Testei numa VM e deu para arrancar e instalar com apenas 8MB de RAM, incluindo o X mas só o X, nem um WM está instalado por defeito! Deu alguns erros durante a instalação devido à VM ter apenas 8MB mas funcionou e com mais RAM já não dá esses erros.

O site Hack a Day instalou o DeLicate num Pentium a 90MHz com 8MB de RAM, na altura o DeLicate ainda não tinha instalador e teve de ser por upgrade do DeLi Linux mas actualmente já tem:
http://hackaday.com/2011/08/19/installing-linux-on-old-pcs-part-2/

Não é a primeira vez que o site "Hack a Day" mete linux num PC antigo, já tinham instalado Linux (Debian) num 386SX a 25MHz com 4MB de RAM e 120MB de disco recentemente:
http://hackaday.com/2011/08/12/installing-linux-on-a-386-laptop/

Em ambos os casos alguns dos comentarios aos artigos são interessantes.
 
Back
Topo