[Guia] PC Antigo / fraco / poucos recursos

A configuração exige um pouco de trabalho, mas fica mesmo à tua medida. Se é dificil ele adaptar-se? Talvez sim, talvez não, só exprimentando :)
Quanto aos problemas que ai referiste: o Fluxbox não interfere com os codecs e a utilização do OO deve ser pacifica, porque não o será?

Só um pequeno preciosismo: o Fluxbox não é um DE (Desktop Environment) mas sim um WM (Window Manager).
 
Migael, a utilização de software livre é para continuar. É um imperativo moral e não só. O velhote prefere utilizar GNU/Linux. :)


A configuração exige um pouco de trabalho, mas fica mesmo à tua medida. Se é dificil ele adaptar-se? Talvez sim, talvez não, só exprimentando :)
Quanto aos problemas que ai referiste: o Fluxbox não interfere com os codecs e a utilização do OO deve ser pacifica, porque não o será?

Só um pequeno preciosismo: o Fluxbox não é um DE (Desktop Environment) mas sim um WM (Window Manager).

Obrigado pela correcção e pela informação. Só mais uma coisa..Se eu instalar o fluxbox pelo synaptic como é que o inicio depois?

Sorry about the leiguice... :P
 
Suponho que uses o GDM; sendo assim, basta reiniciares o X (ctrl+alt+backspace) e irás ter, dependendo do teu theme de login, uma opção chamada Sessions. Basta ir aí, escolher o Fluxbox, e fazer o login normalmente. Se te surgir uma opção sobre os defaults, fica à tua escolha o que queres por como default :)
 
Suponho que uses o GDM; sendo assim, basta reiniciares o X (ctrl+alt+backspace) e irás ter, dependendo do teu theme de login, uma opção chamada Sessions. Basta ir aí, escolher o Fluxbox, e fazer o login normalmente. Se te surgir uma opção sobre os defaults, fica à tua escolha o que queres por como default :)

Ok, many thanks. Vou experimentar e logo vejo qual a melhor opção.
 
Estava a pensar experimentar o Fluxbox no meu maquinão K7 500Mhz com 256Mb de ram. O problema é que será o meu velhote a utilizá-lo. Tendo em conta que ele não percebe muito da poda, será difícil para ele adaptar-se a este DE? Existem problemas ao nível de codecs ou outros? A utilização do openoffice é pacífica?

Obrigado. Sou leigo na matéria. Nunca utilizei Fluxbox.
olha, cá por casa o meu pai usava Win98Se, meti o xfce e tem-se safado relativamente bem, para o uso diário da empresa. A minha irmã mexia em XP, meti-lhe no pc de trabalho KDE. Estranhou claro, mas tb se habituou, e por ex, já adora o amarok }>
É a questão de habituar mesmo. E no caso da minha irmã, que abre tudo e mais alguma coisa, é 1 benesse não correr executáveis :-D
 
Já exprimentaste carregar com o botão direito no teu ambiente de trabalho?
Já leste alguma coisa sobre o Fluxbox? Fluxbox não é nem GNOME nem KDE ;)
 
É como tudo uma questão de hábito, mas se o teu pai tem assim tantos problemas com algo novo então seria melhor mesmo meter KDE... É o que mais se consegue parecer com Window$... Por isso
 
É como tudo uma questão de hábito, mas se o teu pai tem assim tantos problemas com algo novo então seria melhor mesmo meter KDE... É o que mais se consegue parecer com Window$... Por isso

Talvez instale o Xubuntu...Acho que o velhote não estranhará muito o seu funcionamento...Pelo que tenho lido consome menos recursos que o Gnome, embora não tenha notado muuuiiiita diferença na última vez que o utilizei naquela máquina.. Na página oficial do Xubuntu dizem que os requisitos são baixos...

Vou ver se consigo resolver a questão sem comprar um Dimm..lol
 
Em sistemas com estes recursos tão limitados, simplesmente não uso sistemas de janelas.
É tudo shell. Não vale a pena estar a usar recursos para janelas num sistema já de si é tão limitado.
O uso que geralmente dou a estas máquinas é como router/firewall.
Nestes sistemas é o q uso como distro é gentoo e *BSD.
 
Em sistemas com estes recursos tão limitados, simplesmente não uso sistemas de janelas.
É tudo shell. Não vale a pena estar a usar recursos para janelas num sistema já de si é tão limitado.
O uso que geralmente dou a estas máquinas é como router/firewall.
Nestes sistemas é o q uso como distro é gentoo e *BSD.

Mas tens que reparar que muitos querem dar a estas máquinas um uso um bocadinho mais prático que routers e firewalls que acabam por não prescindir de um WM, por muito leve que ele seja (FVWM, IceWM, Fluxbox, Blackbox, WindowMaker...). Basta, por exemplo, querer ter um processador de texto com formatação ou um programa de folha de cálculo "Excel like".
 
Estou com o dilema, tenho ai um pc velho que tem um P4 1.7Ghz com 128mb de ram, e o dono quer dar aquilo aos primos mesmo só para fazer uns trabalhos e aqueles jogos tipo paciência... etc... Queria aproveitar já que os miúdos acharam aquilo muito lento com Windows e instalar uma distro para eles... Mas há alguns requisitos que a mesma na minha opinião vingue junto deles!

1º Tem de funcionar semelhante com o windows (Gnome ou KDE) (lá se vai o meu fluxbox)
2º Tem de ter muito software para eles no liveCD como jogos e openoffice (meu querido net-install)
3º Tem de ser uma distro que possa estar um ano sem nunca ter de ir a net actualizar nada (meu querido gentoo)
4º Tem de ser mais rápida que aquilo com windows e office 2003

Tou farto de matar a cabeça, num wizard que segui sugeriram-me Opensuse mas não sei... Também pensei num knoppix ou assim :/ acho que não é um caso assim tão grave que precise de DSL e afins!

Vê se serve: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php/topic,20506.0.html Parecido com windows: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php/topic,20506.msg168292.html#msg168292 e já traz codecs e afins. Traz o abiword e gnumeric mas podes instalar o OpenOffice:
http://www.puppylinux.ca/members/OpenOffice/
 
Instalar Linux em PC Pentium

Oi pessoal, descupem lá a chatice mas estou precisando muito da vossa ajuda!

Tenho um notebook Sharp Pentium MMX de aproximadamente 200 Mhz e 64 MBs de RAM com 4 GBs de espaço na hard drive e quero saber qual é a melhor distribuição(distro) Linux e sua respectiva versão para instalar no meu PC sabendo que no boot só a floppy drive externa é reconhecida e a drive externa de cd não é reconhecida. Tentei instalar o Windows XP:zzz:(:-Dsó por curiosidade:joker:) dando o boot pela disquete que criei apartir de um software que saquei na net e esse software criou 6 floppy diskets e o cd foi reconhecido após a inserção das 6 disquetes!

Os meus agradecimentos antecipados!!!!
 
Também comecei há pouco no Linux, mas acho que a distro actual melhor para a situação é o Damn Small Linux, dizem que conseguem correr esta distro num 386 e 8 MB de Ram. O único senão na situação parece-me que é o facto de ser apenas por CD (são 50 MB), mas podes usar esse truque que fizeste para o XP


http://damnsmalllinux.org/
 
Desculpa lá... um P4 1.7 lento em windows? é anedota!
Se só tem 128Mb de ram arranja-lhe mais.
Seja q SO tiver esse pc vai-se comer todo. É a mesma coisa que meter rodas de um carocha num autocarro.
Mete-lhe, plo menos, mais 128Mb (que não tá tão caro quanto isso) e fica pronto a bombar qualquer distro ou XP.

"PC velho"... fogo isso é gozar cos pobres pah! :P
 
O PC não é meu... Por isso mais RAM tá fora de questão... Para mim é um PC antigo! Digamos que não quero instalar warez naquele PC daí o ter instalado o software que me foi fornecido e ter advido que ficou mesmo lento...

@ VuDu, anedota é mesmo esperar 1m e meio para abrir o word e mais uns dois ou 3 só para meter a primeira letra... Aquilo é lento ponto final :) A questão é que aqui o meu gentoo com fluxbox tá a gastar mesmo muito pouco, mas os putos não vão comer com isto porque depois é diferente do PC da escola/do amigo...
 
Back
Topo