Windows Vista [GUIA] Recuperar Pastas personalizadas nos Documentos do Utilizador

Romani48

Power Member
Como recuperar os icons/info das pastas pessoais no Windows Vista
---------------------------------------------------------------------------------

As vezes quando abrimos uma pasta pessoal no Menu Iniciar, o seu icon especial pode desaparecer e mostrar o icon comum da Pasta Amarela, e com o nome em inglês.
Neste Guia vou colocar toda a info e recursos para resolver esse problema:


Causa: Isto acontece quando o ficheiro desktop.ini dessa pasta se encontra em falta ou incorrecto ou não tem os atributos correctos. Isto acontece por exemplo se por engano tivermos uma musica nessa pasta, quando o Windows Media Player procura por info dessa música na Net, as informações dessa pasta são substituidas pela da música.
Localização: C:\Users\(nome de utilizador)
Créditos a: Ramesh Srinivasan www.winhelponline.com/articles/130/1/

Icons das pastas especiais :
1127d1189316915-personal-user-shell-folders-user_folders.jpg

NOTA: Como os nomes das pastas (originais sem o desktop.ini) são em inglês, independente da linguagem do sistema operativo, nesta imagem podem ver o seu nome, visto necessitarem disso mais para a frente.

Como fazer:
1. Abrir as opções de pastas (Organizar -> Opções de Procura e Pastas).

oppastwq7.jpg


A) Clicar no separador Ver.
B) Marcar o Ver ficheiros e pastas Ocultas.
C) Desmarcar o Ocular Ficheiros protegidos do Sistema Operativo (Recomendado).
D) Clicar em Sim no aviso que irá ser mostrado (ver imagem em baixo)

warnzw9.jpg


E) Clicar em Ok.
2. Fazer o Download do ficheiro em baixo

User Folders.zip
Escolher um mirror para fazer o Download

(mirror1) (mirror2) (mirror3) (mirror4)
Caso não tenham o UAC activo saltar para o ponto 5
3. Clique com o botão direito do rato no User Folders.zip e clicar em Propriedades
4.
Clicar no botão Desbloquear e clicar em Ok. (Ver screenshot em baixo)

1186d1189891615-personal-user-shell-folders-unblock.jpg


5. Abrir o User Folders.zip.
6. Extrair a(s) pasta(s) que têm o icon amerlo normal para uma pasta tipo o Ambiente de Trabalho.
7. Abrir essas pastas e copiar o ficheiro desktop.ini. (Ver o screenshot em baixo)
NOTA: O ficheiro está oculto, por isso está transparente.

1129d1189319262-personal-user-shell-folders-desktop_ini.jpg


8. Abrir a pasta que perdeu o seu icon especial, e colar lá o desktop.ini que copiamos antes, para isso efectuar os passos: Botão direito numa área vazia dessa pasta, botão direito do rato e colar.
NOTE: Se perguntar se quer substituir o ficheiro escolhe se a opção copiar e substituir.
(See screenshot below)

reprm0.jpg


9. Pode fechar agora todas as janelas, e se quiser esconder os ficheiros ocultos, procedendo os passos descritos em 1.
10. Abrir o Menu Iniciar.
11. Na linha de pesquisa escrever cmd e premir Enter.
12. Na linha de comandos, escrever a seguinte linha attrib +r "C:\Users\(nome da conta de utilizador)\(nome da pasta pessoal)" e Enter. (Ver screenshot em baixo)

cmdxh3.jpg

NOTA: Neste caso estou a aplicar o atributo na minha pasta de transferências (Downloads porque as pastas estão em inglês) do meu utilizador, cujo nome é Pedro

13. Fechar Linha de comandos.
14. Reiniciar ou fazer logout e de seguida login para as alterações tomarem efeito.
15. Confirmar que está tudo normal.
16. Deixar Feedback se tudo funcionou :D

Cumps
 
Última edição pelo moderador:
ainda outro dia me aconteceu
como tinha acabado de instalar o windows à 2 dias nem liguei muito.. criei outro utilizador e problema resolvido :D
 
Viva a tds!O problema é o seguinte, eu usava a pasta "Música" com a localizaçao para "D:\Musica" mas houve um problema e a pasta "Musica" predefinida do windows vista desapareceu e criei uma pasta nova com o msm nome e segui os passos deste tutorial e agr nao consigo configura la para uma outra localizaçao porque nao parece nas "Propriedades" da pasta a tab "Localizaçao".
Alguem me pode dizer a solucao para este problema?Faz me grande jeito alterar a localizaçao desta pasta.:)
Agradecia uma resposta breve...
 
pois.. o problema é que estas pastas são realmente especiais
a tab localização está ligada á pasta original.. quanto a isto será muito dificil sem teres que criar um prefil novo
 
olha.. tinha tido este prob. realmente é estupido nao podermos usar estes icones normalmente. Até pq me irrita solenemente ter de ter as cenas onde a MS quer, tipo downs e musica
 
Problema resolvido!Liguei à pouco o pc e já estava lá a tab "Localização". Na altura só terminei sessão e nao reiniciei.:D
cumprimentos, bgdo à mesma!
 
Não funcou com a minha pasta dos downloads que já me irrita tar com a cara da amélie ha sei la quanto tempo... :/

EDIT: Já sei qual é o prob...eu instalei o vista incialmente em ingles, agora está em tuga, a pasta downloads nao tinha sido traduzida e a pasta transferências estava lá mas não aparecia (e eu tenho sempre ficheiros e pastas ocultos definidos para aprecerem) por alguma razão estranha.
Acedi a ela manualmente e já passou a aparecer...

Ja movi os 25 GBs de tralha para lá e tá resolvido.
 
Última edição:
Excelente tutorial, safou-me de ficar com um icon um bocado mau na pasta downloads:007:

No entanto, comigo nao funcionou logo, entao fui ver as propriedades do desktop.ini q tinha copiado para a pasta downloads e aparecia uma mensagem a dizer q o ficheiro provinha de outro computador e tinha sido bloqueado!! Entao eu mandei desbloquear e depois de reiniciar ja funcionou!!!

Não sei se este passo se aplica a toda a gente, mas como nao foi referido no tutorial achei revelante falar nisto.

Cumps
 
já agora, existe alguma maneira de recuperar algumas destas pastas, caso tenham sido apagadas?é que há uma que apaguei há uns tempos e que agora me faz falta, a pasta links(hiperligaçoes favoritas)
 
Tutorial muito bom! Muito Obrigada! Já há que tempos me perguntava porque é que algumas das minhas pastas estavam a mudar de ícone e a ficar em inglês. Parece que apaguei um ou dois desktop.ini's sem reparar.

Agora está tudo como dantes, perfeito. :D
 
Back
Topo