[Guia] Reinstalar Gnu/Linux e manter programas antigamente instalados?

APLinhares

OpenSource
Em princípio será válido para Debian/Ubuntu based.
Certamente que após formatar a sua máquina e ter instalado o sistema operativo, já pensaram como seria bom que a máquina tivesse já instalado os programas que normalmente utilizamos…estou errado? Se alguém conhecer alguma ferramenta deste tipo para Windows, desde já agradeço a sua divulgação.
O objectivo deste artigo consiste em ensinar como instalar facilmente todas as aplicações que possuía no sistema antes de este ser formatado.


Isto é um processo muito simples.
Vamos começar por abrir a linha de comandos (terminal) e escrever o comando:
$ dpkg --get-selections > apps.txt

O comando anterior vai guardar no ficheiros apps.txt a lista de todas as aplicações instaladas. Guarda este ficheiro numa Pen, disco USB, CD, etc e proceda à formatação da sua máquina. Não se esquece de guardar também o ficheiro onde está guardada a informação dos repositórios /etc/apt/sources.list
Após a formatação da máquina e depois de termos instalado a mesma versão do Linux, vamos proceder à actualização das aplicações. Para tal vamos informar o sistema das aplicações que usávamos anteriormente.
$ dpkg --get-selections < apps.txt
$ dselect update
$ apt-get dselect-upgrade show

Fácil não é? Bom fim de semana!
Fonte

Para completar, se a pasta pessoal (/home) estiver numa partição à parte, as configurações destes programas estarão salvaguardadas.
 
Última edição:
Para Arch

Aproveito a deixar o procedimento para fazer o mesmo em Arch e atenção que estes métodos colocam o mesmo software no pc mas não as suas configurações.
Só com um backup, também, do /etc e dos ficheiros/directórios ocultos na home do user é que estou a ver o sistema a ficar "igual".
 
mto fixe! há mto que andava à procura de um método simples de fazer isto, para não ter de andar a instalar coisas nas semanas seguintes a ter instalado uma nova versão do Ubuntu. sempre me perguntei pq raio o synaptic não tem uma opção para fazer isto...mas agora também já não interessa :)
 
Back
Topo