1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[GUIA] Ubuntu - Instalação passo-a-passo

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por APLinhares, 13 de Abril de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 14435)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Instalação passo-a-passo de Ubuntu 7.10

Passo 1. Obter imagem Ubuntu 7.10 (PC (Intel x86) desktop CD) da lista de mirrors oficiais. Aconselho o Cesium.

2. Gravar CD do ubuntu, usando um programa como por ex o infrarecorder. Relembro que deve ser guardado como imagem de disco (não tentem descomprimir ou adicionar o .iso como 1 ficheiro em CD de dados)
    Usando no InfraRecorder, o InfraExpress

Ou o Infrarecorder
    3. Reiniciar o computador com cd "Ubuntu 7.10" introduzido, colocando na bios, o arranque do leitor CD's em 1º lugar.

4. Após arranque do CD, aparece a seguinte imagem.

Pode-se aqui mudar já para lingua portuguesa, e então adicionar parâmetros adicionais (F6), se por ex arrancar e congelar (noacpi)

5. Depois surge uma barra de loading (se tudo correr bem, a barra tem uma animação).

6. Após carregado aparece o seguinte ecrã. Basta apenas um duplo clique sobre o "INSTALAR", estando à vontade para explorar o livecd :)

7. De seguida, surge o seguinte ecrã, onde já está selecionada a língua (caso não tivesse alterado seria possível aqui). Passemos ao seguinte passo. (Avançar)

8. Escolhemos o país/cidade, para efeitos de fuso horário. (Avançar)

9. Escolhemos o tipo de teclado, podendo em baixo testar este. (Avançar)

10. Agora surgirá uma mensagem, avisando que o particionador de disco vai arrancar, devendo esperar pacientemente.
    Qualquer dúvida relativamente a partições, favor usar o tópico [Tutorial] Particionar um disco

11. Após carregado, deve aparecer correctamente o disco indicado. Neste caso foi utilizada uma drive virtual de 5Gb.

Opção 1. Pode usar-se o método automático, que formata o disco (ou o espaço livre restante), e cria a partição geral. (Avançar)

Opção 2. Ou podemos então, criar um perfil manual. Eu prefiro separar em partições distintas a raiz / e o /home, podendo 1 dia mais tarde mudar de sistema ou formatar a raiz, e ficando com todas as configurações pessoais de parte. (Avançar)

12. De seguida, podemos escolher os dados do utilizador e password, assim como nome da máquina. (Avançar)

13. É importante conferir se todas as informações foram introduzidas correctamente. (Avançar)

14. Agora, serão aplicadas as alterações necessárias. Primeiro as formatações seguida pela instalação dos dados.

15. Concluída a instalação, podemos continuar a usar o LiveCD ou reiniciar. (Reiniciar e premir ENTER no final)

16. Reiniciada a máquina, deverá aparecer novamente o loading do Ubuntu, seguido do ecrã de autenticação.
    Em sistemas com outro sistema operativo, será instalado o GRUB. Dúvidas relativamente a multiboot, por favor usar [Questões] Grub / Boot Manager.

17. E temos o sistema pronto a trabalhar.

> Adicionalmente, também é possivel encontrar este guia em versão "clip de video", apenas em inglês, aqui.
    Também disponível slideshow das imagens, aqui.

Seguindo sugestão, para adicionar repositórios / fontes de aplicação, é também simples

Passo 1. No menu Principal, deslocar até Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic.

Passo 2. Aparece um aviso, no qual deve ser introduzida a password.

Passo 3. No Synaptic, deslocar até Configurações > Repositórios.

Passo 4. Aqui podem seleccionar os existentes e adicionar mais, no segudo separador.

Passo 5. Recarregar a listagem.

Relembro que este não é o tópico de dúvidas, visto já existir um.
    Mas podem deixar opiniões :D

Última edição: 13 de Abril de 2008
  2. Tyran

Tyran Power Member

Podias acrescentar também aí como colocar direitas as fontes de aplicações que muitos iniciantes não sabem

nice work ;)

3. skinnie

skinnie Power Member

para mim para essa instalação ficar assim "quase completa" era so uma ida ao synaptic e por o ubuntu restricted extras, acho que assim o ubuntu fica completamente operável para o "essencial"
    muito bom tutorial,parabens pela iniciativa

4. APLinhares

Staff Member

Aviso que também é análogo para a versao 8.04 ;)

5. JomarC

JomarC Power Member

Bump! :)

Muito bom foi por aqui que eu me segui :)

Parabens!

Cumps

6. BioL

BioL Power Member

Boas,

Excelente turorial, mas tenho algumas questões.

Temos obrigatoriamente de fazer a partição?

È que tentei instalar o Windows Xp no Insys GameForce do e-escolas, de um amigo meu, e não correu bem, e bloqueou aos 35%. Como já estava formatado ficou sem OS, sem partição, pronto sem nada. Não vou ter problemas em instalar o Ubuntu 8.4, agora certo?
    (Peço desculpa por fazer a pergunta aqui, mas é um pouco urgente )

Obrigado desde já,
    Cumprimentos

Última edição: 28 de Janeiro de 2009
  7. Stlkr

Stlkr Power Member

Excelente tutorial

parabens...pena nao existir quando precisei para instalar o meu em dual boot com o vista mas consegui safar-me muito bem... :D:D

cumps

Última edição: 28 de Janeiro de 2009
  8. APLinhares

Staff Member

Não percebi. Aceitaste a solução proposta na parte do particionador, é isso ?

9. BioL

BioL Power Member

Não, eu ainda não instalei. Queria era saber se tenho de fazer obrigatoriamente uma partição quando instalar.

Cumprimentos

10. Fork

Fork What is folding?

Dizem que sim. Acho que ainda não inventaram um sistema de ficheiros que não precise de um meio fisico.

11. BioL

BioL Power Member

Ok, obrigado. Pode ser que até seja mais facil. :)
    Já agora, em relação aquilo do computador já está resolvido.

Cumprimentos

12. Joao Antunes

Joao Antunes Power Member

Boas pessoal,

Eu "queria" começar a trabalhar com o Ubuntu e estou a utilizar um PC Virtual (Microsoft Virtual Pc) para poder fazer todas as experiencias :001: seguindo os passos deste topico a minha instalaçao congela no Passo 4, ou seja escolho a linguagem, e escolho a opçao instalar Ubuntu. So que depois aparece umas linhas de codigo e nao passa disso a ultima linha é [ 2.012004] --- [end trace 4eaa2a86a8e2da22 ] ---

Alguem me pode ajudar??

Cumps

Partilhar esta Página