[Guia] Usando PC como Router / Firewall

A máquina para a primeira experiencia, não vais ser muito potente..

Pentium II
64 RAM ou 128MB (não me recordo)
Disco 4 GB
 
A máquina para a primeira experiencia, não vais ser muito potente..

Pentium II
64 RAM ou 128MB (não me recordo)
Disco 4 GB

Serve para instalar e aprender a configurar.
Para ter mais potencia ram é necessária só para teres actualizações de webconfig mais rápidas.
Eu tive o CC 3.0 a funcionar num Cyrix 233 MHz com 32Mb de Ram.
Funcionava impecável como router, firewall, isso que não requer muitos recursos. Quando tinha de mexer pelo webconfig ou pelo webmin era mais chato.
Para aprender chega.

Agora para melhorares o desempenho do sistema aconselho um disco maior (depende se quiseres fazer backups para lá) e mais memória. Mas também depende do que queiras daquilo. Se for só router, firewall, filtro do squid sem páginas alojadas 256 são suficientes.
 
Serve para instalar e aprender a configurar.
Para ter mais potencia ram é necessária só para teres actualizações de webconfig mais rápidas.
Eu tive o CC 3.0 a funcionar num Cyrix 233 MHz com 32Mb de Ram.
Funcionava impecável como router, firewall, isso que não requer muitos recursos. Quando tinha de mexer pelo webconfig ou pelo webmin era mais chato.
Para aprender chega.

Agora para melhorares o desempenho do sistema aconselho um disco maior (depende se quiseres fazer backups para lá) e mais memória. Mas também depende do que queiras daquilo. Se for só router, firewall, filtro do squid sem páginas alojadas 256 são suficientes.

Mete lá o CC com vários utilizadores ligados a esse PC e vais ver a lentidão da net...

Mas claro. Se for só para testar, chega e sobra. Só que acho que ele referiu que queria 10 PC's clientes.
 
Já existem alguns tópicos sobre este tema.

Posso-te já fazer um resumo do que te vão responder:

3 tipos vão dizer Ubuntu porque é a única coisa que conhecem.

4 tipos vão gozar com estes mas não te vão dar uma solução alternativa

2 tipos vão aparecer a falar da vantagem do gentoo e de um arch linux.

10000 tipos vão reclamar que são instaveis para servidores

2 tipos anteriores vão dizer que correm servers em gentoo.

uma pessoa experiente vai-te dizer para usares freebsd, ao qual 10 pessoas te dizem que o netcraft proclamou que este estava morto e que tu queres usar é linux.



No final de leres 20 tópicos ficas a pensar se queres usar Debian, CentOS ou um dos mil vezes referidos Fedora , Slackware ou OpenSuse.


Da minha experiencia profissional o que tenho visto é openbsd a fazer de firewalls e freebsd para tudo o resto, Debian Stable para o que precisa de ser em linux.

Para ambiente de trabalho usa o que gostares mais.

Gostei da resposta, só não gostei de teres metido o Slackware no mesmo saco que Fedora e OpenSuse. >(
 
Serve para instalar e aprender a configurar.
Para ter mais potencia ram é necessária só para teres actualizações de webconfig mais rápidas.
Eu tive o CC 3.0 a funcionar num Cyrix 233 MHz com 32Mb de Ram.
Funcionava impecável como router, firewall, isso que não requer muitos recursos. Quando tinha de mexer pelo webconfig ou pelo webmin era mais chato.
Para aprender chega.

Agora para melhorares o desempenho do sistema aconselho um disco maior (depende se quiseres fazer backups para lá) e mais memória. Mas também depende do que queiras daquilo. Se for só router, firewall, filtro do squid sem páginas alojadas 256 são suficientes.

Desculpa a ignorância CC, o que é isso?:'(

Uma dúvida como experiencia dá para colocar o pc a fazer de firewall entre o hub e o meu pc?
 
Última edição:
Desculpa a ignorância CC, o que é isso?:'(

Uma dúvida como experiencia dá para colocar o pc a fazer de firewall entre o hub e o meu pc?

CC -> Clarckconnect :x2:

Claro que dá. Tens de ter 2 placas de rede não te esqueças.
Mas podes ligar o pc com o CC ao hub/switch. Vê a thread do CC por causa das ligações e afins.
 
Back
Topo