1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Guia] Windows Deskmod - O que é? Como fazer?

Discussão em 'Desktop e Software Modding' iniciada por RwRicardo, 28 de Abril de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 9895)

1. RwRicardo

RwRicardo Power Member

Nota: Este guia é destinado a utilizadores do Windows XP, mesmo que alguns dos passos se possam aplicar a outras versões do Windows.

O que é o Deskmod?
    Deskmod (Desktop Modding) é uma forma de modificar o visual do sistema operativo de modo a torná-lo mais atractivo visualmente, mais funcional ou para dar um toque pessoal ao desktop.

Estou Interessado. Por onde começo?
    Para começar, vou dividir o Deskmod no Windows em partes:

1- Temas
    2- Ícones
    3- Cursores
    4- Widgets
    5- Outros

1- Temas
    Vamos começar pelos temas. Os temas são os estilos que mudam a cor e forma da barra de tarefas, barra de título, etc. Existe uma vasta gama de temas por onde escolher, para todos os gostos.

1.1- Usando Temas oficiais da Microsoft
    Esta é a maneira mais fácil, é só instalar o tema e usar. Para além dos temas que vêm com o nosso SO, a Microsoft lançou outros temas oficiais que podemos baixar e instalar facilmente:
    Alguns exemplos de temas oficiais da Microsoft são:
    Zune Theme (Download)

Royale Theme (Download)

Instalar estes temas é como instalar outra coisa qualquer: correr o instalador que ele faz o resto. Para usar o tema instalado é só dar um clique direito no Ambiente de Trabalho>Propriedades...>Aspecto e escolher o tema instalado onde diz "Janelas e botões".

1.2- Temas não oficiais com o patch para o UXTheme
    Para usar temas não oficiais no Windows XP, é necessário modificar um ficheiro, o uxtheme.dll, caso contrário os temas instalados não serão reconhecidos.

1.2.1- Substituindo o UXTheme original pelo modificado
    Para modificar o uxtheme.dll use uma das aplicações:Estas vão substituir o uxtheme.dll pelo modificado, não há nada que saber.
    Se por alguma razão nenhuma destas aplicações funcionar, vão ter de substituir o ficheiro manualmente. Procurem pelo ficheiro e substituam-no :) Nunca precisei de substitui-lo manualmente por isso não sei que passos deve seguir.
    Lebre-se que é necessário reiniciar o computador para que as alterações sejam aplicadas

1.2.2- Instalando Temas não oficiais
    Primeiro que tudo, há que arranjar os tais temas. Eu uso o deviantART. Basta irem ao menu e navegarem até os Visual Styles do Windows. Os temas estão listados aqui. Escolha o que lhe parecer agradável e faça o download.

Depois de fazer o download e extrair os ficheiros, pode ter um instalador (nesse caso basta corre-lo para extrair o tema) ou então terá alguns ficheiros *.theme ou *.msstyles. Se for este o caso deverá extrair a pasta com os ficheiros para "C:\WINDOWS\Resources\Themes".

Depois de os temas estarem no local correcto, basta ir ao Ambiente de Trabalho, dar um clique direito>Propriedades...>Aspecto e escolher o tema que queremos em "Janelas e botões". Se o tema não aparecer correctamente (ou não aparecer de todo) pode haver algum problema com o patch do UXTheme. Tente fazê-lo de novo (se ainda não reiniciou o PC, faça-o agora).

1.3- Usando o Window Blinds
    Esta é a maneira mais fácil de usar temas que não sejam os oficiais da Microsoft, e usando este programa podemos ter muito mais funcionalidades como transparência nas janelas e outros que seriam impossíveis de obter com temas normais.
    Infelizmente o programa é pago, podem arranjar a versão trial aqui
    Depois de instalado, podem usar os temas que já vêm com o programa (por sinal não muito bonitos :P) ou então arranjam novos temas no site oficial ou no deviantART
    Basta escolher o que mais gostarem e clicar em "Download"
    E na próxima página clicam no nome do ficheiro a baixar.
    Este ficheiro é um ficheiro *.wba, e abre automaticamente com o Window Blinds.Quando janela do Window Blinds abrir, cliquem em "Appply my changes", depois de estar seleccionado o tema que querem.
    Pode demorar um pouco até aparecer o tema, depende dos sistemas, e muitas vezes ao iniciar o Windows os temas não carregam bem, ou não carregam de todo. Mas aqui não vos posso ajudar :)

Nota: Para os temas não vou por esta opção e não a aconselho porque "come" muitos recursos, logo poderá resultar num abrandamento no que toca a performance do PC.

2- Ícones
    Até agora parece tudo bonito, mas que tal uns ícones a combinar?

A primeira coisa a fazer é arranjar os ícones. No deviantART também os podem arranjar, mesmo que possa não ser a melhor fonte é daqui que os vamos arranjar neste guia.
    No menu do deviantART vá a Categories>Costumization>Icons>OS icons>Windows (aqui). Agora escolha os ícones que lhe mais agrada e faça o download.
    Depois é só extrair os ícones para qualquer pasta (será o seu local permanente).

Existem várias maneiras de modificar o esquema de ícones do Windows:

2.1- Usando o Resource Hacker
    Esta é a maneira de mudar o esquema de ícones que não envolve a instalação de outras aplicações, mas é o caminho mais trabalhoso. Se não é um utilizador experiente e quer as coisas de uma maneira fácil, escolha um dos processos 2.2 ou 2.3.
    Agora tem que fazer o download do Resource Hacker (aqui). Depois de o fazer, extraia os ficheiros e corra o executável.
    Vá a File>Open... e dirija-se a C:\Windows\system32 e abra o ficheiro shell32.dll. Aqui estão a maior parte dos ícones do Windows. Depois de abrir o ficheiro, expanda ([+]) a pasta "icon" e verá uma lista com pastas com todos os ícones nesse ficheiro. Clique direito no ficheiro>Replace Resource...
    E na nova janela clique em "Open file with new icon..."
    E navegue até o ícone que quer substituir por esse. Depois de todo o trabalho feito, vá a File>Save.
    Não se preocupe, o programa fará um backup do ficheiro automaticamente na mesma pasta, com o nome shell32.backup.
    Depois disto reinicie o PC e deverá ver os ícones modificados correctamente.

2.2- Usando o Tuneup Winstyler
    É uma maneira mais fácil de mudar o esquema de ícones, porém este programa tornou-se pago (se não me engano o Winstyler era a única parte do Tuneup que era grátis).
    Podem fazer o download da versão trial aqui (o e-mail não tem que ser verdadeiro :P)
    Depois de instalado, abram o programa e cliquem em "System Elements" no menu lateral.
    Agora seleccionem o ícone que querem mudar e cliquem em "Replace icon"
    Procuram o ícone que queriam e "OK". Depois de todos os ícones escolhidos é só clicar em "Apply"
    Muitas vezes os ícones não mudam todos, aconselho que no menu lateral cliquem em "Repair" e depois em "Reload Icons"

2.3- Usando o IconPackager
    Mais um programa da Stardock, os mesmos criadores do Window Blinds, que facilita a operação de mudança do esquema de ícones do Windows. Este programa também é pago, como todos os outros da Stardock.
    A versão trial encontra-se para download aqui.
    Depois de instalarem o programa, arranjem os pacotes de ícones no site oficial ou no deviantART.
    Depois de fazerem o download, extraiam o ficheiro (se necessário) e abram o ficheiro *.ip, que abre automaticamente com o IconPackager. Na janela do IconPackager, escolham o pacote de ícones que querem e cliquem em "Apply".
    Os ícones devem ter mudado correctamente.

3- Cursores
    Como devem saber, o cursor é a seta que controlamos com o rato no nosso computador. Este ícone pode ser livremente modificado, e o Windows XP até traz uma lista relativamente grande deles, mas se estão fartos de mãozinhas, relógios e cavalinhos podem rranjar uns ícones giros (:P) para servirem de cursores.

Podem encontrar toneladas de sites de cursores por aí, mas se usarem o Google para encontrarem um desses, é bem provável que encontrem um site cheio de publicidade com ficheiros duvidosos para download. É por isso que vamos recorrer ao deviantART outra vez :) Nesta página podem encontrar uma grande variedade de cursores
    Antes de fazerem o download, aconselho que leiam a descrição que está por baixo da imagem no deviantART, pois normalmente estão aí as instruções de instalação dos cursores. Façam o download dos cursores que querem, normalmente vêm num ficheiro comprimido. Descompactem o ficheiro e guardem os cursores numa pasta (será este o seu local permanente, se a pasta mudar de sítio ou for eliminada, os cursores voltarão aos do Windows por defeito). Depois vão ao Painel de Controlo>Rato (Vista clássica) ou Painel de Controlo>Impressoras e outro Hardware>Rato (vista por categoria) e abram a aba "Ponteiros".
    A parte mais cansativa (mas também não é nada de outro mundo) é esta: seleccionam a seta que querem mudar, clicam em "Procurar..." e abrem o ícone que baixaram para o cursor. E é só repetir o processo para todos os ícones e clicar em "OK".

4- Widgets
    Brevemente...

5- Outros
    Brevemente...

6- Índice de links

By RwR

Nota: Este tutorial foi completamente feito por mim, e não podem copiá-lo sem a devida permissão.

Por agora é tudo, se este guia tiver sucesso onde o postar preencherei a parte dos Widgets (deverá ser a maior) e a dos outros ;)

Agradecia muito que me indicassem quaisquer erros, nem que sejam ortográficos, que encontrem no guia.

Última edição: 28 de Abril de 2008
  2. Pedrocas

Pedrocas Banido

Um tutorial excelente. Ainda ontem andei a modificar o meu desktop com base nalgumas coisas aqui postadas.

Podias acrescentar aí o Vista Inspirat 2 que é um tema para o XP que muda o ambiente de trabalho e tudo o resto para algo muito parecido ao Vista. E é gratuito. :D

Já agora, encontrei uma vez o Zune Theme mas com mais cores, mas não me recordo onde nem consigo reencontrá-lo. Sabes do que se trata e onde se encontra?

3. Hellseeker

Hellseeker Power Member

Tutorial muito bom, já anda por cá um msstyle novo :D

4. RwRicardo

RwRicardo Power Member

O Vista inspirat não encaixa em nenhuma das secções já postadas, irei colocá-lo nos "Outros", por ser um pack de ícones, temas e widgets.

E sim, conheço esse zune com mais cores, já o usei.
    AQUI está a página do tema no deviantART

5. Romani48

Romani48 Power Member

RwRicardo.. estou a acompanhar a thread e a gostar do que estou a ver.. mas vais ter que fazer alguns reparos:

1: Defines para que SO serve o guia... XP Only, Vista Only ou Ambos.. Vista only não é, XP Only também não porque há passos que são comuns.. mas alguns são impossiveis de realizar dessa forma no vista.
    Por exemplo o recurso ao ResHack, dado que o UAC bloqueia te o acesso completo ao ficheiro Shell32.. e depois também não é ainda 100% compativel com os ficheiros do vista ;)

2: para melhor visualização dos diversos elementos tenta por os titulos com um tipo de letra maior

3: Cria um ponto com outros guias existentes nesta secção também, como por exemplo:
    [Temas] Windows Vista (AERO)
    Apple Dock num Windows XP
    [GUIA] Como alterar o ecrã de logon no Windows Vista? // já agora crias um, se quiseres, para o XP ;)
    [Windows Vista]: Desktop Modding Resources
    [Tutorial] Temas WinXp Grátis

espero que este teu topico fique cada vez melhor ;)

6. RwRicardo

RwRicardo Power Member

Obrigado pelo conselho, mas no início do tópico coloquei:
    Quando ao tamanho do tipo de letra, tentei fazer isso, mas o post estava com problemas, no fim ele ficou com um tipo de letra maior, sem eu mandar e tive que por tudo no mesmo tamanho. Quando editar tento fazer tudo direito ;)
    E obrigado pelas sugestões, quando puder ponho isso em prática.

7. Marco André

Marco André Power Member

Impecável até ao momento :D Vote for sticky!

8. Romani48

Romani48 Power Member

da minha parte já se sabe, ja teve o voto há muito ;)

9. Hellseeker

Hellseeker Power Member

Faço destas as minhas palavras :x2:

10. Romani48

Romani48 Power Member

ja agora, adiciona ai na parte da instalação manual:

11. RwRicardo

RwRicardo Power Member

Colocarei isso com os devidos créditos ;)
    O feedback não foi assim tanto, foi pouco mas pelo menos foi bom :) Quando puder continuo o tuto ;)

12. leopard

leopard Banido

Olá, gostaria de contribuir com um pouco da minha parca sabedoria. O uxtheme patcher já é antigo e com o novo SP3 não funciona. Portanto tem de dar um salto a este blog que tem os uxtheme.dll para proceder à alteração. Porém tem de se usar o replacer que é algo bastante simples.

O blog com o uxtheme para cada windows e respectivo SP é http://www.withinwindows.com/uxtheme-patches/

O site para o replacer é http://www3.telus.net/_/replacer/

De seguida coloco aqui um link com um site com o tutorial de como fazer o processo:

http://uneasysilence.com/how-to-use-unsigned-themes-on-windows/

Não sei se estou a proceder erradamente ao colocar aqui os links, se assim for peço as minhas sinceras desculpas.

13. Romani48

Romani48 Power Member

boa participação leopard! para users que têm mais problemas a lidar com ficheiros de sistema, o replacer é uma excelente alternativa! usava o quando ainda tinha o W2000 e nunca tive problemas ;)

14. leopard

leopard Banido

Olá. Muito obrigado Romani48. Eu gosto de ajudar toda a gente e claro está neste caso não resisti a dar uma mãozinha.

Se quiserem posso tentar traduzir o tutorial do site para Português. O que acham?

15. Romani48

Romani48 Power Member

se quiseres, penso que só basta esta parte:

16. leopard

leopard Banido

Como usar o "replacer"?!

Fazer dowload do ficheiro, façam unzip do mesmo para uma pasta. Depois executamos o "replacer.cmd" e irá aparecer a seguinte imagem:

O que o "replacer" permite é trocar os ficheiros originais pelos modificados de maneira simples e rápida. Basta ir à pasta aonde se encontra o uxtheme.dll original e arrastar com o botão esquerdo do rato para cima desta janela e carregar "Enter". Se tiverem dificuldades a encontrar o file original basta dar um salto à pasta "X:\windows\system32\"aonde "X" corresponde à letra da unidade da vossa instalação.

Irá depois aparecer esta janela:

Para esta janela o procedimento é o mesmo mas o uxtheme.dll a arrastar é o modificado. Especial atenção neste aspecto pois o uxtheme.dll modificado a usar varia de acordo com o sistema operativo e respectivo service pack.

Após estes passos façam "Restart" ao Windows.

Traduzido e ajustado. Obrigado a todos por poder participar.

17. Olorin

Olorin Power Member

muito bom tutorial!! parabens

18. sirHack

sirHack Guest

parabéns.

Excelente mesmo.
    Já tratei de postar o meu para o vista X86 (32 bits)

Partilhar esta Página