Tendo em conta os 14 anos que levo de experiência em MMO posso dizer com toda a certeza que a maior dificuldade do pessoal em todos os jogos que passei era a movimentação "move away from the fire!", perdi a conta aos wipes que tive por causa de pés de chumbo.
As mecânicas do GW2 centram-se principalmente nisso mesmo, movimentação de cada jogador. É difícil encontrar lutas de "tank and spank" a larga maioria temos de estar em constante correria.
Isso faz com que os Bosses sejam dificeis? Claro que não. Mas também não faz com que os outros jogos sejam super difíceis. No WoW por exemplo, a dificuldade de muitos bosses estava na armor que o raid tinha quando lá chegava e não na mecânica em si (tirando algumas excepções), a partir do momento em que os membros da raid ganhavam gear melhor o boss passava a ser super fácil.
Então devo ter jogado jogos com mecânicas bem diferentes, para além de existirem muitas outras mecanicas muitas são obrigatorias serem em grupo e coordenadas e não solo. As lutas contra os bosses do GW2 são um tedio valente, sem qualquer desafio apos a 2 ou 3ª tentativa.
E nas raids que joguei especialmente no LOTRO era obrigatorio todos terem micro, um erro de um gajo e o mais certo e levarem wype.
E não era juntarem-se todos as tres pancadas e ir la para dentro para ver o que dava. Isto seria uma perda de tempo. Era preciso estudar, ver guias, levar uma catrafiada de buffs/potions/etc, ou seja, era preciso estar bem preparado e mesmo assim continuava a ser dificil. E mesmo com 20/30 lvl acima do da raid se nao soubesses o que ias fazer morrias rapidamente. Isto é que sao raids para mim, a parte mais dificil de longe do PVE, apenas para os melhores e os que se querem dedicar ao jogo.
O GW2 é para os casuals e cada vez esta mais facil e como isto é dito pelos proprios devs não tem que enganar, nem era preciso ser dito, esta a vista de todos.
O GW2 para PVE é bom é para quem gosta de jogar solo, noutros MMRPG quem gosta de jogar solo pouco consegue fazer neste consegue fazer tudo.
É aquele jogo que parecia que ia ser muito bom mas que acabou por desiludir bastante, para ja falhou logo no core, queriam diversidade de roles onde cada um acabava por escolher o role que queria e acabou por ser um jogo onde só o dano interessa.
A mecanica parecia tambem boa, mas quando tens um dodge que faz com que sejas imune a tudo tira logo a piada, basicamente vem um ataque do boss e so precisas de faezr dodge na altura certa ( o que nao e nada dificil, já que os ataques sao bem visiveis). A juntar a isto quando se juntam varios gajos o ecra fica inundado de tantos efeitos especiais que tira toda a piada do jogo. Não existe qualquer sentimento de conquista neste jogo.
O PVE em grupo do jogo é fraco e o pvp é super fraco, resta apenas o solo PVE e o WvsW (para quem gosta disso, para mim é um zerg completo sem qualquer interesse)