GURUS de rede/routers precisam-se :D

banid0

Power Member
Boas
Bem parece que é desta que compro um router , pois arranjo um D-Link 604 D-Link DI-604 por 66 € .

Surgem agora as questões :D

1-É um bom preço?

2-Onde posso saber mais info sobre o UpnP? Aquilo bomba bem com as apps? Msn e esses progs que usam random ports? Quero parar de me chatear com a partilha da ligação!

3-É possível tendo APENAS dominio.com fazer algo do genero: pc1.dominio.com ira para o pc da rede para uma porta especifica , pc2.dominio.com para outro pc e assim...como se chama isso? Que routers fazem isso?

4-Por exemplo , a quem se ligar a porta 500 , o router reenvia para o ip 192.168.0.56 na porta 700. Acho que é override da porta ou qualquer coisa assim...confirmem sff.

5-Alguém sabe como vai ser a ligação da PS2? Tipo , fui ler a pagina e so diz ligar o router e mais nada lol...n sei que portas usa , que config e feita , n to mmo a ver..

6-O router que tenho é bom? Há muitas falhas? Tou sempre a ver updates e coisas do genero pos routers.. :x

7-Essencialmente quero um router que me faça a partilha da net duma vez por todas , tendo servidores de ftp e coisas do genero atras do router , redireccionando portas etc essas coisas , tudo automaticamente configurado , tendo o router o trabalho todo , e so ter de configurar tudo isto uma vez.

8-Linksys é melhor? Pior? qual as diferennças? Estava a pensar no Linksys BEFSR41

Ajudem-me lá a ver se resolvo isto :P
 
1) Excelente....D Link ROXXXXX

2) Tudo explikadinho http://www6.tomshardware.com/network/20020828/index.html]AKI[/URL]

3)Nao sei se percebi bem, mas é para essa funçao mm q o router serve...se percebi bem a kestao isso é mm o dito ROUTING... (mas n sei se percebi bem :D

4) Override? eu conheço pelo nome de redireccionamento ou reencaminhamento ou coisa q o valha....IP da REDE recebe dados na porta XXXX e envia para a porta XXXX do pc XPTO ( esta segunda porta e PC definidos por ti)

5)Isso tb ja n sei...n tenho PS2...mas ha aki ppl com isso montado (pelo menos no forum GD ha la ppl assim... :D )

6) A D link e um dos lideres em redes...no entanto para o user comum um Belkin ou assim serve bem...mas esse apesar de para mercado doméstiko tem o know how DLINK (la por haver updates n indika q algo esteja mal...pode ser apenas melhorias, q é o q se deve passar no teu caso com DLINK)

7)Servidores FTP e tal ja é uma bekita mais complexo mas nada do outro mundo....agora para parttilhar net pelos pcs o mais facil é DHCP e WinXP wizard...embora o ideal seja IP fixo ...mas n sei kais os teus conhecimentos em redes :confused:

8)Eu preferiria a DLINK se me dessem a escolha...mas na realidade para o user comum...pah..k kum serve ;) mas se arranajs esse Dlink a esse preço...força :)

PS : onde arranjas esse router a esse preço tb tem material wireless??? PLS PM ME the STORE!!! :)

Hasta
 
1- :D
2- THX!
3-O normal e so com IP's , o que eu queria aqui eram SUBDOMINIOS sendo cada subdominio um pc especifico. Outro exemplo:

ftp.banid0.com -> 192.168.0.50:21
webserver.banid0.com -> 192.168.0.30:80

emm vez de banid0.com:21 ou banid0.com:80 percebes? mais user friendly :D

4- Não sabia o nome tecnico , mas sei que ha routers que NAO fazem isso! so redireccionam ips , recebem na 21 mandam pa 21 :|

5-No site da ps2 so diz pa ligar...so experimentando lol , este router diz que e xbox compatible :D

6-Eu não digo que seja mau , alias tendo updates e pk eles se preocupam com os clientes...só que tenho medo que um determinado router seja mais facil de hackar bla bla :P

7-Em active mode n basta a porta 20 e 21? Ou melhor , a porta x e a x-1? Em relção aos conhecimentos , são um pouco mais elevados do que os "sacar a disquete do winxp , por tudo automaticamente e rezar pa que worke" :) tenho a minha rede actual a funcar com NAT num pc , mas nao me resolve tudo ( MSN AGAIN!! >( )

8- Sai-me mais barato que u surecom que tem problemas em renovar um ip sendo DHCP client :-D

PS: /me senses "xulice" in the air :PPPP
PM sent daki a pouco lol
 
Esse router num é mau, não é não senhor...

Arranjam-se melhores :D , mas também se arranjam muito piores (Surecom :005: )...

Só te dou um conselho: Se queres realmente fazer esses routeamentos (que não dá com port-forwarding), aconselho-te a colocares IP's fixos, ou então, um sistema servidor a servir DHCP, com alugueres de praí 24h, senão esse bichinho cag@-se todo com o tráfego....

Edit: Não tive tempo de ver todas as specs do bicho, mas tens a certeza que esse router faz PAT?

Edit 2: Lamento mas esse router não te vai fazer PAT...
Vi a folha de caracteristicas dele, e realmente podes fazer routeamento de portas, mas não as podes re-encaminhar... e tem que ser para IP fixo...
 
Última edição:
Originally posted by kazuza Arranjam-se melhores :D , mas também se arranjam muito piores (Surecom :005: )...

LOL!

Originally posted by kazuza Só te dou um conselho: Se queres realmente fazer esses routeamentos (que não dá com port-forwarding), aconselho-te a colocares IP's fixos, ou então, um sistema servidor a servir DHCP, com alugueres de praí 24h, senão esse bichinho cag@-se todo com o tráfego....

Não percebi o porquê :(

Originally posted by kazuza Edit 2: Lamento mas esse router não te vai fazer PAT...
Vi a folha de caracteristicas dele, e realmente podes fazer routeamento de portas, mas não as podes re-encaminhar... e tem que ser para IP fixo...

ok já vi que isso das portas e o tal PAT , aconselhasme um que tenha? "barato?" :D
pk tem de ser em ip fixo?

ah e verdade! eu pretendia reservar os ips/configs/bla bla pelo mac address , tambem queria que o router tivesse isso :)

thx ate agora a todos :)
 
Se tiveres DHCP activado no router, ao configurares um routeamento, de certeza que será por IP...

E o que é que acontece se ligares outra máquina á rede (enquanto essa está desligada) e tiver acabado o período de aluguer do endereço? > Configs pró tecto...

por isso te digo, usa IPs fixos e já não tens esses probs...
Além disso, o DHCP por router consome mais tráfego, porque o período de validade de aluguer de IPs é fixo.... (e geralmente é curto...)

Routers bons para isso, tens por exemplo:

XPgear GR-D14T1

D-Link DFL-300


E por incrível que pareça, o Surecom EP4504AX também tem PAT, mas esse não te aconselho (perde rede devido ao seu BRUTO aquecimento...)

não sei preços... :(
 
Última edição:
Originally posted by kazuza
D-Link DFL-300

8o 8o 8o 8o 8o 8o 8o

300 dolares na loja da dlink :p

eskece esse router ROTF :D

a ver se encontro assim um jeitosinho ( <20cts ) que faça o que eu pretendo :| , a ver o linksys ou assim

:D
 
Agora nã otenho a cterteza, mas houve há temos um comparativo dum Surecom vs LinkSys que por acaso era geitoso...

fazia tudo o que este (Surecom) fazia, e muito mais...

Maior Defeito do Surecom: a porta de web management (esteja ele activo ou não, está sempre aberta 8o )
 
> ftp.banid0.com -> 192.168.0.50:21
> webserver.banid0.com -> 192.168.0.30:80

O que tu queres é um DNS server ( ou ter controlo sobre ele ) Para criares subdominíos tens que inevitavelmente mexer nos records do dns server. E feito isto não precisas de fazer mais nada.

Podes eventualmente ter tudo na mesma máquina e usar aliases, estando por exemplo o ftp.lala.com e o mail.lala.com a ser a mesma máquina (IP) mas apenas usas o alias por uma razao de estética. (alias = CNAME record )

Se quiseres teres diferentes IPs nos dois subdominios nao crias records do tipo CNAME mas sim uma nova zona, que vai ser ftp.banid0.com por exemplo e que pode ela em si conter um nameserver diferente e uma estrutura semelhante a todas as anteriores.

o router funciona numa outra camada do modelo OSI e apenas te faz reencaminhamento de pacotes, baseados nos ips.

A tua estrutura tem que ser mais complexa, e tens de ter sem dúvida alguma ip fixo.

e atencao... o dominio ftp.lala.com "nunca" te vai reencaminhar para um pc na porta 21, vai-te sp encaminhar para um IP. O serviço que estas a utilizar como cliente é que te vai identificar a porta a usar.. o mesmo endereço pelo explorer é para a porta 80 e pelo cuteftp por exemplo vai para a porta 21...
 
erm mas o meu colega fez isso no router dele

tinha um dns desses dominio.no-ip.org

e pos ftp.dominio.no-ip.org a redirecionar pa porta 5000! n sei komo fez mas eu pedilhe pa fazer isso

ele disse que mudou na DNS hostname table ou ke , n sei , mas realmente o PAT e ke dava jeitinho :D

ia todo tolo pa comprar akela dlink mas sem pat :|
 
Originally posted by kazuza

Além disso, o DHCP por router consome mais tráfego, porque o período de validade de aluguer de IPs é fixo.... (e geralmente é curto...)

Isso é ridículo...
O protocolo DHCP usa 3 pacotes para te registares, com um tamanho médio de 80 Bytes, que por ex. no caso da Netcabo dura 3 horas...
 
Boas.
A Marca "Linksys" é a Gama Doméstica da "Cisco".
Quem já abriu um deve saber tanto quanto eu que o material
que está lá dentro é tudo da "Cisco".
Um Cisco é sempre um Cisco. :)
Produtos Cisco é mais caro... mas é o melhor em NETWORK.
Recumendo Linksys a todos para quem se dedica a redes pequenas.
Um abraço a todos.
 
Originally posted by banid0
e pos ftp.dominio.no-ip.org a redirecionar pa porta 5000! n sei komo fez mas eu pedilhe pa fazer isso

err... ele não meteu o ftp.dominio.no-ip.org a redireccionar para a porta 5000, ou melhor não é assim que se diz.

Se fez um virtual server, então teve k dizer a porta de origem e a de destino. Estilo, se vierem pela 80, entao redirecciona para a 5000. Se quiseres que o ´domínio ftp.dominio.no-ip.org te aponte SEMPRE para a porta 5000 seja qual o serviço então tinhas de ter um virtual server para cada uma das portas, (65535...).

Ou seja, ele pode ter metido o ftp.dominio.no-ip.org a redireccionar para a porta 5000 se eu for por http, mas se eu lhe fizer um ping ao domínio o ICMP responde-me, o telnet responde-me na 23 etc etc ( isto se ele tiver os serviços ligados ).

Ou seja o que tas a dizer não está de todo errado, está incompleto.
 
ppl tenho um surecom e dá-me umas dores de cabeçaaaaaaaaaaaaaaaaa aiiiiiii!!!

alguem k percebesse de routers se oferece para o configurar??

combinar hora no mirc para falar! =)
 
Originally posted by AVxAMD
Boas.
A Marca "Linksys" é a Gama Doméstica da "Cisco".
Quem já abriu um deve saber tanto quanto eu que o material
que está lá dentro é tudo da "Cisco".
Um Cisco é sempre um Cisco. :)
Produtos Cisco é mais caro... mas é o melhor em NETWORK.
Recumendo Linksys a todos para quem se dedica a redes pequenas.
Um abraço a todos.

Ok então qual me aconselhas com estas caracteristicas?

4 portas , NAT/PAT , UPnP , akela treta do virtual server ou la o ke e ke isso ainda n percebi bem ;P , dhcp server ( se possivel com reservas pelo MAC address , para nao perder as configs...), e agora não me estou a lembrar de mais nada...

ah e se puderes dizer o preço para n assustar :P

[]
 
Originally posted by Tafinho
Isso é ridículo...
O protocolo DHCP usa 3 pacotes para te registares, com um tamanho médio de 80 Bytes, que por ex. no caso da Netcabo dura 3 horas...

Mais procurar por TODAS as partilhas e impressoras da rede, localizá-las e iniciá-las...

Num trabalhas muito com o XP, pois não, tafinho?
 
Boas.
Desculpa só agora estar a responder.
Qualquer um dos que estão no site são muito bons...
mas ainda custa umas boas notas.
O mais barato ronda entre 105€/120€ pelo que me foi dito por algumas pessoas que já compraram.
Todos têm apenas um contra... montes de configurações e podes
não conseguir conectar logo á 1ª e nem por a rede a trabalhar.
Se necessitares de mais alguma ajuda num modelo expecifico
que queiras adquirir, diz.
Não te posso dar um modelo exacto,
pois não sei quanto queres gastar.
Um grande abraço e boa sorte na tua escolha.
Vou-te mandar uma PM.
 
desde já muito obrigado a todos

Avxamd agradecia a ajuda mas a PM ainda n xegou :P

até esse valor é aceitavel , 20-25 contos

quero e uma coisa que me dure pa bastante tempo

quantos a quantidade de configs:

prefiro demorar a chegar la e pedir ajuda , do que um dia dizer : PORRA fazme falta aqui uma funcionalidade :P :die:

em relacao a modelos , talvez um linksys, dlink ***** koisa assim de nome , de "confiança". agora o Upnp dava muito jeito para esses progs xatos d random ports; NAT/PAT muito importante mesmo , e aquilo de um sub dominio apontar para uma porta e um ip especificos tambem da muito jeito. :D

[]'s

EDIT: fiz reply e apareceu-me a mensagem a dizer que tinha nova PM ... thx AVxAMD :D
 
Boas de novo.
O Modelo BEFSR41 tem tudo o que necessitas.
Aqui deixo uns link e preços.

*****
Linksys BEFSR41
Cód.: BEFSR41.
Router com 1 Porta RJ-45 WAN para Cabo/ADSL
Switch de 4-Porta 10/100
Quant. Comprar €91,0
http://www.*****.pt/catalogo/index.php?cat=498

InterMédia Informática
BEFSR41 Router c/1 Porta RJ-45 WAN para Cabo/ADSL,
4-Porta 10/100 Switch
Comprar 103,53€
http://pwp.netcabo.pt/intermedia/default.htm

Lê este Link, tens tudo, dicas de vários modelos e marcas.
Pontos a favor e contra, até tens screens
para veres que configs têm.
A sério, lê este link por favor.
http://www.****/index.php?link=news&show_n_id=251

Um grande abraço.
 
Última edição:
Back
Topo