h.264 utilizando DXVA - XP ou Vista x64 para Media Center?

humanoyd

Power Member
Viva,

Estou a instalar o meu media center, e estou a testar algum software MC para escolher o que mais me agradar.
A minha motherboard é a GA-MA78GM-S2H com o 4850e, portanto o sistema tem de tirar partido do DXVA/DXVA2 (nos filmes que tenham sido codificados de acordo com as normas).

O primeiro sistema que instalei é um XP(x86)+SP2 com o MediaPortal, por omissão (tinha o ffdshow) não usa DXVA.
Instalei o MPC-HC e, como era de esperar, um mkv 1080p utilizava 3% CPU. O problema é que como o codec do MPC-HC está embutido no programa, o MediaPortal não o executa...

Ainda configurei o MP para correr o MCP-HC como external program, mas embora resolva o problema, não achei funcional.

A provável solução será registar manualmente o codec do MPC-H - MPCVideoDec.ax. 'Dizem' que é suficiente para configurar o MP e assim tirar partido do DXVA.
Já alguém testou isto? Correu bem?

A minha segunda solução passa por instalar um Vista(x64) (escolhi o x64 para poder tirar partido da arquitectura) e utilizar o MC nativo.
Novamente, 'dizem...' que basta registar o MPCVideoDec.ax e o VMC utiliza DXVA.
[Nota: assume-se que já se registou a extensão .mkv de forma a serem aceites pelo player.]

Estou indeciso... naturalmente se o 1º sistema funcionar, não me vou dar ao trabalho de reinstalar o Vista e perder mais tempo. A não ser que alguém aqui dê um feedback melhor.

Pessoal com gráficas suportadas pelo DXVA, qual a vossa opinião?
 
Última edição:
Já testei o primeiro cenário. Depois de registar o .ax, consegui atribuir o codec no mediaportal, mas quando vou a seleccionar um filme, não aparece nada.>(
Fora do MP, com o MPC-HC correm todos bem....

Vou instalar o Vista e tentar o mesmo procedimento.
 
A experiência com o Vista correu melhor. Embora consuma mais recursos, a qualidade de imagem é melhor, e o DXVA2 do vista portou-se melhor no decode de h.264.

Problema, o vista só lê os mkvs com o ffdshow, e se usar o MPC-HC consigo fazer o decode por hardware, com um pequeno (para mim grande) senão... o MPC e MPC-HC não suportam legendas quando configurados para utilizar VRE (o que permite fazer o decode do video por hardware).
Parece que outro player, o KMPlayer (não sofre deste problema). Vou testar.

Parece-me que vou ficar com o Vista x64 e ver os filmes 720p (maioria) no media center do Windows, o decode é feito por software mas o CPU raramente passa dos 40%-50%.
Quanto aos 1080p, faço uma playlist deles para o MPC-HC, e configuro uma tecla do IMON para a abrir. Daqui a uns meses já deve haver mais novidades.

Para concluir, ambos os sistemas de MC que testei (mp e vmc) não suportam os plugins do mpc-hc, mesmo registando esses plugins à mão. (btw se pesquisarem no google por 'MPCVideoDec.ax +regsvr32' vêm do que estou a falar.) Portanto, para utilizar o mediacenter como deve de ser, só com decode por software ffdshow ou outros codecs comerciais.
Se usarem o media center como se fosse um PC, em que andam às voltas com o rato então tudo bem, abrem os filmes com o MPC-HC e siga a dança (aka 1% CPU).

PS - Parece-me estranho é que muitos utilizadores deste forum, com MB que suportam DXVA estão a ver h264 com ffdshow, na ilusão de que o GPU está a participar no decode do filme!...

Quem pretende comprar um media center, deve saber destas limitações, para não ficar na ignorância.
 
A minha experiência recente deu-me a conhecer uma solução para isso: sacas o K-Multimedia Player (KMP) depois sacas o PowerDVD8. Configuras o KMP para utilizar os seus codecs internos (muito bons principalmente o som) excepto no h.264 e avc no qual vais escolher o codec externo Cyberlink H.264/AVC Decoder. Tem a opção de DxVA e resolveu os meus problemas de lag na passagem de 1080p
 
o MPC e MPC-HC não suportam legendas quando configurados para utilizar VRE (o que permite fazer o decode do video por hardware).
Parece que outro player, o KMPlayer (não sofre deste problema). Vou testar.

no mpc hc, com a opçao EVR custom já permite legendas...

vai dizendo como estao a correr as experiencias, estou a acompanhar o topico, pois talvez me venha a dar jeito futuramente

já agora, diz ai as specs do sistema

cumps
 
@bumperboy:
Qual é a versão do PowerDVD que tem esses codecs?

Edit: esqueçe a minha pergunta não reparei que tinhas referido o '8' :) vou testar e depois digo como correu. O teu teste foi num Vista x64?

@dagon ball:
Vou pesquisar sobre a opção do EVR Custom.

Relativamente ás specs, são as que se têm falado por aqui... :
MB: GA-MA78GM-S2H
CPU: 4850e
MEM: KINGSTON 1Gbx2 (800)
CAIXA: NOX Media Black + Imon
TV: Panasonic TH42PY70 (full hd)
 
Última edição:
Confirmo, o Vista x64 com o MPC-HC configurado com o EVR custom, lê legendas... menos mau.

Relativamente ao codec H264 do PowerDVB, consigo funcionar com ele no Graphstudio:

MKV > Haali Media Splitter -> Cyberlink h264 avc dec -> enhanced video render.

Desta forma ele utiliza dxva.
Não entendo é como posso configurar o vista para usar este codec :|
 
O Windows Vista Media Center não me lê as legendas. Como puseste as legendas a dar? Achas que o Vista 64 é o ideal para o meu sistema (é o do lado direito no my system)?


sorry pelo offtopic


cumps
 
Aceleração por hardware já é possível ,mas sem legendas... Existe pessoal a conseguir a mesma aceleração por hardware com o windows vista x64 , mas na minha opinião não compensa ,prefiro o x32 , isto se for de HTPC que estamos a falar...

Legendas com o ffdshow é simples ,basta marcar os sbutitles ,e ter a legenda como o mesmo nome do filme na mesma pasta ...mas não deve ser isto a que te referias...

cumps
 
Não consegui ver as imagens, por isso vou perguntar o que pode ser óbvio, mas conseguiste ver 1080p utilizando o DXVA no VMC x64?
O que tiveste de fazer?

Cumps.

Não! Consegui no x32 , registando o MPCVideoDec.ax filter no system32 , para o vista x64 penso que tens de registar no SysWOW64...
De qualquer maneira ainda tenho aqui alguns problemas para resolver ,possivelmente formatar e fazer uma instalação de raiz... o inconveniente do MPC é que não é possível utilizar legendas

cumps
 
Não! Consegui no x32 , registando o MPCVideoDec.ax filter no system32 , para o vista x64 penso que tens de registar no SysWOW64...
De qualquer maneira ainda tenho aqui alguns problemas para resolver ,possivelmente formatar e fazer uma instalação de raiz... o inconveniente do MPC é que não é possível utilizar legendas

cumps

ainda n vos aconteceu, quando o dxva está activado, haver tipo cortes na imagem? a mim acontece me sempre...
 
ainda n vos aconteceu, quando o dxva está activado, haver tipo cortes na imagem? a mim acontece me sempre...

Isso é por estares a usar o XP.
Se usares o Vista com o EVR não dá cortes nenhuns.

Uma forma de usares o DXVA no MPC-HC com windows XP é usares activares uma opção na configuração do programa que abre os filmes em Full Screen. A opção chama-se anti flicker ou qualquer coisa parecida.

Talvez instalando o NET Framework, que segundo outro utilizador deste topico referiu permite que possas escolher o EVR em Windows XP.
 
Isso é por estares a usar o XP.
Se usares o Vista com o EVR não dá cortes nenhuns.

Uma forma de usares o DXVA no MPC-HC com windows XP é usares activares uma opção na configuração do programa que abre os filmes em Full Screen. A opção chama-se anti flicker ou qualquer coisa parecida.

Talvez instalando o NET Framework, que segundo outro utilizador deste topico referiu permite que possas escolher o EVR em Windows XP.

nop. n uso Xp. Só o vista. tanto com o EVR como com o EVR Subtitles, tenho sempre cenas tipo cortes na imagem. uso o kmplayer
 
^^ Se esses problemas que tens com o KMPlayer e com o EVR no Vista, for o vídeo a parar de repente mas com o áudio ainda a correr, é mesmo do KMPlayer. Li nos fóruns do programa que esse bug é conhecido e já foi submetido para correcção. Basta esperar uma nova versão do KMPlayer...
 
^^ Se esses problemas que tens com o KMPlayer e com o EVR no Vista, for o vídeo a parar de repente mas com o áudio ainda a correr, é mesmo do KMPlayer. Li nos fóruns do programa que esse bug é conhecido e já foi submetido para correcção. Basta esperar uma nova versão do KMPlayer...

lol. nop. não é isso, são mesmo cortes. imagina 2 ou 3 cortes na imagem em cenas rápidas...tipo, como se cortassem a imagem e 2 ou 3 bocados na horizontal...tudo isto muiuto rápido...

a mim cheira me a tretas da Ati...drives e por aí...

se vir um filme com o coreAVC, tenho a imagem excelente mas n tenho DXVA...

outra coisa, já agora...conhecem algum player que mude automaticamente a resoluçao do desktop quando se mete a tocar um filme em 1080p?

isto porque tenho o media center a servir de pc normal, ou seja, tenho numa das portas dvi, o PLASMA ligado e noutra o monitor LCD que não suporta tanta resolução...ou seja, é chato ter de mudar sempre a resoluçao sempre que quero ver um filme em 1080p...
 
Pois, com o Vista 32Bits dá para ter o vmc com dxva...

O que eu neste momento tenho feito é ver alguns filmes fora do VMC, e os que não suportam 1080p vejo-os com o coreavc que tem muito boa performance.
Vou continuar com o x64, que daqui a uns tempos já vai ter os drivers à maneira.

Cumps
 
Pois, com o Vista 32Bits dá para ter o vmc com dxva...

O que eu neste momento tenho feito é ver alguns filmes fora do VMC, e os que não suportam 1080p vejo-os com o coreavc que tem muito boa performance.
Vou continuar com o x64, que daqui a uns tempos já vai ter os drivers à maneira.

Cumps

mas podes tentar..

"What I had to do was register the filter(Manually copy the MPCVideoDec.ax filter into your system folder (32bit = System32, 64bit = SysWOW64), also do not forget to use the appropriate regsvr32 and on Vista it has to be registered with the administrative rights if UAC is enabled) , unregister CoreAVC (they kindly offer register & shortcuts in their program group on the start menu) & then use a filter manager (Radlight is the one I use) to enable H264 in MPCVideoDec (& disable some of the other formats it can decode such as divx/xvid).

If you were using FFDShow for AVC, then you disable AVC in FFDShow instead of unregistering CoreAVC"

e saca daqui o MPCVideoDec.ax filter, mais actual http://www.xvidvideo.ru/content/category/1/1/2/

radlight 1.5 , sacas do free-codecs http://www.free-codecs.com/RadLight_Filter_Manager_download.htm
ou
graphstudio http://blog.monogram.sk/janos/tools/monogram-graphstudio/

e fazes sempre tudo em modo de administrador ,depois diz se conseguis-te dxva no vmc x64

cumps
 
Back
Topo