1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Há algum limite para se ter discos sata em GNU/Linux?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por sideshow, 27 de Janeiro de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 685)

1. sideshow

sideshow Power Member

Olá ppl...

Como já descrevi em alguns posts não consigo instalar o meu ubuntu com 6 discos sata (2 onboard, 2 numa controladora e outros 2 noutra controladora). Já consegui instalar o sistema com 5discos a funcionar, mas com 6 não dá! Aparece sempre aquele famoso: Error 21. e nunca consigo ligar o sistema.

Possível solução: Será que se eu comprasse uma board com 6 entradas sata onboard os Error 21 e os Error 17 desapareciam do GRUB!

Desabafo: Maltida ordem que o GRUB tem, altera sempre quando o sistema inicia... e depois nunca acha o disco de instalação!!

2. luminoso

luminoso To fold or to FOLD?

WOW.. seis discos? desculpa a curiosidade: para que??

Quanto ao grub ja tive a experiencia de ter o SO instalado num dos discos e o grub noutro.
    BAsta por vezes trocares as fitas k o grub fika uma confusao.
    Durante a instaçao, nao ocorre nenhum erro?

3. sideshow

sideshow Power Member

Não há nenhum erro na instalação. Se a fizer apenas com um disco ligado (o da instalação) ele inicia normalmente. quando ligo os outros é que não dá! 2deles ainda estão vazios. não tenho muita informação. Perdi cerca de 200gb recentemente... =..(

Como é que eu posso definir o GRUB se iniciar por um determinado disco (o da instalação do Ubuntu)

Obg!

4. falco

falco Power Member

Não, não tem limite. Mas já agora como é que estás a particionar isso? Explica aí como fica a arquitectura dos discos.

Quando aparecem esses erros normalmente chega limpar a MBR e escreve-la de novo com o GRUB.

Esse erro está relacionado com o reconhecimento dos discos pela BIOS, por isso certefica-te que a BIOS está a reconhecer esses discos convenientemente.

5. sideshow

sideshow Power Member

Como assim particionar? Cada disco que tenho é uma partição! no disco da instalação faço uma partição no principio em ext3 ponho a flag do boot e meto em primary onde ficará o sistema. depois crio uma partição no fim desse mesmo disco em logical de 1mb para o swap. Como sempre fiz e faço mas só arranca o sistema se não tiver nenhum disco ligado! se ligo ou estão já ligados os outros o grub baralha-se e já não consegue achar o principal (onde foi instalado o ubuntu).

Como é que eu vejo na bios se os discos se está a reconhecer os discos. Só consigo ver os IDE e neste caso não tenho nenhum...

No arranque as controladoras são detectadas e os discos aparecem lá, mas depois de reconhecer isso tudo fica-se pelo erro, logo antes de arrancar o grub!

6. falco

falco Power Member

O problema é com o desenho das partições, as BIOS têm limitações nesse aspecto, tenta explicar aqui o esquema com mais detalhe, para ver se detectamos o problema.

7. sideshow

sideshow Power Member

sim, quando tiver em casa farei isso! Queres saber alguma coisa em particular? (só para ter uma direcção na descrição)

8. falco

falco Power Member

Quero que digas todos os controladores que tens para discos, que discos tens, que partições tens, em qual disco, onde está instalado o Ubuntu. Depois logo se vê se é preciso mais alguma coisa.

Partilhar esta Página