Há cada texto! Esta é de mais!

Processadores a 60º em portáteis não é assim tão mau...
O meu Vaio está com o Notebook Hardware Control a baixar as voltagens do processador (um Dothan 1.7GHz - que nem tem fama de serem muito "quentes") e mesmo assim anda sempre nos 50 e tal graus em idle.
Se o colocar com as tensões de origem no processador, salta bem para os 60º, e se puser o velho Centrino a "bombar" a 100% não sei a que temperatura chegará que nunca reparei, mas fico com as mãos bem quentinhas ao mexer no portátil...

Cumps.
 
Já agora, com 3 VMs a correr, iTunes, Mail, Skype, Adium, TextMate, Transmit, o Safari com 20 e muitos tabs abertos (há janelas escondidas atrás da que aparece), 2GB de ram ocupados, etc:

temp_virtualmachines.png


E as máquinas virtuais:

http://www.carloslage.net/etc/virtualmachines.png

Ah, e sem um unico pio das fans.

E não se esqueçam que isto corre um Centrino Core2Duo a 2.4Ghz. Não é dos processadores mais frescos que há por aí.

P.S: O máximo que ele chegou a bootar as 3 VMs ao mesmo tempo foi de 70º, sem nunca ter ligado as fans.

P.P.S: Se adivinharem as distros que estão a correr, recebem uma bolacha :D
 
Última edição:
Isso é uma piada?
Só tenho pena que não sejas um developer e sintas na pele o que custa ver as tuas apps pirateadas. Não queres pagar, vira-te para o open-source...Tão simples como isso.

Explica-me lá o que é que um "developer" (estamos em Portugal?) sente na pele o que custa ver as "apps" (estamos em Portugal?) pirateadas. Em primeiro lugar tu nem deves ter a noção do que é que é isso de "piratear" pois se soubesses tinhas a noção que isso não passa dum termo cunhado com carga emocional para descrever somente a comercialização desautorizada de obras. Tens a noção que copiar um CD não é comercialização desautorizada de obras? Nã

Mais, por acaso já ouvi falar numas coisas como por exemplo o conceito económico de elasticidade e o efeito que a adesão dum produto faz na comercialização do mesmo. Será que isso já te chegou às orelhas? Pelos vistos também não. Mas preocupa-te com o choradinho do suposto sofrimento dos "developers" (estamos em Portugal?).

Estás a falar disto, certo? Mas nem vou referir a Apple para não gerar mais confusão.
Imagina que compras um portátil. Vem com o Vista e certamente oferecem-te um dvd com o sistema operativo para o poderes reinstalar se for preciso (certo?). Ora, se pegares nesse dvd e instalares o Vista nos computadores todos que tens lá em casa é legal?

Se lesses o documento que meteste em atalho tu ias aperceber-te que não se trata do diário da república. Consequentemente, não se trata duma lei.

O documento que enviaste em anexo é uma cópia da suposta licença que a Apple faz crer que é contraida (sabe-se lá como) por aqueles que compram uma cópia do OS X. Pondo por outras palavras, é um contrato que a Apple deseja que os seus clientes sigam de bom grado, independente de o terem assinado ou não. Mas mesmo se esse contrato fizesse sentido (que não faz) existe o pequeno detalhe de não estarmos nos EUA mas sim em Portugal. Esse detalhe implica que a legislação que seguimos é a legislação portuguesa e não a americana. Isso significa que, para este efeito, o que seguimos é o código de direitos de autor, código esse que declara que qualquer pessoa tem o direito de usar obras sem qualquer autorização dos detentores dos direitos desde que seja somente para uso pessoal.

Ou seja, não é ilegal, não é violação de contrato. É perfeitamente legal e é um direito de todos.
 
Estava só a tentar apurar a questão legal do assunto. Então quando eu vou instalar o Mac OS no meu PC e me aparece qualquer coisa do género: '(...) só pode instalar este software num computador fabricado pela Apple (...)' e eu clico em 'Agree' não estou a cometer nenhuma ilegalidade? Simplesmente não é moralmente correcto?
Isso nunca é ilegal. O máximo que poderia ser era uma violação dum contrato mas para isso terias de contraí-lo. Ora, não passa pela cabeça de ninguém que meteres uma caixa num cesto de compras é uma assinatura de contrato. Também não passa pela cabeça de ninguém que o acto de tu espetares um CD num leitor de CDs significa que assinaste um contrato.

Se for para uso estritamente pessoal tu podes fazer tudo o que quiseres com ele. Bem, excepto distribui-lo de uma maneira que possa considerar-se que tenha um impacto considerável na comercialização do produto.
 
Esse meu exemplo da microsoft foi só uma comparação. Em ambos os casos (quando instalas a mesma cópia de Windows em vários PC's e quando instalas Mac OS em PC) estás a violar o contracto, o que é ilegal.

Isto começou porque o greatbunzinn disse que instalar software nunca podia ser ilegal. Eu só estava a dizer o contrário...

Para violares um contrato primeiro tens de contraí-lo. Mas mesmo assim isso é perfeitamente irrelevante, visto que na europa o direito de acesso a obras para uso pessoal sem qualquer autorização do detentor dos direitos é não só prevista como também incentivada.
 
Continua-me a fazer imensa confusão este tipo de tópicos.

Não percebo a necessidade de haver "guerras" entre Mac OS X e Windows, ou de outro tipo qualquer, mas o que é certo é que para aí 50% dos tópicos no Apple World descambam nisto.
 
Explica-me lá o que é que um "developer" (estamos em Portugal?) sente na pele o que custa ver as "apps" (estamos em Portugal?) pirateadas. Em primeiro lugar tu nem deves ter a noção do que é que é isso de "piratear" pois se soubesses tinhas a noção que isso não passa dum termo cunhado com carga emocional para descrever somente a comercialização desautorizada de obras. Tens a noção que copiar um CD não é comercialização desautorizada de obras? Nã

Mais, por acaso já ouvi falar numas coisas como por exemplo o conceito económico de elasticidade e o efeito que a adesão dum produto faz na comercialização do mesmo. Será que isso já te chegou às orelhas? Pelos vistos também não. Mas preocupa-te com o choradinho do suposto sofrimento dos "developers" (estamos em Portugal?).

A toda essa diarreia mental tenho a dizer o seguinte:
Tu é que te explicaste mal. Generalizas-te na tua afirmação e por isso não critiques os outros pela ambiguidade das tuas palavras. E peço imensa desculpa pela terminologia inglesa que te afectou. Tenho de lidar com ela diariamente e sai-me nas respostas que implicam rapidez. Até me admira não pegares com o "open source", afinal estamos em Portugal... Peace, aliás, Paz. (A propósito...Sim, preocupo-me com o "choradinho" dos programadores porque sou um...).
 
Tu é que te explicaste mal.
Rapaz, aquilo que escrevi foi o seguinte:
Eu acho piada ao pessoal que acredita que instalar software pode ser ilegal. Mas que falta de contacto com a realidade.

Se não és capaz de compreender uma frase tão simples e tão pequena então tens mais problemas com que te preocupares do que o que é que as pessoas andam a instalar nos seus computadores.

Generalizas-te na tua afirmação e por isso não critiques os outros pela ambiguidade das tuas palavras.
Em primeiro lugar, eu não me generalizei. Talvez a palavra que procuras é "generalizaste".

Em segundo lugar, é dificil dizer as coisas de uma forma mais objectiva do que da maneira que disse. Instalar software para uso pessoal NUNCA É ILEGAL. Nunca. Não é quando não o compras e obviamente que muito menos ilegal é o uso que lhe dás. Cá na europa, incluindo Portugal, as pessoas tem alguns direitos e as companhias não possuem absolutamente nenhum direito de forçar as pessoas a usar algo somente da maneira que melhor lhes dá jeito.

Em terceiro lugar, se conseguires ler o que foi escrito então reparas que o que critico é a crença que, de alguma forma inexplicável, dar uso a uma obra é de alguma forma um acto criminoso. Há muita gente que acredita nesse disparate e não faço a mínima ideia porquê.

E peço imensa desculpa pela terminologia inglesa que te afectou. Tenho de lidar com ela diariamente e sai-me nas respostas que implicam rapidez. Até me admira não pegares com o "open source", afinal estamos em Portugal... Peace, aliás, Paz. (A propósito...Sim, preocupo-me com o "choradinho" dos programadores porque sou um...).

Para quem se queixou de generalizações... Não andas a tentar pregar muita coisa para depois pecares até mais não?

Sobre esse disparate da rapidez, se escreves "apps" em vez de "aplicações" ou até mesmo "programas" para poupares tempo... Ou seja, se achas que tu demoras tanto tempo a escrever 5 ou 6 letrinhas ao ponto de se tornar um problema nos teus tempos de escrita... Bem, apenas desejo-te boa sorte a escrever um programinha. Afinal um programinha requer que escrevas alguns múltiplos de 6 letrinhas e pelos vistos sentes muita dificuldade nisso.
 
Back
Topo