1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

HÁ CoisasFantásticas, Mas disto Nunca Tinha Visto!!!!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por KumanduS, 21 de Dezembro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 800)

1. KumanduS

KumanduS Power Member

Boa Noite venho por este meio alertar todos os utilizadores da ZON!!!

Eu era cliente da cabovisão e mudei para a ZON esta semana, como tenho andado ocupado, só hoje verifiquei as conexões da internet e qual não é o meu espanto quando vejo que o meu router esta a transmitir dois sinais um publico e um privado. Segundo o que apurei junto ao operador, o tipo de modem que tenho é o "lafonera", tal modem distribui esses dois sinais ,um destinado para a minha casa e outro destinado a qualquer pessoa que se paguar à ZON por uma conta tem acesso à internet através do meu modem!
    Tal situação Não me agrada em 3 pontos:
    - potencial perigo de falha de segurança;
    - perda de largura de banda (confirmada pela operador);
    - eu pago a ZON para me prestar um serviço, não é suposto ser eu a prestar um serviço á ZON.

Questionei o operador como poderia desligar a emissão dessa segunda rede, o qual me comunicou que haveria "algumas possibilidades":
    - desligar as duas redes (e eu fiquei sem saber no que é ke iria ganhar com isso ou como iria ter net nos pc´s cá de casa)
    - ou pagar a uma empresa que tem acordo com a ZON para resolver este problema em que ate tinha de pagar o deslocamento.
    - compreendo a situação de quererem fazer uma zona "free wifi", mas estão a fazer dinheiro com algo que eu estou a pagar (pois não é apenas para clientes zon) e não me foi dada opção de escolha.

Acho a situação inadmissível, ninguém me falou deste "pequeno" detalhe na altura do contrato. O operador não me pareceu muito entendido na materia eu irei mais tarde tentar resolver a questão de outra forma sem ter de rescindir com a ZON uma vez que o meu contracto tem menos de 15 dias. MAS QUERIA ADVERTIR TODOS PARA ESTA SITAÇÃO!!!!!!!!!

Última edição: 21 de Dezembro de 2008
  2. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Errado em 3 coisas. Não tens um modem, tens um router e um modem. O router que tens é um Lafonera, e podes sempre trocar, a Zon tem um Modem Router, o Netgear. Errado porque só clientes que paguem servicos podem aceder, e podes cortar velocidades até um minimo de 512 de downstream para os outros Foneros. Tu tb podes acedre a outros sitios, é uma rede global. Claro que compreendo o teu ponto de vista, se não foste informado reclama, estas no teu direito ;)

PS: A rede pública não pode ser desligada..

3. Morais

Morais Power Member

Tanta falta de informação que vai por ai!

Por o teres assinado há 15 dias é que podes, muito bem, cancelar o contracto, não o contrario.

Esse router pertence ao projecto La Fonera, é que a informação está bastante evidente, se compraste um desses routers sem saberes no que te estavas a meter então aqui a falha é tua, não da operadora, depois o que a empresa te fornece é o acesso à internet, tudo além disso não é da responsabilidade da mesma, compreendo que foi por eles que compraste o router, mas a verdade é que, se te informasses melhor, o suporte técnico de um ISP só se limite ao acesso em si e não como o usas.

É como telefonares ao apoio técnico da TVCabo para te queixares que o gravador de DVDs não funciona.

Última edição: 21 de Dezembro de 2008
  4. KumanduS

KumanduS Power Member

Arrakis_Dune tu estas errado em duas das minhas 3 coisas :D. Essa do router tens razão :P . Eu não estou a reclamar a toa, se leres bem o meu post as soluções que me propuseram foram só aquelas eu é ke lhes disse se podiam alterar o equipamento e o operador disse que não (sebem ke ele não me pareceu entendido na materia por isso vou telefonar para lá novamente na segunda feira). A segunda coisa é quando dizes que só clientes podem aceder não é assim tão linear, tanto se entrares na pagina vê logo os preços para aderires.
    Morais, não... Por ter assinado o contrato há menos de 15 dias, posso cancelar sem qualquer problema, pois os contratos são de um ano. Bem..se leres o post vêm lá a dizer que eu aderi á Zon, isto é vieram cá a casa explicaram-me o funcionamento da zon (sem referir la fonera nenhuma) vieram cá instalar e ponto final!Logo se tenho de reclamar julgo que é com a TvCabo pois é a ela a quem pago os serviços e que me prestaram um mau seviço de informação. posso dar -te então um exemplo como o teu:
    È como telefonar para a china para me queixar do router só pk foi lá construido.

Epá, desculpem lá o mau humor, mas já me tinham falado muito mau da zon mas parece que se confirma os meus medos. Eu não sou contra essas iniciativas, acho que deve ser dada é a informação como deve ser e a opção de aderir ou não.

5. userN

userN Power Member

se não foste informado tens toda a razão, exige a substituição da fonera por um router wireless.
    liga e pede para falar com um supervisor e explica toda a situação.

6. skulpthor

skulpthor Power Member

e ainda não viste nada. tenho zon desde a passada quarta feira. até lá ainda estou a tentar a por as coisas a funcionar direito, mas está dificil. saco do utorrent a 30k/s ( um ficheiro com 300 seeders) e ainda não consegui entrar em nenhum servidor de qualquer jogo do steam, por exemplo, counterstrike, quando me tento conectar a um servidor, diz sempre qualquer coisa como "connecting to server...# e não passa daí. já pus o portforwarding direito ( penso eu) se houver alguem com a mesma situação que tenha resolvido, ou ainda não pf mandem-me uma msg privada.
    abraço

7. KumanduS

KumanduS Power Member

Ois! Já resolvi o problema, telefonei para lá hoje (sim, ao contrário das informações que o oprador me tinham dado no sábado à noite de que o serviço só estaria a funcionar no domingo...).
    1º passaram-me para a pc não sei quantos ai disseram-me que era impossível desligar a porta publica do router então sugeriram-me contactar com o departamento comercial da zon. Ao contactar esse departamento indicaram-me a loja da zon no forum almada para troca o equipamento. Na loja indicaram-me que a zon só dispunha daquele equipamento e foi tambem quando me alertaram, que poderia usar um router qualquer e que se devolvesse o que tinha não me iriam cobrar 29 euros.
    Conclusão, como não estive presente quer na assinatura do contracto quer na instalação o brasileiro embora tenha visto o router que eu usava com a cabovisão (Era impossivel não ter visto pois estava ao lado da box) achou porreiro que eu tivesse outro. Lição aprendida: ESTAR SEMPRE PRESENTE NA ASSINATURA DOS CONTRATOS E NA INSTALAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS.
    Outra coisa que aprendi foi que o modem instalado tb não tem de estar para sempre ao lado do telefone (sim esta infromação tb me foi transmitida a minha mãe) (esta infromação é util para quem quer ligar directamente o modem ao pcde forma a evitar perdas de sinal), apenas ate fazerem a migração do meu antigo numero).

Fica então o aviso para quem tiver o modem lafonera que esta a transmitir uma rede publica, para quem o saiba e assim o queira tudo bem, para quem não sabe fica a saber agora!:P

Partilhar esta Página