1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Há limites no swap ?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por yosephfava, 20 de Novembro de 2007. (Respostas: 22; Visualizações: 1262)

1. yosephfava

yosephfava Power Member

Já percebi a finalidade do swap e por aí em diante.. mas como não sou nenhum entendido na matéria decidi expor a minha dúvida sobre um artigo que li:

Alguém sabe até que ponto isto está correcto ?

2. xupetas

xupetas Banido

Esse artigo deve ter sido de alguem q fumou o q n devia.
    Em norma a swap (para não pesar) é até o dobro da memoria ram.
    Em todo o caso e se usares mais que um disco podes usar a swap q desejes.

3. madskaddie

madskaddie Power Member

Parece-me que o artigo é bem velhinho:
    ou não?

De resto, para além da hibernação não vejo qualquer utilidade, numa pessoa num PC típico de hoje com 1Gb de RAM, de ter um swap grande, pois muito raramente é necessário e quando é utilizada é sempre em poucas quantidades. Mas claro isto é num uso normal, se houver uma aplicação que consuma muita RAM, a coisa muda de figura.

4. yosephfava

yosephfava Power Member

Pois realmente notei que o artigo já tinha uma certa idade, o que me mais intrigou foi a afirmação "Uma partição swap única pode ter no máximo 128Mb.".

Obrigado pelo esclarecimento :)

5. spastikman

spastikman Banido

Apesar da idade do artigo, não tenho memoria que alguma vez tenham limitado esse valor.

Não faz sentido pois como o xupetas diz, a norma é usar o dobro da RAM (logo o valor seria dinamico, dependendo da configuração).

6. r3pek

r3pek Power Member

a norma era usar o dobro da RAM. essa teoria já acabou ha muito tempo visto não ter sentido nenhum eu ter 2 ou 4 GB de swap, tendo 1 ou 2 GB de RAM (k é o mais usado neste momento). è simplesmente demasiado swap k nunca vai ser usado...

1 GB xega e sobra...

7. slack_guy

slack_guy Power Member

Aliás, se virem que o espaço da Swap está constante e crescentemente a ser utilizado, é altura de meter mais RAM.

8. [knap]

[knap] Power Member

Eu até aqui tinha usado a regra de swap = 2 * tamanho da ram.

Mas agora tenho 3GiB de ram e não me estou a ver a desperdiçar 6GiB de disco.

9. neonl

neonl Banido

Mas o facto do swap ser 2x a quantidade da RAM não é uma chachada, quanto mais RAM mais swap é preciso ter. Eu tenho 1 GB de RAM - 2 GB de Swap (e não preciso nem de mais um kB de RAM).

10. VuDu

VuDu Power Member

Então monotoriza a tua swap e vê quantos kbs desses 2Gb tu usas em média LOL

11. xupetas

xupetas Banido

olha q ja tive ocasiões de memory leaks q se n fosse os 8GBx2 de swap q tenho tinha ficado sem o trabalho que estava a processar....

alem disso existem aplicações que pedem logo a partida 10X a ram que tenhas instalada... por exemplo o SAP.

12. neonl

neonl Banido

Exactamente, as pessoas não percebem que o tamanho da RAM que se tem não compensa o Swap, há uma relação de proporcionalidade directa (em matemática tradicional se o tamanho da ram for R e o tamanho da swap função de R -> f(R)=2R :)). Em condições normais sim, isto acontece, mas se tens 4 clientes de folding, mais uns de física em Loop, e queres fazer umas coisitas a mais... a Swap é mesmo precisa.

13. Tyran

Tyran Power Member

exacto, quem precisa tem de ser :P mas para uso normal não vale a pena, eu de vez em quando dou uma saltada lá e nunca vi aquilo passar dos 0.01 ou à volta disso (em %)
    cumpzz

14. Depende do que fazes com o teu sistema.. o Apache já me deu um memleak que me consumiu os 2Gb de RAM mais os 4Gb de swap.

Obviamente se eu tenho 4Gb de RAM e a unica coisa que vou fazer no meu sistema para alem de jogar um jogo é falar no Gaim.. 1Gb de swap é mais do que suficiente. :-)

Portanto continuo a ser apologista de regra "RAM * 2 = swap".

15. slack_guy

slack_guy Power Member

O Apache ou alguma aplicação marota? E já agora, que versão do Apache?

16. Heron

Heron Power Member

Que maneira mais pomposa e desnecessariamente complexa para dizer algo tão simples. :lol:

Quanto ao tamanho do swap. Para a maioria dos utilizadores, ter o swap o dobro da memória é desnecessário, é óbvio que para trabalhos muito específicos ter um swap grande dá geito, mas regra geral se não souberes qual o tamanho que o swap deve ter é porque não precisas de mais de 1gb.

Última edição: 20 de Novembro de 2007
  17. skorzen

skorzen Power Member

No meu caso, deixei o Ubuntu decidir o tamanho da swap e criou-me uma partição com 2.8 GB, ou seja, praticamente, o triplo da minha memória RAM (1 GB, duh!).

18. gatohumano

gatohumano I'm cool cuz I Fold

Isso deve ser uma limitação antiga que actualmente ja não existe.

19. neonl

neonl Banido

Simples já eu tinha dito :D. Não, não foi para me armar, foi só para demonstrar que era realmente o dobro da memória RAM.

Cumpz ;)

20. VuDu

VuDu Power Member

Curto essa bullshit toda pra dizer que "eu acho que a swap deve de ter o dobro do tamanho da ram".
    Metam na cabeça que não há regras nenhumas pra isso, cada um usa como quer. Isso só serve para criar mais especulação nos "noobs". Basta ver o que originou esta thread!

Eu tive o XP a funkar mt tempo sem probs de maior, sem pagefile. Se tentasse correr um jogo ele podia crashar "do nada", mas são consequencias previsiveis.
    Em linux tenho o gkrellm a correr 100% do tempo e o "swap-meter" não passa dos 50Mb, com varios hibernates/suspends pelo meio. Se alguma vez passar é porque alguma coisa não está a funcionar como deve. :)

Partilhar esta Página