Habemos chiller :P

xBoShY

Power Member
Pois é... já tavamos paki à uns dias valentes de volta de maçaricos, soldas e compressores... mas finalmente habemos chiller :P.

Bem... primeiro fotos e depois conversamos :P

Os metralhas:
1.jpg

Trabalho arduo:
2.jpg

Pormenor técnico:
3.jpg

Pormenor técnico part II:
4.jpg

Testing:
5.jpg

1h30m later (Serpentina completamente coberta de gelo... agua? pái 600ml :P):
6.jpg


e prontos :P

Agora tenho uma pergunta... visto que me esqueci de comprar termostato, que me podem dizer acerca das temps (tendo em conta o tempo k levou a congelar a agua destilada)?

Para os mais interessados:
- compressor Aspera 1/4hp;
- R404a
- +/- 3,30metro de capilar 0.028" ou 0.70mm

E pirontes :P

Fiquem bem
xBoShY & orkidorki :P
 
mui bieno

tao porreiras essas soldaduras, mas em relaçao a temp :lol: , acho k estar a dizer k esta fixe sem saber qual a temp atingida.. mas esta porreiro sim senhor.
isso ker agora é estar a refrigerar um processador para se ver o seu real desempenho.


paranbens, esta um belo trabalho feito.
 
sim senhora...... assim já é outra conversa, até assusta esse gelo todo.
estou curioso para saber as temps.

devias ter posto metanol, é pouco mais caro k a agua destilada.
 
fdz, porque moras tãaaaaao longe (açores) :sad:

Só me aptece transformar o desumificador num chiller!!!

Deixa lá que quando ganhar o €uromilhoes, monto uma empresa de frio e contrato a Ti, o ricky, o oc nightmare, o bonjour, o jll
:D :D :D :lol:
 
..::MadDog::.. disse:
sim senhora...... assim já é outra conversa, até assusta esse gelo todo.
estou curioso para saber as temps.

devias ter posto metanol, é pouco mais caro k a agua destilada.
Poix... mas como hoje era feriado e eu nem imagino onde posso encontrar metanol, e como keria testar mesmo isto, decidi enfiar-lhe agua destilada a ver o frio k isto poderia vir a fazer... ;)
Lá pa quinta feira testo com metanol ;) isto é... se o encontrar ;)

[[]]
 
destr0yer disse:
fdz, porque moras tãaaaaao longe (açores) :sad:

Só me aptece transformar o desumificador num chiller!!!

Deixa lá que quando ganhar o €uromilhoes, monto uma empresa de frio e contrato a Ti, o ricky, o oc nightmare, o bonjour, o jll
:D :D :D :lol:
Açores é onde o meu coração mora :P (lol... k sentimental :P)

Tou a estudar em Lisboa, eheheheh

Quanto ao desumificador... fica-te mais barato comprar peças e fazer (ou mandar fazer)... não dês cabo do coitado do desumificador ;)

Quanto à comparação com o ricky, oc-nightmare, bonjour e jll... apenas posso referir que sou tou verde... ricky, oc-nightmare e bonjour tem muito mais experiencia e mais rodagem neste tipo de coisas ;). Creio que jll tb tem mais experiencia de frio que eu (não o conheço muito bem, mas já o vejo a postar frio à já algum tempo ;))

Em relação ao ricky e bonjour: praticamente foram quem me introduziram neste campo... kuando montaram o sistema de direct die com um compressor de 1/3hp que atingiu os -55ºc. ;)

Em relação ao ricky: esclareceu-me alguns pontos numas ideias que tive algo esquesitas de concretizar... ;)

Em relação ao oc-nightmare: esclareceu-me muitas duvidas que tive via msn... excelente pessoa ;)

Em relação ao destr0yer: tá louco pa destruir o desumificador ;) (kidding)
Não tarda nada junta-se ao clube ;) eheheheh

[[]]
 
mt fixe xboshy ;)
agora é isolar e testar @ load :)

btw, penso k tens o sistema ligeiramente undercharged.... da-lhe um bocado mais de gas para essa succao gelar.
 
tava a ver se metia-lhe mais... mas axo k tenho o fusivel do compressor teso (numa experiencia... quase fundiu o fusivel)... e como na tava a perceber se tinha ou gás a mais ou era o fusivel teso... deixei.me ficar por ali...

Quinta compro fusivel novo e dou.lhe r404a em cima com metanol (65 metanol para 35 de agua) na serpentina ;)

Fica bem ;) [[]]
 
hummm... é uma beca suspeito eu dizer quanto é que gastei neste marmanjo... pois como estou "deslocado" (sou dos açores... e tou a estudar em lisboa... quarto alugado) tive que comprar o material todo...

Mas fazendo assim uma lista por alto:
- Compressor Aspera 1/4hp: 55€
- 30 metros de tubo 1/4": 32€
- 30 metros de tubo 3/8": 45€
- Condensador 2x6: 17€
- Filtro 30gr.: 1,50€
- T de cobre 8mm: 1,40€
- Helice: 2,70€
- Motoventilador: 14,50€
- Conjunto dos 3 tubos de carga (500psi): 19€
- Manometros: 41€
- Valvula de serviço: 1,70€
- Solda de prata: X x 1,80€ (X é o numero de soldas... na me lembro kuantas usei...)
- Solda com garrafinha de flux (no AKI): 20€ (na me lembro bem)
- Garrafa r404a 0.90kg: 32€
- Curva 3/8": 1€
- Tubo capilar (9metros): 3,50€
- Corta-tubo: 9,60€
- Kit soldar: 75€
- Garrafa de Oxigénio: 17,50€ (já vou na 2 comprada... a primeira foi pa aprender, a 2ª foi com "experiencias" e a 3º no projecto)
- Garrafa do outro gás: 7€ (esta ainda vou na de origem... comprei um no caso de acabar)
SubTotal: +/- 400€

Depois tens a bomba de vacuo... usei outro compressor (o que tinha de 1/3hps da danfoss)... mas para po-lo a bombar precisei de:
- 2 valvulas de serviço: 2x1,70€
- 1 condensador eletrico: 21,80€
- 1 relé: 5,45€
SubTotal: 30,65€

Houve mais compras dos que akelas k apareceram aki... por exemplo:
- Solda de prata... no inicio a tendencia é para desperdiçar;
- Curvas e Ts... como precaução e vários tamanhos... errei numa solda e tar a desfazer solda e depois refazer não é o meu genero... faço de novo ;)
- Filtro 30gr: comprei 2... queimei 1...
- R404a... aí é k podia ter poupado... 32€/0.90kg é um bocado... devia ter comprado 6,2kg por cerca de 75/80€

E finalmente é o tempo!! Se tiverem o material todo e já alguma pratica com as soldas, numa tarde soldam tudo e ficam com o chiller a bombar... depois moddar o capilar é k um pouco diferente... mas não deve demorar muito ;)

!!! Esqueci-me de dizer: como ainda não compre metanol, termostato e neoprene... não os pus na lista ;)... tb ainda falta a ficha pa ligar à eletricidade e botão (e caixa e tal)... mas isso é o menos ;)

[[]]
 
ppl... onde é k vou arranjar metanol?? Farmacia? (segundo andei a investigar, tb chama-se alcool metilico)

EDIT: Estive a investigar... alcool etilico (etanol) não será uma aposta mais razoavel?
Razões:
- o metanol só congela abaixo dos -94ºc... o etanol aos -114ºc;
- o metanol parece-me mais perigoso... evapora mais rapidamente e tem o perigo da chama invisivel...

Mas permanece-me ainda a duvida de qual dos 2 é melhor condutor térmico... alguem sabe?

[[]]
 
Última edição:
arranjas metanol numa oficina ou loja de partes para automoveis ;)
quanto ao perigo, se tiveres uma mistura de 50/50 de metanol e agua destilada os perigos ficam reduzidos e a mistura fica a congelar prai aos -50 se n m engano ms n ha-de estar mt longe :)
outra coisa, tb convem k o deposito esteja bem fexado para prevenir a evaporacao...
 
xBoShY disse:
ppl... onde é k vou arranjar metanol?? Farmacia? (segundo andei a investigar, tb chama-se alcool metilico)

EDIT: Estive a investigar... alcool etilico (etanol) não será uma aposta mais razoavel?
Razões:
- o metanol só congela abaixo dos -94ºc... o etanol aos -114ºc;
- o metanol parece-me mais perigoso... evapora mais rapidamente e tem o perigo da chama invisivel...

Mas permanece-me ainda a duvida de qual dos 2 é melhor condutor térmico... alguem sabe?

[[]]
AKI!!!!! :P 1Euro Litro!

:P

Jorge Lopes
 
Bem, já puz o metanol e já tenho termostato ;)

Fui comprar R404a pk a garrafa que tinha tava a acabar... comprei a de 6,2kg... o pior é que a roca dakilo é maior.. tenho que ir comprar o adaptador ;)

No entanto refiz o vacuo (da outra vez tinha ficado mal feito... as minhas mangueiras tem atrofios com algumas valvulas... mas isso ultrapassa-se ;))

Fui a recarregar e... a garrafa acabou :(

Mesmo assim deixei ver a k temps é k akilo chegava.... tchan tchan tchan tchan ;).................... vai nos -24ºc!!!

Tendo em conta que fiquei sem r404a, até tou contente ;)

Vou ver se vou comprar a dita cuja do adaptador... a ver se amanha consigo mais algum resultado (vai ser dificil... arraial do tecnico... não posso perder :P) ;)

[[]]
 
Bem... agora é que tou confuso :S

Soltei r404a e passei para -34ºc... mas a linha de sucção não tá completamente gelada :S

Capilar a mais? a menos? R404a a mais (não me parece... tenho 0psi na valvula de serviço... devia tar com cerca de 10psi kuanto libertei o r404a)? Ou a menos?

De kualker uma das maneiras, vou buscar amanha o adaptador para a garrafa... e experimentar a carregar mais um pouco... senão... ou corto o capilar ou acrescento... (tou com +/- 3,30metros).

[[]]
 
Back
Topo