1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Hackers...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Paradox000, 22 de Agosto de 2008. (Respostas: 32; Visualizações: 2880)

1. Paradox000

Paradox000 Power Member

Bem considerem isto um alerta.

Hoje o meu pai detectou que estavam a fazer movimentos da conta dele, cerca de $8 a $30, em sites online como um que ele viu hostelworld.com ou qq coisa assim.
    O estranho e que ele nunca fez compras online, nem nunca deu o numero de conta nem nada disso - o meu pai e old fashion lol.

O banco dele e o Banif, por isso atenção. o meu pai ja fez a denuncia e o Banca vai agora tratar do resto.

Verifiquem as vossas contas e cuidado ;)

2. yelloboy

yelloboy Banido

É um bocado estranho como é que conseguem mexer nas contas bancárias sem o cartão matriz. Não sei se os clientes Banif têm mas por exemplo eu podia-te dar os meus dados bancários Online que não fazias nada sem o cartão matriz.

3. n4v4lh4d4s

n4v4lh4d4s Power Member

Isso é mesmo muito estranho, vai nos mantedo informados caso a banca dê noticias

4. news_js

news_js Power Member

Estavam a fazer movimentos de que conta, à ordem ou do cartão de crédito? Foram pagamentos com cartão de débito? O mais provável é que lhe tenham clonado algum cartão. E diz ao teu pai para não abandonar intactos os talões do multibanco... como muita gente faz... old fashion...

5. news_js

news_js Power Member

Heheh. Ontem passou na RTP1 uma reportagem de uma tipa a quem le limparam a conta. O que se esqueceram de dizer, e creio ter visto noutra reportagem há tempos, é que sua excelência recebeu um mail a pedir todos os códigos do cartão matriz e ele enviou-os. Assim não há segurança que vallha...

E já agora, não fica demais lembrar:

-Quem tenha routers ADSL mude a password de origem por uma forte, com números, letras maiusculas e minúsculas e outros caracteres. Os routers são acessíveis da Internet. Se o atacante toma controlo do router pode mudar os servidores DNS por outros falsos. Depois, mesmo que o utilizador digite no browser, por exemplo, www.banif.pt, pode ir ter a um site falso. É o ataque de phishing perfeiro.

-Nas ligações wireless usem protecção WPA ou WPA2.

-Instalem software de protecção, como antivírus, firewall e antispyware, etc.

-Nada de instalar cracks.

-Instalem programas de confiança.

-Mantenham o software instalado no PC actualizado.

-Configurem o cliente de email para ler as mensagens no modo texto.

-Evitem visitar sites de má reputação.

-Apaguem sem ler os emails de origem desconhecida, por exemplo a anunciar a mamas da pamela.

-Em compras pela Internet, por catálogo ou telefone, usem cartões temporários MBNet.

-E ter os cuidados normais com o uso dos cartões bancários, como evitar caixas multibanco isoladas e com sinais de terem sido vandalizadas. Nas lojas, manter sempre visível o cartão, etc.

Última edição: 23 de Agosto de 2008
  6. xupetas

xupetas Banido

fishing é fixe... ou isso ou CC gamado...

7. Paradox000

Paradox000 Power Member

Foi o Cartão de Débito, por mais estranho que possa parecer.
    O que faz-nos pensar, e que ha um ano atras fomos a Canarias, e sem crer o meu pai esqueceu-se do cartao numa loja, mas voltou la e conseguiu de volta. Pode ter sido isso e podem ter clonado o cartão.
    Logo que o banco diga qq coisa, aviso aqui :)

8. news_js

news_js Power Member

Cartão de débito e lojas on-line? Que estranho, pois a maioria dos cartões de débito emitidos pelos bancos portugueses têm vedada a utilização não presencial do cartão. Só se o Banif permite. O cartão de débito do teu pai tem aqueles 3 dígitos de segurança escritos no verso do cartão?

9. Paradox000

Paradox000 Power Member

Sim, mas o mais estranho e que ele nao usa o Debito para compras.

10. anjo2

anjo2 Power Member

Se tem os 3 dígitos atrás é porque é cartão de crédito.

11. news_js

news_js Power Member

Nem sempre, mas há muito poucos cartões de débito com esses dígitos. Regra geral, não têm.

12. Paradox000

Paradox000 Power Member

o cartao de credito do meu pai tb tem opçao de debito, e foi essa opçao que usaram com o cartao de credito.
    Ultima hora:

O Banco ligou ao meu pai, e se ele quiser avançar com isto para saber quem foi, tinha que pedir 5 facturas, e cada uma custa 30€ ou seja, 150€ de factura quando so tiraram $30 ?? E claro, ainda tem despesas de tribunal, advogados e etc... sinceramente, uma vergonha por parte do banco.
    O erro pode ter sido do meu pai, mas um pouco de humildade do banco nao fazia mal.
    Conclusao: o meu pai cancelou o cartao.

13. news_js

news_js Power Member

História muito estranha. Em primeiro lugar o teu pai não tem que padir facturas de nada. Se não fez os movimentos preenche um impresso de reclamação e activa o seguro. Segundo, usaram a opção de débito do cartão, em sites on-line e só nesses valores? Estranho, muito estranho...

14. DarkButterfly

DarkButterfly Power Member

Eu não percebo muito da lei dos bancos, mas não há um seguro que cobre extravios de dinheiro? Quer dizer, os bancos têm que se responsabilizar se de um momento para o outro roubam dinheiro a um dos seus cliente, ou não? Ou apenas querem lá o dinheiro e chular as pessoas ao máximo, e em situações destas as mandar *oder?

Eu acho que deveria haver um sistema qualquer de alerta ao cliente sempre que dinheiro fosse movimentado. Isto assim não vai a lado nenhum... é sempre o mexilhão que se *ode!! :004:

15. news_js

news_js Power Member

Pelo menos com a utilização de cartões de crédito há protecção, nos cartões de débito já é mais complicado, dependendo muito da política do banco. Já que era um cartão de crédito, o lesado deve preencher uma reclamação junto do banco e solicitar o reembolso das importâncias. Por exemplo, o Citibank tem impressos destinados a esse tipo de reclamações. O que tenho notado é que há bancos portugueses que aparentemente não sabem, ou não querem, lidar correctamente com estes problemas. Digo bancos, mas por vezes é azelhice do funcionário, pelo que convém que o pai do nosso amigo tente falar com alguém mais acima hierarquicamente.

Só para dar uma ideia da "azelhice" de certos funcionários, conto uma história que passou com um familiar meu. A certa altura enganaram-se a debitar o valor de um cheque. O meu familiar foi reclamar e o funcionário deu-lhe uma resposta que nem conto aqui de tão disparatada. Depois de falar comigo, no dia seguinte foi novamente ao banco e o assunto foi resolvido na hora.

16. nicksmart

nicksmart Power Member

basta o nr do cartao de credito o codigo de segurança e data de nascimento keridos!

17. migueluxo

migueluxo [email protected] Member

yah tens razao, mas isso é nos cartoes de credito, e nos cartoes de credito estás sempre salvaguardado a 100% desde que nao utilizes o teu codigo pin do cartão "trabalho numa instituiçao financeira e sei do que estou a falar" já nos cartoes de débito a historia nao é a mesma, e só é feita a restituiçao do dinheiro em caso de clonagem, nos cartoes de credito qq movimento sem codigo pin está salvaguardado, se tiver sido feito o movimento com codigo pin...temos pena, é pq o deste a alguem e o banco nao se responsabiliza.

18. news_js

news_js Power Member

Foi por isso que os fulanos do Citibank me aconselharam a nunca usar o pin nas compras. Uso sempre a assinatura. Nos terminais de pagamento carrego em OK para confirmar a importância e outra vez OK, sem introduzir o PIN. Depois basta assinar o talão.

19. RicardoMoreira

RicardoMoreira Power Member

Mas os novos cartões de crédito só funcionam com pin, sem pin nada feito, dá erro de transacção.

20. migueluxo

migueluxo [email protected] Member

novos nao é bem assim, pq eu diariamente vivo com isso, e posso-te dizer que todos os que passao pelas minhas maos, apesar de tb funcionarem com pin, se fores a uma loja qq ou fizeres uma compra online tb funcionam.

se tiveres um desses com pin, deixa aqui o numero do cartao, a data de validade e os 3 digitos da parte de trás... e quero ver se nao te fazem debitos no cartao :), provavelmente tens é um seguro associado para compras online etc, que é o que a maior parte dos cartoes tem.

ha e claro, estou a falar de cartoes VISA, nao tao a falar dos Pseudo Visas Da *****, Vobis, Jumbo, etc. pq esses so funcionao dentro da rede deles.

mas qq visa funciona a nivel mundial "Salvo Uma Rara Exepçao" , e apesar de nao primarem pela seguança dao muito jeito :), e a maior parte deles têm seguros associados que cobrem esse tipo de imprevisto.

Partilhar esta Página