Hackers...

Paradox000

Power Member
Bem considerem isto um alerta.

Hoje o meu pai detectou que estavam a fazer movimentos da conta dele, cerca de $8 a $30, em sites online como um que ele viu hostelworld.com ou qq coisa assim.
O estranho e que ele nunca fez compras online, nem nunca deu o numero de conta nem nada disso - o meu pai e old fashion lol.

O banco dele e o Banif, por isso atenção. o meu pai ja fez a denuncia e o Banca vai agora tratar do resto.

Verifiquem as vossas contas e cuidado ;)
 
É um bocado estranho como é que conseguem mexer nas contas bancárias sem o cartão matriz. Não sei se os clientes Banif têm mas por exemplo eu podia-te dar os meus dados bancários Online que não fazias nada sem o cartão matriz.
 
Bem considerem isto um alerta.

Hoje o meu pai detectou que estavam a fazer movimentos da conta dele, cerca de $8 a $30, em sites online como um que ele viu hostelworld.com ou qq coisa assim.
O estranho e que ele nunca fez compras online, nem nunca deu o numero de conta nem nada disso - o meu pai e old fashion lol.

O banco dele e o Banif, por isso atenção. o meu pai ja fez a denuncia e o Banca vai agora tratar do resto.

Verifiquem as vossas contas e cuidado ;)

Isso é mesmo muito estranho, vai nos mantedo informados caso a banca dê noticias
 
Bem considerem isto um alerta.

Hoje o meu pai detectou que estavam a fazer movimentos da conta dele, cerca de $8 a $30, em sites online como um que ele viu hostelworld.com ou qq coisa assim.
O estranho e que ele nunca fez compras online, nem nunca deu o numero de conta nem nada disso - o meu pai e old fashion lol.

O banco dele e o Banif, por isso atenção. o meu pai ja fez a denuncia e o Banca vai agora tratar do resto.

Verifiquem as vossas contas e cuidado ;)

Estavam a fazer movimentos de que conta, à ordem ou do cartão de crédito? Foram pagamentos com cartão de débito? O mais provável é que lhe tenham clonado algum cartão. E diz ao teu pai para não abandonar intactos os talões do multibanco... como muita gente faz... old fashion...
 
É um bocado estranho como é que conseguem mexer nas contas bancárias sem o cartão matriz. Não sei se os clientes Banif têm mas por exemplo eu podia-te dar os meus dados bancários Online que não fazias nada sem o cartão matriz.

Heheh. Ontem passou na RTP1 uma reportagem de uma tipa a quem le limparam a conta. O que se esqueceram de dizer, e creio ter visto noutra reportagem há tempos, é que sua excelência recebeu um mail a pedir todos os códigos do cartão matriz e ele enviou-os. Assim não há segurança que vallha...

E já agora, não fica demais lembrar:

-Quem tenha routers ADSL mude a password de origem por uma forte, com números, letras maiusculas e minúsculas e outros caracteres. Os routers são acessíveis da Internet. Se o atacante toma controlo do router pode mudar os servidores DNS por outros falsos. Depois, mesmo que o utilizador digite no browser, por exemplo, www.banif.pt, pode ir ter a um site falso. É o ataque de phishing perfeiro.

-Nas ligações wireless usem protecção WPA ou WPA2.

-Instalem software de protecção, como antivírus, firewall e antispyware, etc.

-Nada de instalar cracks.

-Instalem programas de confiança.

-Mantenham o software instalado no PC actualizado.

-Configurem o cliente de email para ler as mensagens no modo texto.

-Evitem visitar sites de má reputação.

-Apaguem sem ler os emails de origem desconhecida, por exemplo a anunciar a mamas da pamela.

-Em compras pela Internet, por catálogo ou telefone, usem cartões temporários MBNet.

-E ter os cuidados normais com o uso dos cartões bancários, como evitar caixas multibanco isoladas e com sinais de terem sido vandalizadas. Nas lojas, manter sempre visível o cartão, etc.
 
Última edição:
Foi o Cartão de Débito, por mais estranho que possa parecer.
O que faz-nos pensar, e que ha um ano atras fomos a Canarias, e sem crer o meu pai esqueceu-se do cartao numa loja, mas voltou la e conseguiu de volta. Pode ter sido isso e podem ter clonado o cartão.
Logo que o banco diga qq coisa, aviso aqui :)
 
Foi o Cartão de Débito, por mais estranho que possa parecer.
O que faz-nos pensar, e que ha um ano atras fomos a Canarias, e sem crer o meu pai esqueceu-se do cartao numa loja, mas voltou la e conseguiu de volta. Pode ter sido isso e podem ter clonado o cartão.
Logo que o banco diga qq coisa, aviso aqui :)

Cartão de débito e lojas on-line? Que estranho, pois a maioria dos cartões de débito emitidos pelos bancos portugueses têm vedada a utilização não presencial do cartão. Só se o Banif permite. O cartão de débito do teu pai tem aqueles 3 dígitos de segurança escritos no verso do cartão?
 
o cartao de credito do meu pai tb tem opçao de debito, e foi essa opçao que usaram com o cartao de credito.
Ultima hora:

O Banco ligou ao meu pai, e se ele quiser avançar com isto para saber quem foi, tinha que pedir 5 facturas, e cada uma custa 30€ ou seja, 150€ de factura quando so tiraram $30 ?? E claro, ainda tem despesas de tribunal, advogados e etc... sinceramente, uma vergonha por parte do banco.
O erro pode ter sido do meu pai, mas um pouco de humildade do banco nao fazia mal.
Conclusao: o meu pai cancelou o cartao.
 
o cartao de credito do meu pai tb tem opçao de debito, e foi essa opçao que usaram com o cartao de credito.
Ultima hora:

O Banco ligou ao meu pai, e se ele quiser avançar com isto para saber quem foi, tinha que pedir 5 facturas, e cada uma custa 30€ ou seja, 150€ de factura quando so tiraram $30 ?? E claro, ainda tem despesas de tribunal, advogados e etc... sinceramente, uma vergonha por parte do banco.
O erro pode ter sido do meu pai, mas um pouco de humildade do banco nao fazia mal.
Conclusao: o meu pai cancelou o cartao.

História muito estranha. Em primeiro lugar o teu pai não tem que padir facturas de nada. Se não fez os movimentos preenche um impresso de reclamação e activa o seguro. Segundo, usaram a opção de débito do cartão, em sites on-line e só nesses valores? Estranho, muito estranho...
 
o cartao de credito do meu pai tb tem opçao de debito, e foi essa opçao que usaram com o cartao de credito.
Ultima hora:

O Banco ligou ao meu pai, e se ele quiser avançar com isto para saber quem foi, tinha que pedir 5 facturas, e cada uma custa 30€ ou seja, 150€ de factura quando so tiraram $30 ?? E claro, ainda tem despesas de tribunal, advogados e etc... sinceramente, uma vergonha por parte do banco.
O erro pode ter sido do meu pai, mas um pouco de humildade do banco nao fazia mal.
Conclusao: o meu pai cancelou o cartao.

Eu não percebo muito da lei dos bancos, mas não há um seguro que cobre extravios de dinheiro? Quer dizer, os bancos têm que se responsabilizar se de um momento para o outro roubam dinheiro a um dos seus cliente, ou não? Ou apenas querem lá o dinheiro e chular as pessoas ao máximo, e em situações destas as mandar *oder?

Eu acho que deveria haver um sistema qualquer de alerta ao cliente sempre que dinheiro fosse movimentado. Isto assim não vai a lado nenhum... é sempre o mexilhão que se *ode!! :004:
 
Eu não percebo muito da lei dos bancos, mas não há um seguro que cobre extravios de dinheiro? Quer dizer, os bancos têm que se responsabilizar se de um momento para o outro roubam dinheiro a um dos seus cliente, ou não? Ou apenas querem lá o dinheiro e chular as pessoas ao máximo, e em situações destas as mandar *oder?

Eu acho que deveria haver um sistema qualquer de alerta ao cliente sempre que dinheiro fosse movimentado. Isto assim não vai a lado nenhum... é sempre o mexilhão que se *ode!! :004:

Pelo menos com a utilização de cartões de crédito há protecção, nos cartões de débito já é mais complicado, dependendo muito da política do banco. Já que era um cartão de crédito, o lesado deve preencher uma reclamação junto do banco e solicitar o reembolso das importâncias. Por exemplo, o Citibank tem impressos destinados a esse tipo de reclamações. O que tenho notado é que há bancos portugueses que aparentemente não sabem, ou não querem, lidar correctamente com estes problemas. Digo bancos, mas por vezes é azelhice do funcionário, pelo que convém que o pai do nosso amigo tente falar com alguém mais acima hierarquicamente.

Só para dar uma ideia da "azelhice" de certos funcionários, conto uma história que passou com um familiar meu. A certa altura enganaram-se a debitar o valor de um cheque. O meu familiar foi reclamar e o funcionário deu-lhe uma resposta que nem conto aqui de tão disparatada. Depois de falar comigo, no dia seguinte foi novamente ao banco e o assunto foi resolvido na hora.
 
yah tens razao, mas isso é nos cartoes de credito, e nos cartoes de credito estás sempre salvaguardado a 100% desde que nao utilizes o teu codigo pin do cartão "trabalho numa instituiçao financeira e sei do que estou a falar" já nos cartoes de débito a historia nao é a mesma, e só é feita a restituiçao do dinheiro em caso de clonagem, nos cartoes de credito qq movimento sem codigo pin está salvaguardado, se tiver sido feito o movimento com codigo pin...temos pena, é pq o deste a alguem e o banco nao se responsabiliza.
 
yah tens razao, mas isso é nos cartoes de credito, e nos cartoes de credito estás sempre salvaguardado a 100% desde que nao utilizes o teu codigo pin do cartão "trabalho numa instituiçao financeira e sei do que estou a falar" já nos cartoes de débito a historia nao é a mesma, e só é feita a restituiçao do dinheiro em caso de clonagem, nos cartoes de credito qq movimento sem codigo pin está salvaguardado, se tiver sido feito o movimento com codigo pin...temos pena, é pq o deste a alguem e o banco nao se responsabiliza.

Foi por isso que os fulanos do Citibank me aconselharam a nunca usar o pin nas compras. Uso sempre a assinatura. Nos terminais de pagamento carrego em OK para confirmar a importância e outra vez OK, sem introduzir o PIN. Depois basta assinar o talão.
 
novos nao é bem assim, pq eu diariamente vivo com isso, e posso-te dizer que todos os que passao pelas minhas maos, apesar de tb funcionarem com pin, se fores a uma loja qq ou fizeres uma compra online tb funcionam.

se tiveres um desses com pin, deixa aqui o numero do cartao, a data de validade e os 3 digitos da parte de trás... e quero ver se nao te fazem debitos no cartao :), provavelmente tens é um seguro associado para compras online etc, que é o que a maior parte dos cartoes tem.

ha e claro, estou a falar de cartoes VISA, nao tao a falar dos Pseudo Visas Da Worten, Vobis, Jumbo, etc. pq esses so funcionao dentro da rede deles.

mas qq visa funciona a nivel mundial "Salvo Uma Rara Exepçao" , e apesar de nao primarem pela seguança dao muito jeito :), e a maior parte deles têm seguros associados que cobrem esse tipo de imprevisto.
 
Back
Topo