Hardware alterado directamente da loja!

TerraMex disse:
Qualquer alteração ao material que vem do fornecedor/marca invalida qualquer garantia na marca , qualquer disclaimer te diz isso. Se a loja quiser dar garantia nesse material, é com ela. E desde que a dê, o cliente não se chateia.

Agora como um fornecedor de serviço/material, tu pessoalmente não podes fazer a alteração que queres. Não é legal. Na prática podes vender a um terceiro que esteja devidamente informado do que está a comprar e em que condições. E nisto, a legalidade da coisa é um bocado secundário, ambos sabem o que se passa.
O problema é que se o dito material morre, tu (vendedor) não podes fazer RMA para o fornecedor/marca, que simplesmente não to aceita (ok, tens de disfarçar muito bem :D ). Ou seja, tens de suportar os custos do material avariado, ou dizer ao cliente que se comprar , não tem garantia, porque já foi invalidada, e tu não cobres avarias . O que quando se está a falar de valores elevados, não sei se muitos estarão interessados nisso. E como foi dito (e bem), não é a vender uma ou duas placas que fazes algum guito.

Isso da ***** e wortens, tens direito a devolver, ou a não aceitar, qualquer material que tenha indicações de uso, ou esteja aberto. E era o que deviamos fazer todos.

E no caso que citei? Para ser mais preciso, imagine que telefone para uma loja X, compro a tal X1900 XT e um VF 700 cu e "peço" para a tecnica da loja montarem o cooler e busco a placa já "pronta" no dia a seguir...

Agora sobre material que nas lojas possui aspecto de aberto/violado, bem, ai a história é outra... Uma coisa é vender material "certificado" ou "alterado", outra é vender "pseudo-usados" como novo:P
 
Bem eu vou dizer o que acho em relação a isto e vou falar por tópicos pa ser mais fácil.

1º- Saltou-me á vista alguem dizer que o pessoal que se interessa ou que usa v-mods é minimo. é verdade... mas porque será? Porque muito do comum mortal não o sabe fazer ou n o pode fazer por si... eu n tenho v-mods pk n o sei nem o posso fazer... ja se tivesse uma loja/pessoa que mo fizesse era outra história. E isto repete-se pa toda a gente...

2º- Concordo que nada deve ser alterado antes do acto da compra. Viola direitos do cliente ... e além disso cria um problema com as garantias... há mt pessoal aqui e não só que tem dinheiro e condições para comprar o material que quer, com relativa freqûencia (não quero criar aqui um flame, só estou a espor uma situação) portanto se avariar qq coisa e n tiver garantia, pouco importa pk compra-se novo.
Mas há outros como eu em que essa situação não acontece e se me pifa alguma coisa, fico sem pc.... ainda mais se for por culpa minha.....

3º Basicamente concordo que as lojas prestem estes serviços, mas APENAS depois do acto de compra.

Pocas
 
Vortan a ideia dos mods é boa para os entusiastas, mas tal como tu sabes, não é um mercado assim tão grande logo não sei se terias muita gente... E os entusiastas normalmente fazem-nos eles ou arranjam alguém que faça de borla...

Ainda por cima as boards hoje em dia já pensam mais nos entusiastas com voltagens mirabulantes e as próprias gráficas se alteram com dois ou três clicks do ATITool... Cooling também não é assim tão dificil de montar para maior parte das pessoas, e as próprias lojas fazem isso duma maneira rápida...

A meu ver a ideia era boa, mas concretiza-la se calhar não vale a pena o esforço...
 
Eu vejo 2 questões aqui.

1º Onde arranjar o material para modificar e para quem. São meia duzia as pessoas que estariam interessadas e não tenham ilusões. O 1º que não tivesse aquilo que tinha ideia vai fazer tudo para que seja trocado. O que nos leva ao ponto 2.

2º Qtos cpus se testariam, e graficas. As gráficas a custarem uma pipa de massa. Não temos mercado para isso.
Masssssssss:) Se fosse eu que tivesse uma grafica que quisesse fazer o mod pedia ao Vortan. Mas ele tinha que enviar o Playmobil não havia fugas:)

Somos um país muito pequeno para estas brincadeiras mas espero que me engane.
 
E no caso que citei? Para ser mais preciso, imagine que telefone para uma loja X, compro a tal X1900 XT e um VF 700 cu e "peço" para a tecnica da loja montarem o cooler e busco a placa já "pronta" no dia a seguir...

Se tu chegares à loja, depois de comprares uma x1900xt e o dissipador novo e pedires para montar, se a loja é séria diz-te que invalidas a garantia. E depois montam-to se ainda quiseres, mas ai estás informado.
A loja também pode dizer que se acontecer algo voltam a trocar pelo dissipador original e tenta o RMA. Mas também têm de dizer que não dão garantias de conseguir, logo, estás por tua conta.
A não ser que a ATi e a nVidia comecem a fornecer placas sem dissipador (o que não era mal pensado), a coisa é bastante clara. Mexes, ficas sem garantia.
Qualquer loja (qualquer) que não meta a situação clara, neste ponto, está a defraudar o cliente, na minha opinião (e o mais provável , de acordo com a lei vigente, mas teria de ir ver).

Agora sobre material que nas lojas possui aspecto de aberto/violado, bem, ai a história é outra... Uma coisa é vender material "certificado" ou "alterado", outra é vender "pseudo-usados" como novo

Nisso do "aberto na loja" , é o que se tem vindo a discutir em várias threads. Por mim, não existe. E tento levar o pão à minha sardinha :) (sou chato).

Em relação a material certificado/alterado e "pseudo-usado", é a mesma coisa. Se o testaste, é usado, por definição. O que neste caso particular, é igual ao litro, isto é para quem sabe o que está a comprar, não é para o zé povo, logo não se torna muito relevante.
 
Metro disse:
Se fosse eu que tivesse uma grafica que quisesse fazer o mod pedia ao Vortan. Mas ele tinha que enviar o Playmobil não havia fugas:)

Mas para onde quer que vá tenho d levar a cruz do playmobil atrás ??? irra, fidasse :D
 
Eu já falei com o VoRtAn_MaDgE sobre este assunto e embora ache a ideia interessante e merecedora de ser discutida, é óbvio q isto dá pano pra mangas...

Só uns pequenos comentários:

- N sei de onde vem a ideia de q mudar o cooler duma gráfica invalida uma garantia, há mta gente c essa ideia mas n faz qq sentido... atenção q estou a falar em montar um "simples" Zalman cmo aqui foi referido, coisa q n altera em nda a integridade física da placa...

- Qdo dizem q o mercado alvo de serviços tipo VMods e afins seria mto mto limitado eu n concordo, senão reparem: pensamos q o mercado alvo seria mto pequeno pq nem sequer existe um serviço destes disponível "no mercado" em Pt, agr se as lojas começassem a divulgar aos clientes q têm possibilidade de recorrer a um serviço prestado de forma profissional e responsável que lhes pode fazer alterações cmo VMods, provavelmente esse mercado alvo começaria a crescer...
É óbvio q qdo n há oferta no mercado, o mercado alvo n está tão evidente cmo qdo existe uma oferta real...
E o mercado alvo tb se cria, n precisa de existir...


Eu pessoalmente penso q isto tem realmente interesse, agr daí até ter pernas para andar até chegar a uma prestação de serviço comercial dentro da legalidade e com uma correcta separação de responsabilidades e integração de garantia, aí já é outra coisa...
Mas talvez discutindo o assunto e pedindo opiniões de terceiros, se consiga dar a isto pernas para andar...
 
Acho uma mais que excelente ideia :D
Já tenha pensado em algo parecido mas não a nivel de vmods etc, mas sim a nivel de modding à séria.. Tipo uma loja só de modding em que o cliente desse ideias e alguem lá passava-as para as caixas...
Esta ideia acho excelente tanto a parte dos vmods, como a parte de material já prétestado (com limites claro) e o que clockasse mais era vendido ao psl entusiasta por mais uns € para compensar o que era mais normal, que dps de ser testado seria vendido um pouco mais barato... Eu falo por mim eu perferia dar mais 15-20€ por um cpu de 200€ se me garantissem que fosse um bom clocker...
Em relação aos vmods os interessados não acho que sejam poucos... AS pessoas que tenham skill para o fazer com confiança é que são poucas... Eu por exemplo... Estava desejoso se fazer o Vdroop mod à minha asus pois realmente é muito chato este problema... Mas simplesmente não tenho possibilidades nem conhecimento para tal... Se houvesse uma loja que disponibiliza-se tal serviço estaria lá caido decerto... Assim sempre há o pessoal com boa vontade, simpaticos e com muito skill que partilha a sua sabedoria e oferecem o seu tempo, material e paciencia para ajudar gajos como eu... Esses decerto que tem um lugar num bonito carro com uma data de moças roliças no céu :) [[[[[[[[[]]]]]]]]]]]
 
TerraMex disse:
Se tu chegares à loja, depois de comprares uma x1900xt e o dissipador novo e pedires para montar, se a loja é séria diz-te que invalidas a garantia. E depois montam-to se ainda quiseres, mas ai estás informado.
A loja também pode dizer que se acontecer algo voltam a trocar pelo dissipador original e tenta o RMA. Mas também têm de dizer que não dão garantias de conseguir, logo, estás por tua conta.
A não ser que a ATi e a nVidia comecem a fornecer placas sem dissipador (o que não era mal pensado), a coisa é bastante clara. Mexes, ficas sem garantia.
Qualquer loja (qualquer) que não meta a situação clara, neste ponto, está a defraudar o cliente, na minha opinião (e o mais provável , de acordo com a lei vigente, mas teria de ir ver).
Já troquei coolers das gráficas e nunca perdi a garantia... É certificar que em caso de RMA, entregues a grafica TAL COMO VEIO!

;)

Em relação a material certificado/alterado e "pseudo-usado", é a mesma coisa. Se o testaste, é usado, por definição. O que neste caso particular, é igual ao litro, isto é para quem sabe o que está a comprar, não é para o zé povo, logo não se torna muito relevante.
São coisas distintas, testado/certificadoé uma coisa, quando digo "pseudo-usado" é aquele material que os clientes devolvem, abrem nas lojas e são logo repostos à venda :o
 
Michel disse:
Eu já falei com o VoRtAn_MaDgE sobre este assunto e embora ache a ideia interessante e merecedora de ser discutida, é óbvio q isto dá pano pra mangas...

Só uns pequenos comentários:

- N sei de onde vem a ideia de q mudar o cooler duma gráfica invalida uma garantia, há mta gente c essa ideia mas n faz qq sentido... atenção q estou a falar em montar um "simples" Zalman cmo aqui foi referido, coisa q n altera em nda a integridade física da placa...

- Qdo dizem q o mercado alvo de serviços tipo VMods e afins seria mto mto limitado eu n concordo, senão reparem: pensamos q o mercado alvo seria mto pequeno pq nem sequer existe um serviço destes disponível "no mercado" em Pt, agr se as lojas começassem a divulgar aos clientes q têm possibilidade de recorrer a um serviço prestado de forma profissional e responsável que lhes pode fazer alterações cmo VMods, provavelmente esse mercado alvo começaria a crescer...
É óbvio q qdo n há oferta no mercado, o mercado alvo n está tão evidente cmo qdo existe uma oferta real...
E o mercado alvo tb se cria, n precisa de existir...


Eu pessoalmente penso q isto tem realmente interesse, agr daí até ter pernas para andar até chegar a uma prestação de serviço comercial dentro da legalidade e com uma correcta separação de responsabilidades e integração de garantia, aí já é outra coisa...
Mas talvez discutindo o assunto e pedindo opiniões de terceiros, se consiga dar a isto pernas para andar...

Eram paletes de users a devolver o material caso não desse o que eles queriam.
É um caminho que ia colocar as lojas em dificuldades. Mas essa é a minha opinião.
Já vi por ai lojas a garantirem OC dos CPUs. Acho isso um erro mas cada um sabe de si.
Como já disse se tivesse que fazer o mod pedia a alguem como o Vortan para fazer isso e pagava claro. Pelo que sei um mod bem feito dá para remover e mandar para RMA.

Mas o Vortan que me corrija:)
 
Metro disse:
Eram paletes de users a devolver o material caso não desse o que eles queriam.
É um caminho que ia colocar as lojas em dificuldades. Mas essa é a minha opinião.

Precisamente por isso é q digo q isto, para ter pernas para andar, se tiver, tem q ser mto bem falado, pensado e projectado, n esquecendo nenhuma situação particular que possa vir a surgir...

Metro disse:
Já vi por ai lojas a garantirem OC dos CPUs. Acho isso um erro mas cada um sabe de si.

Concordo plenamente e até acrescento:
Para garantirem OC nos CPUs, só há 2 hipóteses: ou os testam ou "apostam" numa suposta capacidade de OC com base em steppings;
- Ora se os testam todos, o q fazem aos q testam e n clockam bem ? Vendem cmo usados ? vendem mais baratos ? estranho q eu nunca vi nessas lojas à venda CPUs c essa indicação...
- Se n os testam mas partem de pressupostos baseados em steppings, simplesmente enganam o cliente, pois os steppings n garantem nda, apenas dão fortes hipóteses...

Pensem nisto...

Metro disse:
Pelo que sei um mod bem feito dá para remover e mandar para RMA.

Dá sem qq problema...
 
lembro-me na altura a ***** vender ati 9500 com mod garantido. Será que testaram? E se viesse uma que não dava?
E quanto ao material selado, 80% do material que ja comprei em variadas lojas de informatica não vem selado... acho que so se arranja componentes tal e qual como saiem da fabrica se for numa grande superficie :P Por mim preferia ke não abrissem as coisas e caso houvesse problema usava os 15 dias a que tenho direito para verificar se ha problema.

Sory o offtopic. Quanto ao topico concordo com alguns users aqui, em que acho que os mod's e overclocks e afins, podesse ser um serviço extra que a loja podesse prestar por um preço, mas claro sempre da responsabilidade do cliente.

EDIT: os testes de qualidade nas lojas é o costume.. ainda ah uns tempos tava um topico aqui sobre umas memorias a 40eur, em ke as melhores foram po dono... coincidencia...
 
Última edição:
Michel disse:
Precisamente por isso é q digo q isto, para ter pernas para andar, se tiver, tem q ser mto bem falado, pensado e projectado, n esquecendo nenhuma situação particular que possa vir a surgir...

hehe.
Por isso mesmo é que eu não acho que tenha pernas para andar. Mas isso sou eu:)
 
Como o Michel disse, seria necessário um planeamento adequado e enquadrar tudo mto bem, mas não vejo nenhum problema no fornecimento de serviços tipo Vmods. Acima de tudo, o mais importante é haver transparencia no processo. O cliente e a loja têm de ter consciencia do que se está a pedir/fornecer e os (eventuais) riscos de tal.
Agora, a viabilidade de uma loja de serviços só de Vmods é que não me parece grande...mas se calhar a ideia até era associar esses serviços a uma loja de venda de produtos informática...ou não?

Quanto a hardware pre-testado, lá fora existem várias soluçoes dessas como já foi referido, e mais uma vez....desde que haja transparencia ...só compra quem ker (apesar k eu prefiro descobrir pessoalmente :-D )
 
digo-te onde isso resulta.......nas américas......o k eles fazem com os carros.....acho k se aplica com relativa facilidade aos pcs....apesar de ser um mercado mais volatil que os automoveis

cá em portugal....apesar e achar a ideia fantástica.....pk eu sou um tosco com as mãos.........acho k o mercado k há e a mente tipica do tuga.....combinado com hardware moddado.....pois
vé lá bem no k te metes
por outro lado
o mercado precisa de ideias novas....assim haja empresarios com o capital e a vontade de arriscar em prole de uns quantos transtornados por mhz.....grupo onde me incluo...obviamente....:-D

epa
tough choice....

abraço
 
Back
Topo