[Hardware] Ligar 2 fontes em paralelo...

_MiNd__

Power Member
Boas comunidade...

Venho vos pedir ajuda numa situação que penso que tenha solução possivel...

Montei um pc (desktop) que tem como objectivo apenas e so servir, internet, gerir downloads... (servidor);

A maquina é a seguinte:

P4 1,7Ghz socket 478;
Motherboard P4S5A/DX+ - ECS Elitegroup;
1Gb RAM DDR;
Geforce FX 5200 128mb;
HDD's IDE ATA:
-40Gb
-40Gb;
-80Gb.
Som on board;
Drive DVD.
Fonte: ATX 250W :S

...o meu problema prende-se com a fonte, o pc esta a trabalhar, ainda nao o submeti a grandes tarefas ainda ta em fase de testes, mas ate ver ainda nao foi a baixo por falta de alimentação, mas sei perfeitamente que 250 é muito pouco para um P4 e pra mais com 3 discos ligados...

...já pensei em ligar uma outra fonte em paralelo pois tenho mais 2 fontes disponiveis ca em casa mas o problema é que tambem sao as 2 de 250W, entao pensei atravez do esquema de cores ligar o power on e massa para fazer ligar a 2ª fonte e usar esta apenas para alimentar os discos, será que funciona? quais são os riscos??

...tenho notado os discos quentes, sera que é por ter a fonte a limitar? vou instalar um programa para monitorizar as temps, e que como o objecivo da maquina e ficar sempre ligada dia e noite queria o sistema com alguma establilidade e não queria esturricar nenhum disco...

Opinem sff...

Abraços
 
Quase que arriscava a dizer que, se não tens problemas, não mexas.
Teste com algum software que puxe pelo sistema, IBT por exemplo.
 
fazeres isso de meteres as duas fontes sendo que uma delas seria para ligar apenas aos discos parece-me ser uma boa soluçao de recurso mas aconselhava-te a comprares uma fonte um pouco melhor para poderes ligar tudo

e não te aconselho a correr qualquer programa que stresse ou que seja muito pesado enquanto tiveres essas fontes no pc
 
Última edição:
Bom, antes de mais obrigado por ajudarem...

...neste momento tenho 2 respostas contraditorias...

Quase que arriscava a dizer que, se não tens problemas, não mexas.
Teste com algum software que puxe pelo sistema, IBT por exemplo.

bom o sistema ja fez as actualizções da net, ja as instalou, ja teve a passar grandes quantidades de ficheiros duns discos para outros e ate ver nada, esta bastante estavel o sistema, estou com o XP ultimate 32 bits...

não faço a minima ideia do que seja um IBT mas obrigado na mesma :D

fazeres isso de meteres as duas fontes sendo que uma delas seria para ligar apenas aos discos parece-me ser uma boa soluçao de recurso mas aconselhava-te a comprares uma fonte um pouco melhor para poderes ligar tudo

e não te aconselho a correr qualquer programa que stresse ou que seja muito pesado enquanto tiveres essas fontes no pc

...não queria estar a investir muito nesta maquina, ela toda foi feita com material que tinha ca em casa que fui aproveitando de algusn pc's que ia arranjando, so tive mesmo de comprar o cooler para o cpu e massa termica e já ficou caro lol por isso se conseguisse dar uso as fontes era melhor...no maximo esta fonte pode estoirar certo? se assim for nao ha crise ainda tenho mais 2as lol ...um dos problemas tambem em relação as fontes é que esta board e mt antiga inda usa conectores ATX v.1.0 "fichas 20 pinos" nao sei se sera facil encontrar material novo...e barato nao sei...como disse nao queria mesmo gastar mais na maquina, para o que é está muito boa mesmo!

Abraço
 
Acho que deves ligar as duas fontes. Se tiveres espaço na caixa e não fizer muito mais barulho é mais seguro...

A fonte deve estar mesmo a puxar imenso e pode estar no limite e ir a vida levando o resto com ela. Apesar de ser um pc sem grande valor para ti (pelo que percebi) tem sempre funçao!

Quanto ao IBT é um programa desenvolvido pela Intel para testar os processadores sobe stress podes ver aqui mais informações: Intel Burn Test

Cumpz
 
Ok já saquei o programa, obrigado pela ajuda...

...logo quando chegar a casa já exponho a maquina a teste a ver como ela se porta...
já estive a ver o programa tem la um espaço para colocar um valor, tem como predefinição "5", significa que ele vai fazer teste durante 5 minutos??

...depois de tirar as devidas conclusões irei estudar o processo para implementar a 2ª fonte...espaço no interior da caixa tenho, ainda não tirei medidas mas deve caber, caso contrario também poderá muito bem ficar no exterior, a estética não é problema...
 
Ok já saquei o programa, obrigado pela ajuda...

...logo quando chegar a casa já exponho a maquina a teste a ver como ela se porta...
já estive a ver o programa tem la um espaço para colocar um valor, tem como predefinição "5", significa que ele vai fazer teste durante 5 minutos??

...depois de tirar as devidas conclusões irei estudar o processo para implementar a 2ª fonte...espaço no interior da caixa tenho, ainda não tirei medidas mas deve caber, caso contrario também poderá muito bem ficar no exterior, a estética não é problema...

isso e o numero de vezes que o programa vai correr sem parar quanto mais vezes o fazer melhor vais ficar a saber o quanto estável esta o teu pc
 
Ok já saquei o programa, obrigado pela ajuda...

...logo quando chegar a casa já exponho a maquina a teste a ver como ela se porta...
já estive a ver o programa tem la um espaço para colocar um valor, tem como predefinição "5", significa que ele vai fazer teste durante 5 minutos??

...depois de tirar as devidas conclusões irei estudar o processo para implementar a 2ª fonte...espaço no interior da caixa tenho, ainda não tirei medidas mas deve caber, caso contrario também poderá muito bem ficar no exterior, a estética não é problema...

Visita este site para medir o consumo em watts do teu pc

http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Para ligar as duas fontes tens este tutorial

http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp


:009: A minha formação é de electrónica, saudades de fazer umas brincadeiras...
:009: Abraço
 
humm, se fosse eu se assim está estavel deixava assim...
Senão comprava uma fonte de 700 ou mesmo 500 e da na boa, hoje em dias tens fontes de 500 600 super baratas não vale a pena tares a meter duas em paralelo

ps: minha opinião claro
 
Visita este site para medir o consumo em watts do teu pc

http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Para ligar as duas fontes tens este tutorial ?????

http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp? ? ? ?



:009: A minha formação é de electrónica, saudades de fazer umas brincadeiras...
:009: Abraço

Já fiz os cálculos por alto e deu me 230W...ou seja a fonte de 250W esta dentro dos parâmetros! Gostei bastante da pagina de calculo, sempre da para ter uma ideia de que fonte optar aquando se tem que montar uma maquina...sendo a fonte um dos componentes mais importantes numa maquina e a quem não ligue a isso!

O link para o tutorial é que deves te ter enganado e copias te o mesmo da pagina de calculo...

Obrigado pela ajuda...
 
Já fiz os cálculos por alto e deu me 230W...ou seja a fonte de 250W esta dentro dos parâmetros! Gostei bastante da pagina de calculo, sempre da para ter uma ideia de que fonte optar aquando se tem que montar uma maquina...sendo a fonte um dos componentes mais importantes numa maquina e a quem não ligue a isso!

O link para o tutorial é que deves te ter enganado e copias te o mesmo da pagina de calculo...

Obrigado pela ajuda...

Se te da 230W e a fonte e de 250 nao arrisques, nao te esquecas que a fonte nao debita o que anuncia ;)
 
Deixo aqui o 1º teste com o IBT!

42823968.jpg



Temperaturas brutais, nunca pensei...a menos que o programa nao esteja a dar temps correctas....

Digam da vossa justiça!

Abraço
 
Já fiz os cálculos por alto e deu me 230W...ou seja a fonte de 250W esta dentro dos parâmetros! Gostei bastante da pagina de calculo, sempre da para ter uma ideia de que fonte optar aquando se tem que montar uma maquina...sendo a fonte um dos componentes mais importantes numa maquina e a quem não ligue a isso!

O link para o tutorial é que deves te ter enganado e copias te o mesmo da pagina de calculo...

Obrigado pela ajuda...

:009: Tens razão, aqui vai o link:http://www.casemodbr.com/artigos/visualizar.php?id=8
:009:Desta forma, aproveitando a característica " Soft On/Off " das fontes ATX, as fontes ligam-se e desligam-se ao mesmo tempo.
:009: Se quiseres saber mais: http://www.infowester.com/fonteatatx.php
Abraço
 
Se te da 230W e a fonte e de 250 nao arrisques, nao te esquecas que a fonte nao debita o que anuncia ;)

Errado.

Algumas fontes conseguem fornecer a potência anunciada, e até mais.

O problema é que os fabricantes de fontes de linha branca colocam as correntes de pico - que só podem ocorrer durante curtos períodos - e não as de fornecimento contínuo.

Logo, uma margem de 20W numa fonte velha/OEM não é suficiente devido à diminuição da fiabilidade com o uso.
 
Já agora, os meus 2 centimos...

Eu tenho duas fontes em parelelo.. na altura não tinha € para uma boa... comprei uma barata, e mais tarde comprei outra barata... uma de 50 e tal e outra de 400 e tal... a caixa permite levar duas...

Ontopic, no meu caso, liguei os negativos de ambas as fontes, e depois liguei o "verde" de ambas, da ficha atx, quando a board liga, manda a segunda fonte ligar. Já tenho isto há um par de anos e ainda não tive problemas.

http://skylab.org/~chugga/mpegbox/pictures/z_mbconatxmain.gif
http://attachments.techguy.org/attachments/107052d1180393611/20-pin-atx-pinout.gif
 
HEHEH obrigadinha pela esmola...

Logo quando chegar a casa ja me vou aventurar...

Depois se ainda der tempo tiro umas pic's...

Abraço e obrigado a todos os que participaram...
 
Boas...
Venho aqui desenterrar este tópico que eu mesmo criei para dizer que a maquina esta concluída e a bombar fortemente com as duas fontes ATX de 250W cada...
Realmente não teve nada que saber, apenas chantar os fios verdes (power-on) e 2 pretos (comum ou massa) e voilá elas ligam/desligam ao mesmo tempo e agr já não me preocupo com falta de power na torre!
Obrigado a todos os que participaram, os moderadores se acharem por bem fechar o topico estão a vontade!

Abraço
 
Back
Topo