1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Hardware p/ montar uma pequena rede

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por peter alien, 18 de Julho de 2003. (Respostas: 9; Visualizações: 846)

1. peter alien

peter alien Power Member

Eu gostaria de montar uma pequena rede, mas em matéria de hardware tenho algumas dúvidas.

Que tipo de placa de rede devo utilizar 10 ou 100 Mbits, e de que marca fiável ?

E que tipo de cabo e fichas devo utilizar ?

2. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

Boas.
    Penso que precisas das placas de rede 100 Mbits/s, marcas não sei.
    Precisas de cabos crossover ligados nas extremidades por fichas Rj45.
    E precisas de um router penso eu.
    Isso é para o ppl mais experiente em redes opinar, pois eu nunca montei uma rede, mas deve ser algo simples.

3. Biker_

Biker_ Power Member

Essa "pequena rede" é suposta ter quantos PC's?
    Quanto às placas hoje em dia quase todas são 100Mbits. As melhores penso que são as que têm os chips Realtek.
    Eu uso as Micronet que são excelentes, mas tb podes encontrar outras com chips Realtek e mais baratas.
    O cabo depende do métedo usado para ligar os PC's. Se for uma rede de 2 PC's, por exemplo, apenas ligada através das placas de rede é cabo cruzado, como o Feiticeiro já disse, caso uses um Hub ou um Router os cabos já não serão cruzados.

4. peter alien

peter alien Power Member

A rede terá 1 server + 6 clientes (s/ acessos á Internet).

Já agora existe algum limite para o comprimento dos cabos, e qual é a diferença entre um Hub e um Router.

5. Biker_

Biker_ Power Member

Então o melhor é teres um hub ou um router onde ligas esse servidor e dp cada cliente terá tb uma placa de rede onde ligarás a esse hub ou router. Atenção que os cabos não são cruzados!
    Existe um limite, não tenho a certeza (já não me lembro das aulas de redes), mas acho que ando à volta dos 150m.

6. apoc

apoc Power Member

se não é para partilha de net usa um hub. marcas particularmente gosto da edimax. qt aos cabos se forem de qualidade acho q podes contar até 250 metros salvo erro.

7. Tafinho

Tafinho Power Member

Min 2 metros entre activos e máx de 100m , tudo o resto é confiar na sorte

8. peter alien

peter alien Power Member

:) brigado pelas vossas respostas.

9. Mig

Mig Power Member

Question:
    O que são cabos activos? :rolleyes:

10. Tafinho

Tafinho Power Member

Não são os cabos, são as pontas
    Fichas ligadas a alguma coisa funcional...
    por ex hub, switch , placa de rede...

No entanto podem-se ligar 2 cabos de 1 metro cada entre 2 dispositivos, deste que o comprimento total seja >= 2m

Partilhar esta Página