Hardware PS4 vs Xbox One

Status
Fechado a novas mensagens.

chauffage

Power Member
Although Microsoft did its best to minimize AMD’s role in all of this, the Xbox One features a semi-custom 28nm APU designed with AMD. If this sounds familiar it’s because the strategy is very similar to what Sony employed for the PS4’s silicon.
The phrase semi-custom comes from the fact that AMD is leveraging much of its already developed IP for the SoC. On the CPU front we have two Jaguar compute units, each one with four independent processor cores and a shared 2MB L2 cache. The combination of the two give the Xbox One its 8-core CPU. This is the same basic layout of the PS4‘s SoC.
If you’re not familiar with it, Jaguar is the follow-on to AMD’s Bobcat core - think of it as AMD’s answer to the Intel Atom. Jaguar is a 2-issue OoO architecture, but with roughly 20% higher IPC than Bobcat thanks to a number of tweaks. In ARM terms we’re talking about something that’s faster than a Cortex A15. I expect Jaguar to be close but likely fall behind Intel’s Silvermont, at least at the highest shipping frequencies. Jaguar is the foundation of AMD’s Kabini and Temash APUs, where it will ship first. I’ll have a deeper architectural look at Jaguar later this week.(...)
ppMUrKu.png

SdS83jF.png



Fonte:http://www.anandtech.com/show/6972/xbox-one-hardware-compared-to-playstation-4
 
Em termos de hardware, a PS4 ganha com uma boa margem.
Já na PS3, vários estúdios da Sony mostraram uma boa vantagem gráfica em relação à Xbox360, aproveitando o hardware como deve ser.
Na PS4, com mais 50% de capacidade de processamento no GPU, em relação à Xbox One, é uma diferença significativa e em jogos first party da Sony, essa diferença será bem notória.
Mesmo em jogos third party, esta diferença vai permitir uso de maior resolução, filtros de melhor qualidade, efeitos com melhor precisão e até a adição de features gráficas superiores às presentes na Xbox One.
 
Excelente tópico. Horus, como entendido na matéria, como achas que vai ser em relação aos Devs que vão ficar na Xbox One? Vão programar tendo em conta o hardware da Xbox One, não irão capar as suas possibilidades? Vão portar os jogos para PS4 e não aproveitar o seu maior potencial? Talvez da forma que referiste, maiores resoluções e até frames. Vamos ver.
 
Se as duas consolas venderem em quantidades semelhantes, os devs vão apontar para o mínimo denominador comum, que é a Xbox One. Assim, todo o trabalho gráfico será feito de acordo com as capacidades desta.
Depois na PS4, limitam-se a aproveitar para implementar coisas rápidas e baratas, como aumentar a resolução, implementar melhores níveis de AF e AA, umas sombras com mais precisão, mais umas fontes de luz e pouco mais.
Ainda teremos estúdios que poderão gastar um pouco mais de tempo e dinheiro, e poderão colocar algumas texturas com maior resolução, mais efeitos de física a correr no GPU, algumas personagens com mais detalhe, etc.

Mas o melhor virá dos estúdios da Sony e nesses jogos, com 50% mais de poder, a diferença gráfica será muito grande. Com a publicidade certa a Sony pode capitalizar em grande neste aspecto.
Por muito que se diga que a jogabilidade é que importam, os gráficos são a primeira coisa que a maior parte das pessoas vê e acaba por ajudar a vender muito.

Ainda cheguei a pensar que a MS, com hardware mais barato, podia colocar o preço da Xbox One a um preço mais baixo e assim ganhar uma boa vantagem sobre a Sony, mas com o kinect, o preço da consola sobe. Se tivermos em conta o custo de desenvolvimento unicamente para um aparelho, a Xbox One, não me admirava que o kinect fosse mais caro do que a diferença de preço entre o GPU da PS4 e o da Xbox One.
Claro que a MS pode subsidiar a Xbox e coloca-la a um preço mais baixo, mas isso pode custar bom dinheiro e numa altura de crise e com o Windows 8 falhar as vendas, não deve haver muita vontade dos investidores da MS em perder muito dinheiro.
 
Em termos de hardware, a PS4 ganha com uma boa margem.
Já na PS3, vários estúdios da Sony mostraram uma boa vantagem gráfica em relação à Xbox360, aproveitando o hardware como deve ser.
Na PS4, com mais 50% de capacidade de processamento no GPU, em relação à Xbox One, é uma diferença significativa e em jogos first party da Sony, essa diferença será bem notória.
Mesmo em jogos third party, esta diferença vai permitir uso de maior resolução, filtros de melhor qualidade, efeitos com melhor precisão e até a adição de features gráficas superiores às presentes na Xbox One.

ate parece verdade o que disseste,nunca devias ter jogado forza,gears ou halo. diz-me quais na ps3 são superiores graficamente a estes 3 que referi. e não é por uma consola ser superior no papel que isto aconteça depois na realidade,alias aconteceu isso nas consolas actuais ao contrario do que dizes. nenhuma se destacou,foi sempre muito ela por ela...

PS: quanto ao preço vai ser 499€,o que não esta caro para uma consola nova...
 
Na PS4, com mais 50% de capacidade de processamento no GPU, em relação à Xbox One, é uma diferença significativa e em jogos first party da Sony, essa diferença será bem notória.

Será se os Devs quiserem... podem "guiar-se" pela plataforma com menos potência e limitar artificialmente a PS4...

Para mim, caso eu fosse comprar uma das duas, iria para a PS4
 
Eu acho que o que os Devs vão começar a fazer, é ter o PC como plataforma de criação e de base aos jogos, depois irão passar para a PS4 e Xbox One. Como a arquitectura é a mesma não sei se, se pode chamar "portar" como actualmente se chama. O único contra desta minha ideia é mesmo os custos, penso que para Xbox One e PS4, saia mais barato o desenvolvimento que no PC ( muitas configs vs 1 só config de hardware).
 
Eu acho que o que os Devs vão começar a fazer, é ter o PC como plataforma de criação e de base aos jogos, depois irão passar para a PS4 e Xbox One. Como a arquitectura é a mesma não sei se, se pode chamar "portar" como actualmente se chama. O único contra desta minha ideia é mesmo os custos, penso que para Xbox One e PS4, saia mais barato o desenvolvimento que no PC ( muitas configs vs 1 só config de hardware).

Isso já acontece hoje em dia, dai a xbox 360 na maioria dos jogos ter os gráficos melhores. Não é que a PS3 seja inferior, pelo contrário até é superior em hardware, mas na prática as editoras não estão para investir em horas de código e o port pc->xbox que é mais simples fica com melhores resultados na maioria dos casos. (basta procurar na net comparações e podem ver os resultados).

A PS4 desta vez espero que vá de encontro ao que a XBOX/PC utilizam. Já agora falando em aumentar a resolução, o fifa 13 na xbox tem 1080p de output e na ps3 720p, é só mais um exemplo de como não estão para optimizar o código para a ps3.
Mas agora vamos esperar para ver o que vai sair daqui pois o que conta é o que vem para a frente e a sony parece ter corrigido os erros do passado.
 
Eu ia definitivamente para a PS4. Xbox Live paga-se e esse não é o caso na PSN. Além do mais, conheço mais gente com Playstations que Xboxes logo tinha mais interesse em estar do lado Sony. Mas aposto que nos EUA a Xbox vai vender mais que a PS4, no Japão o contrário, na Europa não faço ideia...
Em termos de hardware acho que o da Xbox é ligeiramente inferior pois tiveram que cortar custos para meter o Kinect e manterem um preço competitivo. No entanto, como estas consolas não têm que se preocupar muito em correr OSes completos e pesadões (embora a Xbox vá ter 3 OSes) acho que no início do ciclo de vida não se vai ver grande diferença nos jogos para as duas plataformas.

Com o decorrer do tempo, se a PS4 vender mais unidades que Xbox então esta pode ter problemas porque os devs podem apostar mais em jogos mais poderosos para PS4 e ports mais fracos para a Xbox (embora acho que desta vez não vá ser grande problema por usarem a mesma arquitectura). Isso levará os gamers a escolherem a PS4 cada vez mais.
Se a Xbox vender mais unidades o máximo que acontece á PS4 serão ports que não aproveitam todo o seu potencial. Mas os ports continuarão por lá e os exclusivos PS4 com superior capacidade gráfica atrairão sempre gente.
Para gamers parece-me que a PS4 leva vantagem mas ainda falta saber preço de ambas. E depois temos as outras características da Xbox que também são bastante interessantes...
 
ate parece verdade o que disseste,nunca devias ter jogado forza,gears ou halo. diz-me quais na ps3 são superiores graficamente a estes 3 que referi. e não é por uma consola ser superior no papel que isto aconteça depois na realidade,alias aconteceu isso nas consolas actuais ao contrario do que dizes. nenhuma se destacou,foi sempre muito ela por ela...

PS: quanto ao preço vai ser 499€,o que não esta caro para uma consola nova...

Sim, joguei o Halo e Gears na Xbox 360. Tive tanto a PS3 como a Xbox 360 e por isso sei onde estavam os jogos com melhores gráficos. O Uncharted 3, GOW3 e Last of Us são bons exemplos de como a PS3, quando bem aproveitada consegue ter melhores gráficos do que a Xbox 360. Não digo que a diferença seja abismal, mas existia.

Será se os Devs quiserem... podem "guiar-se" pela plataforma com menos potência e limitar artificialmente a PS4...

Para mim, caso eu fosse comprar uma das duas, iria para a PS4

Como eu disse em cima, se as duas venderem o mesmo, irão apontar para o mínimo denominador comum e fazer os jogos considerando o hardware mais fraco da Xbox One, depois metem mais umas coisas, dependendo do orçamento que tenham. Aumentar a resolução de um jogo, ou colocar melhor AA e AF são coisas muito fáceis de fazer e que melhoram sempre a qualidade gráfica de uma forma bem visível.
Mesmo que não melhorem muito o aspecto gráfico do jogo, pela vantagem de poder de hardware, a PS4 terá sempre frame rates mais suaves e menos quedas de fps, o que se traduz sempre em melhor jogabilidade.
 
Última edição:
A MS realmente fez umas escolhas "estranhas", preferiu usar DDR3 e usar eSRAM, e isto só por si deve ocupar boa parte da área do SOC

To make up for the gap, Microsoft added embedded SRAM on die (not eDRAM, less area efficient but lower latency and doesn't need refreshing). All information points to 32MB of 6T-SRAM, or roughly 1.6 billion transistors for this memory.

se calhar daí o GPU ter apenas 12CU em vez dos 18CU da PS4.

Também já era de esperar que a XBox não fosse apenas uma consola, iria servir com centro multimédia, mas usar dois SO a correr numa VM?

The Xbox One is powered by two independent OSes running on a custom version of Microsoft’s Hyper-V hypervisor. Microsoft made the hypervisor very lightweight, and created hard partitions of system resources for the two OSes that run on top of it: the Xbox OS and the Windows kernel. The Xbox OS is used to play games, while the Windows kernel effectively handles all apps (as well as things like some of the processing for Kinect inputs). Since both OSes are just VMs on the same hypervisor, they are both running simultaneously all of the time, enabling seamless switching between the two.

A vantagem das consolas era precisamente não terem de lidar com um OS genérico como o WIndows, ainda que este deva ser mais "leve".
 
Outra coisa a considerar é que o kinect não é gratuito em termos de recursos do sistema, mesmo considerando que tem hardware próprio.
Irá sempre requerer memória e ciclos do CPU/GPU de forma a integrar-se com os jogos. O seu impacto irá depender do nível de optimização do hardware e software do kinect e do sistema, mas terá sempre um impacto.

Há uma dúvida que fiquei após ver o tamanho da Xbox One. O hardware da PS4 não é apenas mais potente, mas também consome mais e vai libertar mais calor.
Por isso, das duas uma, ou a Xbox One tem um sistema de cooling mais fraco do que o da PS4 e precisa de mais espaço, ou então a PS4 vai ser ainda maior do que a Xbox One,
 
Última edição:
Sempre tive a Xbox como preferência, mas acho que desta vez a Microsoft fez algumas asneiras que lhe poderão sair caro. Já ouvi falar em registos e etc para prevenir uso de jogos em 2ª mão. Isso se for mesmo como dizem, acho que já é um abuso da parte deles.
 
Basicamente podes vender o jogo a alguem, mas essa pessoa tem de comprar uma licença mais barata por ex 10€ para poder usufruir do jogo...

O mercado dos jogos usados vai à vida... tinhas de vender o jogo extremamente mais baixo para compensar os "10€" que o comprador teria de pagar à MS para poder usar o jogo.
 
Sempre tive a Xbox como preferência, mas acho que desta vez a Microsoft fez algumas asneiras que lhe poderão sair caro. Já ouvi falar em registos e etc para prevenir uso de jogos em 2ª mão. Isso se for mesmo como dizem, acho que já é um abuso da parte deles.

Para jogos usados será preciso pagar uma taxa adicional para activar o jogo noutra conta. Não creio que o preço desta taxa seja tão baixo como 10 euros, acredito em algo entre os 20 e 30 euros, mas também há quem ache que este valor será mais próximo do valor de um jogo novo.
Depois ainda tens a obrigatoriedade de ter a consola quase sempre ligada. Podes estar algum tempo, ainda não definido pela MS, com ela desligada da rede, mas a certa altura será preciso ligar e validar a consola ou então não jogas.
 
O mais preocupante é a consola estar sempre ligada para se poder usar as "gimmicks" do "Xbox on"... Se tiver sempre ligação à net pior...
Basta arranjarem maneira de hackar e infectar as consolas (tipo... pc's...) e o kinect serve como webcam para a malta depravada...
 
Sou só eu que vejo este aproximar da arquitectura das consolas como um "renascer" dos pc's para gaming? Ou toda a gente vê isto como a morte do Pc?

De qualquer modo penso que toda a gente fica a ganhar com isto. E que vêm ai tempos de grandes avanços nos jogos!
 
Podes estar algum tempo, ainda não definido pela MS, com ela desligada da rede, mas a certa altura será preciso ligar e validar a consola ou então não jogas.

24h.
Só pode passar um dia sem se ligar à net.


O maior fail, a nível de opinião pessoal.

O segundo maior é apontarem demasiado ao mercado da tv, eventualmente a antecipar uma 'iTv' da Apple.
Vamos lá ver como vai ser o marketing fora dos States, mas parece-me que fora do território dos States a Sony vai ter boa vantagem.
Americano que é americano acha que o seu país é 'O' mundo, e acho que a Microsoft do que foi revelado até agora demonstrou visão semelhante e isto pode custar caro.

A ps4 vai ser lançada em data próxima e se esta ganhar maior embalagem no resto do mundo os dev's com o tempo vão focar-se mais no seu hardware, isso resulta em jogos optimizados com melhor aspecto e isto resulta..em mais vendas.




No curto prazo não planeio comprar nenhuma das novas consolas, a médio prazo é provável que compre e até estava com curiosidade para eventualmente comprar a minha primeira xbox, mas com isto do 'sempre online' [ler 1 vez por dia], é totalmente para esquecer. Ainda não faz sentido exigir isso aos utilizadores, talvez daqui a meia dúzia de anos quando houver rumores da geração sucessora desta, onde net via LTE/sem fios [e com fios, via fibra] estará mais avançada, actualmente não.
 
Última edição:
Eu vejo como a vitória do PC, onde este absorve o mercado todo e tudo passa a ser um PC, mesmo que disfarçado com um comando.

Sou só eu que vejo este aproximar da arquitectura das consolas como um "renascer" dos pc's para gaming? Ou toda a gente vê isto como a morte do Pc?

De qualquer modo penso que toda a gente fica a ganhar com isto. E que vêm ai tempos de grandes avanços nos jogos!
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo