1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Hardware superior a req. min mas com má perfom. no ut2004

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por dxwolf, 29 de Março de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 955)

1. dxwolf

dxwolf Power Member

Olá, estou com um problema de performance no jogo Unreal Tournament 2004. Esse problema tem a ver com frames baixas e por vezes em determinados mapas do jogo ocorre um quebra muito repentina de frames e "soluça". Ora, o meu hardware é superior aos requisitos minimos recomendados...

Hardware:
    CPU : Intel(R) Pentium(R) 4 2.6Ghz FSB 800Mhz ( Northwood (tec. hyperthreading) )
    RAM: 1gb DDR 333Mhz
    Placa mãe: ASROCK p4VM890
    Placa Gráfica: (PCI-Express) XFX 8600GT (Edição Fatality) 256MB DDR3
    Fonte de alimentação : 350W

O sistema Operativo que uso é o WINDOWS XP.

Ora, nesta fase eu estou a usar os drivers da nvida disponibilizados no site oficial, nomeadamente a versão 169.21... Já testei com drivers beta superiores mas sempre com o mesmo problema, já para não falar que alguns desses drivers até me crasham o PC.

Regra geral quando se joga online é de esperar que a performance do jogo baixe, mas baixar para 15-19 frames/seg não acho normal. Com este hardware jogo regral geral entre 25- 35 frames... há mapas que efectivamente consigo chegar as 45fps mas por breves instantes, uma vez que baixa logo.

Já fiz Formats e mais re-formats ao pc.. e nada o problema está sempre lá. Incluivé já experimentei uma outra fonte de alimentação (400W) mas também não se devia a isso...

A verdadeira questão é - Porque é que com um Hardware que é superior em muitos aspectos aos recomendado pelo jogo tenho tão tão má performance? Outros colegas com gráficas da serie 6xxx e 7xxx da Nvidia têm em média frames na ordem dos 70 - 80 ... Alguém me pode dar umas dicas? terei eu algum HARDWARE incompativel???

Como nota, testei O 3dMark 2003 e obtive uma pontuacao na ordem dos 10mil... é normal para este computador??

Espero ter deixado a informação mais relevante sobre o meu problema. Gostaria de receber algum feedback se possivel , muito obrigado

PS- uma curiosidade é que a performance é praticamente igual tendo as definições gráficas por defeito ou no maximo...... ( estranho [​IMG] )[​IMG]

2. dxwolf

dxwolf Power Member

Alguma dica???? tb ja instalei os drivers do VIA 4 in 1 para a board (descarreguei do viarena) e sem resultados... testei num mapa que se chama AS-CONVOY e tenho frames entre 15 a 20 :-(

3. Eyeless

Eyeless Power Member

talvez seja alguma incompatibilidade da gráfica com esse jogo, algum programa que tens a correr no win.

4. dxwolf

dxwolf Power Member

Incompatibilidade? tipo o GPU é da nvidia :-S o proprio jogo foi patrocinado pela nvidia.. qt a app a correr em background já testei com apenas os processos necessarios ao sistema e mesmo assim nao obtive resultados... com graficas mais fracas tipo da serie 6xxx ojogo corre a 60fps... e eu com uma placa de 200€ corro a 15? :-( glup!:(,. Sei que o problema não é da grafica , mas tb nao sei como posso verificar de onde vem o problema.. dai eu pedir ajuda :-S

5. WindWalker

WindWalker Power Member

Vê a temperatura do CPU.

Provavelmente este limita a performance da placa gráfica. Faz aí um teste de 3dmark05.

6. rustyballzz

rustyballzz Power Member

Hardware:
    CPU : Intel(R) Pentium(R) 4 2.6Ghz FSB 800Mhz ( Northwood (tec. hyperthreading) )
    RAM: 1gb DDR 333Mhz
    Placa mãe: ASROCK p4VM890
    Placa Gráfica: (PCI-Express) XFX 8600GT (Edição Fatality) 256MB DDR3
    Fonte de alimentação : 350W

o teu pc é fraco e embora a grafica ja seja recente ( tenho uma igual mas digamos que é low/mid-end )
    nao tiras proveito quase nenhum dela, o resto do pc esta a estrangular a grafica, especialmente o cpu.
    a fonte tambem nao ajuda , 350w nao chega para a grafica quanto mais para o pc todo.

cumpz.

7. Eyeless

Eyeless Power Member

exactamente, não tinha visto bem as características do teu PC, a fonte não tem potencia suficiente (até tas com sorte ela ainda não ter queimado). Tens pouca RAM, 1gb DDR a 333 é muito fraca.

8. dxwolf

dxwolf Power Member

relativamente à temperatura esta rondara no maximo na ordem dos 40º.
    Quanto ao 3dmark 05 nem vale a pena testar pq é mt fraco o desempenho, contudo testei o 3dmark 03 e obtenho uma pontuacao na ordem dos 11mil.

Concordo plenamente, o cpu é fraco, contudo é um CPU do ano praticamente que o ut2004 saiu logo nao explica o mau desempenho. Relativamente à fonte, ja testei com uma de 400W( a diferença nao se sente, talvez pq os watts de difernça nao sejam mts...lol) seria aconselhavel qts watts no minimo?

Relativamente há ram seria aconselhavel eu adquirir 2 memorias DDR400 de 1gb? ou se apenas comprasse uma de 1gb ddr400 nao haveria conflito com a minha de 1gb ddr300?

Muito obrigado pelas dicas :-)

9. frog

frog Power Member

Eu acho que um upgrade à board para uma que suportasse DDR2 era mesmo o melhor. Mas nao sei se podes.

10. dxwolf

dxwolf Power Member

Nesta fase upgrade da board esta fora de questão :-( até pq nem 1 ano tem essa board :-( o max que poderia era comprar uma memoria ram...

Curiosidade : Eu instalei o 3dmark01 SE e obtive uma pontuacao de cerca de 6mil( o k é anormal) em algumas vezes ocorreram soluços... no 3dmark03 tenho cerca de 11mil... isto são pontuações normais para este hardware?

11. Rom Hacker

Rom Hacker Banido

Anormal mesmo.
    A minha tem quase o Dobro(Ver My System) no 3DMARK2001SE/2003.
    Pode ser da fonte da alimentação,da temp do GPU...
    Cumps

12. dxwolf

dxwolf Power Member

Última edição: 2 de Abril de 2008
  13. Crusher

Crusher Power Member

Esse processador está mesmo a estragar a performance. E o UT2004 nunca gostou dos P4.

Se experimentares um overclock ao CPU deve ajudar em muito mesmo.

EDIT: Olhando para o resultado do 3DMark 2001 há algo que não está a funcionar bem aí. Na BIOS colocastes "Load Optimized Defaults"?

14. touge_master

touge_master Power Member

nao é do processador

eu joguei esse jogo com um Celeron 2.2 + 256Mb Ram e uma FX5200 :\ a 1680X1050, e corria na perfeiçao em single player com TUDO ao maximo. o jogo é extremamente leve.

tens problemas do genero noutros jogos?

15. Crusher

Crusher Power Member

Agora lembrei-me. Ainda há uns tempos tive que trocar uma motherboard que era uma ASUS e que usa esse mesmo chipset da tua Asrock (salvo erro), e por alguma razão a performance era muito baixa mesmo após um update de BIOS.

Troquei por uma Asrock Conroe1333 D667 (i945P) e já funcionou bem.

16. dxwolf

dxwolf Power Member

17. Crusher

Crusher Power Member

Não quero andar cá com teorias que para alguns podem ser tanga porque cada PC é um PC, mas no meu ponto de vista, chipsets VIA e processadores Intel sobretudo P4 e Core2, não casam.

Se o PC é novo e estiver dentro da garantia, a loja onde o comprastes pode trocar a motherboard caso se chegue a conclusão que a mesma não está a funcionar bem.

18. WindWalker

WindWalker Power Member

Faz lá um teste de carga, i.e., download do SP2004 Orthos, corrê-lo em modo "Small FFT" e vê a temperatura máxima que o CPU atinge.

19. dxwolf

dxwolf Power Member

SP2004log
    Código:
    Type: Small FFTs - stress CPU Min: 8 Max: 32 InPlace: Yes Mem: 8 Time: 15
    CPU: 2614MHz FSB: 200MHz [201MHz x 13.0 est.]
    CPU: 2614MHz FSB: 200MHz [201MHz x 13.0 est.]
    03-04-2008 9:50 
    Launching 2 threads...
    2:Using CPU #1
    1:Using CPU #0
    2:Beginning a continuous self-test to check your computer.
    1:Beginning a continuous self-test to check your computer.
    2:Press Stop to end this test.
    1:Press Stop to end this test.
    2:Test 1, 800000 Lucas-Lehmer iterations of M172031 using 8K FFT length.
    1:Test 1, 800000 Lucas-Lehmer iterations of M172031 using 8K FFT length.
    1:Torture Test ran 5 minutes 37 seconds - 0 errors, 0 warnings.
    2:Torture Test ran 5 minutes 37 seconds - 0 errors, 0 warnings.
    1:Execution halted.

2:Execution halted.

A temperatura que atingiu neste teste de pouco mais de 5 minutos foi de 47graus

Nota: Aparece 2 cpus devido que este cpu é HyperThreading.

Eu como comprei isto as peças e em sitios diferentes nao faço ideia agora se passado 7 meses me trocam de board ... :-S nao comprei o cpu no mesmo sitio nem a grafica lol :-S.

Mas será incompatibilidade entre o P4 da intel com ***** via? será isso o causador?

PS- haverá alguma outra solução de motherboard de socket 478 com uma slot pci Express?

Partilhar esta Página