1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Haskell em Mac OS X

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por jck, 18 de Setembro de 2006. (Respostas: 23; Visualizações: 2350)

1. jck

jck Power Member

É a primeira vez que vou ter de programar em haskell no macbook. Estive á procura de uma versão do ghc (universal) e só encontro para PowerPC. Alguém sabe se existe algum inconveniente?

2. ajax

ajax Banido

3. iStarTAC

iStarTAC Power Member

Ou podes utilizar o darwinports. Que depois de instalado basta fazer:

sudo port install hugs

Ainda não há GHC para i386 em Mac OS X.

4. jck

jck Power Member

thank you very much! :)

5. mpLopes

mpLopes Power Member

Se bem que o hugs não me parece tão bom como o ghc.
    Mas isso já são opiniões, e não podendo optar, bota hugs =)

Viva o Haskell..=)

6. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

não dá para ir buscar o código fonte do HUGS e instalá-lo a partir do código fonte?
    pelo menos nos PowerPC não dá problemas...

quanto ao GHC, podias também tentar compilá-lo tu. se bem que eu nunca experimentei fazê-lo e pelo que me disseram é um pouco complicado.

7. iStarTAC

iStarTAC Power Member

É bastante complicado compilar o GHC, se o problema fosse só este então haveria GHC para Mac OS X através do DarwinPorts ou/e Fink. Acontece que é preciso fazer modificações. Resta-nos esperar ....

Também prefiro o GHC ao HUGS, 1º por ser um compilador (e não um interpretador) e 2º gosto mais das mensagens de erro do GHC.

8. jck

jck Power Member

Já agora que editor usam?

9. Tuaregue

Tuaregue Power Member

Era mais fácil criar um tópico, com todas as linguagem de programação, bem quase todas, e quais os programas que se utilizam nessa linguagens. Compactar toda esta informação num só tópico.

10. Rui_Carlos

Vim

11. mpLopes

mpLopes Power Member

em mac uso subethaedit para editar os ficheiros.
    seja para haskell seja para que linguagem for..

12. Fork

Fork What is folding?

prefiro o jEDIT

o VIM tava me a dar probs ao editar ficheiros

Eu tou a usar o GHC, passou pelo rosseta bem e ta a bombar, so é pena ser o 6.4.1

13. jck

jck Power Member

Pelo menos a versão que tenho do VIM só me aparecem duas cores nos ficheiros com código em haskell.

14. Rui_Carlos

em termos de cores, o Vim não é muito bom para Haskell. mas pode editar o ficheiro "/usr/share/vim/vim62/syntax/haskell.vim" ou algo semelhante para a versão do Terminal ou "/Applications/Vim.app/runtime/syntax/haskell.vim" para a versão "gráfica". é só colocar uma linhas em comentário que já consegues melhorar um pouca as cores...

15. jck

jck Power Member

Só para avisar que a versão do ghc 6.6 já existe para mac OS com processador intel.

16. Simao

Simao Power Member

Ora ai esta uma boa pergunta para começar uma flame war :004:

jEdit quando ha processador/memoria, emacs caso contrario ou na consola..
    .
    =)

17. Fork

Fork What is folding?

Mudei para o Smultron

18. jck

jck Power Member

Ao instalar esta versão do ghc só fica disponivel o comando no terminal, quando estou na pasta onde foi feita a instalação. Senão tiver na pasta dá um erro. Alguem me diz o que tenho de fazer ? :S

19. Rui_Carlos

nos PowerPC os binários do ghc ficavam na pasta "/usr/local/bin", que por omissão não pertence à PATH (nunca percebi porquê, mas pronto...). como tal, se for este o problema, é só adicionar a pasta "/usr/local/bin" à PATH e fica resolvido.

20. jaac

jaac Power Member

Para adicionares à path, editas o ficheiro ~/.bash_profile e colocas lá:
    Código:
    export PATH=$PATH:/usr/local/bin

Partilhar esta Página