Haskell.. Para kem gosta de programar

mpLopes

Power Member
http://www.haskell.org/


Haskell é uma linguagem pouco divulgada e familiar, mas podem crer que está cada vez mais a aparecer, e irá tornar-se em breve numa das linguagens de top..


para quem gosta e aprecia programar, pesquisem e informem-se um pouco sobre esta linguagem..


abraço..
 
isto que disseste foi a brincar não foi? :D :D :D irá tornar-se em breve numa das linguagens de top????? mas se nem o LISP que é o rei das linguagens funcionais conseguiu isso (ok, ganhou um certo estatuto), achas mesmo que será o Haskell que o vai conseguir? oh yeah... :)
 
boas..

pode nao xegar a ser de top, mas vai ficar mt perto disso..

está a dar muito dinheiro neste momento..kem domina dessa *****, tem emprego bem pago garantido..e isso é muito bom
 
Lol passo a explicar!
Haskell eh uma linguagem que tem muitas vantagens em relacao a linguagens imperativas MAS...... Lopes, (lol somos colegas de apartamento estudamos juntos esta cagada mas va) sabes bem que em haskell conseguem em 5 linhas fazer o equivalente a 30 ou 40 linhas em C mas..... Ja te provei por A+B que C eh bem melhor, e mais eficaz!! Agora temos um problema....

O haskell como linguagem funcional torna-se bastante facil de aplicar, mesmo ate (sim ja tive a ler o livro do valença (para quem nao esta a par, pode procurar pelo livro Programaçao Funcional de Manuel Valença e Joao Barros, professores na universidade do minho)) em casos dificeis!!
Tenho um exemplo na familia, que é neste momento tambem ele professor na Uminho e que esta a fazer investigaçao em haskell no ramo de software slicing e ao que parece com bastante sucesso isto porque o haskell goza da propriedade de ser mto "cansado" ou de executar "lazy evaluation" o que torna mais rapido a execucao do programa, pois so executa o que eh realmente necessario!

Ui podia tar aqui 15 dias a falar bem e mal do haskell!! como neste momento tenho para apresentar um trabalho daqui a 2 dias.... ya vou falar MAL! pois ha certos parametros do C que estao encrustrados e que custa a sair!
Este meu amigo teve cerca de 30 min a explicar-me recursividade e que os while's nao existem em haskell! Paxorra de santo!

Va vou voltar ao trabalho e deixo a discussao em aceso!
Querem procurar ?

http://www.haskell.org/

ou

http://www.haskell.org/hawiki/

abraços
 
fap disse:
isto que disseste foi a brincar não foi? :D :D :D irá tornar-se em breve numa das linguagens de top????? mas se nem o LISP que é o rei das linguagens funcionais conseguiu isso (ok, ganhou um certo estatuto), achas mesmo que será o Haskell que o vai conseguir? oh yeah... :)


Ahhh LISP aka Lots Of Irritating Parentesis, tive de fazer uma rotina para o AutoCAD em LISP, no final sabia mais que o prof :D Quando lá ia tirar dúvidas ele respondia "Oh Nuno, vá-se lá embora... não me pergunte nada" :D

Tirei a melhor nota e os dois caramelos que se colaram a mim sem fazer/perceber nada ainfa ficaram com um 16 :D
 
Não, mas tirei lá o curso :D

Os profs que na altura percebiam menos que eu eram os de desenho e sistemas de representação computacional, Prof. Monteiro (Teóricas) e Flores (o meu das práticas, mas na generalidade, nenhum dos profs da cadeira percebia daquilo :D)

Tendo uma peça desenhada a 3d em CAD, o que o programa fazia era ler um ficheiro CNC e simular o aspecto final da maquinação da peça no CAD, passo a passo, ferramenta a ferramenta :)

Era giro :D
 
Ajuda Em Haskell

BOm dia,

Estudo Haskell via um curso On line, e preciso de uma ajuda urgente.

Preciso entregar um trabalho ainda hj com uma funçao alternativa para o CONCAT , usando a assinatura original concat :: [[a]] -> [a] .

Alguem poderia me ajudar ???????

[email protected]
 
Tens PM..

A função que te mandei foi sem sequer ver a função original, por isso espero que seja alternativa..

a não ser que tenha feito sem querer a mesma função, mas isso seria muita sorte.
ve la isso e se por acaso é a mesma que a função original, diz que eu faço outra ok?
 
Já agora e desconhecendo o nivel em que te encontras nesse curso, deixo ficar aqui o que considero ser a melhor função (alternativa) do concat:

concat = foldr append empty

Espero que chegues brevemente a aprender a programar haskell desta forma, e assim sim vais ficar maravilhado com o haskell..
 
pessoal eu estou em LESI na UM e so digo que nao pesco nada de haskell!nas aulas praticas so vejo lume! teoricas igual! (faltei as 2 primeiras :s) o meu stor é o Joao Barros (aka jbb) ate esplica bem mas eu gostava de saber se nao ha por ai algum tuturial em portugues com 1 pekena introduçao ao haskell...tnho 1 work pa fazer chapeu!!
thnks
 
LESI na UM

Neo4 disse:
pessoal eu estou em LESI na UM e so digo que nao pesco nada de haskell!nas aulas praticas so vejo lume! teoricas igual! (faltei as 2 primeiras :s) o meu stor é o Joao Barros (aka jbb) ate esplica bem mas eu gostava de saber se nao ha por ai algum tuturial em portugues com 1 pekena introduçao ao haskell...tnho 1 work pa fazer chapeu!!
thnks

Dou-te uma dica de conhecedor... Não repitas as calinadas de português que dás aqui no forum, nos exames/trabalhos de informática, pq senão para além de não fazeres as cadeiras, arriscas-te a ter o teu nome gravado no quadro numa aula de AC (Proença) ou DSI (Martins) ou PPII (Pedro h.) etc, com o docente a gozar com a tua capacidade de expressão... Tenho a certeza que se algum aluno me entreguasse um trabalho/exame com tantos erros ortográficas, o recambiava para o Curso de Português/Latin.

Quanto ao Haskell.
É simples tal como o prolog, camila, xmeetoo, etc etc...
Melhor... Torna-se simples depois de passares umas horas no PC a tentar fazer os exercicios, pois adquires o raciocinio necessário e muito particular neste tipo de paradigma.

Quando digo horas no PC, não é a olhar para os exercicios 10m, e jogar 2h :rolleyes: ...
Para tudo é necessário trabalho, e com o curso de LESI passa-se o mesmo.
Se foste para LESI sem nenhuma experiencia em programação (raciocinio no desenvolvimento de software) então aplicas-te um bocadinho mais e vais ver que tudo se faz facilmente.
 
Neo4 disse:
pessoal eu estou em LESI na UM e so digo que nao pesco nada de haskell!nas aulas praticas so vejo lume! teoricas igual! (faltei as 2 primeiras :s) o meu stor é o Joao Barros (aka jbb) ate esplica bem mas eu gostava de saber se nao ha por ai algum tuturial em portugues com 1 pekena introduçao ao haskell...tnho 1 work pa fazer chapeu!!
thnks

lol o JBB, dás-lhe umas ganzas que ele fica logo teu amigo.

Haskell sinceramente não tou a ver para que vai servir andares a aprender isso... talvez para daqui a uns anos... Mas tambem sinceramente isto de linguagens de programação é mais para nos habituarmos pois qd acabarem o curso tem que aprender uma linguagem nova que não vo sensinaram na universidade.
 
[N] disse:
lol o JBB, dás-lhe umas ganzas que ele fica logo teu amigo.

Haskell sinceramente não tou a ver para que vai servir andares a aprender isso... talvez para daqui a uns anos... Mas tambem sinceramente isto de linguagens de programação é mais para nos habituarmos pois qd acabarem o curso tem que aprender uma linguagem nova que não vo sensinaram na universidade.

@neo

tas e es meu caloiro! :P ja te apanho 2a feira :D

@[N]

pah... o jbb so' eh o maior barao do DI da universidade... o homem tem uma cabeça que ate faz do'
Quanto a haskell nao servir para nada... pah.. serve... infelizmente ja cai' na realidade e serve mesmo... sempre fui adepto incondicional do C (e continuo a ser) mas o haskell tem ali ***** koisinha que faz os seus milagres (e tou a ver isso agr em MPI, se conheces o curso sabes que cadeira se trata).
A brutalidade do haskell em relaçao ao C (por ex.. existem mtas outras nesta situaçao) eh sem duvida o polimorfismo... transformas o que queres, no que queres... ponto.
de resto.. eh trabalhar com a recursividade (no caso de PPI) e para nos em MPI eh usar a "cola" como lhe chama o professor Bacelar (outro barao do haskell)

Neo, se achas que nao percebeste puto de haskell devias ter ido (infelizmente nao pude comparecer mas relato-te aquilo que o meu companheiro de casa me contou) ah "palestra" de programacao funcional que houve... parece que foi qualquer coisa de brutal em que ah mesa estavam sentados todos os "baroes" de programacao funcional da universidade... a falarem de point free como quem bebe agua...

Enfim, tenho agr de fazer um trabalho que consta na resolucao do sudoku... em haskell... como disse aos meus colegas em C ate se fazia... em haskell vai ser dureza, ate pk nao sei como trabalhar com matrizes em haskell (ou melhor, sei mas baralha-me, seriam as listas de listas, ou [[_],[_],[_]] ou ate com [(_),(_),(_)] (este segundo exemplo ja nao seriam listas de listas (nao sei como lhe vou pegar...))

Ja fiz o meu discurso...
Haskell sim... mas com moderaçao... eh potente (so as listas serem dinamicas ja parte a loiça) mas tem uma compreensao um pouco dificil.
Como disse o inginheiro... estuda.

Abraço
 
Mais um adepto de haskell e aluno de LESI da UM..

Estou no 3º ano (como tal tb és meu caloiro...:D:D:D) e continuo a ter haskell, por isso é bom que comeces a perder tempo com isso e a estudar isso..e nao comeces a meter na cabeça que nao gostas disso pk senao tas desgraçado..

Vai-te mentalizando que isso é fixe, e daki a uns tempos vai curtir mt mais isso do que outra linguagem de programação qq, seja ela funcional ou nao..

Quanto ao tutorial, procura por um livro do professor Valença, em portugues, pk isso é o que há mais por aí, e ate se aprende qq coisa..no meu caso nao aprendi mt, pk na altura entrei na segunda fase e nao tive a sorte de puder ir as aulas e como tal li o livro mts mts vezes e nao me serviu de nada..moral da historia: faltar as aulas nao te ajuda em nada..

Tens k ir as aulas, tens k perder tempo com as coisas, a estudar..
Se tens como objectivo não ir as aulas, dizer k nao percebes nada, e pedir num forum para te fazerem os trabalhos, muda de curso urgentemente!
 
Back
Topo