Equipamento Hasselblad X1D - Mirrorless Médio Formato

strobe

Moderador
Staff
Livestream do lançamento:

Especificações do corpo (em destaque):
50 MPix, 42.8 x 32.9 mm (5.3 x 5.3 microns por pixel)
Obturador de 60 min a 1/2000 s (mesmo para flash sync) com objetivas XCD.
ISO 100 a 25600
AF por contraste (nada de phase-detect)
EVF 2.36 MPix
Ecrã 3.0", 920K pixels (fixo)
Armazenamento: 2x SD
Ligações: USB 3.0 tipo C, mini HDMI, audio in e out
Wi-Fi a-b-g-n-ac integrado
GPS integrado
725g (incluindo baterias)

Do sistema/objetivas
Pode usar objetivas do sistema H com um adaptador
Objetivas XCD com shutter integrado
 
Última edição:
Sim. Penso que o leaf shutter é o standard em médio formato.

Mas não percebi a que se refere o @Pedro_dias por "distância correta ao sensor". Ao que me parece, isto é um novo sistema, com novas lentes e com flange distance (ainda) desconhecido.
 
Strobe era mesmo á flange distance que me referia!
Parece ter a mesma distância de uma A7.

No site da Hasselblad estão lá a especificações completas para poderes actualizar o tópico!
 
Já atualizei.

Ainda não encontrei nenhum valor concreto para a flange distance. Ser a mesma da A7 é perfeitamente possível.
 
Aquelas prestações em ISO elevado é que eu não entendo.
Mais nenhuma MF consegue tal proeza...

E, comparando imagens de uma X1D com outras FF, não me parece que seja assim...

Mas é o DXO a ser DXO ;)

Pior é o pessoal basear-se apenas nos scores do DXO, para avaliar uma máquina.
 
logo que a DxOMark fizesse testes aos sensores de médio formato estes iriam, naturalmente, para o topo da lista

Esta não é a primeira MF testada pela DxOmark. À frente da segunda melhor MF testada estão 14 máquinas com sensor FF.

Aquelas prestações em ISO elevado é que eu não entendo.

1. Tecnologia mais recente

2. Pixels relativamente grandes para os padrões atuais (tem cerca de metade dos pixels por mm2 de uma Nikon D850)

3. O DxOmark normaliza as imagens para 8 MPix.
 
Última edição:
Estás máquinas deviam vir com tripé embutido :p
90% das vezes vão ser usadas em tripé (paisagem, produto, estúdio).
O factor peso torna-se irrelevante.

O preço também penso que não seja nenhum vantagem...
 
Comparar uma máquina que pesa pouco mais de 700g com a equivalente (H6D-50c) que pesa mais de 2Kg é mais do mesmo?

E porque haveria de comparar com a H6D-50c?

A Fuji GFX pesa o mesmo, tem a mesma resolução e, acima de tudo, é muito mais barata.

Nos últimos anos, as DSLRs FF têm vindo a roubar mercado às MF. Máquinas como a Nikon D800, essas sim, têm sido "game changers", oferecendo qualidade "tipo MF" em sistemas muito mais versáteis e acessíveis.

Enquanto isso, as MF lá vão "sobrevivendo". O preço da H6D-50c desceu mais de 40% um ano depois do lançamento, algo que é completamente inimaginável no mundo das DSLRs. A X1D é o mínimo que a Hasselblad podia fazer para se manter relevante.
 
Até pode não ser, mas o que andas a enaltecer não me parecem, de todo, os pontos fortes da máquina.
Seria de louvar se a máquina fosse rápida de operar, se tivesse um bom buffer e um bocado mais de fps.
Por isso acho que a GFX é mais interessante.

A Hasselblad vive do nome também, como outras marcas.
A Fuji tem provas mais do que dadas e tem-se tornado numa das marcas de referência devido ao árduo trabalho que tem realizado.
A Hasselblad nem por isso.

É interessante a máquina, não me interpretes mal...
Mas não é nada de outro mundo.

Depois entram os scores e benchmarks - nada contra mas, mais uma vez, irrelevante.
O que interessam os 4000ISO sem ruído, numa máquina destas?

Eu acho bem mais interessante, para "qualquer um", uma D850 que faz tudo bem e rápido.
Onde é que a X1D justifica os 8000€ que custa?
Não digo que seja uma ferramenta que alguns necessitem, mas suspeito que serão mesmo muito poucos os que não fiquem 100% satisfeitos com uma FF como a D850, por exemplo...
 
Bom era comparares o melhor que a Nikon tem para oferecer também :D
E ver as fotos em ecrãs de super resolução quer dizer o quê, para a maior parte das pessoas?

O pessoal precisa de uma Hasselblad para criar para quem?
Para os consumidores que estão sentados em frente a um monitor?!
Ou para Posters, revistas, outdoors, etc.?
Claro que muito do conteúdo que vemos actualmente é em dispositivos electrónicos (na grande maioria tablets e smartphones até).

Para "pixel peepers" profissionais, deve justificar o detalhe obtido por apenas 8000 e tal € :D

Mas gostava de ver um comparativo decente entre uma D850 e esta hasselblad - troca a D800 por uma D850.
Essa lente pede mais.

Cumps
 
Não entendo qual a relevância dos monitores para o desempenho das máquinas. Se apenas vês a diferença nesses monitores, então a diferença é irrelevante. Serve apenas, como o Myllez refere, para "pixel peepers" e benchmarks.
 
Então faz-nos o favor de fazer comparativos decentes.

Dizer que andas a comparar máquinas, sem imagens, é o mesmo que eu dizer que ando a comparar um Ferrari a um Aston Martin, sem andar neles.

Tu precisas de ver as imagens nos teus monitores (não sei porquê, nem é relevante), mas eu não estou a falar de ti :)

Gosto de pensar em termos mais abrangentes.

Era super interessante se metesses aqui umas imagens e uns crops valentes (por exemplo).
Quero ver essas diferenças (tenho um monitor mais ou menos até) :)
 
Não, seria mesmo aquele em que colocavas imagens, lado a lado, de motivos iguais, com a mesma luz, aberturas equivalentes, etc, etc.
Precisamente porque tenho curiosidade.
E também porque, não querendo descredibilizar os teus comparativos, em todo o lado vejo e leio coisas como - "a D850 aproxima-se muito da performance dos mais recentes sensores MF, tal como o da X1D e GFX" (qualquer coisa do género).

Não me interessa muito se a X1D for muitíssimo superior à D850, até porque não deverei comprar uma D850 tão cedo e suponho que nunca irei ter uma X1D.
Era só mais por motivos de coerência....
E até porque não me parece muito justo estares a generalizar com base em comparativos com uma D800 (que é fenomenal, mas não é o melhor que a Nikon tem para oferecer).

Uma coisa ao estilo DXO Mark, mas com imagens :D
Porque a nível de máquina, como um todo, a D850 dança em cima do corpo slim da X1D :P
 
Back
Topo