Havi B3 PRO I / Ostry KC06 / VSonic VSD3.S - Tópico Geral

MMC

Colaborador Editorial
Está aberto um tópico de discussão acerca do Havi B3 Pro I.

Gostaria de ter algum feedback acerca dos mesmos e que o tópico servisse para tirar dúvidas e partilhar experiências acerca deste modelo.

Para já deixo um teste exigente de escala para os Havi B3 Pro I:


(Coloquem a 1080p)

Como referência, nos AKG K3003 sinto as notas mais baixas pelo corpo e é uma sensação transmitida até aos pés...

Melhor só ouvindo ao vivo, apesar de ser igualmente espetacular em alguns auriculares.

Aguardo feedback e gostaria que convencessem possíveis interessados a adquirir estes auscultadores (eu incluído) e dessem igualmente outros exemplos de vídeos/músicas em que os Havi B3 Pro I pudessem brilhar.
 
Última edição:
Amanha respondo. Hoje ja e tarde... Tenho uns havi...

Bem... Os Havi.

Comprei-os e coloquei-os nos ouvidos. Detestei. Fanhosos, estidentes, sem graves.
Pensei imediatamente: "Despedício puro de 50 euros. Anda por cima os re400 tão a 70 euros".

Isto foi com o S4.

Adiante.

Dois ou três dias depois levei-os para o trabalho. Levei as tips todas também. Experimentei todas sem excepção. Todas boas para irem directamente para o balde do lixo. Apenas se sarafam as de esponja. A estridencia dos agudos desapareceu, os graves vieram para um nível aceitável, o isolamento melhorou muito, o conforto também. Os detalhes começaram a vir à tona. Precisavam de burn-in. Ficaram uma noite a tocar na cozinha.

Desde então comecei a gostar deles. No ipod necessitam de muito calor. O som fica quase no máximo. O amp é recomendado mas não indispensável.

Estou agora mesmo a ouvir neles e a gostar muito. Bom palco. Bom detalhe.
 
Última edição pelo moderador:
Os Havi não brilham em todos os géneros. Em gravações menos boas ou com agudos em excesso, conseguem ter um som um pouco fino. Mas estridentes nunca os achei.

Os graves estão um pouco em segundo plano, mas não concordo que não os tenham. Aliás, até considero terem graves mais naturais e controlados do que os RE400.

São IEM's que brilham especialmente em música acústica e clássica. Têm uma escala fantástica em música orquestral, especialmente pelo palco, e são bastante mais refinados que os Hifiman nestes géneros.

Nesse video em particular, há diferenças batante significativas entre os dois. A limpeza dos graves nos Havi nota-se. Teria que ouvir a músca noutros auscultadores e comparar, mas nos Hifiman ouve-se uma ressonância constante nas frequências mesmo muito baixas. Os Havi apresentam os graves em menos quantidade, mas quando lá vão abaixo, vão de forma linear, limpa.
 
Nesse video em particular, há diferenças batante significativas entre os dois. A limpeza dos graves nos Havi nota-se. Teria que ouvir a músca noutros auscultadores e comparar, mas nos Hifiman ouve-se uma ressonância constante nas frequências mesmo muito baixas. Os Havi apresentam os graves em menos quantidade, mas quando lá vão abaixo, vão de forma linear, limpa.

@danimoca

Não leves a mal, mas já ouviste um orgão deste tipo?

A ressonância é tanto maior nas frequências mais baixas. Se não é audível nos Havi B3 Pro e é audível nos RE400, os RE400 são claramente melhores e é uma falha grave dos Havi. Queremos grave ressonante. O propósito de colocar este vídeo foi mesmo este.

Edit: não é ressonância à la Beats!
 
Última edição:
Não, nunca ouvi, e peço desculpa se isso possa levar a que diga alguns disparates.

Mas sim, é verdade que um dos pontos menos bons nos Havi são os graves.

Ainda assim achei a ressonância nos Hifiman algo exagerada. Parece que comprimem o som sempre que vêm os graves mais profundos. Congestionam o resto do som. É suposto isto ocorrer com esse video? Nos Havi, quando entram em cena as frequências mais baixas, o resto do espectro continua perfeitamente audível, e não se perdem detalhes, ao contrário dos Hifiman. Daí ter dito que os Havi me parecem mais refinados.

Claro que isto pode apenas ser uma consequência da quantidade de graves nos Havi ser menor, e não um problema geral nos Hifiman.
 
Última edição pelo moderador:
Tou a ouvir o que colocaste aqui com os Havi e não brilham...

Troquei agora ara outros phones da classe dos Havi, os Piston e a loiça é outra. Os graves dos Havi são realmente fracos em algumas músicas, apesar de suficiente no geral.
 
Só por curiosidade,


Relativamente ao pedido do MMC, coloco aqui algumas músicas onde os H3 se destacam, pela positiva, negativa ou ambas.

Atenção que, no meu caso, a paixão é mesmo a música e não o que utilizo para a ouvir. Como tal o meu gosto pessoal pode atrapalhar um juízo mais neutro.

Toto - Rosanna. Grande palco e detalhe. Agudos maus e frios.
The Streets - Blinded by the lights. Graves suficientes neste caso e agudos não soam mal. Grande palco. Ouvi detalhes que nunca tinha ouvido.
Daft Punk - Get lucky. Mais uma vez o detalhe. Na versão CD podem até ouvir-se um bater de palmas em conjunto com a guitarra. Graves OK.
Lenny Kravitz - The Chamber. A música não é nada de especial mas os metais saem muito bem. A voz sai fanhosa. Agudos agressivos.
Yusuf Islam - I was raised in Babylon. Perfeito. Que gozo ouvir esta grande música. Quase se percebe a corda que é tocada na guitarra. Para quem não sabe é o Cat Stevens.
Joe Bonamassa - Dust Bowl - live. Brutal.
Outkast - ms Jackson. Agudos não são perfeitos mas em geral a música toca muito bem. Vozes em especial.
Chvrches - The mother we share. Em algumas partes ficam congestionados de tanto som mas em geral portam-se muito bem.
 
Última edição:
Não, nunca ouvi, e peço desculpa se isso possa levar a que diga alguns disparates.

Mas sim, é verdade que um dos pontos menos bons nos Havi são os graves.

Ainda assim achei a ressonância nos Hifiman algo exagerada. Parece que comprimem o som sempre que vêm os graves mais profundos. Congestionam o resto do som. É suposto isto ocorrer com esse video? Nos Havi, quando entram em cena as frequências mais baixas, o resto do espectro continua perfeitamente audível, e não se perdem detalhes, ao contrário dos Hifiman. Daí ter dito que os Havi me parecem mais refinados.

Claro que isto pode apenas ser uma consequência da quantidade de graves nos Havi ser menor, e não um problema geral nos Hifiman.

@danimoca

Aconselho uma audição real deste instrumento. É fundamental :)

Não é normal o som perder a intensidade nas frequências mais altas, nos akg k3003. Posso testar noutros in-ear, mas não tenho um dinâmico decente. Nos AKG consigo ter a intensidade alta nas baixas frequências e um timbre fantástico nas frequências mais altas. Será esta uma vantagem dos híbridos?

Neste vídeo é mais importante avaliar o timbre do que o detalhe. A imagem espacial também, mas fundamentalmente a altura, intensidade e timbre.

@starcraft2

Vou testar essa lista.

Mais uma análise:

 
Já agora... Há algum topico onde se discuta música de forma civilizada, como aqui neste cantinho?

Nat King Cole - Let there be love. Soa muito bem nos Havi.

Ps - o meu ipad mini casa mto bem com os Havi. Mesmo muito bem. Melhor que o meu Colorfly mesmo amplificado. Curioso não é? Nunca tinha usado o ipd para ouvir musica mas a minha mulher adora o spotify e hoje resolvi experimentar. Estou admirado.
 
Última edição:
Se o ipod touch for semelhante ao ipad mini, também ficava satisfeito. Tenho o mini e o ipad 4, acho que prefiro o último, tem o som ligeiramente mais meloso.

@starcraft2 Vou fazer hoje a playlist e direi depois alguma coisa das sugestões.
 
@starcraft2 Estás a aproveitar as promo da Linn de ficheiros HD, com qualidade acima da média? É importante termos estes resources para comparação - estou a ouvir com o Dragonfly v1.2 e Amarra.

Já ouvi a tua playlist, pena não ter os havi B3 Pro para comparar, porque há defeitos que não noto facilmente nos meus in-ear, depois coloco um resumo. Certamente conheces algumas das músicas melhor que eu, daí teres uma noção diferente e talvez mais exacta. Só para chatear: Acho que devias ter ido para os ER4PT em vez dos vc1000, são melhor referência.
 
Os er4 sao demasiado caros para um tipo de in ear que nao é o meu estilo. Prefiro os dinamicos. Talvez seja devido à minha vinda do hifi de sala. Nao sei. Ja puz os hibridos de parte para já pois também não devem ser a minha praia. Os proximos talvez sejam os re600.

Nao conheco esse site de files hd. Vou investigar.
 
Última edição pelo moderador:
Sinceramente não sou grande fã da Ellie Goulding, mas é desde sempre, pode ser defeito meu. No entanto, está adicionado à playlist para testar.

O mais interessante que aprendi neste hobby foi a partilha deste tipo de informação. Ultimamente estive a recordar determinados álbuns que também me foram passados ao longo do tempo, agora de géneros Indie:

Brasstronaut, álbum Mont Chimaera - Lo Hi Hopes


Bom teste para reprodução de metais, diferenciar o clarinete e do trompete. Não tenho outro auscultador melhor que os K3003, com um timbre tão bom.

Infelizmente ainda não tive tempo de ouvir o último álbum - Mean Sun:

 
Última edição:
Dado que não posso colocar 2 Media por mensagem, um tune diferente da mesma banda acima.


Bom teste para ritmo!

Para testar com diferentes auscultadores. Desconfio que os Havi B3 Pro I têm fraco desempenho aqui. O que dizem?
 
Última edição:
Que thread "gira" :beerchug:

Já comprei os KC06 a 29 do mês passado e ainda não chegaram :( Vêm lá das Singapuras lol Só me faltam esses para completar este trio.

@MMC Acho que seria interessante para ti adquirires os B3P1. Muitos "tubarões" do Head Fi recomendam-nos muitíssimo ao nível do seu preço. Penso que a ideia geral é que, apesar de serem interessantes ao nível da imagem, resolução e palco, trata-se mais do som minimamente "enrolado" que passam ao ouvinte. Que até é bastante agradável. Pois a nível de perfeição e exatidão técnica, até pela medição do Tyll da InnerFidelity, estão longe de serem perfeitos. Acho que te irias entreter bastante a experimentá-los...

Sim, no teu primeiro video sinto o rumble no sub bass :) Isto porque, após muito tip roll, achei umas tips que quantificam/melhoram/aumentam um pouco o sub bass. Até as encontrar, estava um pouco conformado que os B3 era "aquilo" e não dava para fugir muito...Mas cá está, parecem uns IEM diferentes, mais warm e de corpo um pouco mais cheio e redondo...Ressuscitaram com uma nova alma ;) São estas: tips Vsonic foam cinza nozzle pequeno na Penonaudio. Basicamente, contraem pouco após o nozzle e depois abrem ao chegar a ponta da tip, de saída do som. À imagem de uma clepsidra.

E no video do post anterior a este...Pareceu-me ter boa dinâmica, eu gostei de ouvir sinceramente. Com esta dinâmica aguentam eles muito bem e até mais. Eu referi-me anteriormente que os B3P1 não vão "à bola" com música muito dinâmica, por exemplo um rock rápido e "complexo", mas estava a referir-me a esta por exemplo, que nos Havi não gosto (agora com estas tips não me parece assim tão mau, ganhou sub bass é logo outra coisa) e nos VSD3S adorei. Os B3P1 não têm PRAT pra isto:
 
Última edição:
Boas @mdiogofs

Talvez um dia teste os B3 Pro I, mas de facto não são a minha prioridade no momento. Não procuro a melhor relação qualidade/preço, procuro antes modelos que tenham alguma característica que os faça destacar da atual "multidão" de modelos no mercado (FAD - drivers BAM, modelos com a tecnologia moving armature, etc). No entanto, verifico que referem que os Havi B3P1 são uns dos tais modelos com uma "característica especial", não sei se terá sido sorte dado o desenho elétrico dos mesmos, só ouvindo puderei ter uma opinião válida dos mesmos.

Vou testar o álbum que referiste com vários outros modelos. Para já, já ouvi nos SR325is e concluo que tenho de arranjar uma versão lossless do álbum (via serviço de stream é bem melhor que youtube).

Dado que estás em via de completar o trio de in-ears do título do tópico, qual leva vantagem, para já, em tempo de uso [em %]?

Já estive para mandar vir o iBasso DX90 com os VSD3S de "oferta" umas semanas atrás...
 
Última edição:
Que eartips estão a usar nos vossos Havi? Encomendei esta semana uns e estou um pouco reticente relativamente às tips e ao seal que se obtém com estes IEM. Toda a gente se queixa disso.
Já agora, alguém já os comparou com o VSD3S?
Talvez a comparação seja mais justa com o VSD5.
 
Os meus KC06 chegaram ontem. Ao início não sabia bem o que pensar deles. Agora, estou cada vez a gostar mais de ouvir a partir deles.

Vou preparar uma comparação até ao final da próxima semana entre os B3 Pro 1, os VSD3S e os KC06. O tempo de uso que tenho dado aos B3P1 e os VSD3S não está diretamente relacionado com a minha preferência por cada um deles mas sim pelo tipo de música que ouço. Uns podem ser mais adequados para um tipo, outros para outro tipo. Isto na minha opinião. Vou tentar descrever isto na comparação.

E chegou um reforço, um pequeno DAC portátil: HifimeDIY Android Sabre DAC. Com o conhecido chip Sabre ES9023. É significativamente melhor que o DAC do Oneplus One (que uso para o Spotify à qualidade extrema) como era de esperar. Mas o do OPO também não é mau de todo. E veio trazer um aumento "Hi Fi" no som que ouço. É apenas um DAC que se sobrepoe ao DAC do OPO via USB OTG. Nem dá para controlar o volume, sai sempre do telemóvel ao volume máximo se lhe ligar uns IEM directamente ao DAC externo. O que não dá jeito nenhum. Mas como disse, é só DAC. Ainda tenho que lhe ligar um amp. Esto a usar o FiiO E6 que também tem o som relativamente "limpo". Tenho um Topping NX1 a vir mas só lá para o mês que vem...

@oxaxap Eu uso as de espuma da VSONIC cinzentas (se fores à Penonaudio e pesquisares sobre tips, são as últimas da lista), 2 pares por 7,5 dollar. Adicionam sub bass que falta um pouco aos B3P1 e não cortam quase nada nos agudos como tipicamente cortam as tips de espuma, pois estas abrem em funil na saída do som. E confortáveis. Mas existe uma forma correcta de colocar tips de espuma, não esquecer: comprimir primeiro e depois enfiar no ouvido, e ela segura-se sozinha ao expandir a espuma.

Os B3P1 não soam nada parecido com os VSD3S. Os VSD3S soam mais "digitais" e mais "Hi Fi" enquanto que os B3P1 têm um som único que nunca ouvi em mais lado nenhum, parece analógico e "enrolado", o que lhe dá uma graça característica que muita gente parece apreciar, incluindo eu.

Os VSD5 estão a parecer-me muito interessantes mesmo pelo que estão a dizer...Então: baixos mais coesos e um pouco em menor quantidade que os VSD3S, médios menos recessivos e agudos menos sibilantes mas bem presentes; Mais claridade, textura e definição que os VSD3S...Vamos a ver, falta ler as opiniões de muita gente pois começaram a ser vendidos praí no início da semana, por isso...
 
E pah, chegaram hoje. São bons sim. Impressionantes talvez não mas gosto deles. O que mais gostei foi de facto os sons tipo pratos da bateria. O som é mesmo "real" se é que posso dizer isso. De resto acho-os "normais". São difíceis de por na orelha e como tenho orelhas pequenas a parte que acomoda os drivers fica bastante de fora da minha orelha. Para mim são um pouco desconfortáveis. Quanto às tips para mim soam quase todas ao mesmo. Diferenças mesmo baixas no entanto estou a usar as de espuma.

edit:

e pah, retiro o que disse. A separação de instrumentos/vozes é incrível. I want you so hard dos Eagles of Death Metal no início consegue-se ouvir as back vocals (muito baixo mesmo) coisa que nunca me tinha apercebido.
 
Última edição:
Back
Topo