1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

HD DE 200 Gb SÓ RECONHECE 137 Gb

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Marcio Wagner, 21 de Março de 2006. (Respostas: 23; Visualizações: 2174)

1. Olá pessoal, meu nome é Marcio Wagner e sou do Brasil.
    Estou com um problema aqui e gostaria de saber se vcs podem me ajudar.
    Tenho uma máquina antiga aqui G3/300 que vou usar como servidor de arquivos, mas quando coloquei o HD de 200 gb a máquina só reconhece 137 Gb.
    Como posso resolver este problema para usar o HD inteiro?

grande abraço

Marcio Wagner

2. timber

timber Zwame Advisor

Se fosse um PC x86 normal eu dizia-te para procurares uma actualização da BIOS da board
    E nesse caso o problema deve ser o mesmo
    Talvez fazendo 2 partições?

3. bsod

bsod Power Member

Se calhar. Só a partir do PM G4 (e não é qualquer um, creio que só depois do MDD) é que o firmware passou a reconhecer discos com mais de 137 GB. Mas creio que há uma maneira de dar a volta ao problema... o Encarnado deve saber :D

4. MadOnion

MadOnion Folding Member

Seria mais facil até, actualizado o SO com o sp2(no minimo bastava sp1), caso o SO fosse o XP, claro.

Última edição: 21 de Março de 2006
  5. kidloco

kidloco Power Member

Qual SO ? o G3 é de 96/97... tinhas XP nessa altura ? :004:

Parece que terias o mesmo problema (em win) se tivesses uma máquina em 98/99 ;)

Última edição: 21 de Março de 2006
  6. MadOnion

MadOnion Folding Member

faltou esse bocado, relativamente ao post do timber, se fosse com XP, seria fazer o que eu disse.
    my bad, faltou informação.
    post edited. :)

7. NPinho

NPinho I folded Myself

já vi PC's de 96 a correr XP...

P2 266Mhz 192MB ram rocks!! num disco de 4GB :x2:

não dá para actualizar o SO desse G3?

8. [N]

[N] Power Member

agora baralhei m misto é em mac ou em intel xp?

9. Savage

Savage Power Member

A board do G3 só reconhece mesmo 137gb...E é mesmo da controladora IDE, não é do SO... E mais, se instalares 2 drives, (se for um Rev.1), ficas com um problema de corrupção de dados.
    A única solução para teres discos maiores e/ou vários discos é instalares uma placa destas:
    http://eshop.macsales.com/item/ACARD/AEC6280M/
    e ligares lá os teus discos... se quiseres também há esta, por exemplo:
    http://www.newegg.com/Product/Product.asp?item=N82E16816122003
    que dá para ligares discos SATA.

Boa sorte.:)

10. Lusamars

Lusamars Power Member

Eu tenho o mesmo problema com o meu velhinho G4 450. So me acusa ter 128Gb no disk utility. deve-se a ser 32bit de anexação (ou coisa assim)...

11. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

A única solução que conheço é utilizar uma placa controladora IDE PCI.

Arranjam-se na ebay relativamente baratas.

PT

12. blastarr

blastarr Power Member

O problema é se não tem drivers para MacOSX...

13. Pessoal, obrigado pela atenção de todos, vou estudar as possibilidades que me foram passadas.
    Mais uma vez, muito obrigado.

grande abraço

Marcio Wagner

14. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Prontes tá respondido.
    Só ali um reparo é no G3/300. Se for um G3/300 dos beiges (minitower) não têm esse problema, se for dos Blue & White sim.

15. Savage

Savage Power Member

Estás obviamente a falar dda corrupção de dados... O limite de 137gb 8 (ou 128 consoante o tipo de medição) mantém-se.:)

16. Oi Encarnado,
    me fala mais sobre essa sua questão.
    A máquina é um G3 dos beges! E estou com este problema do reconhecimento total do HD.
    O que vc me sugere? Além de trocar a máquina é claro :-D.
    Ela estava aqui parada e eu achei melhor coloca-la como um servidor de arquivos, porque p/ vender não vale a pena.

abraço

Marcio Wagner

17. Savage

Savage Power Member

Para usares a capacidade total desse disco, arranja uma placa Firewire (acho que esta é compativel com o teu G3, mas pelo sim, pelo não manda um mail à LaCie a perguntar)
    http://www.lacie.com/products/product.htm?pid=10085
    Compra uma caixa externa, e liga o disco por firewire... Como a limitação do G3 é da placa controladora IDE integrada na board, por firewire o sistema reconhece a totalidade do disco... Tens é que ter outro disco interno com o sistema...

Boa sorte!:)

18. Chessmaster

Chessmaster Power Member

Viva,

tens sempre a interface SCSI do beige, é fraquita mas sempre podes instalar vários discos e no mercado de usados é já fácil encontrar drives narrow a bom preço.

existe alguma placas firewire compatíveis com o beige, é questão de procurares; muitas delas são tipo combo e oferecem também portas USB; a sugestão do disco externo é mt boa.

já equacionaste instalar uma distribuição linux no teu beige? o Yellowdog funciona mt bem em dual boot com o MacOS e abre-te um outro mundo de possibilidades.

o meu corre o KDE c\ o último kernel sem grandes demoras.

19. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Sim, estava a falar da corrupção de dados. Esse problema só mesmo nos G3 B&W.
    Discos SCSI? Para quê? A interface SCSI interna dos Macs é fraquita (5MB/s) e discos SCSI quanto maiores, mais caros são, alem de que o SCSI interno não aproveita em nada o disco.
    O melhor mesmo é arranjar uma placa PCI-IDE compativel com Mac que suporte discos maiores que 137GB. Ou entao trocar esse disco de 200GB por um de 120GB.
    O G3 Beige não tem FireWire interno, só se se meter uma PCI-FW.

Partilhar esta Página